| DURAÇÃO
48h
| DATAS
11 de Janeiro a 17 de Fevereiro de 2022
| HORÁRIO
3ª e 5ª | 19h00-23h00
| A QUEM SE DESTINA
Estudantes e profissionais da área da Criatividade Publicitária que queiram aprofundar conhecimentos e princípios de design, cor, composição ou tipografia e conhecer e desenvolver a atividade de Direção de Arte.
| OBJETIVOS
Compreender o conceito e a linguagem da direção de arte. Ser capaz de traduzir conceitos em representações visuais. Adquirir conhecimentos para criar uma campanha (print ou online) impactante e eficaz, sob o ponto de vista da imagem.
Pedido de Informação
Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto.
| ART E PRINT (48h)
O que é a direção de arte. Traduzir conceitos em representações visuais. Os vários elementos artísticos e as suas conjugações: fotografia, design, ilustração, entre outros. O trabalho da direção artística com o design. O trabalho do diretor de arte, enquanto designer. O diretor de arte na equipa criativa. Princípios de design: cor, composição, proporção, equilíbrio, tipografia, entre outros elementos. Práticas de Photoshop CC para layout e design. Práticas de Photoshop CC para composição e tratamento de imagem. Noções base de fotografia. Principais formatos e meios: imprensa, outdoors e mupis. Outros formatos: prints para ativações de marca, flyers e afins, merchandising, intervenção no produto, branding e publicidade não convencionais. Direção de arte no online. Exercícios práticos de criação de campanha print ou online baseada em imagem.
Pedro Miguel Magalhães Fotógrafo
Fui uma criança muito feliz, um adolescente muito feliz e um jovem adulto muito feliz. Coisa rara.
Depois de alguns anos Liceu Camões passei para a António Arroio e aí abri uma porta gigante para as artes, o design e a comunicação.
O IADE era a faculdade óbvia a fazer.
O meu caminho em publicidade começou logo após ter feito o bacharelato em Design de Comunicação no IADE.
Entrei no final de 1992 no Grupo Barro como estagiário e saí no início de 95 já como diretor de arte júnior para a Young & Rubicam. Na Y&R tive o privilégio de trabalhar, crescer e aprender muito com a equipa criativa liderada pelo Edson Athaíde. Dois anos depois segui o Leandro Alvarez na mudança para a Ammirati Puris Lintas. Mas a Y&R voltou a chamar-me e eu não resisti a voltar a uma agência onde já tinha sido muito feliz. Quem voltou também a voltou a chamar-me foi o Edson Athaíde e eu voltei a trabalhar com ele, agora na Edson FCB, estávamos em 1998. Foram dois anos super intensos e muito importantes pois foi exatamente aí que comecei a ganhar prémios internacionais, mais precisamente o Eurobest, o CLIO e um finalista em Cannes.
Em 2000 recebi um convite irrecusável da JWT. Entrei como Director de Arte integrando a equipa do João Espirito Santo e saí mais de 4 anos depois como Supervisor Criativo. Foram 4 anos incríveis! Foram 4 anos cheios de bom trabalho, várias contas importantes ganhas e de muitos prémios nacionais e internacionais conquistados. Em Maio de 2004 mudei para a Euro RSCG onde assumiu uma Direcção Criativa pela primeira vez. Foi um salto tão grande quanto o prazer que tirei a trabalhar as minhas contas.
Um ano depois voltei à JWT, agora como Director criativo da agência.
Mais dois anos em que aprendi e cresci imenso. No final de 2006 cansei-me de ser Director Criativo! Resolvi voltar à criação pura, limpa de demasiadas responsabilidades e demasiado tempo desperdiçado na gestão e menos no que me dá verdadeiramente gozo: o papel em branco! Entrei então na BBDO como Director de Arte, trabalhando na equipa do Pedro Bidarra e do Nuno Jerónimo.
