Início » Cursos » UI/UX & Front-End Development

UI/UX & Front-End Development

MARCAÇÕES DE ENTREVISTA E INSCRIÇÕES A PARTIR DE ABRIL 2025

Datas
Out 2025 a Jul 2026
Horários
3ª e 5ª | 19h00-23h00
Vagas
14 (mínimo 8)

Marcação de Entrevista

Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista. Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30.

Geral

Datas
Out 2025 a Jul 2026

Inscrições a partir de Abril 2025

Duração
290h + Estágio
Participantes
14 (mínimo 8)

Horários

Terças e Quintas, 19h00 – 23h00

Reposições de aulas às 2ª, 4ª e 6ª no mesmo horário;
Exercícios e masterclasses pontualmente em horários e dias diferentes.

Porquê o curso de UI/UX & Front-End Development da WORLD ACADEMY? 

Num mundo cada vez mais ligado à grande rede global que é a Internet, as áreas de UI/UX e Front-End Development revelam-se essenciais na resposta às necessidades modernas de comunicação digital. HTML5, CSS e Javascript continuam a ser core concepts que qualquer Front-End Developer precisa de dominar. Na World Academy vamos mais longe com treino nas tendências e ferramentas mais actuais, quer sejam Responsive Web Design, CMS, frameworks web e mobile com React.

A QUEM SE DESTINA

A todos os interessados na especialização em linguagem UI/UX e em programação Front-End, para sites e apps.

OBJETIVOS

Formar Front-End Developers.

SAÍDAS PROFISSIONAIS
Front-End Developers para agências digitais, agências de comunicação e publicidade, produtoras de conteúdos Web, empresas tecnológicas, start-ups ou empresas em geral. Excelentes saídas profissionais. 100% de colocação em Estágio (em 2020-21, segundo as regras de estágio curricular).⁣⁣

Conteúdos

USER INTERFACE E USER EXPERIENCE (28h)

Funções em Front-End: designer front-end; designer UX (UserExperience); designer UI (Interação); Motion Graphics designer; estratega de conteúdos; programador back-end; especialista CMS (WordPress, Drupal, Joomla, entre outros).
User Experience: entender o utilizador; interação homem-máquina.
Design consistente; standard design; estruturas de navegação; estruturas de organização de conteúdo; arquitetura de informação; navegação progressiva. Boas práticas de utilização de menus e submenus. Ferramentas de pesquisa na página.
UI e UX: Prototipagem rápida. Prototipagem em papel e softwares para prototipagem.
Prática de UI e UX com Figma.

HTML:
– Evolução do HTML
– Roadmap Backend/Frontend
– Estrutura HTML
– Elementos e atributos
– Elementos de texto
– Listas
– Hiperligações
– Imagens
– Tabelas
– Formulários
– Elementos multimédia
– Elementos semânticos
– Acessibilidade
– Boas práticas

CSS
– Evolução CSS
– Utilizar CSS
– Sintaxe e boas práticas
– Selectores
– Unidades
– Cores
– Tipografia
– Links e butões
– Backgrounds e Gradients
– Borders e Shadows
– Box model
– Display
– Elementos de navegação
– Position
– Transform
– Transition
– Animation
– Máscaras
– Novos Métodos de layout – Flex
– Novos Métodos de layout – Grid
– Pré-processadores de CSS
– O futuro do CSS e passos seguintes

– Evolução do design web
– Conceito Adaptive design e Mobile First
– Imagens responsivas
– @Media Queries
– Funções lógicas
– Macro e micro Layouts
– Tipografia Responsiva
– SVG e iconografia
– User preferences
– Frameworks CSS

Colocar um site online
– Introdução aos conceitos fundamentais de tecnologias web, modelo cliente-servidor
– Hosting, domínios, DNS, FTP, directórios em server

Os principais CMS do mercado: WordPress; Drupal; Joomla.
Domain e hosting. A diferença entre WordPress.com e a plataforma CMS WordPress.
O que é PHP e MySQL? Breve introdução teórica.
Criação de site a partir de um tema WordPress em interação com outro curso e no âmbito do Festival World Academy.

Introdução, história e evolução dos vários standards da linguagem.
Tipos de dados em Javascript
Estruturas de decisão e repetição em javascript.
Estruturas e estruturas de dados complexas como Funções, Arrays e Objectos, criação de propriedades e métodos.
Conceito e manipulação do DOM (Document Object Model) numa aplicação web.
Trabalhar com Eventos em Javascript
Comunicação com API’s do servidor através de chamadas assíncronas em AJAX e manipulação de dados em formato JSON, utilização de “Promises” com a “Fetch” API de HTML5.
Gerir erros em Javascript, debug de aplicaçãoes.
Filtrar, Ordenar e pesquisar numa estrutura de dados em JS, utilização de novos métodos de Arrays e Objectos em ES5 e ES6 como map(), filter(), reduce().
Introdução e utilização de algumas Bibliotecas e API’s de HTML5 (LocalStorage, SessionStorage, Geolocation, Canvas, …)
Utilização de utilitários de gestão de projetos como “Git” e “npm” ou “yarn”.

