Início » Cursos » Digital & Graphic Design

Digital & Graphic Design

MARCAÇÕES DE ENTREVISTA E INSCRIÇÕES A PARTIR DE ABRIL 2025

Datas
Out 2025 a Jul 2026
Horários
3ª e 5ª | 9h00-13h00
Vagas
14 (mínimo 8)

Marcação de Entrevista

Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista. Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30.

Geral

Datas
Out 2025 a Jul 2026

Inscrições a partir de Abril 2025

Duração
340h (330h com formador)
Participantes
14 (mínimo 8)

Horários

Terças e Quintas, 19h00-23h00

Reposições de aulas às 2ª, 4ª e 6ª no mesmo horário;
Exercícios e masterclasses pontualmente em horários e dias diferentes.

Porquê o curso de DIGITAL & GRAPHIC DESIGN da WORLD ACADEMY? 

Porque, além de interagires com profissionais experientes, desenvolveres a tua criatividade e construires o teu portfolio, é um curso completo e único, onde interages com outros cursos numa experiência real de mercado e com estágio curricular incluído.

A QUEM SE DESTINA

A todos os estudantes e profissionais com vocação criativa visual que queiram trabalhar em design gráfico e de comunicação.

OBJETIVOS

Desenvolver competências criativas e técnicas em design gráfico.
Saber conceber, executar e apresentar projetos de design gráfico para o mercado.
Saber trabalhar para as áreas de impressão, audiovisual e digital.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Empresas e ateliers de design, empresas de artes gráficas, agências de publicidade, comunicação e relações públicas, agências e empresas de conteúdos e digitais, departamentos de comunicação e marketing de empresas, autarquias e outras organizações. Designer gráfico freelancer. Muito boas saídas profissionais.

Formação elegível para utilização do CHEQUE FORMAÇÃO + DIGITAL, vê mais informações sobre esta iniciativa aqui.

Conteúdos

INTRODUÇÃO AO DESIGN GRÁFICO (20h)

O que é Design Gráfico. Breves nocões sobre História do Design gráfico e atuais tendências. Panorama do mercado português. Princípios de layout: elementos do layout. Princípios de composição: balanço, tensão, hierarquia, harmonia, repetição. Proporção: simetria e assimetria. Grelhas. Entender a cor. O papel da AI como ferramenta. Exercício prático e criativo de aplicação dos princípios base do design gráfico (no software que o aluno se sinta mais confortável e qu esteja disponível na escola).

Introdução à Fotografia: elementos de composição, lentes, exposição e luz. Exercícios com câmaras DSLR.
Introdução ao vídeo: os planos como elemento base, o som e a edição. Exercícios práticos com DSLR e edição com Adobe Premiere CC.

Imagens rasterizadas, modelos de cor, dimensão da imagem, resolução e profundidade de pixel, formatos de ficheiros. Tecnologias base da fotografia digital. Pós-produção fotográfica e tratamento de imagens: ficheiros e preparação da imagem, correção cromática e tonal, layers, recortes, efeitos e retoques/reconstituição. Exercício prático de pós-produção fotográfica com Adobe Photoshop CC.

Imagens vectoriais. Ilustração, infographics e design. Ilustração digital. Adobe Illustrator CC: documentos; artboards; layers; desenho de objectos; transformação de objectos; cor; tipos de linhas e enchimentos; pentool; trabalho com texto; painéis; imagens raster e Illustrator. Exportação e entrega de ilustração vetorial. Impressão. Exercícios práticos de criação de imagens vetoriais e exercícios de Ilustração (podendo usar Illustrator, Photoshop e ilustração analógica).

Evolução histórica da tipografia. Comunicação e simbologia através da tipografia. Anatomia e desenho tipográfico. Tipos, famílias e classificações. Aplicações e especificidades em trabalhos gráficos. Direitos de autor. Dimensões, proporcionalidade e espaçamentos. Diferenças da tipografia
para impressão e para ecrã. Introdução á tipografia em “Kinetics”. Exercícios práticos de aplicação e utilização de tipografia.

