Criação e Produção Musical

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL 2018/2019

Nas várias vertentes e géneros musicais, é importante potenciar o surgimento de novos talentos na criação e produção musicais, através de formação nas vertentes técnica, tecnológica e criativa.

CONTEÚDOS DO CURSO

| ESTÚDIO DE SOM (21h)
Equipamentos e funcionamento operacional do estúdio de gravação musical: régie; sala de captação, microfones, processamento de sinal, escuta, sistemas de gravação, edição e mistura. Operações base em Protools. Exercício prático de gravação e mistura de música.

| MIDI E SÍNTESE SONORA (18h)
Protocolos, ligações e sincronismos MIDI. Controladores, interfaces e outros equipamentos. Os diversos tipos de síntese de som. Aditiva, subtrativa, FM. Softwares e hardwares de síntese, sampling e processamento de som: operações base com Ableton Live. Instrumentos e samplers Virtuais. Teclados, controladores de faders, Drum Pads, trigers, etc. Integração de samplers e synths com o editor MIDI. Automação com o editor MIDI. Exercícios de criação e produção de música, integrando MIDI e síntese.

| LINGUAGEM MUSICAL (18h)
Noções base de linguagem musical. A notação musical tradicional e a representação gráfica na sequenciação em DAW. Estéticas musicais: análise de estruturas, progressões melódicas e harmónicas; esquemas de sequenciação. Introdução aos instrumentos musicais: cordofones, membranofones, idiofones, aerofones, elétricos e eletrónicos (do analógico ao digital). Pequenos exercícios práticos de composição rítmica, melódica e harmónica.

| ELETRÓNICA (21h)
O contexto histórico da música eletrónica e de dança. Evoluções tecnológicas de equipamentos e instrumentos. Movimentos e correntes das últimas décadas, do disco ao house e ao techno. Géneros e subgéneros. Tecnologias digitais: do sampler ao computador. Criação, manipulação e gestão de samples. Características fundamentais do género ao nível rítmico, harmónico e tímbrico.
Projeto prático de criação individual com base principal em ferramentas digitais, estimulando ainda ao uso de outros instrumentos e periféricos musicais.

| HIP HOP (24h)
O contexto histórico, da abolição da escravatura à migração para os subúrbios das grandes cidades americanas. As gerações e movimentos das últimas décadas a nível cultural e musical. Origens e influências: Jazz, Soul, Funk e Afro-latina. Do “underground” ao “mainstream” Características fundamentais do género; “The Breaks”; Ritmo e Poesia. Flow: versificação e métrica. As ferramentas: dois pratos e um microfone – “o Turntablism”. TR, MPC, SP12 e a definição da sonoridade do HipHop. Princípios e técnicas: sampling e lowend; noise e sons não tonais; choping; looping; timestrech e pitchshift. Síntese. Boombap, jazzy, hiphop e trap. Projeto de criação, letra e beat com base principal em computador com Pro Tools ou Ableton Live, podendo incorporar ainda outros instrumentos musicais.

| POP ROCK (27h)
História breve do “Pop Rock”. Origens e influências: R&B e outras. Géneses americana e britânica. Principais movimentos e gerações a partir dos anos 50. Tendências atuais do pop ao rock, do mainstream ao indie. Audição crítica. Características fundamentais do género, ao nível harmónico, melódico e tímbrico. Princípios e técnicas de songwriting em pop rock. Projeto de criação individual de canções, estimulando a colaboração ao nível instrumental de colegas de turma. Acesso ao estúdio de som para gravação de voz e outros instrumentos.

| AFRO-AMERICANA (24h)
World music: música tradicional do mundo, novos movimentos e apropriações. Música afro-americana e africana: origens, evolução, géneros e fusões. Audição crítica de exemplos chave, destacando aspectos musicais comuns e distintos. Composição individual de músicas que incorporem raízes tradicionais de um género ou mais, mas com uma perspetiva contemporânea e pessoal. Além do uso de tecnologias digitais, é estimulado o acesso ao estúdio de som para captação de instrumentos diversos

| PORTUGUESA (24h)
Música portuguesa: fado, cante alentejano e outras, novas apropriações e fusões. Audição crítica de exemplos chave, destacando aspetos musicais comuns e distintos. Composição individual de músicas que incorporem raízes tradicionais de um género ou mais, mas com uma perspetiva contemporânea e pessoal. Além do uso de tecnologias digitais, é estimulado o acesso ao estúdio de som para captação de instrumentos diversos.

