Realização I

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL

realizacao

A Realização aprende-se no dia-a-dia das filmagens. O curso de Realização da World Academy foi desenhado com três propósitos: fornecer prática de Realização do início ao final do curso; treinar não só a Realização mas as carreiras que a suportam; fornecer treino nas áreas de mercado com mais saída profissional sem esquecer, no entanto, a apetência pelo cinema.

CONTEÚDOS DO CURSO

LINGUAGEM, FORMA E NARRATIVA AUDIOVISUAL (21h)
O alfabeto de quem trabalha a imagem; escalas de planos e movimentos; continuidade visual; regras essenciais; os sistemas formais visuais; mise-en-scéne; as áreas artísticas em redor da realização.
Exercícios práticos de análise de sequências.
A estrutura dos três atos: o grande pilar da narrativa; o contraste entre o final e o início. Criação do primeiro ato: o setup. Criação do segundo ato: o caminho. Criação do terceiro acto: a resolução. Evento inesperado e plot twists.
Exemplos e exercícios de storytelling para imagem.

PRODUÇÃO E MERCADO (12h)
As fases de trabalho: pré-produção; produção; pós-produção; distribuição. Determinar quais os planos iniciais: low/no budget; orçamento médio; alta produção.
Produção interna e produção externa. Coprodução: distribuir os custos.
Formas de financiamento: encomenda; venda posterior; concurso; patrocínios.
Formas de distribuição. Custos dos serviços e equipa; custos com equipamento; custos com deslocações; outros custos; imprevistos. Levantamento financeiro de um projeto: estimativa de tempo; estimativa de pré-produção; estimativa de produção; estimativa de pós-produção.
Autorizações. Contratos. Documentos de rodagem. Introdução à promoção e vendas.

CAPTAÇÃO E EDIÇÃO VÍDEO E ÁUDIO (39h)
A Realização e a Direção de Fotografia. Análise de sequências. Introdução à captação de Imagem. Câmaras DSLR: sensores; diafragma, velocidade e ISO; profundidade de campo; lentes e narrativa audiovisual. Acessórios DSLR: montagem de adaptadores para vídeo e áudio. Captação de áudio fora da câmara. Exercícios de operação de câmara com DSLR.
Introdução à Teoria da Montagem. Análise de sequências.
As principais componentes do Interface no Premiere; importação de material de imagem e som para a ferramenta; organização, visionamento, catalogação e pesquisa rápida de material.
Introdução à edição: escolha de material e a marcação de áreas; edição na timeline; ferramentas de ajuste rápido da montagem.
Edição intermédia: técnicas de ripple, roll, slide e slip para ajuste de clipes e cortes; ferramentas de trim.
Manipulação áudio no Premiere.

REALIZAÇÃO | BASES (30h)
A equipa de Realização e a sua relação com as outras equipas. A Realização, a Assistência de Realização e a Anotação.
Enquadrar um plano: as bases da composição. A regra dos 180º em ação: análise de sequências.
Exercício de realização de entrevista com entrevistador e dois convidados. A altura da câmara. Ponto de Vista. Espaço e Tempo. Planificar uma sequência para a continuidade.
Exercício de continuidade (personagem a atravessar os vários espaços da World Academy) com câmara fixa e várias escalas de planos. Nos exercícios os alunos rodam nas principais funções da Realização.

REALIZAÇÃO LIVE | TALKSHOW (48h)
(+aulas extra para montagem)
Introdução à Régie. Operação com a mesa de mistura. Operação para o lançamento de peças. As funções principais nas equipas de uma emissão televisiva de entretenimento. As funções da equipa de realização nas emissões em direto. O trabalho do Assistente de Realização no set. A comunicação entre equipas. Visitas técnicas a todas as funções e espaços de uma emissão em direto de um programa de entretenimento. Discussão do guião de talkshow com a turma de Guionismo. Pré-produção do talkshow em contato próximo com a turma de produção e outras turmas envolvidas. Ensaios com os atores para os sketches humorísticos. Planificação e gravação em multicâmara de sketches humorísticos. Gravação no exterior de entrevistas. Exercício de Ensaio e gravação live de talk-show de entretenimento, com conteúdos de apresentador, entrevistas em estúdio e no exterior, sketches humorísticos e público. Colaboração com as várias turmas de audiovisual da World Academy (Câmara, Cenografia, etc.).

REALIZAÇÃO LIVE | CONCERTO (18h)
(+aulas extra para montagem)
Audição e Planificação audiovisual das músicas do concerto. Discussão com a banda sobre a estratégia visual. Ensaio de realização multicâmara com câmaras fixas, câmara móvel e grua durante o soundcheck. Exercício de Realização live multicâmara de concerto em colaboração com as várias turmas de audiovisuais da World Academy.

