Porquê o curso de DESIGN GRÁFICO da WORLD ACADEMY? Porque, além de interagires com profissionais experientes, desenvolveres a tua criatividade e construires o teu portfolio, é um curso único onde interages com outros cursos numa experiência real de mercado e com estágio curricular incluído.
| DURAÇÃO
280h
+ Estágio 160 a 480h
| DATAS
Outubro 2025 a Julho 2026
Marcação de Entrevistas
a partir de Maio de 2025
| HORÁRIO
3ª e 5ª | 19h00-23h00
Reposições às 2ª, 4ª e 6ª no mesmo horário;
Exercícios e masterclasses pontualmente em horários e dias diferentes.
| PARTICIPANTES
14 (mínimo 8)
| PARCEIRO PRINCIPAL
| A QUEM SE DESTINA
A todos os estudantes e profissionais com vocação criativa visual que queiram trabalhar em design gráfico e de comunicação.
| OBJETIVOS
Desenvolver competências criativas e técnicas em design gráfico.
Saber conceber, executar e apresentar projetos de design gráfico para o mercado.
| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Empresas e ateliers de design, empresas de artes gráficas, agências de publicidade, comunicação e relações públicas, agências e empresas de conteúdos e digitais, departamentos de comunicação e marketing de empresas, autarquias e outras organizações. Designer gráfico freelancer.
Excelentes saídas profissionais.
Formação elegível para utilização do CHEQUE FORMAÇÃO + DIGITAL, vê mais informações sobre esta iniciativa aqui.
Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista de Aconselhamento e Selecção.
Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30
| FUNDAMENTOS DE DESIGN E TIPOGRAFIA (24h)
O que é Design Gráfico. Princípios de layout: elementos do layout. Princípios de composição: balanço, tensão, hierarquia, harmonia, repetição. Proporção: simetria e assimetria. Grelhas. Entender a cor. Evolução histórica da tipografia. Comunicação e simbologia através da tipografia. Anatomia e desenho tipográfico. Tipos, famílias e classificações. Aplicações e especificidades em trabalhos gráficos. Direitos de autor. Dimensões, proporcionalidade e espaçamentos. Diferenças da tipografia para impressão e para ecrã.
Exercícios práticos de aplicação e utilização de tipografia.
| ILUSTRAÇÃO (21h)
Imagens vectoriais. Ilustração, infographics e design. Ilustração digital. Adobe Illustrator CC: documentos; artboards; layers; desenho de objectos; transformação de objectos; cor; tipos de linhas e enchimentos; pentool; trabalho com texto; painéis; imagens raster e Illustrator. Exportação e entrega de ilustração vetorial. Impressão. Exercícios práticos de criação de imagens vetoriais e de ilustração.
| PÓS PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA (15h)
Imagens rasterizadas, modelos de cor, dimensão da imagem, resolução e profundidade de pixel, formatos de ficheiros. Tecnologias base da fotografia digital. Pós-produção fotográfica e tratamento de imagens: ficheiros e preparação da imagem, correção cromática e tonal, layers, recortes, efeitos e retoques/reconstituição. Exercício prático de pós-produção fotográfica com Photoshop.
| PRODUÇÃO GRÁFICA (15h)
Pré-impressão: circuito convencional e digital, quadricomia e pantones, provas de cor. Processos de impressão: impressão convencional, a flexografia, a litografia offset, a rotogravura, a serigrafia e a impressão digital. Materiais de impressão e acabamentos: o papel, as tintas, o cortante, as dobras e vincos, as encadernações, vernizes e plastificações, o cunho ou relevo e estampagem a quente, etc.. Planeamento, custos e orçamento. Preparação dos documentos para a gráfica. Visita a empresa de artes gráficas.
| BRANDING (51h)
Branding (identidade e marca): significado, funções e valor da identidade das organizações e marcas, perceção e simbologia na relação com o consumidor. Pensar visualmente a marca. Estratégia e posicionamento da identidade gráfica. Design de logótipo: relação com o cliente; processo de exploração; processo de design; apresentações e redesigns. Desenvolvimento criativo de imagem a partir de logotipo e identidade: escrita figurativa e alfabética, anatomia da letra, famílias e tipos, expressividade, espaçamento, símbolos, signos e sinais, utilização da cor, exploração de conceitos gráficos, logótipo e símbolo, manual de normas gráficas e aplicações diversas.
Design gráfico nas embalagens: normas, planificação e layouts e preparação para gráfica.
Exercício prático de criação e reformulação de logótipos, incluindo manual de normas e aplicações.
Preparação de artes finais para impressão.
| EDITORIAL (39h)
O mercado editorial e os diversos formatos e meios. Relação do Design com o conceito e estilo editorial. Elementos de paginação: grelhas, legibilidade, layout, hierarquia, articulação do texto com a imagem, livros de estilo (conceito, normas, aplicações e infracções).
Adobe InDesign CC: documentos; páginas; texto; elementos gráficos e imagens; objectos; frames; paths; cor; tabelas; styles; estilos de formatação. Exportação de documentos. Impressão. Adicionar interactividade a documentos. Design Editorial para conteúdos digitais.
