Pós-Produção Vídeo

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL

pos-prod

Com o acesso facilitado às ferramentas, cada vez mais a pós-produção vídeo se faz de quem sabe contar e estruturar uma história e de quem sabe utilizar de forma criativa e original as ferramentas existentes. O curso de pós-produção vídeo prepara para um mercado de vídeo em constante evolução, através da formação com profissionais do mercado.

CONTEÚDOS DO CURSO

| LINGUAGEM E MERCADO AUDIOVISUAL (15h)
Introdução ao mercado de trabalho e ao lugar da Pós-Produção inserida na cadeia de produção: televisão, cinema, outras produtoras e web; equipas de trabalho; as várias saídas profissionais na Pós-Produção. Linguagem Audiovisual: o alfabeto de quem trabalha a imagem; escalas de planos e movimentos; continuidade visual; regras essenciais; os sistemas formais visuais; o lugar da Pós-Produção na Linguagem Audiovisual. Exercícios práticos de análise de sequências.

| TECNOLOGIAS DE PÓS-PRODUÇÃO (9h)
Standards de Vídeo: SD, HD, 2K, 4K. Dimensões de imagem. Frame rates. vídeo interlaçado (i) e vídeo progressivo (p). A diferença entre captar a 25p, 50p ou outras framerates. Compressão digital: compressão vídeo, data rate e color sampling. Os principais formatos de vídeo digital. Hardware para pós-produção. Placas de hardware vídeo. Entradas e saídas de vídeo profissional. Velocidades e características de cartões de memória e discos rígidos (HDD/SSD) para Pós-Produção Vídeo. Breve introdução aos formatos de tape ainda existentes.

ADOBE PREMIERE (36h)
Introdução à Creative Cloud Adobe. As principais componentes da interface no Premiere. Importação de material de imagem e som; organização, visionamento, catalogação e pesquisa rápida de material; Introdução à edição: escolha de material e a marcação de áreas; edição na timeline; ferramentas de ajuste rápido da montagem; edição intermédia: técnicas de ripple, roll, slide e slip para ajuste de clips e cortes; ferramentas de trim. Edição avançada: técnicas de replace; edição com marcas; selecção avançada e sincronismo de pistas. Ferramentas áudio no Adobe Premiere; técnicas FX: velocidade, títulos e efeitos. Introdução à correção de cor no Premiere. Personalização dos layouts e do teclado. Novidades do update CC mais recente à data do módulo.

STORYTELLING E MONTAGEM NARRATIVA (24h)
A estrutura dos três atos: o grande pilar da narrativa; o contraste entre o final e o início; criação do primeiro ato: o setup; criação do segundo ato: o caminho; criação do terceiro ato: a resolução. Evento inesperado e plot twists; exemplos e exercícios de storytelling para imagem. O efeito Kuleshov: como a justaposição de duas imagens pode produzir significados diferentes. Preparar uma montagem. Definir o objetivo e o tipo de caminho para o atingir. Exercícios de montagem para treinar a justaposição. Quando cortar e quando não cortar: duração dos planos; a importância do som e da música. A criação do rough cut e do fine cut. Exercícios para treinar o ritmo. Exercícios de montagem de diálogo e de construção narrativa.

| EDIÇÃO DE INFORMAÇÃO (18h)
O trabalho em informação; relação de trabalho e funções entre editor e jornalista; análise rápida do material; utilização de soundbytes; do texto para a imagem; técnicas de edição em Premiere com b-roll; ajuste de áudio ambiente e áudio directo. Técnicas de desfoque de caras, matrículas ou outros elementos. Técnicas de efeitos de voz. Criação de oráculos. Exercícios de criação de peças informativas.

| GRANDE REPORTAGEM (30h)
Técnicas de Grande Reportagem: do teaser inicial, à estruturação da informação, ao fecho e conclusão. Técnicas de estrutura jornalística em Grande Reportagem (com jornalista convidado/a). Exercício de organização, estruturação e montagem de entrevistas como uma primeira base de montagem. Técnicas de Premiere para marcação de entrevistas. Exercício de ilustração da reportagem com o restante material de imagem. Utilização da narração jornalística para juntar todas as peças da estrutura; Exercício de finalização de Grande Reportagem.

| EDIÇÃO DE PROGRAMAS DE ENTRETENIMENTO (30h)
Técnicas e ferramentas de edição multicâmara em Premiere. Os principais programas de entretenimento atual e a sua estrutura moderna: Talk-Show; Reality Show; Humor; Talent Show, Concurso (culinária, moda, investimento, etc). A repetição e antecipação como ferramenta principal nos programas de talentos e formatos similares. Exercício de montagem de programas de entretenimento variados.

| AFTER EFFECTS PARA MOTION GRAPHICS (24h)
Compreender os conceitos fundamentais: layers e keyframes. Criação e configuração de composições. Importação de vários tipos de elementos gráficos. Introdução à animação de elementos. Trabalhar os keyframes no Graph Editor. Animar elementos e layers no espaço 3D. Animação com relações de parentesco entre objetos. Animar com recurso ao áudio. Edição de linhas de animação. Animação de texto. Utilização de ficheiros Photoshop como projetos. Criação de elementos: shapes, texto, sólidos. Criação e utilização de máscaras. Aplicação de efeitos. Utilizar composições dentro de composições: o pre-compose. Rendering. Exercício de criação de um genérico para programa de televisão.