Pré-impressão: circuito convencional e digital, quadricomia e pantones, provas de cor.
Processos de impressão: impressão convencional, a flexografia, a litografia offset, a rotogravura, a serigrafia e a impressão digital. Materiais de impressão e acabamentos: o papel, as tintas, o cortante, as dobras e vincos, as encadernações, vernizes e plastificações, o cunho ou relevo e estampagem a quente, etc.. Planeamento, custos e orçamento. Preparação dos documentos para a gráfica. Visita a empresa de artes gráficas.

Branding (identidade e marca): significado, funções e valor da identidade das organizações e marcas, perceção e simbologia na relação com o consumidor. Pensar visualmente a marca. Estratégia e posicionamento da identidade gráfica. Design de logótipo: relação com o cliente; processo de exploração; processo de design; apresentações e redesigns. Desenvolvimento criativo de imagem a partir de logotipo e identidade: escrita figurativa e alfabética, anatomia da letra, famílias e tipos, expressividade, espaçamento, símbolos, signos e sinais, utilização da cor, exploração de conceitos gráficos, logótipo e símbolo, manual de normas gráficas e aplicações diversas.
Design gráfico nas embalagens: normas, planificação e layouts e preparação para gráfica. Preparação de artes finais para impressão. Notas sobre orçamentação, divulgação, trabalho freelance e em empresas.
Exercício prático de criação e reformulação de logótipos, com brief real, e incluindo manual de normas e aplicações em print e digital.

O mercado editorial e os diversos formatos e meios. Relação do Design com o conceito e estilo editorial. Elementos de paginação: grelhas, legibilidade, layout, hierarquia, articulação do texto com a imagem, livros de estilo (conceito, normas, aplicações e infracções).
Adobe InDesign CC: documentos; páginas; texto; elementos gráficos e imagens; objectos; frames; paths; cor; tabelas; styles; estilos de formatação. Exportação de documentos. Impressão. Adicionar interactividade a documentos.
Design Editorial para conteúdos digitais.
Exercícios práticos, com brief real, de paginação para revista física e digital.

O funcionamento da Web: clientes e servidores. Tecnologias front-end e tecnologias back-end. Os standards Web.
UI/UX Design com Figma:
Design consistente; standard design; estruturas de navegação; estruturas de organização de conteúdo; arquitetura de informação; navegação progressiva. Boas práticas de utilização de menus e submenus. Ferramentas de pesquisa.
Prototipagem. Editores de código. Exercício prático de prototipagem de site com Figma.
CMS com WordPress:
Entender a função do HTML: a estrutura da página. Análise da estrutura de documento HTML. HTML: sintaxe básica e elementos principais. Headings; parágrafos; quebras de linha; texto; imagens. Elementos de estruturação. Ligações para elementos na página e para elementos exteriores. Criação e configuração de listas.
Entender a função do CSS: o controlo visual de uma página e função dos selectors. Prática de utilização dos vários seletores CSS. Softwares para criação e gestão de conteúdos online: WordPress e outros. Exercício prático de criação de site com WordPress.

Motion Graphics: design em movimento. Case Studies.
Introdução ao Adobe After Effects CC. Compreender os conceitos fundamentais: layers e keyframes. Criação e configuração de composições. Importação de vários tipos de elementos gráficos. Introdução à animação de elementos. Trabalhar os keyframes no graph editor. Animar elementos e layers no espaço 3D. Animação com relações de parentesco entre objetos. Animar com recurso ao áudio. Edição de linhas de animação. Animação de texto. Utilização de ficheiros Photoshop como projetos. Criação de elementos. Criação e utilização de máscaras. Aplicação de efeitos. Utilizar composições dentro de composições. Rendering.
Exercícios práticos em Motion Design, com briefs reais, para formato clássico (tv, youtube, etc) e para reels e stories (tiktok, instagram, etc).

O design e o mercado publicitário: principais profissionais e relações. Os criativos: diretor criativo,copywriter, art director e designer.
Desenvolvimento criativo: pesquisa, brainstorming, métodos e técnicas criativas, exploração de conceitos gráficos. Elementos gráficos: fotografia, ilustração, packshot, assinaturas e textos. Exercício de criação duma campanha publicitária como Art Director, em diversos formatos (incluindo digitais/ redes). Este módulo inclui 1) Briefing real; 2) Interação com curso de Fotografia 3) Apresentação ao cliente, a um profissional do mercado convidado e ao formador.

