ESCRITA PARA CINEMA, TELEVISÃO E TEATRO
Curta Metragem, Longa Metragem, Série de Ficção, Documentário, Humor e Teatro
MARCAÇÕES DE ENTREVISTA E INSCRIÇÕES A PARTIR DE ABRIL 2025
Marcação de Entrevista
Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista. Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30.
Geral
Inscrições a partir de Abril 2025
Horários
Reposições de aulas às 3ª e 5ª no mesmo horário;
Exercícios e masterclasses pontualmente em horários e dias diferentes.
Porque é o curso do género mais completo em Portugal, incluindo escrita para curtas, séries, longas, documentário, teatro e humor. E porque é o único em que vais interagir com outros cursos e ver guiões teus a serem produzidos e realizados.
A todos os que gostem de escrever e queiram ser guionistas, argumentistas e dramaturgos.
Formar guionistas, argumentistas e dramaturgos de nível profissional.
Produtoras de Cinema, Produtoras de Televisão e Vídeo, Companhias e Grupos de Teatro.
Conteúdos
ELEMENTOS E TÉCNICAS NARRATIVAS (30h)
A estrutura clássica narrativa, e a sua aplicação ao argumento / guião; os arcos de história / os arcos de personagem. Estratégias de estrutura.
Arquétipos e para além deles: a viagem do herói e as suas alternativas modernas. Estratégias para Pesquisa e organização narrativa. O status quo do mundo da narrativa e dos personagens: o inciting incident e a destruição desse status quo. Estrutura de Três Actos; as 7 Esferas da Acção e as 31 Funções da Acção segundo Vladimir Propp. Plot Points: as ferramentas de passagem de ato e marcação de contrastes. Conflito e Mudança: os obstáculos que constroem a narrativa. Show, Don’t Tell: o poder da sugestão versus a exposição. Ações narrativas.
Contrução de Personagens. Diálogos: um lugar para a narrativa e não para a verosimilhança. Construção de Subtexto nas ações e nos diálogos.
Exercícios variados de escrita na forma de argumento.
SKETCH HUMORÍSTICO (24h)
Os princípios da escrita de humor: exagero; contraste de situações; situações extremas ou desconfortáveis; surpresa; choque; ironia; o absurdo.
Princípios de estrutura na escrita de humor.
Exercícios de escrita de sketches humorísticos.
O formato Late Night de talk-show. Case studies: The Daily Show; Conan O´Brien; 5 Para a Meia-Noite.
Os elementos principais: o/a apresentador/a. Os sidekicks ou outras aparições. Os convidados.
Escrita do monólogo inicial: humor a partir da atualidade. Pesquisa da atualidade e criação de monólogo humorístico com as mesmas: o ângulo e a punchline. Testar o monólogo. Sketches humorísticos: tipologias e técnicas. Exercícios de escrita de sketches humorísticos.
Sketches humorísticos: tipologias e técnicas. Exercícios de escrita de sketches humorísticos.
CURTA-METRAGEM (36h)
Leitura, análise e breakdown dos elementos e temáticas de curtas-metragens nacionais e internacionais.
Curtas-metragens originais e curtas-metragens adaptadas.
Os vários pontos de partida possíveis para a escrita de argumento de ficção.
Fases de escrita: temática; questão dramática principal; personagens centrais; estrutura dos atos e definição dos pontos chave e plot points; criação dos personagens secundários / obstáculos / histórias paralelas; tratamento; scene break down; first draft com diálogos; revisões; final draft. O trabalho de adaptação literária: literatura vs cinema. Cuidados a ter na adaptação cinematográfica de um texto literário.
Exercícios variados de escrita de ficção.
Escrita de uma curta-metragem individual (as curtas-metragens mais originais e viáveis de execução vão ser realizadas pelas várias turmas de audiovisual da World Academy).
SÉRIES DE FICÇÃO (39h)
Séries modernas de ficção: as histórias na televisão a assumirem o papel que era do cinema.
Criação do conceito: a ideia criativa de base.
Definição da temática e criação dos personagens centrais.
Definição dos objetivos dos personagens centrais.
Criação de personagens secundários como ajudas ou obstáculos aos personagens centrais. Análise de case-studies de personagens centrais, secundários e seus objetivos: The Wire; House of Cards; Breaking Bad; The Sopranos, e/ou outras séries escolhidas como exemplo em aula. Fases da escrita da temporada de uma série: conceito / estrutura / tratamento / episódios. Preparar os ganchos para temporadas seguintes. Os arcos que atravessam uma temporada e os arcos que atravessam várias temporadas.
Exercício de escrita de episódio piloto e sinopses da restante temporada, em grupos de alunos, simulando a equipa de trabalho em séries.
DOCUMENTÁRIO (21h)
Exercício de estruturação e escrita para um documentário. Pesquisa e identificação dentro de um tema explorado pelo aluno. Esquematização de questões para entrevistados e escrita para narrador/perspectiva do realizador numa abordagem subjectiva. Escrita de Documentário com seleção para produção por outros cursos.
TEATRO (30h)
Exercício de escrita para uma peça de teatro. Estruturação em Actos numa peça de teatro. A personagem e o conflito em palco. A Dramaturgia. Protos, Agon, Infens. A voz para a plateia. O Dramaturgo e a peça de teatro – perspectiva.
Exercício de Escrita de Peça para alunos de Acting apresentarem no Festival World Academy.
ADAPTAÇÃO LITERÁRIA (18h)
A adaptação literária: transformação e adaptação de um texto literário para argumento cinematográfico. Como identificar a estrutura narrativa dentro da prosa literária, mas também as suas rimas e ritmos internos essenciais, de modo a transformar o texto num formato audiovisual. Exercício de adaptação de um conto literário em filme.
LONGA-METRAGEM (39h)
Exercício de criação individual de sinopse, tratamento e escrita de longa-metragem; definição e caraterização dos personagens e locais; escrita da nota de intenções; desenvolvimento do primeiro draft do argumento.
Este módulo decorre ao longo do ano letivo, acompanhado por formador de argumento de ficção, e pretende que os formandos tenham um projeto preparado para procurar financiamento ou produtores interessados.
Pitching e apresentação do projeto a júri de cinema.
Abordagem ao mercado de trabalho, com formador e convidados.
WRITER’S ROOM (24h)
Exercícios de interactividade com outros cursos de forma colectiva. Alunos de cursos como Videojogos, Animação 2D, Animação 3D, Realização II, Produção de Cinema e TV, entre outros irão recorrer à turma de Guionismo neste módulo de forma a encontrarem soluções narrativas para os seus projectos finais.
Alguns módulos de outros cursos (noutros horários e calendários) estão acessíveis aos alunos de Escrita para participarem em carácter demonstrativo, sem avaliação. Em Escrita para Cinema, TV & Teatro, este módulo é:
HISTÓRIA DO CINEMA (30h) (REALIZAÇÃO I)
Noções essenciais sobre os principais movimentos, realizadores e rupturas estéticas na História do Cinema, com enfoque especial na Realização. Cinema russo, expressionismo alemão, cinema narrativo clássico e hollywood, neo realismo, novelle vague, cinema contemporâneo, entre outras referências. Será fornecida uma bibliografia e filmografia base para os alunos aprofundarem conhecimentos ao longo do ano.
MASTERCLASSES (6h)
O curso inclui ainda, no mínimo, 2 Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso.
Adicionalmente, a escola disponibiliza anualmente a cada aluno a possibilidade de participar em mais de 20 Masterclasses nas mais diversas áreas.
MOSTRA FINAL
As melhores Curtas, além de serem enviados para Mostras e Festivais, serão exibidas no Festival World Academy.
FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outro curso. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Adicionalmente, a World Academy recebe regularmente Ofertas de Trabalho que envia a ex alunos e dá Orientação Profissional em relação a criação de currículos e portfólios, orientações para responder a candidaturas, regras e procedimentos em estágio, entre outras necessidades dos nosso alunos.
PRÉMIOS E DISTINÇÕES
Vários trabalhos de alunos nas mais diversas áreas, têm sido mostrados, nomeados ou premiados em múltiplas plataformas, mostras e festivais.
Entre outras distinções, a World Academy já foi premiada no SOPHIA ESTUDANTE, a maior competicão de escolas de cinema:
Dois 1º Prémios de Documentário
Um 2º Prémios de Documentário
Um 1º Prémio de Experimental
Um 2º Prémio de Trailer
Um 3º Prémio de Animação
ALUNOS

