Câmara e Iluminação para Cinema e Televisão
Curta Metragem, Série, Documentário, Spot, Videoclip e Televisão
MARCAÇÕES DE ENTREVISTA E INSCRIÇÕES A PARTIR DE ABRIL 2025
Marcação de Entrevista
Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista. Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30.
Geral
Inscrições a partir de Abril 2025
Horários
Reposições de aulas às 3ª e 5ª no mesmo horário;
Exercícios e aulas pontualmente em horários e dias diferentes.
Porque, além de formadores do mercado, equipamentos profissionais, estágio incluído e colocação de 100% dos alunos, este é o curso desta área em Portugal, com mais produções intercursos similares ao mundo profissional, e com maior variedade de especializações: reportagem, talkshows e sketchs em estúdio tv, multicamara para espetáculo, direção de fotografia para publicidade e cinema, operação de grua e steadicam, edição e grading.
A todos os que queiram ser profissionais de imagem, sabendo aliar um forte conhecimento técnico das ferramentas de operação de câmara, iluminação e direção de fotografia, a um know-how criativo e narrativo das mesmas.
Formar técnicos e criativos especializados em Câmara, Iluminação e Direção de Fotografia.
Assistentes de imagem, Operadores de Câmara, Iluminadores e Diretores de Fotografia para: Canais de Televisão, Produtoras de Cinema, Publicidade, Televisão e Vídeo e, ainda, para a área Digital.
Excelentes saídas profissionais.
Conteúdos
LINGUAGEM ESTÉTICA E MERCADO AUDIOVISUAL (9h)
Introdução ao mercado de trabalho e à área da imagem inserida na cadeia de produção: televisão, cinema, outras produtoras e web; equipas de trabalho; as várias saídas profissionais na área da imagem. Linguagem audiovisual: o alfabeto de quem trabalha a imagem, escalas de planos e movimentos, continuidade visual, regras essenciais, os sistemas formais visuais, o lugar da imagem na linguagem audiovisual. Exercícios práticos de análise de sequências.
TECNOLOGIAS DE CÂMARA (18h)
Standards de vídeo: SD, HD, 2K, 4K. Dimensões de imagem, frame rates, vídeo interlaçado (i) e vídeo progressivo (p). A diferença entre captar a 25p ou a 50p. Tecnologia de sensores de imagem. Compressão digital: compressão vídeo, data rate e color sampling. Os principais formatos de vídeo e codecs usados nas câmaras profissionais. balanço de brancos; diafragma; shutter; utilização de ND’s. Profundidade de campo. Formatos de gravação e boas práticas de arquivo e backup. Inputs áudio da câmara e ajuste de níveis áudio. Manutenção e cuidados com o equipamento. Teste teórico.
TECNOLOGIAS DE ILUMINAÇÃO (18h)
Princípios de Eletricidade. Segurança. Teoria e comportamento da luz. Temperatura de cor. Tipologias de lâmpadas e projetores. Acessórios de iluminação frequentes: filtros, tripés, bandeiras, etc. Setup inicial de 3 pontos de luz. Utilização de filtros ND e de filtros difusores. Projetores e segurança. Análise de todos os componentes de iluminação, incluindo estruturas para iluminação e infraestrutura elétrica. Identificação e diferenciação dos vários tipos de luzes disponíveis em estúdio. Técnicas, prática e segurança na colocação, remoção e mudança de projetores de luz em teia de iluminação.
REPORTAGEM (30h)
Os componentes e acessórios das câmaras de Reportagem (ENG). Montagem e segurança na operação de uma câmara ENG. As ferramentas Standard das câmaras ENG: exercícios práticos de framing, zooming e foco; Exercícios de operação de câmara ENG em interiores e exteriores. Tipos de projetores comuns em ENG. Iluminação para entrevista. Exercício de iluminação e captação de entrevista em estúdio. A dupla jornalística: repórter e câmara. Legislação. Práticas e cuidados de trabalho em variados cenários: públicos, institucionais, manifestações, conflitos, etc. Equipamentos de transmissão remota de imagem para canal ou estação de televisão. Tipologias de cobertura em reportagem: entrevistas, ambientes e planos de corte. Exercícios de reportagem com alunos de Apresentador de TV e Rádio.
