APRESENTADOR TV, RÁDIO E DIGITAL
Telejornal, Talkshow, Rádio e Podcast
MARCAÇÕES DE ENTREVISTA E INSCRIÇÕES A PARTIR DE ABRIL 2025
Marcação de Entrevista
Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista. Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30.
Geral
Inscrições a partir de Abril 2025
Horários
Reposições de aulas às 3ª e 5ª no mesmo horário;
Exercícios e masterclasses pontualmente em horários e dias diferentes.
Porquê o curso de APRESENTADOR da WORLD ACADEMY? Porque, além de formadores do mercado e equipamentos profissionais, este é o curso do género mais completo em Portugal, incluindo produções intercursos similares ao mundo profissional.
Estudantes e licenciados em comunicação social. Jornalistas e guionistas para televisão e vídeo. Atores e modelos com boas capacidades de expressão. Comunicadores que queiram aprofundar técnicas para televisão, rádio e digital.
Saber apresentar, animar e fazer reportagem em programas de entretenimento TV.
Saber apresentar e fazer reportagem em programas e peças informativas TV.
Saber apresentar e fazer animação em Rádio e Podcast.
Saber gerir a imagem e a carreira.
Desenvolver o potencial de comunicação.
Apresentador e repórter em programas televisivos de entretenimento e de informação. Animador de rádio. Produtor e Apresentador de Podcasts. Apresentador e repórter em plataformas/ redes digitais. Apresentador e animador em eventos.
Conteúdos
INTRODUÇÃO AO MERCADO (9h)
A televisão, rádio e os canais digitais. Noções sobre o funcionamento duma estação e dum canal de televisão: departamentos, profissionais e funções principais. Análise de géneros e formatos televisivos: diferenças de público, linguagem e abordagem. Audiências, publicidade e outras fontes de receita. O papel dos apresentadores e repórteres: formação, seleção, evolução de carreira, case studies. Relação destes com a produção, programação e áreas técnicas.
O Youtube, Tiktok, Spotify e Instagram (entre outros) como plataformas mediáticas e de auto aprendizagem.
TÉCNICAS DE VOZ (24h)
Diagnóstico da voz. Características individuais da voz. A voz e as emoções. A respiração diafragmática. O sistema vocal. Alterações da voz. Higiene e saúde vocal. Intenções de texto. Resultados vocais e posturais. Liberdade, coerência e segurança da voz quando existem obstáculos. Articulação e dicção. Projeção. A expressividade da voz. Domínio do espaço através da voz. Voz para publicidade, autopromoções e institucionais: voz da marca, voz de personagens, adaptações, controlo de tempos. Locução de documentários: neutralidade e expressividade. Exercícios práticos em estúdio de som. Exercícios práticos de locução.
POSTURA, LOCUÇÃO E TELEPONTO (24h)
Cuidados e correções de postura e ‘tiques’ de expressão. Prática de leitura e dicção, com a voz e o corpo como um todo. A postura de apresentação em variadas situações e tipos de programa. Preparação de textos para teleponto. Exercícios de teleponto com leitura sentada e em pé.
ESCRITA DE CONTEÚDOS (21h)
Escrita criativa: técnicas e exercícios práticos.
Pesquisa para conteúdos: fontes e edição.
Escrita jornalística e de entretenimento: diferenças e fronteiras.
Escrita de conteúdos de entretenimento.
Canais: rádio, tv, digital (redes sociais, podcasts, youtube, outros).
Estilos: humor, personalidade, temáticas.
Exercícios práticos de escrita.
CAPTAÇÃO E EDIÇÃO VÍDEO (33h)
Noções e tecnologias de vídeo. Vídeos para podcast e streaming.
Captação com telemóveis e câmaras. Enquadramentos e planos, som, construir uma peça. Edição com Premiere e com programas mais simplificados. Linguagem da montagem. Grafismos e sonoplastia simples. Exercícios práticos de captação e edição.
ENTREVISTA E REPORTAGEM (30h)
Escrita jornalística: princípios, fontes e pesquisa,
técnicas base, géneros e formatos.
Escrita para notícias, reportagens, “vivos”, entrevistas.
Exercícios de vox pop.
Reportagem em directo.
Pesquisa, preparação e gravação de entrevistas.
Preparação, gravação e edição de reportagem,
com escrita e voz off.
APRESENTAÇÃO DE JORNAL (33h)
A postura da apresentação na informação. Criação de alinhamento. Treino de leitura de notícias com e sem teleponto. O imprevisto, e a notícia de última hora.
A relação do pivot com comentadores e/ou convidados.
Exercício prático de gravação de jornal em direto, experiência de pivot, teleponto e entrevista em estúdio.
Nota: 1 a 2 aulas de gravação em fim de semana ou manhã.
APRESENTAÇÃO DE ENTRETENIMENTO (33h)
Os vários formatos de entretimento.
O trabalho humorístico: timings, postura, comunicação, olhar.
Os elementos do formato late night: monólogo humorístico sobre atualidade, entrevista, voxpop, rubricas e desafios.
Trabalho do monologo humorístico em colaboração com a turma do curso de Guionismo da WA.
Exercício prático de gravação de voxpop no exterior.
Exercicio prático de apresentação de programa de 20 minutos de late-night, com monólogo, convidado real, desafio e rubricas.
No exercício prático final cada aluno de apresentação apresenta o seu programa em dupla com outra(o) apresentador(a). Os programas são todos diferentes, mas partilham o mesmo cenário. No ensaio e na gravação do programa participam as turmas de Realização, Câmara, Guionismo, Produção, Acting, Som, e Make-up e Cabelos da WA.
Nota: 1 a 2 aulas de gravação durante manhã e tarde.
ANIMAÇÃO EM RÁDIO (24h)
Como funciona uma rádio: departamentos, funções e operações. O papel e caraterísticas de um animador de rádio.
A componente técnica da rádio. Microfones, mesa de mistura, softwares. Gestão de playlist.
Os vários formatos diferentes de programas de rádio.
A rádio em exterior: cobertura de festivais, eventos e outros.
Exercício prático de produção, animação e gravação de um programa de rádio, no formato das manhãs de entretenimento (executado em equipa e grupos de apresentadores).
Nota: os dias semanais das aulas podem variar, no mesmo horário.
STYLING E IMAGEM PESSOAL (9h)
Estudo e importância da imagem e da comunicação.
O que transmite a imagem pessoal. Styling: roupa e acessórios, cabelos e make up. Parcerias com marcas.
COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL (9h)
Definição dos objetivos, estratégias e conteúdos; escolha dos canais digitais (tiktok, instagram, youtube, spotify, etc) e formatos (reels, stories, streaming, etc).
Trabalhar com marcas e rentabilidade: patrocínios, afiliação, product placement, unboxing, monetização, venda própria, etc..
Acompanhamento de influencers, tendências e eventos; criação de dinâmicas com os seguidores.
PROJECTO FINAL DE PODCAST (24h)
Exercícios práticos finais de Podcast com imagem, em duplas ou triplas: preparação e escrita de guião; produção de peças, genérico, efeitos, etc; alinhamento; marcação de meios e equipa; transmissão em direto (streaming) numa plataforma digital.
GESTÃO DE CARREIRA, CASTING E PORTFOLIO (11h)
Integração e posicionamento no mercado e planeamento de carreira. Gestão da imagem pública, relação com imprensa e presença digital.
Preparação para Casting. Exercicios de casting.
A postura perante um fotógrafo. O retrato editorial e o retrato de portfolio. Sessão fotográfica com fotógrafo para o portfolio pessoal de cada aluno.
Seleção, edição e divulgação de portfolio em diferentes redes e canais.
MASTERCLASSES (6h)
O curso inclui ainda, no mínimo, 2 Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso.
Adicionalmente, a escola disponibiliza anualmente a cada aluno a possibilidade de participar em mais de 20 Masterclasses nas mais diversas áreas.
FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outros cursos. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
A World Academy recebe regularmente Pedidos para Castings, Ofertas de Estágios Extracurriculares ou de Trabalho, que envia a ex alunos. Dá ainda Orientação Profissional na criação de currículos e showreels, respostas a candidaturas, regras e procedimentos em estágio, entre outras necessidades dos nossos alunos.
PRÉMIOS E DISTINÇÕES
Vários trabalhos de alunos nas mais diversas áreas, têm sido mostrados, nomeados ou premiados em múltiplas plataformas, mostras e festivais.
ALUNOS
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Formadores

