Início » Cursos » Digital & Content Marketing

Digital & Content Marketing

Estratégia, Criação, Implementação e Avaliação

MARCAÇÕES DE ENTREVISTA E INSCRIÇÕES A PARTIR DE ABRIL 2025

Datas
14 Out 2025 a Jul 2026
Horários
3ª e 5ª | 19h -23h
Vagas
14 (mínimo 8)

Marcação de Entrevista

Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista. Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30.

Geral

Datas
14 Out 2025 a Jul 2026

Inscrições a partir de Abril 2025

Duração
300h (280h c/ formador) + Estágio 160h a 480h
Participantes
14 (mínimo 8)

Horários

Terças e Quintas, 19h00-23h00

Reposições de aulas às 2ª, 4ª e 6ª no mesmo horário;
Exercícios e masterclasses pontualmente em horários e dias diferentes.

Porquê o curso de DIGITAL & CONTENT MARKETING da WORLD ACADEMY? 

Porque, além de interagires com profissionais e aprenderes as principais ferramentas e técnicas da área, ou interagires com outros cursos, é o único curso do mercado onde tens práticas aprofundadas de fotografia, vídeo e design para a área digital , e ainda, estágio curricular incluído.

A QUEM SE DESTINA

Estudantes e profissionais de qualquer área que queiram dominar o Marketing Digital ao nível da estratégia, ferramentas e conteúdos.

OBJETIVOS

Formar especialistas em Marketing Digital, com capacidades ao nível de estratégia, planeamento, criação e gestão de conteúdos e ainda, avaliação de eficácia.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Agências de publicidade e de comunicação, agências digitais, departamentos de marketing e comunicação de empresas e organizações, projetos pessoais na área digital. Excelentes saídas profissionais.

Formação elegível para utilização do CHEQUE FORMAÇÃO + DIGITAL, vê mais informações aqui.

Conteúdos

TENDÊNCIAS E ESTRATÉGIA DO MARKETING DIGITAL (15h)

O marketing digital como área do marketing: semelhanças, diferenças e integração 360º. Marcas, reputação e relação com o cliente. A nova natureza social do marketing. Content Marketing. Marketing Contextual. Paid Media (ads) / Owned Media (email) / Earned Media (organic). Consumidores informados e ativos nas redes. Novas tecnologias digitais: AI, VR, AR, Internet das Coisas e Wearables. Privacidade, transparência e partilha de informação. Estratégia e sua relação com o marketing e a publicidade. Planos estratégicos e case studies.

Noções sobre tecnologia e linguagem fotográficas. Operação com câmaras fotográficas e funções fotográficas avançadas em telemóvel. Exercícios práticos em exterior e estúdio. Noções básicas de pós-produção em Photoshop: recorte, montagem, grading. Exercícios práticos.

Noções elementares sobre design gráfico. Photoshop para design. Trabalho com texto, criação de imagens gráficas, integração com fotografia. AI como ferramenta. Adaptação para formatos digitais.
Exercícios práticos.

Noções sobre tecnologia vídeo e linguagem audiovisual. Filmar e editar para conteúdos digitais. Operação base com câmaras dslr (vídeo), iluminação e áudio. Exercícios práticos em exterior e estúdio. Noções básicas de pós-produção vídeo em Premiere: edição, sonorização, grafismo e exportação para vários formatos. Exercícios práticos.

A importância do Content Marketing. A criação das personas do consumidor. Storytelling e Brand Voice. Criação de narrativas partilháveis. Técnicas de brainstorm. Princípios e prática de Copywriting. Tipos de conteúdos digitais. Escolher as melhores tecnologias para os conteúdos. Blogging com o consumidor.
Marketing viral. A importância das imagens. Plataformas para a criação e marketing de conteúdos com imagem. Exercício ao longo do módulo: 1 – escolha de negócio; 2 – Procura de insight; 3 – Criação de nome; 4 – Criação de Identidade visual (esboço); 5 – Criação de Brand Voice; 6 – Criação de site (maquete); 7 – Lançamento da marca nas redes sociais (plano).

Introdução aos Content Management Systems (CMS). Capacidades e limitações dos CMS. Hosting. Metadados, tags, e categorização de conteúdo. Sites, blogs e landing pages. WordPress: criação de sites a partir de temas. Análise de vários temas e funcionalidades dos mesmos. Noções de UI/ UX. Criação e edição de posts; formatação de elementos; inserção de links; imagens, vídeo e áudio. Criação de páginas adicionais. O painel de administração. Organização e categorização de conteúdo. Sistemas de comentários e gestão de spam. Ligação das plataformas sociais ao site. Instalação e utilização de plugins no WordPress. Outros sistemas e suas características: Wix entre outros. Exercícios práticos de criação de site.

Definição e características do SEO e do SA; anatomia de uma SERP; SEO; indexação vs catalogação vs posicionamento.
Estudo de caso: importância da protecção de uma marca online como estratégia de SEO; análise dos fatores on site que influenciam o posicionamento; conteúdo; arquitetura; HTML; análise dos fatores off site que influenciam o posicionamento; reputação; links; pessoal; social; ciclo de SEO.  Publicidade com Google Ads: search, display, video, outros.
Estudo de caso: criação de um plano estratégico e de ação baseado nos resultados de uma auditoria; KPI de avaliação sucesso do SEO (Web Analytics). Exercícios práticos.

