Content Creator & Social Manager
Design, Escrita, Fotografia, Vídeo, Web Design e Social Media
MARCAÇÕES DE ENTREVISTA E INSCRIÇÕES A PARTIR DE ABRIL 2025
Marcação de Entrevista
Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista. Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30.
Geral
Inscrições a partir de Abril 2025
Horários
Reposições de aulas às 2ª, 4ª e 6ª no mesmo horário;
Exercícios e masterclasses pontualmente em horários e dias diferentes.
Porque, além de interagires com profissionais experientes, desenvolveres a tua criatividade e construires o teu portfolio para o mercado, é o único curso da área onde interages com outros cursos complementares, e onde tens estágio curricular incluído.
Todos as pessoas que gostem de comunicação, criatividade e novas tecnologias e queiram ser Criadores e Gestores de Conteúdos na área Digital.
Formar Content Managers e Social Managers completos, com bom perfil criativo, técnico e multimédia.
Agências digitais, de publicidade e comunicação. Televisões, rádios e imprensa. Empresas, organizações e marcas de qualquer área, com conteúdos digitais. Marcas e canais pessoais. Excelentes saídas profissionais.
Formação elegível para utilização do CHEQUE FORMAÇÃO + DIGITAL, vê mais informações aqui.Conteúdos
ESCRITA CRIATIVA (20h)
O que é o copywriting. A relação entre o texto criativo e o texto promocional. A importância de saber escrever. Os elementos do copywriting: headline, bodycopy, kicker, longcopy, entre outros. Tipos de copywriters e diferentes mercados: da brochura informativa à assinatura de uma marca. Quando e quando não é necessário o copy. O copy para vários formatos. Os processos da escrita criativa: estratégias para enfrentar a folha branca. AI na escrita. Storytelling: tudo se conta melhor como uma história. A ligação entre o copy e a imagem. O copywriter na equipa criativa. Cpoywriting para redes sociais e canais digitais. Exercícios variados de escrita para conteúdos digitais.
DESIGN GRÁFICO (36h)
Noções base sobre design gráfico e de comunicação: cores, proporcionalidade, espaçamento, tipografia, hierarquias e funcionalidade. Introdução ao Ilustrator e ligação ao Photoshop.
AI como ferramenta auxiliar. Exercícios tipográficos e de integração com imagem. Trabalhar peças gráficas com marcas e logos.
Exercícios práticos de criação de peças simples de design gráfico para áreas de print e digital.
FOTOGRAFIA (28h)
Estética da imagem e da fotografia. Elementos de composição, cor e luz. Realismo e subjetividade, arte e criação.
Referências e exemplos históricos e atuais.
Fundamentos de luz e cor.
Princípios óticos. Fotografia digital, resolução e sensores. Formatos digitais. Tipos de câmaras e tecnologias. Camara DSLR: funções e operação. Exercícios práticos.
Iluminação: medições, luz natural, iluminação de estúdio
de flash e contínua. Principais equipamentos e acessórios. Técnicas de iluminação.
Exercícios práticos em estúdio e exteriores.
Pós-produção fotográfica e tratamento de imagens. Adaptação para redes sociais e canais digitais.
Exercícios práticos com Photoshop e Lightroom.
CAPTAÇÃO VÍDEO (32h)
Noções essenciais de mercado e produção: tipos de obras e produtos, equipas, recursos, etapas e tarefas de produção.
Realização e Linguagem audiovisual: planos, montagem, banda sonora, ponto de vista e criatividade.
Teoria e propriedades da luz. Perceção humana.
Ótica e objetivas. Diafragma e exposição. Conversão ótico-elétrica. Vídeo digital. Normas, formatos e codecs. Ligações. Tecnologia das câmaras de vídeo profissionais e semiprofissionais. Setup da câmara. Composição, enquadramento e movimentos de câmara.
Fontes de luz e material de iluminação.
Teoria e linguagem da iluminação e direção de fotografia.
Tipos de ambientes, conceitos e situações: estúdio e exteriores.
Filmar para as redes sociais: tiktok, instagram, youtube, entre outros.
Propriedades do som. Tipologia de microfones e seu uso.
Gravação áudio em vídeo. Exercícios de captação e gravação de áudio para vídeo. Gravação de vozes off e para Podcasts.
Exercícios de gravação para canais e conteúdos digitais: entrevista, reportagem, apresentação.
Exercício final de produção e gravação de PODCAST com vídeo (videocast).
Nota: para estes exercícios, podem recorrer a alunos do curso de Apresentador ou de Acting.
EDIÇÃO VÍDEO (28h)
O mundo da pós-produção: imagem, som, grafismos e animação, áreas e produtos específicos. Hardware e configurações.
Teorias e princípios da montagem. Editar para as redes sociais e podcasts: tiktok, instagram, youtube, entre outros. Os softwares de edição do mercado. Introdução ao Adobe Premiere.
Práticas de edição: do rough cut até à montagem final.
Correção de cor e sonorização. Exercícios práticos de edição vídeo. Importação e exportação para multiplataforma.
Streaming de Vídeo.
Edição do material captado no módulo de captação, incluindo a edição e finalização do Videocast.
MOTION GRAPHICS (24h)
Princípios básicos de grafismo e composição aplicados às imagens em movimento nos principais formatos e standards. Introdução ao software Adobe After Effects.
