Copywriter & Art Director para Publicidade
Criativos para Marcas e Agências
MARCAÇÕES DE ENTREVISTA E INSCRIÇÕES A PARTIR DE ABRIL 2025
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Marcação de Entrevista
Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista. Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30.
Geral
Inscrições a partir de Abril 2025
Horários
Reposições de aulas às 3ª e 5ª no mesmo horário;
Exercícios e masterclasses pontualmente em horários e dias diferentes.
Porque, além de interagires com profissionais experientes, desenvolveres a tua criatividade e construires o teu portfolio para o mercado, é o único curso da área onde trabalhos criativos são produzidos e realizados com outros cursos e onde tens estágio curricular incluído.
A todos os estudantes e profissionais com vocação criativa que queiram trabalhar como Criativos em publicidade e com marcas.
Desenvolver competências criativas para a comunicação e publicidade de marcas. Saber criar, executar e apresentar projetos integrados de marca e publicidade.
Art Director, Copywriter, e ainda Content Creator para agências de publicidade, agências de comunicação, agências digitais, departamentos de comunicação e marketing de empresas e outras organizações. Muito boas Saídas Profissionais.
Conteúdos
BRANDING (15h)
Tendências actuais da comunicação num mundo global. A comunicação publicitária. As marcas hoje. Produtos e serviços como uma peça no todo da marca. Branding. A marca como voz das pessoas; as pessoas como voz da marca. Um mundo de partilhas.
As empresas da comunicação das marcas: agências de publicidade, branding, ativação, entre outras. Tipologias e funcionamento das agências modernas, nacionais e internacionais. O processo desde o cliente até ao consumidor: Briefing, estratégias, insight, planos. Directores Criativos, Copywriters, Directores de Arte, Content Creators e outras funções. A nova geração de criativos: a barreira invisível entre funções. Técnicas e abordagens ao processo criativo. Exercícios criativos variados ao longo do módulo.
ESTRATÉGIA E MERCADO (15h)
Marcas, reputação e relação com o cliente. Tendências do mercado. A natureza social do mercado: Web e Social Media. Compreender o consumidor moderno. Consumidores informados e ativos nas redes. Estratégia na publicidade. Como se planeia uma campanha. Como se avalia uma campanha. Qual o espaço e lugar do processo criativo no interior da estratégia. A relação entre criatividade e eficácia. O papel do consumidor enquanto parte da estratégia publicitária. Exercício de elaboração de estratégia de campanha para marca, produto ou serviço.
COPYWRITING (24h)
O que é o Copywriting. A relação entre o texto criativo e o texto promocional. A importância do saber escrever. Os elementos do copywriting: headline, bodycopy, kicker, longcopy, entre outros. Tipos de copywriters e diferentes mercados: da brochura informativa à assinatura de uma marca. Quando e quando não é necessário o copy. O copy na imprensa e o copy no online. Os processos da escrita criativa: estratégias para enfrentar a folha branca. Exercícios variados de escrita criativa a partir de vários “gatilhos”. Storytelling: tudo se conta melhor como uma história. Como se estrutura uma história: emoção, surpresa, analogias. Escrita e rescrita. A ligação entre o copy e a tipografia. A ligação entre o copy e a imagem. O copywriter na equipa criativa. Exercícios práticos e variados de copywriting.
DIREÇÃO DE ARTE (45h)
O que é a Direção de Arte. Traduzir conceitos em representações visuais. Os vários elementos artísticos e as suas conjugações: fotografia, design, ilustração, entre outros. O trabalho da direção artística com o design. O trabalho do diretor de arte, enquanto designer. O diretor de arte na equipa criativa. Princípios de design: cor, composição, proporção, equilíbrio, tipografia, entre outros elementos. Práticas de Photoshop CC para layout e design. Práticas de Photoshop CC para composição e tratamento de imagem. Noções base de fotografia. Principais formatos e meios: imprensa, outdoors e mupis. Outros formatos: prints para ativações de marca, flyers e afins, merchandising, intervenção no produto, branding e publicidade não convencionais. Direção de arte no online. Exercícios práticos de criação de campanha, print ou online, com foco principal na Direção de Arte.
VÍDEO (33h)
O vídeo na publicidade: do teaser na web ao ecrã de cinema. Análise de case studies de várias linguagens e formatos de publicidade vídeo. O vídeo numa era de criativos digital natives. Pesquisa e criação de moodboards. Casos complexos (quando o storyboard e o shootingboard são necessários). Os envolvidos na produção de vídeo publicitário. Noções básicas de linguagem audiovisual e realização. Exercícios práticos de spots publicitários baseados em briefing: 1) video para story ou reel, captado com telemóvel e editado em CapCut 2) criação de descritivo e visualização com base num briefing, para uma marca destacada no mercado 3) descritivo, visualização e produção de spot (com alunos de realização e produção) e com base num briefing real para uma pequena marca ou organização.