MAQUINARIA E OPERAÇÃO DE GRUA (21h)
Maquinaria comum em imagem: gruas, dolly, etc. Tipologias de gruas. Acessórios de grua. A equipa de operação de grua. Os componentes da grua Jimmy Jib Triangle. Princípios de segurança na utilização de gruas. Princípios de montagem e desmontagem de grua (teoria). Montagem e balanço da câmara. Balanço da Jib. Ligações da grua à câmara. Exercícios de movimento. Movimentos de câmara remotos: pan, tilt, foco e diafragma. Utilização dos controlos remotos para a utilização da câmara. Exercícios variados de movimentação de braço e operações de câmara.
STEADICAM (9h)
Os componentes e acessórios do braço de Stedicam. Montagem e segurança na operação de um Stedicam. Manutenção e cuidados com o equipamento. As manobras e técnicas para a operação flúida do braço durante exercícios práticos. O corredor, a geometria, o ponto de fuga e a acção em movimento.
EDIÇÃO DE VÍDEO (18h)
Introdução à Teoria da Montagem. Análise de sequências. As principais componentes do Interface no Premiere: importação de material de imagem e som; organização, visionamento, catalogação e pesquisa rápida de material. Introdução à edição: escolha de material e a marcação de áreas; edição na timeline; ferramentas de ajuste rápido da montagem. Edição intermédia: técnicas de ripple, roll, slide e slip para ajuste de clips e cortes; ferramentas de trim. Manipulação áudio no Premiere. Edição de Reportagem.
TELEJORNAL (12h)
A estação de televisão: cadeia de operações da captação à emissão e receção; principais departamentos e profissionais. Visita a estação de televisão.
Tecnologia TV: noções básicas de equipamento e tecnologias de captação, edição, armazenamento, emissão e continuidade. O Som, os grafismos e a mistura na régie.
Exercício multicâmara de Telejornal, com rotação de alunos em operação e assistência de Câmara, e em interactividade com outros cursos.
SKETCHES DE HUMOR (30h)
Técnicas de desenho de luz em estúdio. Exercício práticos de iluminação. Operação multicâmara: bases e exercícios práticos. As ligações à régie e a comunicação durante a gravação. Gravação de sketches humorísticos em multicâmara, envolvendo outros cursos.
TALKSHOW (30h)
Colaboração com várias turmas de audiovisual da World Academy (Realização, Produção, Acting, e outras turmas), na criação e execução de um talkshow de entretenimento em multicâmara. As turmas de câmara conceptualizam e executam todo o trabalho de iluminação e desenho de luz em estúdio cenografado, e executam as funções de câmara, e assistente de câmara durante a preparação, os ensaios e as gravações do talkshow. A gravação é ao vivo, com apresentadores e entrevistados.
CONCERTO (21h)
As turmas de câmara trabalham em conjunto com as restantes turmas de audiovisuais, de espetáculos e de som da World Academy na gravação multicâmara de um concerto ao vivo. As turmas de Câmara executam as funções de operador e assistente de câmara, e ainda operação de grua e assistência, durante o ensaio e a gravação do concerto. A gravação é ao vivo com presença de público.
GRADING (12h)
Introdução à correção de cor em DaVinci Resolve. Software baseado em Nodes. Compreender os LUT’s. Compreender as curvas. Analisar a imagem: contraste, exposição, cor, saturação. Correção de cor primária. Correção de cor secundária. Manter a continuidade de correção entre planos. Rendering. Exercício de composição de imagem e de correção de cor.
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: SÉRIES (24h)
Técnicas de desenho de luz em exteriores para mais do que um efeito. Exercício práticos de iluminação e fotografia para pequeno formato. Exercícios teóricos de moodboards e de pesquisa estética. O diálogo criativo com o produtor e com o realizador. Gravação de episódio-piloto de série de televisão envolvendo outros cursos.
