Um grande evento é um evento que marca o público que o assiste. E por detrás desses eventos existem profissionais competentes e dedicados que os fazem acontecer.
| DURAÇÃO
280h
+ 120h a 480h de estágio
| DATAS
Outubro 2021 a Julho 2022
As informações aqui apresentadas podem sofrer alterações.
| HORÁRIO
T1 | 3ª e 5ª | 09h00 – 13h00
T2 | 3ª e 5ª | 19h00 – 23h00
T3 | 3ª e 5ª | 14h00 – 18h00
(reposições às 2ª, 4ª e 6ª, no respetivo horário)
| PARTICIPANTES
14 (mínimo 8)
| A QUEM SE DESTINA
A todos os que queiram ser produtores e gestores de eventos, com uma sólida formação inicial nas componentes de produção, gestão financeira e marketing.
| OBJETIVOS
Conhecer os principais meios, funções e tarefas na produção de qualquer evento.
Dominar na prática as principais operações de produção, gestão e promoção de um evento.
Estar apto a integrar o mercado como assistente de produção ou produtor júnior em qualquer tipo de evento profissional.
| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Assistentes de Produção para produtoras de eventos, promotoras de espetáculo, agências de comunicação, departamentos de marketing e comunicação de grandes marcas, salas de espetáculo, companhias de teatro e dança, promotores de música e, ainda, espaços e instituições culturais.
Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto telefónico para marcação de Entrevista de Aconselhamento Pedagógico.
Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 9h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 20h00.
| PRODUÇÃO (28h)
O que é um evento e para que serve.
Tipologias.
Etapas da produção.
Recursos humanos, logísticos e financeiros.
Carreiras e mercado.
As funções e tarefas principais do produtor.
Visita a espaço de eventos.
Programação e desenho de produção.
Pré-produção, promoção, produção e balanço.
Equipa do venue. Equipa do promotor do evento.
Equipa do artista. Coordenação de equipas. Gestão de Públicos.
Exercício prático de produção de um concerto, por cada turma, no Auditório World Academy.
| LEGISLAÇÃO (20h)
Legislação de espetáculos e eventos.
Licenciamentos e autorizações.
Legislação e normas de segurança.
Gestão e segurança de públicos.
Direitos de autor e conexos.
Licensing.
| SOM (24h)
Noções gerais sobre som e áudio.
Acústica de espaços.
Sistemas e equipamentos áudio:
Captação, gravação, monição e amplificação.
Equipas e operações principais.
Aula prática em auditório.
Visita técnica.
| ILUMINAÇÃO (20h)
Noções gerais sobre luz e iluminação.
Principais tecnologias e projetores de luz.
Estruturas e Rigging.
Mesas de luz, softwares e robótica.
Efeitos especiais de imagem e cénicos.
Desenho de luz.
Aula prática de iluminação em auditório.
Visita técnica.
| VÍDEO (16h)
Principais funções, operações e etapas em produção vídeo.
Formatos e sinal de vídeo.
Captação e gravação vídeo em eventos.
Sistemas e equipamentos de projeção (projetores, ledwalls, videomapping, etc).
| DIREÇÃO TÉCNICA E DE CENA (20h)
Tipos e exemplos de espaços e eventos.
Direção Técnica: funções, equipa, operações.
Direção de Cena: música e espetáculo, teatro e dança.
Technical riders: tipologias e exemplos.
Planeamento, montagens, ensaios e evento.
Palcos e elementos cénicos.
Visita a montagem ou ensaio técnicos.
| MARKETING E PROMOÇÃO (24h)
Noções de marketing.
Objetivos do evento e público-alvo.
Promotores e agências.
Plano estratégico de promoção/comunicação.
Criatividade e campanha media.
Medias digitais (redes sociais, apps, etc).
Sponsoring, naming, brand placement e brand entertainment.
Relações públicas. Avaliação de resultados.
Exercício prático de promoção e comunicação dum evento.
| GESTÃO FINANCEIRA (24h)
Noções gerais de finanças e gestão financeira.
Fontes de financiamento: público, privado, bilheteira,outros. Orçamentação: breakdown, breakeven, estimativas, imprevistos, final. Análise financeira de projectos.
Risco e rentabilidade. Investimento.
Distribuição de receitas e dividendos.
