Criação e Produção Musical

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL

Nas várias vertentes e géneros musicais, é importante potenciar o surgimento de novos talentos na criação e produção musicais, através de formação nas vertentes técnica, tecnológica e criativa.

CONTEÚDOS DO CURSO

| ESTÚDIO DE SOM (21h)
Equipamentos e funcionamento operacional do estúdio de gravação musical: régie; sala de captação, microfones, processamento de sinal, escuta, sistemas de gravação, edição e mistura. Operações base em Protools. Exercício prático de gravação e mistura de música.

| MIDI E SÍNTESE SONORA (18h)
Protocolos, ligações e sincronismos MIDI. Controladores, interfaces e outros equipamentos. Os diversos tipos de síntese de som. Aditiva, subtrativa, FM. Softwares e hardwares de síntese, sampling e processamento de som: operações base com Ableton Live. Instrumentos e samplers Virtuais. Teclados, controladores de faders, Drum Pads, trigers, etc. Integração de samplers e synths com o editor MIDI. Automação com o editor MIDI. Exercícios de criação e produção de música, integrando MIDI e síntese.

| LINGUAGEM MUSICAL (18h)
Noções base de linguagem musical. A notação musical tradicional e a representação gráfica na sequenciação em DAW. Estéticas musicais: análise de estruturas, progressões melódicas e harmónicas; esquemas de sequenciação. Introdução aos instrumentos musicais: cordofones, membranofones, idiofones, aerofones, elétricos e eletrónicos (do analógico ao digital). Pequenos exercícios práticos de composição rítmica, melódica e harmónica.

| ELETRÓNICA (32h)
O contexto histórico da música eletrónica e de dança. Evoluções tecnológicas de equipamentos e instrumentos. Movimentos e correntes das últimas décadas, do disco ao house e ao techno. Géneros e subgéneros. Tecnologias digitais: do sampler ao computador. Criação, manipulação e gestão de samples. Características fundamentais do género ao nível rítmico, harmónico e tímbrico.
Projeto prático de criação individual com base principal em ferramentas digitais, estimulando ainda ao uso de outros instrumentos e periféricos musicais.

| HIP HOP (24h)
O contexto histórico, da abolição da escravatura à migração para os subúrbios das grandes cidades americanas. As gerações e movimentos das últimas décadas a nível cultural e musical. Origens e influências: Jazz, Soul, Funk e Afro-latina. Do “underground” ao “mainstream” Características fundamentais do género; “The Breaks”; Ritmo e Poesia. Flow: versificação e métrica. As ferramentas: dois pratos e um microfone – “o Turntablism”. TR, MPC, SP12 e a definição da sonoridade do HipHop. Princípios e técnicas: sampling e lowend; noise e sons não tonais; choping; looping; timestrech e pitchshift. Síntese. Boombap, jazzy, hiphop e trap. Projeto de criação, letra e beat com base principal em computador com Pro Tools ou Ableton Live, podendo incorporar ainda outros instrumentos musicais.

| POP ROCK (27h)
História breve do “Pop Rock”. Origens e influências: R&B e outras. Géneses americana e britânica. Principais movimentos e gerações a partir dos anos 50. Tendências atuais do pop ao rock, do mainstream ao indie. Audição crítica. Características fundamentais do género, ao nível harmónico, melódico e tímbrico. Princípios e técnicas de songwriting em pop rock. Projeto de criação individual de canções, estimulando a colaboração ao nível instrumental de colegas de turma. Acesso ao estúdio de som para gravação de voz e outros instrumentos.

| AFRO-AMERICANA (24h)
World music: música tradicional do mundo, novos movimentos e apropriações. Música afro-americana: origens, evolução, géneros e fusões. Audição crítica de exemplos chave, destacando aspectos musicais comuns e distintos. Composição individual de músicas que incorporem raízes tradicionais de um género ou mais, mas com uma perspetiva contemporânea e pessoal. Além do uso de tecnologias digitais, é estimulado o acesso ao estúdio de som para captação de instrumentos diversos

| PORTUGUESA (21h)
Música portuguesa: fado, cante alentejano e outras, novas apropriações e fusões. Audição crítica de exemplos chave, destacando aspetos musicais comuns e distintos. Composição individual de músicas que incorporem raízes tradicionais de um género ou mais, mas com uma perspetiva contemporânea e pessoal. Além do uso de tecnologias digitais, é estimulado o acesso ao estúdio de som para captação de instrumentos diversos.