ESCRITA DE ARGUMENTO (24h)
Drama e conflito, as ferramentas principais do argumento. A estrutura dos 3 atos. Criação de Personagem: o protagonista. Os desejos e ambições do protagonista. Começar pelo final e depois construir um inicio oposto: a criação de um arco narrativo. Primeiro ato: Introdução ao mundo da narrativa e às personagens. Personagens secundários.
Inciting incident ou Evento Inesperado: a destruição do status quo do mundo e personagens da narrativa. Plot point 1: a passagem para o segundo ato. A divisão do segundo ato em atos menores. Construção de obstáculos ao longo do segundo ato. Caraterização dos personagens através dos obstáculos. Obstáculos físicos, emocionais ou pessoais. O meio do guião. Plot point 1: revelação e passagem para o segundo ato. O terceiro ato: o caminho para o clímax e resolução.
Exercício de criação individual de curta-metragem de ficção.

DIREÇÃO DE ATORES (24h)
Os métodos “históricos” da representação: Stanislavsky, Actor’s Studio, entre outros. A colaboração entre realizador e ator: uma relação de confiança mútua. Entender o trabalho do ator, as suas ferramentas e os seus problemas. O realizador como orientador e como auxílio nas dúvidas frequentes. A importância das leituras e dos ensaios. O trabalho no guião durante os ensaios com os atores. As marcações. Exercícios de interpretação para realizadores: técnicas de relaxamento; exercícios de improvisação. Definir a função e a motivação de cada cena. A importância das unidades dramáticas e dos beats de ação na preparação de uma cena. Exercícios de direção de atores em colaboração com a turma de Acting, com e sem câmara.

REALIZAÇÃO | STORYTELLING (33h)
Neste módulo pretende-se juntar os conhecimentos de Realização I e Direção de Atores para realizar sequências de ficção já anteriormente escritas e que visam treinar a mise-en-scène, a escolha de planos, a direção de atores e várias técnicas de realização em duas sequências de ficção. A turma de realização prepara, filma, ilumina e edita as suas sequências.
Exercício prático de realização de ficção com diálogos, movimentações e marcações em interiores.

REALIZAÇÃO DE CINEMA | CURTA-METRAGEM (51h)
Os alunos realizam curtas-metragens de ficção a partir de textos da turma de argumento e com duração aproximada entre os 5 e os 10 minutos. As curtas-metragens a realizar pretendem simular a realidade do mercado de trabalho em cinema e envolvem todas as turmas de audiovisual da World Academy, cada qual concentrada na sua área de trabalho. Os alunos de realização trabalham em triplas (Realizador, Assistente de Realização e Anotador) durante a pré-produção e rodagem, com o supervisionamento dos formadores das várias áreas. Cada aluno faz a sua montagem individual em dupla criativa com um aluno da turma de pós-produção vídeo. As melhores curtas-metragens concorrem a festivais de cinema.

MOSTRA FINAL
Os melhores trabalhos, além de serem enviados para mostras e festivais, serão exibidos no Festival World Academy.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Outubro de 2017. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES

goncaloluzGonçalo Luz
Realizador 

jose-pinheiroJosé Pinheiro
Realizador

luis_fonsecaLuís Fonseca
Realizador e Dramaturgo

Margarida Cardoso
Realizadora
miguel-tomar-nogueira

Miguel Nogueira
Coordenador World Academy  

Ricardo Espírito Santo
Realizador 

ricardo-nogueiraRicardo Nogueira
Operador de Câmara

Sofia Morais
Diretora de Produção

virgilio-almeidaVirgílio Almeida
Argumentista

+ convidados e formadores de outros cursos (Câmara e Iluminação, Produção para Televisão e Cinema e Som) nos exercícios interdisiciplinares.

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
ADLC – Audiovisuais
Amperel
Canal Q
Canon
Cofina
Colorfoto
David & Golias
Europalco
Festival Indielisboa
Festival Meo Sudoeste
Festival Mexefest
Festival Monstra
Festival SBSR
Freemantle
Fuel TV
Medialuso
Meo Arena
Music Box
Omnicam
Oskar& Gaspar
Panavideo
RTP
Shortfuse
SIC
Sony
SP Televisão
Sporting TV
Take andSound
Terra Líquida
Trix
TVI
+ outros a confirmar em breve

 

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, projetor vídeo e Internet. Software: Adobe Creative Cloud: Premiere CC, After Effects CC, Audition CC, Media Encoder CC, Photoshop CC, Illustrator CC. Estúdio de vídeo para produções com uma e várias câmaras. Câmaras broadcast HD tapeless para estúdio e exteriores. Câmaras DSLR com lentes e acessórios (Canon 6D e Canon C100). Equipamento de iluminação e de áudio para exteriores. Auditório para espetáculos e gravação multi-câmara. Estúdio para acting.Em parceria com World Channels: estúdio profissional TV multicâmara. Ciclorama com chromakey. Sistema de cenário virtual. Grua Jimmy jib, teleponto. Carro de exteriores TV com régie para gravação e transmissão multi-câmara.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano, com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições Abertas 

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo, ficha de candidatura (download para preenchimento) e portfólio visual, criativo e/ou artístico.
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade (mínimo) ou percurso académico/ profissional relevantes para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações,* apresentação do cartão de cidadão, fotografia “passe”, comprovativo de morada.

*A cópia/digitalização do cartão de cidadão, para arquivo da World Channels, S.A, apenas será feita com autorização expressa do titular do mesmo, uma vez que de acordo com artigo 5.º da Lei n.º 7/2007 de 5 de fevereiro, este procedimento não é obrigatório.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.