Câmara e Iluminação I

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL

cam-e-luz

No mercado atual democratizou-se o acesso às câmaras com potentes sensores de imagem e com acesso facilitado a um vasto conjunto de equipamentos de imagem e iluminação. Esta evolução trouxe também novos desafios técnicos e criativos na utilização destes equipamentos. Este curso pretende fornecer as ferramentas técnicas e criativas para o trabalho de imagem em vários campos de atuação, dos estúdios multi-câmara dos programas de entretenimento, às equipas de rodagem de publicidade e cinema, preparando os profissionais para diferentes tipologias do mercado de trabalho.

CONTEÚDOS DO CURSO

| LINGUAGEM E MERCADO AUDIOVISUAL (20h)
Introdução ao mercado de trabalho e à área da imagem inserida na cadeia de produção: televisão, cinema, outras produtoras e web; equipas de trabalho; as várias saídas profissionais na área da imagem. Linguagem audiovisual: o alfabeto de quem trabalha a imagem; escalas de planos e movimentos; continuidade visual; regras essenciais; os sistemas formais visuais; o lugar da imagem na linguagem audiovisual. Exercícios práticos de análise de sequências.

| TECNOLOGIAS DE IMAGEM (16h)
Standards de Vídeo: SD, HD, 2K, 4K: Dimensões de Imagem; Frame Rates; Vídeo Interlaçado (i) e vídeo progressivo (p);
A diferença entre captar a 25p ou a 50p; Tecnologia de Sensores de Imagem. Compressão digital: Compressão Vídeo, Data Rate e Color Sampling;
Os principais formatos de vídeo e codecs usados nas câmaras profissionais. Teoria e comportamento da Luz. Temperatura de cor. Tipologias de lâmpadas e projectores. Acessórios de iluminação frequentes: filtros, tripés, bandeiras, etc. Maquinaria comum em imagem: gruas, dolly, steady-cam, etc

| PRÁTICAS DE CÂMARA ENG HD E ILUMINAÇÃO (28h)
Os componentes e acessórios das câmaras ENG. Montagem e segurança na operação de uma câmara ENG. Manutenção e cuidados com o equipamento. As ferramentas Standard das câmaras ENG: Exercícios práticos de framing; zooming e foco balanço de brancos; diafragma; shutter; utilização de ND’s. Profundidade de campo. Formatos de gravação e boas práticas de arquivo e backup. Inputs áudio da câmara e ajuste de níveis áudio. Exercícios de operação de câmara ENG em interiores e exteriores.  Tipos de projetores comuns em ENG. Setup inicial de 3 pontos de luz. Utilização de filtros ND e de filtros difusores. Projetores e segurança. Iluminação para entrevista. Exercício de iluminação e captação de entrevista em estúdio. 

| TÉCNICAS DE ILUMINAÇÃO EM ESTÚDIO TV (20h)
Princípios de Eletricidade. Segurança. Visita em detalhe ao estúdio TV WorldChannels e análise de todos os componentes de iluminação, incluindo estruturas para iluminação e infra-estruturaeléctrica. Identificação e diferenciação dos vários tipos de luzes disponíveis em estúdio. Técnicas, prática e segurança na colocação, remoção e mudança de projetores de luz em teia de iluminação. Técnicas de desenho de luz em estúdio. Exercício de iluminação de programa de informação / debate. Exercício prático de iluminação em fundo chroma.

| CONTROLO DE IMAGEM (12h)
Introdução breve à teoria da cor. Análise de imagem. Leitura de Waveform, RGB Parade e vetorscópio. Introdução ao Monitor de onda: Inputs e Outputs, parâmetros de visionamento, leitura em osciloscópio e vetorscópio, Freeze do visionamento, modo de selecção de linha. Controlo Remoto de Câmaras: tipos de ligações de CCU’s: LAN, legacy, bridge. Sistemas Multi-Câmara. Funcionalidades, Interface e Menus dos Remotos. Ajustes de câmara remoto: diafragma, cor, shutter, ND’s, ganho, detalhe, gamma, etc. Exercícios de controlo de imagem com remotos com suporte de visionamento em monitores de onda.

| OPERAÇÃO DE GRUA (16h)
Tipologias de gruas. Acessórios de grua. A equipa de operação de grua. Case-Study prático: Os componentes da grua Jimmy Jib Triangle. Princípios de segurança na utilização de gruas. Princípios de montagem e desmontagem de grua (teoria). Montagem e balanço da câmara. Balanço da Jib. Ligações da grua à câmara. Exercícios de movimento com o braço da Jimmy Jib. Movimentos de câmara remotos: Pan, Tilt, Foco e Diafragma. Utilização dos controlos remotos para a utilização da câmara. Exercícios variados de utilização de câmara. Exercícios variados conjugados de movimentação de braço e operações de câmara.