| MÚSICA PARA CINEMA, TELEVISÃO E PUBLICIDADE (27h)
Elementos da imagem em movimento e relação com o som e a música. Análise de bandas sonoras. O papel do compositor numa produção audiovisual. Etapas de produção. Relação com o realizador, guião e pós-produção áudio. Exemplos e especificidades para televisão, publicidade, cinema, videojogos, etc. Técnicas de composição para imagem. Exercícios práticos de composição para cinema, televisão e publicidade.

| PRODUÇÃO MUSICAL (28h)
Este módulo prepara o aluno para o mercado como músico compositor. 1) Mostrar e discutir as composições de cada aluno fez ao longo do curso com o formador, que funciona como produtor, editor e promotor. Seleção e melhoria eventual de composições, num prazo definido. 2) Trabalho de mistura e masterização, juntamente com alunos de Som, para edição dum CD promocional dos alunos, pela escola. Ponte com alunos de design e fotografia para imagem dos músicos e do CD. 3) Possibilidade de apresentação ao vivo de pelo menos uma composição de cada aluno no Festival World Academy. Os alunos podem convidar músicos do curso, ou outros, para interpretar as suas composições. Será feito um registo multicâmara e multipista do concerto, que também servirá como material promocional.

FORMADORES


Andro Del Pozo
Músico 


Nuno Santos (Chullage)
Músico 


Carlos Nascimento
Músico e Sound Designer

fernando-abrantes
Fernando Abrantes
Produtor Musical e Técnico de Som 


Filipe Galante (Pixel 82)
Músico e DJ
flak
Flak
Músico e Produtor


Luís Varatojo
Músico 

manuel-faria
Manuel Faria
Músico e Pós-produtor de Som, Indigo

nuno-faria
Nuno Faria
Músico


Tiago Moreira (Stereossauro)
Dj e Produtor Musical  

+ Júri de Projeto Final

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
Índigo – The Sound Experience
Atlantic Blue Studios
Estúdios PimPam Pum
PontoZurca
Universal
Ao Sul do Mundo
CTL- Cultural Trends Lisbon
Meo Arena
Music Box
Festival Meo Sudoeste
Festival Mexefest
Festival Super Bock Super Rock
Festival de Teatro de Almada
Gerador
Ghude
Semana Académica de Lisboa
Produtores Associados
TVI
SIC
RTP
Freemantle
Sporting TV
Canal Q
Fuel TV
Medialuso
Take and Sound
Panavídeo
Teatro São Luiz
Fundação Calouste Gulbenkian
Espaço do Tempo
Vicoustic
Yellow Star Company
+ outros a confirmar em breve

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS

Sala de aula e pré e pós-produção áudio com 1 computador por aluno. Software: Pro Tools 12, Ozone 7, Reaper, Ableton Live8, Waves Gold Bundle. Estúdio de som profissional com Control Room e 2 salas de captação. Backline com bateria, baixo, amplificação e outros instrumentos diversos. Estúdio equipado com Pro Tools 12. Monição Estéreo Profissional, compressores, equalizadores paramétricos e processadores de efeitos. Microfones de condensador de membrana larga e pequena, microfones dinâmicos para diversas aplicações e teclado MIDI individuais. Sequenciador Behringer, Live Launchpad Novation, sequenciador Arturia. Auditório com palco, bastidores, camarins, sistema de PA e mesa digital de áudio, ligado ao estúdio de som para gravação multipista.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS

Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO

Inicial

| PRÉMIOS

Os melhores alunos são premiados no final de cada ano, com acções de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS

Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições Abertas

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo, ficha de candidatura (download para preenchimento) e portfolio musical (2 composições ou mais, em qualquer género musical).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade, ou percurso académico/ profissional relevantes para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão*, fotografia “passe”, comprovativo de morada.

*A cópia/digitalização do cartão de cidadão, para arquivo da World Channels, S.A., apenas será feita com autorização expressa do titular do mesmo, uma vez que de acordo com artigo 5.º da Lei n.º 7/2007 de 5 de Fevereiro, este procedimento não é obrigatório.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

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