Abordagem do aluno ao mercado: curriculum, portfolio, canais de divulgação, trabalhar com organizações e como freelancer. Apresentação individual do portfolio de cada aluno, para análise de possíveis pontos fortes e menos fortes, e sugestões de melhoria.

O curso inclui ainda, no mínimo, 2 Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso. Adicionalmente, a escola disponibiliza anualmente a cada aluno a possibilidade de participar em mais de 20 Masterclasses nas mais diversas áreas.

Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outros cursos. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.

Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Maio e Dezembro de 2026. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

Adicionalmente, a World Academy recebe regularmente Ofertas de Emprego que envia a ex alunos e dá Orientação Profissional em relação a criação de currículos e portfólios, orientações para responder a candidaturas, regras e procedimentos em estágio, entre outras necessidades dos nosso alunos.

Vários trabalhos de alunos nas mais diversas áreas, têm sido mostrados, nomeados ou premiados em múltiplas plataformas, mostras e festivais.

TESTEMUNHOS

Formadores

Inscrições

Preços

Inscrição

85€

De 1 de Abril a 31 Julho de 2025

170€

A partir de 1 de Agosto de 2025
Total a prestações

3.200€

Valor Total

355,56€

x9 meses

266,67€

x12 meses
TOTAL A Pronto Pagamento

2.880€

10%Desconto
DESCONTOS

EX-ALUNOS

De 2 de Maio a 31 Agosto de 2024

formadores wa

2 CURSOS

De 2 de Maio a 31 Agosto de 2024

parceiros

Consultar Secretaria para mais informações sobre descontos.
CHEQUE FORMAÇÃO + DIGITAL

Formação elegível para utilização do programa de apoio do IEFP, com atribuição de até 750€ para reforço de competências digitais, vê mais informações sobre esta iniciativa aqui.

FORA DA UNIÃO EUROPEIA?

As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.

CANDIDATURA

Inscrição
1

Marcação de entrevista para orientação e seleção

2

Envio de currículo, ficha de candidatura e portfolio criativo visual

portfolio criativo visual (fotografias, ilustrações, desenhos ou outros).

3

Entrevista

Nota

Conhecimentos mínimos de Photoshop e Illustrator (ou softwares equivalentes) até ao início do curso. Mínimo de 17 anos à data da candidatura. 12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.

PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Depois de aprovação em entrevista é necessário:
1

Leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.

2

Entrega de cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “tipo passe” e comprovativo de morada.

3

Pagamento de Inscrição.

CONDIÇÕES GERAIS

As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy.
A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Espaços e Equipamentos
Sala com um computador por aluno, LCD e Internet. Software Illustrator, Photoshop, Indesign, Figma e After Effects. Pads gráficos, impressora, scanner e pantones. Acesso para exercícios do curso ao estúdio de fotografia e vídeo com câmaras DSLR.
UTILIZAÇÃO DE MEIOS

Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.

PRINCIPAIS PARCEIROS

5002
Altice Arena
Canal 11
Canal Q
Clube de Criativos
Cofina Media
Excentric Grey
Festival Indielisboa
Festival Meo Sudoeste
Festival Rock in Rio
Festival SBSR
Freemantle
Fullsix
Gerador
Havas Group
Jornal Expresso
JWT
LisbonLabs
MauMauMia
Mindshaker
Moda Lisboa
Observador
Oskar& Gaspar
Others
Panavideo
Plural
RTP
Shine Iberia
SIC
Social Animals
SP Televisão
Sporting TV
TVI
Uzina
Waynext
Wy Group
+ outros no site

APOIO A PROJETOS

Anualmente , os alunos que se destaquem terão apoio preferencial em projetos não comerciais, que possam apresentar à escola e que necessitem de equipamentos e espaços profissionais.

BOLSAS

Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

ENTIDADE DE CERTIFICAÇÃO

DGERT

ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

Presencial – Aulas com Formador e exercícios autónomos.

Cursos relacionados