Criação e Produção Musical

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL

criacao-musical

Nas várias vertentes e géneros musicais, é importante potenciar o surgimento de novos talentos na criação e produção musicais, através de formação nas vertentes técnica, tecnológica e criativa.

CONTEÚDOS DO CURSO

| ESTÚDIO DE SOM (20h)
Equipamentos e funcionamento operacional do estúdio de gravação musical: régie; sala de captação, microfones, processamento de sinal, escuta, sistemas de gravação, edição e mistura. Operações base em Protools. Exercício prático de gravação e mistura de música.

| MIDI E SÍNTESE SONORA (20h)
Protocolos, ligações e sincronismos MIDI. Controladores, interfaces e outros equipamentos. Os diversos tipos de síntese de som. Aditiva, subtrativa, FM. Softwares e hardwares de síntese, sampling e processamento de som: operações base com Ableton Live. Instrumentos e samplers Virtuais. Teclados, controladores de faders, Drum Pads, trigers, etc. Integração de samplers e synths com o editor MIDI. Automação com o editor MIDI. Exercícios de criação e produção de música, integrando MIDI e síntese.

| LINGUAGEM MUSICAL (20h)
Noções base de linguagem musical. A notação musical tradicional e a representação gráfica na sequenciação em DAW. Estéticas musicais: análise de estruturas, progressões melódicas e harmónicas; esquemas de sequenciação. Introdução aos instrumentos musicais: cordofones, membranofones, idiofones, aerofones, elétricos e eletrónicos (do analógico ao digital). Pequenos exercícios práticos de composição rítmica, melódica e harmónica.

| DANÇA (24h)
O contexto histórico da música eletrónica e de dança. Evoluções tecnológicas de equipamentos e instrumentos. Movimentos e correntes das últimas décadas, do disco ao house e ao techno. Géneros e subgéneros. Tecnologias digitais: do sampler ao computador. Criação, manipulação e gestão de samples. Características fundamentais do género ao nível rítmico, harmónico e tímbrico.
Projeto prático de criação individual com base principal em ferramentas digitais, estimulando ainda ao uso de outros instrumentos e periféricos musicais.

| HIP HOP (24h)
O contexto histórico, da abolição da escravatura à migração para os subúrbios das grandes cidades americanas. As gerações e movimentos das últimas décadas a nível cultural e musical. Origens e influências: Jazz, Soul, Funk e Afro-latina. Do “underground” ao “mainstream” Características fundamentais do género; “The Breaks”; Ritmo e Poesia. Flow: versificação e métrica. As ferramentas: dois pratos e um microfone – “o Turntablism”. TR, MPC, SP12 e a definição da sonoridade do HipHop. Princípios e técnicas: sampling e lowend; noise e sons não tonais; choping; looping; timestrech e pitchshift. Síntese. Boombap, jazzy, hiphop e trap. Projeto de criação, letra e beat com base principal em computador com Pro Tools ou Ableton Live, podendo incorporar ainda outros instrumentos musicais.

| POP ROCK (28h)
História breve do “Pop Rock”. Origens e influências: R&B e outras. Géneses americana e britânica. Principais movimentos e gerações a partir dos anos 50. Tendências atuais do pop ao rock, do mainstream ao indie. Audição crítica. Características fundamentais do género, ao nível harmónico, melódico e tímbrico. Princípios e técnicas de songwriting em pop rock. Projeto de criação individual de canções, estimulando a colaboração ao nível instrumental de colegas de turma. Acesso ao estúdio de som para gravação de voz e outros instrumentos.

|WORLD MUSIC AFRO-AMERICANA (20h)
World music: música tradicional do mundo, novos movimentos e apropriações. Música afro-americana: origens, evolução, géneros e fusões. Audição crítica de exemplos chave, destacando aspectos musicais comuns e distintos. Composição individual de músicas que incorporem raízes tradicionais de um género ou mais, mas com uma perspetiva contemporânea e pessoal. Além do uso de tecnologias digitais, é estimulado o acesso ao estúdio de som para captação de instrumentos diversos

WORLD MUSIC PORTUGUESA (20h)
Música portuguesa: fado, cante alentejano e outras, novas apropriações e fusões. Audição crítica de exemplos chave, destacando aspetos musicais comuns e distintos. Composição individual de músicas que incorporem raízes tradicionais de um género ou mais, mas com uma perspetiva contemporânea e pessoal. Além do uso de tecnologias digitais, é estimulado o acesso ao estúdio de som para captação de instrumentos diversos.