Princípios básicos de animação por keyframing e aplicação específica de diferentes tipos de interpolação.
Explanação e aplicação de métodos e técnicas de tratamento e manipulação dos vários tipos de materiais visuais. Explanação e aplicação de diversos métodos e técnicas para a elaboração de efeitos visuais digitais.
Exercícios práticos de criação de pequenas animações e efeitos visuais.
WEB (32h)
O funcionamento da Web: clientes e servidores. Tecnologias front-end e tecnologias back-end. Os standards Web.
UI/UX Design: design consistente; standard design; estruturas de navegação; estruturas de organização de conteúdo; arquitetura de informação; navegação progressiva. Boas práticas de utilização de menus e submenus. Ferramentas de pesquisa.
Prototipagem. Editores de código.
Entender a função do HTML: a estrutura da página. Análise da estrutura de documento HTML. HTML: sintaxe básica e elementos principais. Headings; parágrafos; quebras de linha; texto; imagens. Elementos de estruturação. Ligações para elementos na página e para elementos exteriores. Criação e configuração de listas.
Entender a função do CSS: o controlo visual de uma página e função dos selectors. Prática de utilização dos vários seletores CSS. Exercício prático de criação de um página/ conteúdo web com HTML e CSS.
Softwares para criação e gestão de conteúdos online: WordPress e outros.
Exercício prático de criação de página web com WordPress.
DIGITAL E SOCIAL MEDIA (32h)
Mercado de Trabalho: trabalhar como freelancer, com agências e com marcas e organizações. Noções base de marketing digital. Canais digitais: sites, apps, redes sociais e outras plataformas.
Redes Sociais: diferentes canais, diferentes linguagens e abordagens: tiktok, instagram, facebook, youtube, podcasts, entre outros . Criação e gestão de conteúdos partilháveis.
Social Manager e Comunity Manager: criação de conteúdos, formação e gestão de comunidades, boas práticas, gestão de crises.
Influencer Marketing: imagem, marca e identidade dos Influenciadors; engagamento e seguidores.
Monetização: ganhar com plataformas, agências e marcas.
Publicidade: em páginas, redes sociais, google e outros.
Avaliação e métricas: SEM, SEO, google analytics e outras ferramentas e técnicas.
Campanha: objetivos, estratégia, criatividade, planeamento, implementação, gestão e avaliação.
Breve exercício prático de Campanha Digital para outro curso, no ambito do Festival World Academy ou de outra atividade escolar.
PROJETO FINAL (42h)
Projeto completo de Campanha Digital para uma marca, evento ou organização. Trabalho em pequenos grupos. Os conteúdos devem incluir fotografia, vídeo, copywriting e pequeno site ou aplicativo web. Briefing real apresentado e escolhido pelos alunos e apresentado a um júri de profissionais do mercado. Cada equipa pode recorrer à participação de alunos de outros cursos e áreas da World Academy, tais como música, ilustração, apresentador ou outras.
Dicas de orientação profissional do júri e formador.
MASTERCLASSES (6h)
O curso inclui ainda, no mínimo, 2 Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso. Adicionalmente, a escola disponibiliza anualmente a cada aluno a possibilidade de participar em mais de 20 Masterclasses nas mais diversas áreas.
FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outros cursos. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.
ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período de 480h (3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Maio e Dezembro de 2025. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Adicionalmente, a World Academy recebe regularmente Ofertas de Emprego que envia a ex alunos e dá Orientação Profissional em relação a criação de currículos e portfólios, orientações para responder a candidaturas, regras e procedimentos em estágio, entre outras necessidades dos nosso alunos.
PRÉMIOS E DISTINÇÕES
Vários trabalhos de alunos nas mais diversas áreas, têm sido mostrados, nomeados ou premiados em múltiplas plataformas, mostras e festivais.
ALUNOS
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Formadores

Laura Tomás
Inscrições
Preços
120€
170€
2.950€
327,78€
245,83€
2655€
EX-ALUNOS
formadores wa
2 CURSOS
parceiros
Formação elegível para utilização do programa de apoio do IEFP, com atribuição de até 750€ para reforço de competências digitais, vê mais informações sobre esta iniciativa aqui.
As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.
CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção
Envio de currículo e ficha de candidatura
Conhecimentos mínimos de computação audiovisual (Photoshop, Illustrator, Premiere ou outro).
Entrevista
Mínimo de 17 anos à data da candidatura. 12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.
PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
Entrega de cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “tipo passe” e comprovativo de morada.
Pagamento de Inscrição.
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy.
A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.
PRINCIPAIS PARCEIROS
5002
Altice Arena
Canal 11
Canal Q
Clube de Criativos
Cofina Media
Excentric Grey
Festival Indielisboa
Festival Meo Sudoeste
Festival Rock in Rio
Festival SBSR
Freemantle
Fullsix
Gerador
Havas Group
Jornal Expresso
JWT
LisbonLabs
MauMauMia
Mindshaker
Moda Lisboa
Observador
Oskar& Gaspar
Others
Panavideo
Plural
RTP
Shine Iberia
SIC
Social Animals
SP Televisão
Sporting TV
TVI
Uzina
Waynext
Wy Group
Anualmente , os alunos que se destaquem terão apoio preferencial em projetos não comerciais, que possam apresentar à escola e que necessitem de equipamentos e espaços profissionais.
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.
DGERT
Presencial – Aulas com Formador e exercícios autónomos.
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