Início » Cursos » Music Marketing & Management

Music Marketing & Management

Gestão de carreira, produção e comunicação

ENTREVISTAS E INSCRIÇÕES A PARTIR DE ABRIL 2025

Datas
20 Out 2025 a Jul 2026
Horários
2ª, 4ª e 6ª | 16h15-19h15
Vagas
14 (mínimo 8)

Marcação de Entrevista

Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista. Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30.

Geral

Datas
20 Out 2025 a Jul 2026

Inscrições a partir de Abril 2025

Duração
300h (270h c/ formador) + Estágio 160 a 480h
Participantes
14 (mínimo 8)

Horários

Segundas, Quartas e Sextas, 16h15 - 19h15

Reposições de aulas às 3ª e 5ª no mesmo horário;
Exercícios e masterclasses pontualmente em horários e dias diferentes.

Porquê o curso de MUSIC MARKETING & MANAGEMENT da WORLD ACADEMY? 

Porque, além de aprenderes com profissionais das mais diversas áreas,  é o único curso do género em Portugal onde interages com outros cursos para uma experiência real de mercado, e com estágio curricular incluído.

A QUEM SE DESTINA

A todos os que pretendem trabalhar nas diferentes áreas da indústria musical: management, agenciamento, gestão de carreira e conceito, comunicação on e offline.

OBJETIVOS

Compreender as linguagens, funções e práticas da indústria musical. Dominar os princípios da gestão, produção e comunicação. Estar apto a integrar o mercado profissional, com os conhecimentos e a prática necessária que a indústria exige.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Management e agenciamento, produtoras e promotoras de espetáculos, editoras discográficas e de distribuição digital, e ainda integração em empresas ou outras organizações associadas à música e ao espetáculo.

Conteúdos

INDÚSTRIA MUSICAL (15h)

Breves noções de história da música popular. A influência dos movimentos artísticos na criação musical. Evolução e transformação da indústria discográfica. A era do digital.

Funções de management e relação com músicos, promotores, estúdios, agentes e editoras. Tarefas e competências do manager no acompanhamento do músico(s). Case studies.

Agências e agenciamento: tipos, funções e competências, tarefas principais. Relação com músico, editora, promotores e media. Gestão de carreira. Case studies.

Organização e gestão das editoras. Majors, independentes, netlabels e edição própria. Gestão de repertório e catálogos. Publishing e Licenciamento. Distribuição e vendas: canais, especificidades. Relação da editora com todos os players da indústria.

A proteção das obras, os direitos de autor e direitos conexos. Intervenientes no processo de produção musical e elementos contratuais. Gestão coletiva de direitos. Legislação do espetáculo e da distribuição e reprodução digital (plataformas de streaming, etc).

A indústria da música: o negócio da música. Despesas: fabrico, distribuição, retalho, promoção, artistas, concertos, outros. Receitas: streaming, concertos, sponsoring, vendas físicas, merchandising, crowdfunding , outros. Gestão integrada de produto: criação, reprodução, distribuição, promoção.

Salas e festivais. Tipologias e identidades de cada um. Definição de públicos-alvo e visão conceptual. Contextos artísticos e socioeconómicos. Pensamento crítico sobre programação. As diferenças entre programar e escolher (curadoria).

A produção musical como processo de gestão, técnico e criativo. Tipos de produções e produtores. Case studies.
Relação do produtor com músicos, técnicos de som, editoras e agências ou managers. O planeamento de produção: escolhas do estúdio, técnicos, músicos, gestão de orçamentos e calendários.
Processos criativos de composição e arranjos. Noções gerais sobre som. Tipos de estúdios. Equipamentos e tecnologias. Técnicas de captação e gravação. O papel técnico e criativo do produtor. Visita a um estúdio profissional.
Exercícios práticos de captação, gravação e mistura de música.

A produção de concertos em formato standard, showcase, festivais, digressões. Outros espetáculos com música integrada: dança, teatro, musicais, espetáculos multimédia. Equipamentos e tecnologias para música ao vivo. O planeamento e as diversas fases da produção de um evento. Carreiras na área da produção de concertos: promotor, produtor e manager. Papel das editoras na gestão de concertos e digressões. Exercício prático de produção de concerto na World Academy.

Canais digitais de promoção: redes sociais, plataformas de streaming, sites e portais especializados, canais e plataformas generalistas, canais digitais de media, podcasts, outros.
Ferramentas e técnicas: gestão de redes sociais, influencers, publicidade online, sem e seo, métricas variadas, outras.
Conteúdos: videos adaptados a redes sociais, vídeos musicais, fotografia, outros. Estratégia e plano de marketing; promoção digital. Plano de promoção e de conteúdos digitais para o Festival. Criação de conteúdos para o Festival, com possibilidade de colaboração de alunos de outros cursos.Assessoria de imprensa. Diferenças para o digital. Os media tradicionais. Comunicar offline.