Catarina Silva

João Louro

José Figueiras

José Jorge Duarte
Inscrições
Preços
120€
170€
2.900€
322,22€
241,67€
2.610€
EX-ALUNOS
formadores wa
2 CURSOS
parceiros
Formação elegível para utilização do programa de apoio do IEFP, com atribuição de até 750€ para reforço de competências digitais, vê mais informações sobre esta iniciativa aqui.
As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.
CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção
Envio de currículo e ficha de candidatura
Fator preferencial: Formação em áreas de comunicação.
Portfolio (mínimo 1 vídeo de 1 min. aprox. a apresentar um tema à escolha).
Entrevista
Mínimo de 17 anos à data da candidatura. 12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.
PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
Entrega de cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “tipo passe” e comprovativo de morada.
Pagamento de Inscrição.
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy.
A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.
PRINCIPAIS PARCEIROS
Antena 1, 2, 3
Canal 11
Canal Q
IBeauty
Coral
Cidade Fm
Endemol
Fashion Studio
Festival Meo Sudoeste
Festival SBSR
Festival Rock em Stock
Freemantle Media
Fuel TV
Hit Management
Kriolan
Mega Hits
Medialuso
Moda Lisboa
Musicbox
Panavideo
PimPamPum
Plural
Rádio Renascença
RTP
Shine Iberia
SIC
Sincoulor
SP Televisão
Sporting TV
TVI
Parceiro Make-Up Clarins
Anualmente , os alunos que se destaquem terão apoio preferencial em projetos não comerciais, que possam apresentar à escola e que necessitem de equipamentos e espaços profissionais.
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.
DGERT
Presencial – Aulas com Formador e exercícios autónomos.
Cursos relacionados