| EXPERIMENTAL (24h)
Contexto histórico da música experimental e em particular da área electrónica. Música erudita de vanguarda e primeiras experiências eletro-acústicas. O surgimento da eletrónica na música experimental. O digital na música (áudio, midi, redes, periféricos, interatividade). Características musicais fundamentais do género: análise crítica, reformulação e quebra dos cânones clássicos da música. Projeto de criação individual, com exploração e manipulação sonora e criação de síntese.

| MÚSICA PARA CINEMA, TELEVISÃO E PUBLICIDADE (28h)
Elementos da imagem em movimento e relação com o som e a música. Análise de bandas sonoras. O papel do compositor numa produção audiovisual. Etapas de produção. Relação com o realizador, guião e pós-produção áudio. Exemplos e especificidades para televisão, publicidade, cinema, videojogos, etc. Técnicas de composição para imagem. Exercícios práticos de composição para cinema, televisão e publicidade.

| PRODUÇÃO, EDIÇÃO E PROMOÇÃO (22h)
Este módulo prepara o aluno para o mercado como músico compositor. 1) Mostrar e discutir as composições de cada aluno fez ao longo do curso com o formador, que funciona como produtor, editor e promotor. Seleção e melhoria eventual de composições, num prazo definido. 2) Trabalho de mistura e masterização, juntamente com alunos de Som, para edição dum CD promocional dos alunos, pela escola. Ponte com alunos de design e fotografia para imagem dos músicos e do CD. 3) Possibilidade de apresentação ao vivo de pelo menos uma composição de cada aluno no Festival World Academy. Os alunos podem convidar músicos do curso, ou outros, para interpretar as suas composições. Será feito um registo multicâmara e multipista do concerto, que também servirá como material promocional.

FORMADORES

Andro Del Pozo
Músico 

Chullage
Músico 

Emídio Buchinho
Músico e Sound Designer

fernando-abrantesFernando Abrantes
Produtor Musical e Técnico de Som 

Filipe Galante
Músico e DJ
flakFlak
Músico e Produtor

goncalo_gatoGonçalo Pato
Músico e Compositor

Luís Varatojo
Músico 

manuel-fariaManuel Faria
Músico e Pós-produtor de Som, Indigo

nuno-fariaNuno Faria
Músico

+ Júri de Projeto Final

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS

Ao Sul do Mundo
Music Box
Meo Arena
CCB
Teatro São Luiz
Teatro Camões
Produtores Associados
CTL- Cultural Trends Lisbon
RTP
TVI
Sporting TV
Canal Q
Fuel TV
Desafio Global Ativism
Gerador
H2N Events
Leds4Dance
Yellow Star Company
Fashion Studio Lab
Festival Andanças
Festival Super Bock Super Rock
Festival Meo Sudoeste
Festival Sol da Caparica
Antena 1, 2 e 3
Gerador
Indigo – The Sound Experience
2 Riscos
ADLC
Oskar & Gaspar
Panavideo
Pim Pam Pum
PMP – Produção de Eventos
Rituais
Take & Sound Vicoustic
+ outros a confirmar em breve

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS

Sala de aula e pré e pós-produção áudio com 1 computador por aluno. Software: Pro Tools 12 e Ableton Live8. Estúdio de som profissional com Control Room e 2 salas de captação. Backline com bateria, baixo, amplificação e outros instrumentos diversos. Estúdio equipado com Pro Tools 12. Monição Estéreo Profissional, compressores, equalizadores paramétricos e processadores de efeitos. Microfones de condensador de membrana larga e pequena, microfones dinâmicos para diversas aplicações e teclado MIDI individuais. Auditório com palco, bastidores, camarins, sistema de PA e mesa digital de áudio, ligado ao estúdio de som para gravação multipista.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS

Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO

Inicial

| PRÉMIOS

Os melhores alunos são premiados no final de cada ano, com acções de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS

Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições a partir de 02 Maio 2017

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo, ficha de candidatura (download para preenchimento) e portfolio musical (2 composições ou mais, em qualquer género musical).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade, ou percurso académico/ profissional relevantes para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações,* apresentação do cartão de cidadão, fotografia “passe”, comprovativo de morada.

*A cópia/digitalização do cartão de cidadão, para arquivo da World Channels, S.A, apenas será feita com autorização expressa do titular do mesmo, uma vez que de acordo com artigo 5.º da Lei n.º 7/2007 de 5 de fevereiro, este procedimento não é obrigatório.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.