Exercícios práticos de paginação para revista física e digital.
| MOTION (30h)
Motion Graphics: design em movimento. Case Studies. Compreender os conceitos fundamentais: layers e keyframes. Criação e configuração de composições. Importação de vários tipos de elementos gráficos. Introdução à animação de elementos. Trabalhar os keyframes no graph editor. Animar elementos e layers no espaço 3D. Animação com relações de parentesco entre objetos. Animar com recurso ao áudio. Edição de linhas de animação. Animação de texto. Utilização de ficheiros Photoshop como projetos. Criação de elementos. Criação e utilização de máscaras. Aplicação de efeitos. Utilizar composições dentro de composições. Rendering. Exercício de criação de peça de Motion Graphics. Exercício de criação individual em Motion Graphics.
| WEB DESIGN (33)
O funcionamento da Web: clientes e servidores. Tecnologias front-end e tecnologias back-end. Os standards Web. User Experience & Interface no Figma. Design consistente; standard design; estruturas de navegação; estruturas de organização de conteúdo; arquitetura de informação; navegação progressiva. Boas práticas de utilização de menus e submenus. Ferramentas de pesquisa. Prototipagem. Editores de código. Entender a função do HTML: a estrutura da página. Análise da estrutura de documento HTML. HTML: sintaxe básica e elementos principais. Headings; parágrafos; quebras de linha; texto; imagens. Elementos de estruturação. Ligações para elementos na página e para elementos exteriores. Criação e configuração de listas. Entender a função do CSS: o controlo visual de uma página e função dos selectors. Prática de utilização dos vários seletores CSS. Exercício prático de criação de um página/ conteúdo web com HTML e CSS. Softwares para criação e gestão de conteúdos online: Figma, WordPress e outros. Exercício prático de criação de página web com WordPress.
| PROJECTO 360º (46h)
O design e o mercado publicitário: principais profissionais e relações. Os criativos: diretor criativo,copywriter, art director e designer. Desenvolvimento criativo: pesquisa, brainstorming, métodos e técnicas criativas, exploração de conceitos gráficos. Elementos gráficos: fotografia, ilustração, packshot, assinaturas e textos. Exercício de criação de um pequeno projecto 360º de campanha publicitária como Art Director, em diversos formatos (incluindo digitais/ redes). Interação com curso de Fotografia. Panorama do mercado português em design gráfico. Análise e edição de trabalhos para portfolio (do curso e extra curso).
MASTERCLASSES (6h)
O curso inclui ainda, no mínimo, 2 Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso. Adicionalmente, a escola disponibiliza anualmente a cada aluno a possibilidade de participar em mais de 20 Masterclasses nas mais diversas áreas.
FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.
FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outros cursos. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.
ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Maio e Dezembro de 2025. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Adicionalmente, a World Academy recebe regularmente Ofertas de Emprego que envia a ex alunos e dá Orientação Profissional em relação a criação de currículos e portfólios, orientações para responder a candidaturas, regras e procedimentos em estágio, entre outras necessidades dos nosso alunos.
| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, LCD e Internet. Software Illustrator, Photoshop, Indesign, Figma e After Effects. Pads gráficos, impressora, scanner e pantones. Acesso para exercícios do curso ao estúdio de fotografia e vídeo com câmaras DSLR.
| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.
5002
Altice Arena
Canal 11
Canal Q
Clube de Criativos
Cofina Media
Excentric Grey
Festival Indielisboa
Festival Meo Sudoeste
Festival Rock in Rio
Festival SBSR
Freemantle
Fullsix
Gerador
Havas Group
Jornal Expresso
JWT
LisbonLabs
MauMauMia
Mindshaker
Moda Lisboa
Observador
Oskar& Gaspar
Others
Panavideo
Plural
RTP
Shine Iberia
SIC
Social Animals
SP Televisão
Sporting TV
TVI
Uzina
Waynext
Wy Group
+ outros no site
| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.
| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.
| ENTIDADE DE CERTIFICAÇÃO
DGERT.
| ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Presencial – Aulas com Formador e exercícios autónomos.
| INSCRIÇÃO
75€ de 2 de Maio a 31 de Agosto de 2024
150€ a partir de 1 de Setembro de 2024
| PREÇOS
2.900€
Pronto Pagamento 2.610€ (10% desconto)
9 meses x 322.22€
12 meses x 241.67€
| DESCONTOS
EX ALUNOS
FORMADORES WA
PARCEIROS
2 CURSOS
Consultar Secretaria para mais informações sobre desconto.
CHEQUE FORMAÇÃO + DIGITAL: Formação elegível para utilização do programa de apoio do IEFP, com atribuição de até 750€ para reforço de competências digitais, vê mais informações sobre esta iniciativa aqui.
NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.
| CANDIDATURA
1ª Etapa: Marcação de entrevista para orientação e seleção.
2ª Etapa: Envio de currículo, ficha de candidatura.
Portfolio criativo (fotografia, ilustração, desenho ou outro). Conhecimentos mínimos obrigatórios de Photoshop ou Illustrator antes do início do curso.
3ª Etapa: Entrevista
NOTA: Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.
| INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.
ILUSTRAÇÃO, BD & STREET ART | WEB & MOTION DESIGN | MOTION DESIGN