DIGITAL (36h)
Digital Everywhere: web, mobile, tablet, espaço público, wearables e outros. Noções base de marketing digital. Comportamento ativo e participativo do consumidor: youtubers, instagramers, bloggers, podcasts, digital influencers, reviewers, etc.. Adaptação para o digital vs criação para o digital. A publicidade em sites, apps, redes sociais e outros canais (instagram, facebook, youtube, tik tok, podcasts, etc). As redes sociais, a criação de conteúdos e criação de comunidadades. A precisão do targeting e dos algoritmos. Nocões de SEM e SEO. Outras tecnologias para publicidade: Inteligência Artificial, AR, VR, entre outras. Exercícios práticos de campanha digital.
ATIVAÇÃO DE MARCAS (27h)
Conectar a marca ao consumidor: despertar a curiosidade, a paixão, e os sentidos. Ligar emocionalmente o consumidor à marca. Tornar conceitos e ideias em acções. Para além do marketing directo e relacional. Tipos de ativação. Análise de case studies. Desenhar um plano de ativação. A ativação planeada no físico e no digital. Ativação enquanto processo de Branding. Eventos de ativação. Noções de produção de eventos. Ativação para futuro vídeo “viral”. Brandedspaces. Interação entre ativação física e os devices do consumidor: smartphones, etc. Exercícios práticos de ativação de marca
CAMPANHA INTEGRADA: SOCIAL (39h)
Exercício prático de campanha publicitária, 360º, vídeo, print, digital. Com execução real. Apresentação de briefing real aos alunos, de associações / instituições de natureza e carácter social. Definição de plano estratégico e processo criativo em conjunto com o cliente. Criação de campanha publicitária real, envolvendo outras turmas da escola na produção dos suportes idealizados na campanha: turmas de Realização, Câmara e Iluminação, Produção de Cinema, Som, Make Up, etc. A World Academy fornece o equipamento técnico e um budget para auxiliar a produção da campanha. Apresentação final das campanhas ao cliente.
CAMPANHA INTEGRADA: COMERCIAL (50h)
Exercício prático, em duplas criativas, de campanha publicitária, 360º, vídeo, print, digital. Com execução simulada para cliente real. Investigação sobre cliente e marca, concorrência, mercado, outras campanhas. Definição de plano estratégico e processo criativo. Acompanhamento e orientação dos trabalhos em todas as fases pelos formadores.
Apresentação dos projetos a um júri constituído por cliente, publicitários do mercado e formadores. Criatividade, qualidade de execução e de apresentação e eficácia serão critérios de avaliação.
MASTERCLASSES (6h)
O curso inclui ainda, no mínimo, 2 Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso.
Adicionalmente, a escola disponibiliza anualmente a cada aluno a possibilidade de participar em mais de 20 Masterclasses nas mais diversas áreas.
CONCURSOS CRIATIVOS
Os alunos, com orientação de formadores em aula, participam em pelo menos 2 Concursos:
BRIEF ABERTO DO CCP (Clube de Criatividade de Portugal)
FUTURE LIONS (competição global para estudantes)
FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outros cursos. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.
ESTÁGIO
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Maio e Dezembro de 2026.
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Adicionalmente, a World Academy recebe regularmente Ofertas de Emprego que envia a ex alunos e dá Orientação Profissional em relação a criação de currículos e portfólios, orientações para responder a candidaturas, regras e procedimentos em estágio, entre outras necessidades dos nosso alunos.
PRÉMIOS E DISTINÇÕES
Vários trabalhos de alunos nas mais diversas áreas, têm sido mostrados, nomeados ou premiados em múltiplas plataformas, mostras e festivais.
Alunos
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Formadores

Pedro Miguel Magalhães

Rui Soares
Inscrições
Preços
120€
170€
2.950€
327,78€
245,83€
2.655€
EX-ALUNOS
formadores wa
2 CURSOS
parceiros
Formação elegível para utilização do programa de apoio do IEFP, com atribuição de até 750€ para reforço de competências digitais, vê mais informações sobre esta iniciativa aqui.
As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.
CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção
Envio de currículo, ficha de candidatura e portfolio criativo
Portfolio criativo (fotografia, design, artes visuais, textos criativos, etc).
Conhecimentos mínimos de Photoshop, Illustrator ou outro software de criação gráfica (até ao início do curso em Out.).
Fator preferencial: formação ou experiência prévia em áreas da comunicação ou das artes.
Entrevista
Mínimo de 17 anos à data da candidatura. 12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.
PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
Entrega de cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “tipo passe” e comprovativo de morada.
Pagamento de Inscrição.
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy.
A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.
PRINCIPAIS PARCEIROS
5002
APPM
Clube Criativos de Portugal
Excentric Grey
Fullsix
Gerador
Havas Group
Hi-Interactive
JWT
Lisbon Labs
Mindshaker
Others
Post United
RTP
Shifthinkers
SIC
Social Animals
Syone
The Hotel
TODOS
TVI
Uzina
Wonder/Why
Wy Group
Young Network Group
Anualmente , os alunos que se destaquem terão apoio preferencial em projetos não comerciais, que possam apresentar à escola e que necessitem de equipamentos e espaços profissionais.
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.
DGERT
Presencial – Aulas com Formador e exercícios autónomos.
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Digital & Content Marketing