Bibliotecas Javascript
Estabelecer o workflow de criação React.
A sintaxe de React.
Introdução ao framework React. JSX. Componentes e propriedades.
Criação de projectos React.
Props, states e eventos.
Utilização de Apis.
Exercício prático de criação de uma aplicação Web.

As diferentes abordagens e linguagens utilizadas na criação de aplicações mobile.
A framework React Native.
De React.js para React Native.
Instalação e workflow React Native.
Criação de UI com React Native.
React Native com iOS e com Android.
Componentes, elementos, e APIs.
Planificação de uma aplicação mobile.
Exercício de criação de uma aplicação mobile.

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Alguns módulos de outros cursos (noutros horários e calendários e sujeito a abrirem e terem vagas) estão acessíveis aos alunos de Animação 3D para participarem em carácter demonstrativo, sem avaliação. Estes módulos são:

Tipologias de imagem: Imagens Raster (pixels) e Images vectoriais. A compressão de Imagem: imagens comprimidas e não comprimidas. Espaços de cor, canais de cor e canal alpha. O digital e os bits por canal. Ficheiros com outras capacidades (layers, etc). Tipologias de vídeo: Vídeo SD, HD, 2K, 4K entre outros. Vídeo interlaçado e vídeo progressivo, frame rates, A compressão em vídeo. Compressão do frame, Color Sampling, e Long GOP. A importância da data rate e da compressão no trabalho de Motion Graphics. Formatos sem compressão. Codecs mais indicados para Motion Graphics. Tecnologia HDR. As ferramentas principais do mercado de Motion Graphics. Tipos de Software e interacção entre softwares. Produção e tecnologias em estúdio de gravação com integração de motion graphics e animação.

Noções essenciais sobre os principais movimentos, realizadores e rupturas estéticas na História do Cinema, com enfoque especial na Realização. Cinema russo, expressionismo alemão, cinema narrativo clássico e hollywood, neo realismo, novelle vague, cinema contemporâneo, entre outras referências. Será fornecida uma bibliografia e filmografia base para os alunos aprofundarem conhecimentos ao longo do ano.

O curso inclui ainda uma Masterclass com um Profissional de referência no mercado.

Os alunos deste curso são pontualmente convidados a  participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.

Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outro curso. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.

Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (12 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Dezembro de 2022. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

TESTEMUNHOS

Formadores

Inscrições

Preços

Inscrição

75€

De 2 de Maio a 30 de Junho de 2025

150€

A partir de 1 de Julho de 2025
Total a prestações

2.800€

Valor Total

457,33€

x6 meses

233,33€

x12 meses
TOTAL A Pronto Pagamento

2.520€

10%Desconto
DESCONTOS

EX-ALUNOS

De 2 de Maio a 31 Agosto de 2024

formadores wa

2 CURSOS

De 2 de Maio a 31 Agosto de 2024

parceiros

Consultar Secretaria para mais informações sobre descontos.
CHEQUE FORMAÇÃO + DIGITAL

Formação elegível para utilização do programa de apoio do IEFP, com atribuição de até 750€ para reforço de competências digitais, vê mais informações sobre esta iniciativa aqui.

FORA DA UNIÃO EUROPEIA?

As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.

CANDIDATURA

Inscrição
1

Marcação de entrevista para orientação e seleção

2

Envio de currículo e ficha de candidatura

Portfólio. Conhecimentos mínimos de computação gráfica (em qualquer software) e de programação (html, css), até ao início do curso. Conhecimentos de Adobe Photoshop e Adobe Illustrator.
3

Entrevista

Nota

Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.

PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Depois de aprovação em entrevista é necessário:
1

Leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.

2

Entrega de cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “tipo passe” e comprovativo de morada.

3

Pagamento de Inscrição.

CONDIÇÕES GERAIS

As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy.
A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Espaços e Equipamentos
Sala de aula com 14 computadores, tv e internet. Software | Adobe Creative Cloud, incluindo Photoshop, Illustrator e Figma. Editores de código opensource.
UTILIZAÇÃO DE MEIOS

Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.

PRINCIPAIS PARCEIROS

5002
Adsales
Altice Arena
Angry Ventures
APPM
Blueticket
Canal Q
Clube Criativos de
Portugal
Group M
Productized
Excentric Grey
Expresso
Fullsix
Gerador
Hi-Interactive
JWT
LisbonLabs
Mindshaker
Música no Coração
Observador
Others
RTP
Shift Thinkers
SIC
Social Animals
The Hotel
TVI
Waynext
Young Creative Network
+ outros no site

PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.
BOLSAS

Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

ENTIDADE DE CERTIFICAÇÃO

DGERT

ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

Presencial – Aulas com Formador e exercícios autónomos.

Cursos relacionados