| MÚSICA PARA CINEMA, TELEVISÃO E PUBLICIDADE (27h)
Elementos da imagem em movimento e relação com o som e a música. Análise de bandas sonoras. O papel do compositor numa produção audiovisual. Etapas de produção. Relação com o realizador, guião e pós-produção áudio. Exemplos e especificidades para televisão, publicidade, cinema, videojogos, etc. Técnicas de composição para imagem. Exercícios práticos de composição para cinema, televisão e publicidade.

| PRODUÇÃO MUSICAL, EDIÇÃO E PROMOÇÃO (36h)
Este módulo prepara o aluno para o mercado como músico compositor.
1) Mostrar e discutir as composições de cada aluno fez ao longo do curso com o formador que funciona como produtor, editor e promotor. Seleção e melhoria eventual de composições, num prazo definido.
2) Trabalho de mistura e masterização, juntamente com alunos de Som, para edição online pela escola e pelos próprios alunos (direitos de autor dos mesmos). Ponte com alunos de design, fotografia, etc. para criação de conteúdos promocionais.
3) Possibilidade de apresentação ao vivo de 1 a 3 composições de cada aluno no Festival World Academy. Os alunos podem convidar músicos do curso, ou outros, para interpretar as suas composições.
Será feito um registo multicâmara e multipista do concerto, que também servirá como material promocional para cada aluno.

FORMADORES


Andro Del Pozo
Músico (Buraka) 


Fernando Abrantes
Músico e Sound Designer 

fernando-abrantes
Fernando Abrantes
Produtor Musical e Técnico de Som 


Filipe Galante (Pixel 82)
Músico e DJ 

flak
Flak
Músico e Produtor 

Luís Varatojo
Músico 

manuel-faria
Manuel Faria
Músico e Pós-produtor de Som, 

nuno-faria
Nuno Faria
Músico 


Nuno Santos (Chullage)
Músico 


+ Júri Projecto Final

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
Altice Arena
Ampla Studios
Ao Sul do Mundo
Arruada
Atlantic Blue Studios
Canal Q
CCB
CTL- Cultural Trends Lisbon
Estúdios PimPam Pum
Festas de Grândola
Festival Meo Sudoeste
Festival Mexefest
Festival SBSR
Freemantle
Fullsix
Fundação Calouste Gulbenkian
Gerador
Ghude
Índigo – The Sound Experience
Music Box
Música no Coração
Panavídeo
Plano B
Plural
Produtores Associados
RTP
Semana Académica de Lisboa
SIC
SP Televisão
Stopline Filmes
Take and Sound
Teatro São Luiz
TVI
Universal
Yellow Star Company
+ outros a confirmar em breve

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala de aula e pré e pós-produção áudio com 1 computador por aluno. Software: Pro Tools 12, Ozone 7, Reaper, Ableton Live8, Waves Gold Bundle. Estúdio de som profissional com Control Room e 2 salas de captação. Backline com bateria, baixo, amplificação e outros instrumentos diversos. Estúdio equipado com Pro Tools 12. Monição Estéreo Profissional, compressores, equalizadores paramétricos e processadores de efeitos. Microfones de condensador de membrana larga e pequena, microfones dinâmicos para diversas aplicações e teclado MIDI individuais. Sequenciador Behringer, Live Launchpad Novation, sequenciador Arturia. Auditório com palco, bastidores, camarins, sistema de PA e mesa digital de áudio, ligado ao estúdio de som para gravação multipista.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições Abertas

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo, ficha de candidatura (download para preenchimento) e portfolio musical (2 composições ou mais, em qualquer género musical).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade, ou percurso académico/ profissional relevantes para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “passe”, comprovativo de morada.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.