| AFTER EFFECTS VFX E DAVINCI (18h)
ChromaKeying: técnicas de Green Screen; utilização do Keylight; trabalhar as arestas e o spill; usar o matte para refinar o chroma. Rotoscopia: colocar máscaras a seguir objetos. Remoção de elementos de uma imagem vídeo; clonagem de elementos numa imagem vídeo; mudança de elementos numa imagem vídeo (exercício de mudança de céu). Ferramentas de Tracking. Introdução à correção de cor em DaVinci Resolve. Software baseado em Nodes. Compreender os LUT’s. Compreender as curvas. Analisar a imagem: contraste, exposição, cor, saturação. Correção de cor primária. Correção de cor secundária. Manter a continuidade de correção entre planos. Rendering. Exercícios de composição de imagem e de correção de cor.

VÍDEO PARA A WEB E OUTROS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO (18h)
Os workflows vídeo: workflow DSLRs; workflow Broadcast ENG; workflow Tape; workflow cinema digital; workflow Live Streaming; workflow canais generalistas; workflow canais cabo. Entender o bitrate vídeo; relação entre velocidade de exportação e qualidade de vídeo; o Adobe Media Encoder como ferramenta de conversão e exportação de formatos. O vídeo para a web: codecs e configurações rápidas para exportação para Youtube e para Vimeo. Ferramentas Youtube: ClosedCaptioning, links, metadata, anotações, monetização, analytics. Exportação de vídeo para codificação DVD e Blu-Ray. Automatização de exportações e conversões.

 | ADOBE AUDITION: PÓS-PRODUÇÃO ÁUDIO (24h)
Conceitos áudio de base: frequência e amplitude. Conceitos de áudio digital: sample rate e bitdepth. A waveform de áudio. Áudio não comprimido e áudio comprimido: formatos standard. As diferenças entre mono, stereo e 5.1. Adobe Audition CC: Interface. Importação de ficheiros áudio de diferentes fontes. Trabalho em pistas. Normalização de níveis de áudio. Ajuste manual de níveis de áudio. Operações frequentes em pós-produção de áudio: redução de ruído, compressão, ajustes de ganho, equalização, remoção de sibilantes. Integração entre o Audition CC e o Premiere CC. Edição e controlo multi-pista. Output de áudio. Exportação para OMF. Importação e Exportação XML. Exercícios de Pós-Produção Áudio. Exercício de sonorização

| MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA: CURTA-METRAGEM (34h)
Durante este módulo serão editadas, em dupla criativa com os alunos de Realização, as curtas-metragens de final de ano executadas pelas várias turmas de audiovisuais da WorldAcademy. Cada aluno de pós-produção vídeo fará a montagem de uma curta-metragem de ficção onde será responsável por todas as fases da pós-produção vídeo, áudio, correção de cor e, caso se aplique, efeitos. O aluno terá também uma voz criativa no processo de montagem narrativa.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Outubro de 2018. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES

António Agostinho
Editor Coral

Cláudio Teixeira
Editor Plural

Francisco Henriques
Motion Designer

Gonçalo Luz
Realizador 

João Asensio
Diretor Técnico 

João Ferreira
Editor TVI

José Pinheiro
Realizador

Miguel Freitas
Editor TVI

Miguel Nogueira
Coordenador Pedagógico World Academy 

Miguel Sotto Mayor
Diretor Técnico TVI 

Rui Barros
Pós-Produtor RTP 

Rui Dias
Editor

+ convidados e formadores de outros cursos (Realização, Produção para Televisão e Cinema e Som) nos exercícios interdisciplinares

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
ADLC – Audiovisuais
Amperel
Canal Q
Canon
Cofina
Colorfoto
David & Golias
Europalco
Festival Indielisboa
Festival Meo Sudoeste
Festival Mexefest
Festival Monstra
Festival SBSR
Freemantle
Fuel TV
Medialuso
Meo Arena
Music Box
Omnicam
Oskar& Gaspar
Panavideo
RTP
Shortfuse
SIC
Sony
SP Televisão
Sporting TV
Take and Sound
Terra Líquida
Trix
TVI
+ outros no site

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala de aula 1 computador por aluno, internet e LCD. Software: Adobe Creative Cloud 2015: Premiere CC, AfterEffects CC, Audition CC, Media Encoder CC, Photoshop CC, Illustrator CC. DaVinci Resolve.
Acesso à World Channels para visitas técnicas: carro de exteriores TV para gravação e transmissão, estúdio e régie de televisão multicâmara, ciclorama com chromakey e sistema de cenários virtuais, régie de gestão e emissão de canais TV.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano, com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

 Inscrições a partir de Maio

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo e ficha de candidatura (download para preenchimento).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/ profissional relevantes para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações,* apresentação do cartão de cidadão, fotografia “passe”, comprovativo de morada.

*A cópia/digitalização do cartão de cidadão, para arquivo da World Channels, S.A, apenas será feita com autorização expressa do titular do mesmo, uma vez que de acordo com artigo 5.º da Lei n.º 7/2007 de 5 de fevereiro, este procedimento não é obrigatório.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.