Em 2007 voltei à RSCG. O Ricardo Monteiro sabe ser persistente, muito persistente. Foram 7 anos de direcção criativa dura, intensa e de muitas contas conquistadas e trabalhadas. Em 2014 recebi um convite muito interessante e diferente da ExcentricGrey, o desafio era dirigir criativamente uma agência que misturava realmente no seu dia-a-dia a comunicação digital com a “clássica”. Mais uma vez, a aprendizagem foi surpreendente e enorme. Mas uns tempos depois surgiu de novo a Young & Rubicam e a hipótese de regressar foi irrecusável. Durante 2 anos e meio fui Director Criativo na Y&R e o responsável por toda a comunicação do maior cliente da agência, o Intermarché. Em Maio de de 2017 recebi um convite absolutamente irrecusável. Ser Director Criativo da agência com mais probabilidades de ser “A agência”. A Fullsix. Na minha humilde mas minimamente qualificada opinião, é a agência que está mais perto de ser aquilo que todas as agências procuram ser no futuro. Aceitei. Estou super contente!
Ao longo destes 25 anos tive o prazer de trabalhar marcas das mais diversas áreas como Telecel, BES, Compal, Sagres, Triumph, Valentim de Carvalho, Nissan, Diário de Notícias, PT, Oni, Lipton Ice Tea, BPI, Calvé, Nestlé, Mazda, Panrico, Sumol, Páginas Amarelas, Vodafone, Exército de Salvação, Optimus, Galp, Montepio, Euromilhões, Continente, Água das Pedras, EDP, Jornal Público, Delta Q, Super Bock, Volvo e Intermarché, Moche, TAP, Sociedade Ponto Verde e Macdonnalds. Tive a inacreditável sorte de ter trabalhado com profissionais como a Vera Nobre da Costa, Edson Athaíde, Leandro Alvarez, Paulo Diehl, Frederico Saldanha, José Ricardo Cabaço, Anselmo Ramos, João Espírito Santo, Rui Soares, João Coutinho, Pedro Bidarra, Nuno Jerónimo, Ricardo Monteiro, Pedro Ferreira e Judite Mota.
Conquistei já vários prémios nacionais e internacionais pelo trabalho desenvolvido: Cannes Lions (1 Ouro + 9 Shortlist), Clio, Fiap, Eurobest, The New York festivals, El Sol, Cresta, London Advertising Awards, CCP, Epica, Figueira da Foz, El Ojo, One Show, D&AD entre outros. Sou fundador e sócio nº 1 do Clube de Criativos de Portugal.
Fiz parte da direcção do CCP de 1998 a 2008 e dei aulas na Restart no curso de criatividade publicitária de 2007 a 2017.
A partir deste ano estou na World Academy a tentar explicar que o Art & Print é uma cena fascinante.
| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, projetor vídeo e internet.
Software Adobe Creative Cloud CC: Photoshop, Premiere.
Acesso para exercícios do curso ao estúdio de fotografia e vídeo, câmaras DSLR e GoPro, estúdio de som, software de edição vídeo Premiere.
| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial
| METODOLOGIA PEDAGÓGICA
Demonstrativa, expositiva, participativa.
| ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Presencial
WORLD ACADEMY
Avenida Comendador Nunes Côrrea, nº 44
2790-224 Carnaxide
| PREÇOS
Valor Total do Módulo: 510€
O pagamento é feito no ato de inscrição.
| DESCONTOS
5 % | Parceiros, Formadores e Alunos World Academy
(descontos não acumuláveis)
| PRE-REQUISITOS
Mínimo de 17 anos à data da inscrição.
Frequência de 11º ano de escolaridade como mínimo.
Preenchimento de Ficha e Candidatura e envio de Curriculum Vitae para análise e admissão no módulo.
| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Entrega presencial ou envio para o email info@worldacademy.pt dos documentos:
– Ficha de candidatura, cartão de cidadão, fotografia digital e comprovativo de morada.
– Assinatura do contrato, leitura e aceitação do Regulamento da World Academy.
| FORMAS DE PAGAMENTO
Presencial através de Multibanco ou Numerário na Secretaria da World Academy.
Ou transferência por Entidade e Referência fornecidas no ato da inscrição.
As inscrições por e-mail ou correio estão sempre sujeitas a confirmação por parte da Secretaria da World Academy.
| CONDIÇÕES GERAIS
Os módulos de curso têm avaliação com classificação.
O aproveitamento no módulo confere Certificado de Formação.
As datas poderão sofrer alterações sem aviso prévio.
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. O processo de inscrição automaticamente valida a aceitação dos termos deste regulamento.
A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.