Criação de conteúdos partilháveis: o consumidor como embaixador da marca. Criação de estratégia de presença da marca nas redes sociais.
Criação de página Facebook e Instagram; Criação de posts e criação de conteúdo de qualidade: tipos de conteúdo possíveis. O poder da imagem e do vídeo. Regras e limitações da política de conteúdo.
Boas práticas e frequência de posts. Automatização de posts.
Angariação de fãs (pago e orgânico). Gestão de publicidade no Facebook, Instagram (e ainda Messenger e WhatsApp).
Outras redes como ferramenta de publicação, marketing e advertising: TikTok, Twitter, LinkedIn, Pinterest, entre outras.
Podcasts. Streaming.
Criação de comunidades online; encontrar e definir a audiência.
interessar a audiência e converter em presença nas redes da marca. Gestores de comunidades: a cara e a voz da marca online.
Interação nos comentários, nos tweets, nas partilhas. Boas práticas de comunicação: do fã número um à pessoa mais zangada; gestão de crise. Influencer marketing.
Análise de case-studies e exercícios práticos.
Exercício prático real em interação com alunos de outro curso da World Academy.

Objetivo e definição de estratégias. Trabalho com bases de dados. Legislação aplicável a bases de dados e emails. Segmentação e personalização de contactos. Técnicas para captação de respostas. Automação. Estrutura das mensagens.  Tipologias e criação de newsletters. Plataformas de email marketing. Follow up. métricas e desempenho. Exercícios práticos.

Como funcionam negócios e vendas online: jornada de compra e case studies. Estratégia de marketing para plataformas de comércio eletrónico. Reconhecer os objetivos empresariais. Lead generation. Reviews: conteúdo gerado pelo consumidor. Campanhas de email com compra direta. Estratégias de personalização do consumidor. Implementação de programas de lealdade. Plataformas de e-commerce. Exercício prático.

Projeto de planeamento estratégico para campanhas de marketing digital: briefing, estudo de mercado, objetivos e estratégia, insight criativo, criação de conteúdos, planeamento media, gestão e avaliação de resultados. Briefing real apresentado e escolhido pelos alunos e apresentado a um júri de profissionais do mercado. Cada equipa pode recorrer à participação extracurricular de alunos de outros cursos e áreas da World Academy para a produção de alguns conteúdos. Dicas de mercado personalizadas, do júri e formador, na apresentação.

O curso inclui ainda, no mínimo, 2 Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso. Adicionalmente, a escola disponibiliza anualmente a cada aluno a possibilidade de participar em mais de 20 Masterclasses nas mais diversas áreas.

Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outros cursos. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.

Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Maio e Dezembro de 2026. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

Adicionalmente, a World Academy recebe regularmente Ofertas de Emprego que envia a ex alunos e dá Orientação Profissional em relação a criação de currículos e portfólios, orientações para responder a candidaturas, regras e procedimentos em estágio, entre outras necessidades dos nosso alunos.

Vários trabalhos de alunos nas mais diversas áreas, têm sido mostrados, nomeados ou premiados em múltiplas plataformas, mostras e festivais.

Alunos

Formadores

Inscrições

Preços

Inscrição

120€

Até 31 de Agosto de 2025

170€

A partir de 1 de Setembro de 2025
Total a prestações

2.950€

Valor Total

327,78€

x9 meses

245,83€

x12 meses
TOTAL A Pronto Pagamento

2655€

10%Desconto
DESCONTOS

EX-ALUNOS

De 2 de Maio a 31 Agosto de 2024

formadores wa

2 CURSOS

De 2 de Maio a 31 Agosto de 2024

parceiros

Consultar Secretaria para mais informações sobre descontos.
CHEQUE FORMAÇÃO + DIGITAL

Formação elegível para utilização do programa de apoio do IEFP, com atribuição de até 750€ para reforço de competências digitais, vê mais informações sobre esta iniciativa aqui.

FORA DA UNIÃO EUROPEIA?

As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.

CANDIDATURA

Inscrição
1

Marcação de entrevista para orientação e seleção

2

Envio de currículo e ficha de candidatura

Conhecimentos mínimos em computação gráfica (em qualquer software).

3

Entrevista

Nota

Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.

PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Depois de aprovação em entrevista é necessário:
1

Leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.

2

Entrega de cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “tipo passe” e comprovativo de morada.

3

Pagamento de Inscrição.

CONDIÇÕES GERAIS

As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy.
A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Espaços e Equipamentos
Sala com um computador por aluno, LCD e internet. Principais softwares: Adobe Premiere, Photoshop, Illustrator. Câmaras DSLR com lentes zoom e lentes fixas, grip e outros acessórios. Equipamento de iluminação e de áudio para exteriores. Estúdio e equipamento profissional de fotografia. Estúdio de vídeo equipado para produções com uma ou várias câmaras e régie. Estúdio de Som. Auditório. Câmaras de televisão e de cinema digital. Nota: os principais equipamentos e softwares usados neste curso estão descritos nos “Conteúdos”.
UTILIZAÇÃO DE MEIOS

Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.

PRINCIPAIS PARCEIROS

TVI
SIC
RTP
Clube dos Criativos
Social Animals
Fullsix
Excentric Grey
JWT
Waynext
5002
Adsales
Angry Ventures
Festival Meo Sudoeste
Festival SBSR
Fundação Gulbenkian
Gerador
Moda Lisboa
APPM
Blueticket
Canal Q
Sporting TV
Clube Criativos de Portugal
Música no Coração
Altice Arena
Hi-Interactive
LisbonLabs
Mindshaker
Others
Post United
Shift Thinkers
Young Network
Observador
Expresso

APOIO A PROJETOS

Anualmente , os alunos que se destaquem terão apoio preferencial em projetos não comerciais, que possam apresentar à escola e que necessitem de equipamentos e espaços profissionais.

BOLSAS

Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

ENTIDADE DE CERTIFICAÇÃO

DGERT

ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

Presencial – Aulas com Formador e exercícios autónomos.

Cursos relacionados