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Formadores

Mafalda Santos

Virgílio Almeida
Inscrições
Preços
120€
170€
2.600€
288,89€
216,67€
2.340€
EX-ALUNOS
formadores wa
2 CURSOS
parceiros
Formação elegível para utilização do programa de apoio do IEFP, com atribuição de até 750€ para reforço de competências digitais, vê mais informações sobre esta iniciativa aqui.
As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.
CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção
Envio de currículo e ficha de candidatura
Trabalhos escritos ou guiões (publicados ou não, académicos, pessoais, profissionais ou outros). A enviar até 48 horas úteis antes da entrevista.
Entrevista
Mínimo de 17 anos à data da candidatura. 12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.
PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
Entrega de cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “tipo passe” e comprovativo de morada.
Pagamento de Inscrição.
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy.
A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.
PRINCIPAIS PARCEIROS
Canal Q
Coral
David e Golias
Festival Indie Lisboa
Fest Festival
Festival Monstra
Fuel TV
Leopardo Filmes
Mau Mau Mia
Medialuso
Others
Panavideo
Plural
Prémios Sophia Estudante
RTP
Sardinha em Lata
Shine Iberia
SIC
SP Televisão
Trix
TVI
Ukbar Films
Anualmente , os alunos que se destaquem terão apoio preferencial em projetos não comerciais, que possam apresentar à escola e que necessitem de equipamentos e espaços profissionais.
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.
DGERT
Presencial – Aulas com Formador e exercícios autónomos.
Cursos relacionados

REALIZAÇÃO PARA CINEMA E TELEVISÃO I

Acting para Cinema, Televisão e Teatro I

REALIZAÇÃO PARA CINEMA E TELEVISÃO II