Co-produções, eventos internacionais e fora de território nacional.
| EVENTOS EMPRESARIAIS E DE MARCA (32h)
As empresas: o evento como estratégia de comunicação, marketing e venda.
Encontros e reuniões, conferências, congressos, feiras, team building, outros.
Relações entre produtores, empresas de comunicação e empresa/cliente.
Briefings e conceção do evento.
Fases de pré-produção, produção e avaliação de resultados.
Análise de case studies.
Ativação das Marcas: o evento como parte da estratégia e campanha de comunicação das marcas.
Relações entre o marketing da empresa, agência e produtor.
Naming, patrocínio, apoio, evento da marca.
Criatividade, imagem, novidade e participação como fatores chave.
Casos no desporto, festivais de músicas, festas de cidade e outros.
Criação mix media entre evento e outros media.
Avaliação de impacto e retorno.
Exercício prático de criação e apresentação de projeto de evento.
Produção de um evento de debate, com ou sem performance artística, subordinado a temáticas culturais.
| ESPETÁCULOS E CULTURA (32h)
O que é um evento cultural.
Artes visuais e artes performativas.
Montagem e sustentabilidade financeira. Fontes de receita.
A relação entre direção artística e produção.
Os diferentes públicos de um evento cultural.
Etapas e funções de produção nas artes performativas: teatro e dança em particular.
Festivais, espaços culturais e de espetáculo, eventos em espaços efémeros e não convencionais.
Concertos em formato standard, showcase, festivais, tournées.
Funções na área da produção de concertos: promotor, produtor e manager.
Papel das editoras na gestão de concertos e tournées. Relações com o artista.
Booking e agenciamento.
Contratos.
Equipas, etapas e planeamento da produção de um concerto.
Exercício prático de criação e apresentação de projeto de espetáculo.
| FESTIVAL WORLD ACADEMY (40h)
Projeto final de programação, produção e promoção de um dos dias do Festival World Academy, em articulação com os cursos de Técnico de Espetáculos, Som, Realização, Câmara e Iluminação, Fotografia, Make-up, Fashion Design, Criação Musical, entre outros.
O Festival consiste, duma forma global, numa mostra de talentos da World Academy e da comunidade criativa nacional, aberto ao público em geral. Será realizado com apoio de parceiros e num espaço público a definir.
O curso terá apoio financeiro, logístico e promocional da World Academy e será registado em vídeo e fotografia.
| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 120h e máximo de 480h (1 a 3 meses), podendo ser realizado numa ou mais organizações/eventos.
Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Junho e Dezembro de 2021. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.
| PARCEIROS PRINCIPAIS
2 Riscos
ADLC
Altice Arena
Ao Sul do Mundo
CCB
CTL- Cultural Trends Lisbon
Desafio Global
Espaço do Tempo
Europalco
Fashion Studio Lab
Festas de Grândola
Festival Meo Sudoeste
Festival SBSR
Festival Superbock em Stock
Fundação Gulbenkian
Gerador
Moda Lisboa
Music Box
Oskar & Gaspar
PMP – Produção de Eventos
Produtores Associados
Semana Académica de Lisboa
Teatro Camões
Teatro D. Maria
Teatro São Luiz
+ outros a confirmar
| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com 1 computador por aluno, Internet, TV e Office. Estúdio de som profissional com cabines de captação. Auditório Academy equipado com palco, iluminação e som para espetáculos. Camarins e guarda-roupa. Equipamento e estúdios de vídeo e fotografia.
| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.
| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.
| FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos serão ainda convidados, ao longo do curso, para participarem em eventos diversos de parceiros da World Academy.
| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial
75€ de 1 a 31 de Dezembro de 2020
150€ a partir de 1 de Janeiro de 2021
| PREÇOS
2.750€
Pronto Pagamento 2.475€ (10% desconto)
6 meses x 449,17€ (2% desconto)
10 meses x 275€
| DESCONTOS
Ex alunos, formadores wa, parceiros ou 2 cursos, consultar secretaria.
NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia, os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações
| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo e ficha de candidatura (download para preenchimento).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
Mínimo 12º ano de escolaridade ou percurso académico/ profissional relevantes para o curso.
| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, apresentação cartão de cidadão, fotografia “passe” e comprovativo de morada.
| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.
A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.