| MULTI-CÂMARA E ILUMINAÇÃO LIVE: ENTRETENIMENTO TV (24h)
As turmas de câmara trabalham em conjunto com as restantes turmas de audiovisuais da World Academy na criação e execução de um talkshow de entretenimento em multicâmara. As turmas de câmara conceptualizam e executam todo o trabalho de iluminação e desenho de luz em estúdio cenografado, e executam as funções de câmara em pedestal, assistente de câmara e controlo de imagem durante a preparação, os ensaios e as gravações do talkshow. A gravação é Live, com conteúdos de apresentador, entrevistas em estúdio e no exterior, sketches humorísticos e público. Colaboração com as várias turmas de audiovisual da World Academy (Realização, Produção, Acting,  e outras turmas do ramo audiovisual)

| MULTI-CÂMARA LIVE: CONCERTO (16h)
As turmas de câmara trabalham em conjunto com as restantes turmas de audiovisuais, de espetáculos e de som da World Academy na gravação multi-câmara de um concerto ao vivo. As turmas de Câmara executam as funções de operador de câmara fixa e móvel, assistente de câmara, operação de grua e assistência, e controlo de imagem durante o ensaio e a gravação do concerto. A gravação é ao vivo com presença do público e streaming para a web.

| MULTI-CÂMARA LIVE: DESPORTO (16h)
Visita ao carro de exteriores da World Academy / World Channels. As ligações remotas de sinais de imagem, áudio e intercom ao carro de exteriores. As turmas de câmara trabalham em conjunto com as turmas de Realização e Produção na transmissão e gravação Live multi-câmara de jogo de futebol com câmaras fixas e câmaras móveis, e carro de exteriores.

| EDIÇÃO DE VÍDEO E GRADING (24h)
Introdução à Teoria da Montagem. Análise de sequências. As principais componentes do Interface no Premiere; Importação de material de imagem e som para a ferramenta; organização, visionamento, catalogação e pesquisa rápida de material; introdução à edição: escolha de material e a marcação de áreas; edição na timeline; ferramentas de ajuste rápido da montagem; edição intermédia: técnicas de ripple, roll, slide e slip para ajuste de clips e cortes; ferramentas de trim.
Manipulação áudio no Premiere. Introdução à correção de cor em DaVinci Resolve. Software baseado em Nodes. Compreender os LUT’s
Compreender as curvas. Analisar a imagem: Contraste, Exposição, Cor, Saturação. Correção de cor primária. Correção de cor secundária. Manter a continuidade de correção entre planos. Rendering. Exercícios de composição de imagem e de correção de cor.  .

| CAPTAÇÃO DE INFORMAÇÃO E REPORTAGEM (32h)
A dupla jornalística: repórter e câmara. Legislação. Práticas e cuidados de trabalho em variados cenários: públicos, institucionais, manifestações, conflitos, etc. Equipamentos de transmissão remota de imagem para canal ou estação de televisão. Tipologias de cobertura em reportagem: Entrevistas, ambientes e planos de corte. Exercícios de captação e edição de reportagem informativa orientados por formadores que constituem uma dupla jornalística de vários anos de experiência de trabalho em conjunto em informação e grande reportagem.

| DRONES E EQUIPAMENTOS ESPECIAIS (24h)
Legislação. Princípios e Regras de Segurança. Tipos de UAV’s. Tipos de setup de câmara. Tipos de voo: manual, assistido. Exercícios de voo em simuladores. Exercícios de voo introdutório com UAV. Os principais equipamentos especiais de câmara. Micro Câmaras: prática de Setup e utilização; Câmaras robô PTZ (Pan, Tilt, Zoom): prática de Setup, configuração e operação. PerchCam: prática de Setup e utilização. Omnicam em carril: prática de Setup e utilização.Filmagens a alta velocidade: conceitos. Iluminação para filmagem a alta velocidade. Prática de setup e utilização de câmara Hymotion (Hyper Slow Motion).Visita a configuração, controlo e operação de câmara com sistema suspenso 4Sky.

| DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: PUBLICIDADE (24h)
A Direção de Fotografia: Pintar com luz.Direção de Fotografia e Linguagem Audiovisual.Análise de sequências e discussão das fontes de luz e acessórios utilizados.Os elementos da equipa de imagem e a divisão do trabalho em publicidade. Equipamentos de luz para direção de fotografia: HMI’s, KinoFlo’s, Fresnels, LED’s, balões, chimera’s, refletores e difusores de média e grande dimensão, CTO’s, CTB’s, ND’s. Câmaras DSLR e Câmaras de Cinema Digital. Entender o comportamento dos sensores. Escolha e montagem de acessórios de câmara: barras, porta-filtros, follow-focus. Tipologias das lentes fixas e zoom. Cuidados e Limpeza na troca de lentes. Suportes de gravação. Saber estimar as necessidades de espaço e preparação de sistemas de backup nas rodagens. Exerícios variados de direção de fotografia e captação com câmaras de cinematografia digital. Exercícios de rodagem de spots publicitários, produzidos em conjunto com as turmas World Academy de Audiovisuais e de Publicidade. Os alunos executam os vários trabalhos da equipa de imagem: Diretor de Fotografia, Operador de Câmara, Assistente de Imagem, entre outras.

| DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: CURTA-METRAGEM (28h) Análise de sequências cinematográficas e discussão das componentes técnicas, artísticas e emocionais resultantes do trabalho de direção de fotografia. Análise de guiões cinematográficos de curta-metragem juntamente com as turmas de Realização e Produção para discussão de soluções criativas e levantamento de necessidades técnicas. Repérage técnica aos locais de filmagem. Rodagem de curtas-metragens
de ficção juntamente com as várias turmas da World Academy (Realização, Produção, Cenografia, Pós-Produção, Acting, Som, entre outras). Os alunos executam os vários trabalhos da equipa de imagem: Diretor de Fotografia, operador de câmara, assistente de imagem, entre outras. As curtas-metragens resultantes são enviadas para os festivais de cinema nacionais e internacionais.

| FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos serão ainda convidados, ao longo do curso, para participarem em exercícios de outros cursos, animação cultural da escola ou eventos de parceiros.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Outubro de 2017. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES

Aurélio Vasques
Diretor de Fotografia 

Carlos Oliveira
Repórter ENG

Gonçalo Colaço
Operador de Grua 

goncaloluzGonçalo Luz
Realizador 

Luís Silva
Iluminador
miguel-tomar-nogueiraMiguel Nogueira
Coordenador Pedagógico World Academy 

pedro-ruaPedro Rua
Light Designer

ricardo-nogueiraRicardo Nogueira
Operador de Câmara 

teresa-botelheiroTeresa Botelheiro
Jornalista 

+ formadores a confirmar

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
TVI
RTP
Fuel TV
Sporting TV
Canal Q
David & Golias
Meo Arena
Festival Meo Sudoeste
FestivalSBSR
Festival Sol da Caparica
Festival Monstra
Medialuso
Omnicam
Panavideo
Take and Sound
Coyoteland
Media Group
Shortfuse
Terra Líquida
ADLC – Audiovisuais
Oskar & Gaspar
Trix
Pim Pam Pum
Amperel
Colorfoto
Canon
Sony
Music Box
Meo Fan Event
Imagine In
+ outros a confirmar em breve

 

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS:
Sala com um computador por aluno, LCD e internet.Software: Adobe Creative Cloud 2015: Premiere CC, After Effects CC, Audition CC, Media Encoder CC, Photoshop CC, Illustrator CC.Estúdio de vídeo para produções com uma e várias câmaras profissionais. Ciclorama com chromakey. Sistema de cenário virtual. Grua Jimmy jibTriangle e teleponto. Câmaras broadcast SONY PMW300 (HD, 16:9, memorycard) para estúdio e exteriores. Câmaras DSLR (Canon C100 e Canon 6D) com lentes zoom e lentes fixas, grip e outros acessórios. Equipamento de iluminação e de áudio para exteriores. Auditório para espetáculos e gravação multicâmara. Carro de exteriores TV com régie para gravação e transmissão multi-câmara. Câmara e acessórios para cinematografia digital em publicidade e ficção (em parceria com Sony CineAlta). Em parceria com Omnicam: micro câmaras, câmaras robô PTZ, PercheCam, Omnicam, câmara Hymotion, câmara com sistema suspenso 4Sky

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano, com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.

|BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições a partir de 02 Maio de 2017

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo e ficha de candidatura (download para preenchimento).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/ profissional relevantes para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, *apresentação do cartão de cidadão, fotografia “tipo passe”, comprovativo de morada.

*A cópia/digitalização do cartão de cidadão, para arquivo da World Channels, S.A, apenas será feita com autorização expressa do titular do mesmo, uma vez que de acordo com artigo 5.º da Lei n.º 7/2007 de 5 de fevereiro, este procedimento não é obrigatório.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.