Comunicação com artistas e bandas musicais. A relação entre agente e realizador, músico e realizador. A desconstrução da letra e da música em linguagem audiovisual. A relação mundo do artista com o mundo gráfico. Guião, cenário e personagens. Exercício real de produção de vídeo com alunos de outros cursos.

Fotografia: sessões fotográficas com artistas. Design: logótipo do artista/banda, capa e inlay de edição, cartaz e outros materiais impressos, merchandising. Vídeos promocionais e vídeos do espectáculo final do Festival World Academy. Cenografia do espectáculo.

Elaboração e planeamento de um projeto editorial (conceito e label, artistas, músicas). Linha editorial. Posicionamento no mercado. Recursos de produção. Planeamento de promoção e media.
Exercício prático de criação de projetos editoriais completos, individualmente ou em pequenos grupos, para pitching a formador e profissionais do mercado convidados.
O júri também dará também dicas de orientação profissional aos alunos, em função dos projetos.

Exercício prático de produção do dia dedicado à música do Festival World Academy: planeamento do concerto dos alunos de Criação Musical e de Podutor Musical, assim como do álbum que inclui as respectivas canções. A produção é articulada com alunos de Som, Técnico de Espetáculo, Design, Vídeo e Fotografia, entre outros. Os concertos terão apoio financeiro, logístico e promocional da World Academy.

O curso inclui ainda, no mínimo, 2 Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso. Adicionalmente, a escola disponibiliza anualmente a cada aluno a possibilidade de participar em mais de 20 Masterclasses nas mais diversas áreas.

Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outros cursos. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.

Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Maio e Dezembro de 2026. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

Adicionalmente, a World Academy recebe regularmente Ofertas de Emprego que envia a ex alunos e dá Orientação Profissional em relação a criação de currículos e portfólios, orientações para responder a candidaturas, regras e procedimentos em estágio, entre outras necessidades dos nosso alunos.

Vários trabalhos de alunos nas mais diversas áreas, têm sido mostrados, nomeados ou premiados em múltiplas plataformas, mostras e festivais.

ALUNOS

Formadores

Inscrições

Preços

Inscrição

120€

Até 31 de Agosto de 2025

170€

A partir de 1 de Setembro de 2025
Total a prestações

2.850€

Valor Total

316,67€

x9 meses

237,50€

x12 meses
TOTAL A Pronto Pagamento

2565€

10%Desconto
DESCONTOS

EX-ALUNOS

De 2 de Maio a 31 Agosto de 2024

formadores wa

2 CURSOS

De 2 de Maio a 31 Agosto de 2024

parceiros

Consultar Secretaria para mais informações sobre descontos.
CHEQUE FORMAÇÃO + DIGITAL

Formação elegível para utilização do programa de apoio do IEFP, com atribuição de até 750€ para reforço de competências digitais, vê mais informações sobre esta iniciativa aqui.

FORA DA UNIÃO EUROPEIA?

As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.

CANDIDATURA

Inscrição
1

Marcação de entrevista para orientação e seleção

2

Envio de currículo e ficha de candidatura

Fator preferencial: formação ou experiência em música (mesmo que académica ou amadora)

3

Entrevista

Nota

Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.

PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Depois de aprovação em entrevista é necessário:
1

Leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.

2

Entrega de cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “tipo passe” e comprovativo de morada.

3

Pagamento de Inscrição.

CONDIÇÕES GERAIS

As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy.
A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Espaços e Equipamentos
Sala com 1 computador por aluno, Internet e TV. Estúdio de som profissional ligado ao auditório e preparado para gravação multipista de áudio. Backline com bateria, baixo, amplificação e outros instrumentos diversos.
Estúdio equipado com Pro Tools, compressores, equalizadores, processadores e microfones diversos. Auditório com palco, bastidores, camarins, truss, sistema de PA, monição de palco e mesa digital áudio, ligado ao estúdio de áudio para gravação multipista. Iluminação para espetáculo e mesa digital de controlo de luz.
Equipamento profissional e estúdios de vídeo e fotografia. Parceria com sala de espetáculos para Festival World Academy.
UTILIZAÇÃO DE MEIOS

Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.

PRINCIPAIS PARCEIROS

Altice Arena
Antena 3
Ao Sul do Mundo
Arruada
Atlantic Blue Studios
Auditório Ruy Carvalho
Beware
Canal Q
Europalco
Festas de Grândola
Festival Meo Sudoeste
Festival SBSR
Festival Super Bock em Stock
Fundação Gulbenkian
Gerador
Ghude
Milk&Black
Mil Lisboa
Music Box
RTP
Oskar &amp Gaspar
Produtores Associados
SIC
SP Televisão
TVI
Teatro São Luiz
Universal

APOIO A PROJETOS

Anualmente , os alunos que se destaquem terão apoio preferencial em projetos não comerciais, que possam apresentar à escola e que necessitem de equipamentos e espaços profissionais.

BOLSAS

Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

ENTIDADE DE CERTIFICAÇÃO

DGERT

ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

Presencial – Aulas com Formador e exercícios autónomos.

Cursos relacionados