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: DOCUMENTÁRIO (18h)
Géneros e formatos de documentário. Estrutura para documentários. A narrativa dramática e o Documentário. Abordagem visual. Entrevistas. O planeamento e a imprevisibilidade do real. Equipas em documentário. O Diretor de Fotografia em Documentário. Exercício prático de realização de documentários em conjunto com alunos de outros cursos audiovisuais.
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: MUSIC VIDEO (18h)
A música e a linguagem audiovisual. Análise de videoclips e discussão das fontes de luz. Montagem, narrativa, letra e técnicas utilizadas. Os elementos da equipa de imagem e a divisão do trabalho em videoclip. A presença de artistas de música no plateau. O ritmo de produção e o grading para videoclip. Rodagem de music video envolvendo outros cursos e bandas/artistas reais do mercado.
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: PUBLICIDADE (30h)
A Direção de Fotografia: pintar com luz. Análise de spots e discussão das fontes de luz e acessórios utilizados. Os elementos da equipa de imagem e a divisão do trabalho em publicidade.
Equipamentos de luz para direção de fotografia: HMI’s, Kino-Flo’s, Fresnels, LED’s, balões, chimera’s, refletores e difusores de média e grande dimensão, CTO’s, CTB’s, ND’s.
Câmaras de Cinema Digital. O comportamento dos sensores. Escolha e montagem de acessórios de câmara: barras, porta-filtros, follow-focus.
Tipologias das lentes fixas e zoom. Cuidados e limpeza na troca de lentes. Suportes de gravação. Estimar as necessidades de espaço e preparação de sistemas de backup nas rodagens.
Exercícios de direção de fotografia e captação com câmaras de cinematografia digital.
Rodagem de spots publicitários, produzidos em conjunto com as turmas de Audiovisuais e de Publicidade.
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: CINEMA (36h)
Análise de sequências cinematográficas e discussão das componentes técnicas, artísticas e emocionais resultantes do trabalho de direção de fotografia. Análise de guiões cinematográficos de curta-metragem juntamente com as turmas de Realização e Produção para discussão de soluções criativas e levantamento de necessidades técnicas. Repérage técnica aos locais de filmagem. Rodagem de curtas-metragens de ficção juntamente com as várias turmas da World Academy (Realização, Produção, Pós-Produção, Acting, Som, entre outras). Os alunos executam os vários trabalhos da equipa de imagem: Diretor de Fotografia, operador de câmara, assistente de imagem, entre outras. As melhores curtas-metragens são exibidas no festival World Academy e enviadas para festivais e mostras de cinema.
Alguns módulos de outros cursos (noutros horários e calendários) estão acessíveis aos alunos de Câmara & Iluminação para participarem em carácter demonstrativo, sem avaliação. Em Câmara & Iluminação, este módulos são:
TECNOLOGIAS DIGITAIS (18h) (EDIÇÃO DE VÍDEO & MOTION GRAPHICS)
Tipologias de imagem: Imagens Raster (pixels) e Images vectoriais. A compressão de Imagem: imagens comprimidas e não comprimidas. Espaços de cor, canais de cor e canal alpha. O digital e os bits por canal. Ficheiros com outras capacidades (layers, etc). Tipologias de vídeo: Vídeo SD, HD, 2K, 4K entre outros. Vídeo interlaçado e vídeo progressivo, frame rates, A compressão em vídeo. Compressão do frame, Color Sampling, e Long GOP. A importância da data rate e da compressão no trabalho de Motion Graphics. Formatos sem compressão. Codecs mais indicados para Motion Graphics. Tecnologia HDR. As ferramentas principais do mercado de Motion Graphics. Tipos de Software e interacção entre softwares. Produção e tecnologias em estúdio de gravação com integração de motion graphics e animação.
TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS (15h) (PRODUÇÃO CINEMA & TV)
Noções básicas de equipamento desde a pré-produção até à finalização de um produto audiovisual onde os formandos familiarizar-se-ão com o equipamento e softwares audiovisuais de forma a poderem compreender não são as exigências tecnológicas inerentes aos vários departamentos, mas também poderem compreender a linguagem audiovisual que é discutida entre os vários membros de uma equipa.
HISTÓRIA DO CINEMA (21h) (REALIZAÇÃO I)
Noções essenciais sobre os principais movimentos, realizadores e rupturas estéticas na História do Cinema, com enfoque especial na Realização. Cinema russo, expressionismo alemão, cinema narrativo clássico e hollywood, neo realismo, novelle vague, cinema contemporâneo, entre outras referências. Será fornecida uma bibliografia e filmografia base para os alunos aprofundarem conhecimentos ao longo do ano.
MASTERCLASSES (6h)
O curso inclui ainda, no mínimo, 2 Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso.
Adicionalmente, a escola disponibiliza anualmente a cada aluno a possibilidade de participar em mais de 20 Masterclasses nas mais diversas áreas.
MOSTRA FINAL
As melhores Curtas, além de serem enviados para mostras e festivais, serão exibidos no Festival World Academy.
FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outros cursos. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.
ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Maio e Dezembro de 2026. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Adicionalmente, a World Academy recebe regularmente Ofertas de Emprego que envia a ex alunos e dá Orientação Profissional em relação a criação de currículos e portfólios, orientações para responder a candidaturas, regras e procedimentos em estágio, entre outras necessidades dos nosso alunos.
PRÉMIOS E DISTINÇÕES
Vários trabalhos de alunos nas mais diversas áreas, têm sido mostrados, nomeados ou premiados em múltiplas plataformas, mostras e festivais.
Entre outras distinções, a World Academy já foi premiada no SOPHIA ESTUDANTE, a maior competicão de escolas de cinema:
Dois 1º Prémios de Documentário
Um 2º Prémios de Documentário
Um 1º Prémio de Experimental
Um 2º Prémio de Trailer
Um 3º Prémio de Animação
ALUNOS
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Formadores

Andreia Saraiva Santos

Luís Silva

Nuno Garcia
Inscrições
Preços
120€
170€
3.750€
416,67€
312,50€
3.375€
EX-ALUNOS
formadores wa
2 CURSOS
parceiros
Formação elegível para utilização do programa de apoio do IEFP, com atribuição de até 750€ para reforço de competências digitais, vê mais informações sobre esta iniciativa aqui.
As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.
CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção
Envio de currículo e ficha de candidatura
Fotografias ou vídeos (podem ser amadores e feitos em qualquer suporte) que demonstrem vocação para a área de imagem.
Entrevista
Mínimo de 17 anos à data da candidatura. 12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.
PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
Entrega de cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “tipo passe” e comprovativo de morada.
Pagamento de Inscrição.
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy.
A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.
PRINCIPAIS PARCEIROS
AVK
Benfica TV
Canal 11
Canal Q
Coral
David e Golias
Endemol
Europalco
Festas de Grândola
Festival Indielisboa
Festival Fest
Festival Meo Sudoeste
Festival Rock em Stock
Festival Rock in Rio
Festival SBSR
Freemantle Media
Fuel TV
Leopardo Filmes
Mau Mau Mia
Medialuso
Moda Lisboa
Others
Panavideo
Planar
Plural
Prémios Sophia Estudante
RTP
Shine Iberia
SIC
SP Televisão
Sporting TV
TVI
Ukbar Films
Anualmente , os alunos que se destaquem terão apoio preferencial em projetos não comerciais, que possam apresentar à escola e que necessitem de equipamentos e espaços profissionais.
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.
DGERT
Presencial – Aulas com Formador e exercícios autónomos.
Cursos relacionados

EDIÇÃO DE VÍDEO & MOTION GRAPHICS

REALIZAÇÃO PARA CINEMA E TELEVISÃO I

VIDEÓGRAFO
