STAGE MANAGER

CURSO INTENSIVO

Porquê o curso de Stage Manager da WORLD ACADEMY?
Porque o mercado dos Eventos e Espetáculos continua a crescer e existe uma grande carência de profissionais qualificados e especializados.

| DURAÇÃO
80h
| DATAS
Fevereiro a Junho de 2025

| HORÁRIO
3ª e 5ª | 19h00-23h00

| VAGAS
12 (mínimo 8)

| A QUEM SE DESTINA
Profissionais técnicos (som, iluminação, vídeo) ou de produção de eventos que desejem especializar-se na gestão de palco em eventos ao vivo. Outros interessados com experiência prévia em eventos.

| OBJETIVOS
Dominar na prática as principais operações de gestão de palco e coordenação das equipas técnicas num concerto ou evento corporativo.
Estar apto a gerir várias áreas de um evento, incluindo comunicação e gestão de equipas, logística e planeamento.


| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Stage Manager para produtoras de eventos, promotoras de música e espectáculo, empresas de Serviços Técnicos para Eventos, salas de espectáculo e, ainda, espaços e instituições culturais.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO

Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto.

Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30.

CONTEÚDOS

| STAGE MANAGER (14h)
O papel do Stage Manager no contexto de concertos e eventos corporativos. Funções e responsabilidades. Tipos de eventos: corporativos, concertos e festivais.
Etapas da produção. Recursos humanos e logísticos. Hierarquia e funções das equipas técnicas e de produção. Programação e desenho de produção. Pré-produção (preparação e organização pré-evento), produção e balanço. Equipa do venue. Equipa do promotor. Equipa do artista. Relação com produção, artistas, clientes e fornecedores. A importância da comunicação eficaz na gestão do palco e das equipas. Coordenação de equipas.
Visita a espaço de eventos.

| ESTRUTURAS E EQUIPAMENTOS (14h)
Estruturas de palco e sistemas de rigging.
Definição de layout do palco e distribuição de equipamentos. Protocolos e regras de segurança em eventos, incluindo no controlo de acessos e públicos. Equipamentos de som: Microfones, Mesas de Mistura, PA. Equipamentos de iluminação: Projetores e mesas de luz.
Equipmentos de vídeo: projeções, painéis de LED e régies. Introdução á gestão de palco, gestão de equipas técnicas e cronogramas de trabalho. Resolução de problemas técnicos comuns durante os eventos Integração de tecnologia com a logística do evento
Visita técnica a montagem de um evento.

| PLANEAMENTO DE GESTÃO DE PALCOS (12h)
Planeamento e Preparação de Eventos.
Técnicas de como planear e organizar eventos de forma eficiente.
Aprender a ler e interpretar riders técnicos, mapas de palco, cronogramas e listas de tarefas. Planeamento de cronogramas: preparação e execução. Definição de estruturas e equipamentos necessários: som, luz, vídeo, estruturas, rigging e cenários. Preparação do espaço (montagem de palco, logística, controlo de acessos, segurança). Gestão logística de montagem e desmontagem. Acompanhamento de ensaios técnicos e gerais. Elaboração de cronograma para diferentes tipos de eventos. Criação de Rider técnico. Simulação de ensaios técnicos.

| COMUNICAÇÃO E COORDENAÇÃO DE EQUIPAS (8h)
Liderança e motivação das equipas técnicas e de apoio. Intercomunicação. Técnicas de comunicação no palco e backstage. Coordenação das equipas de Som, Iluminação, Vídeo, Artistas, Produção, Cliente e Segurança. Relação com fornecedores. A importância do Briefing e das reuniões de planeamento de eventos. Como delegar responsabilidades de forma eficaz. Gestão de crise e resolução de problemas. Como lidar com tensões e imprevistos durante o evento (problemas técnicos, atrasos, mudanças de última hora). Ética profissional: A importância da responsabilidade, pontualidade e boa comunicação.
Simulação de situações de crise.

| PREPARAÇÃO E GESTÃO DE ENSAIOS DE CONCERTOS OU EVENTOS (8h)
Acompanhamento e coordenação de ensaios Organização do palco e preparação dos artistas Comunicação com as equipas técnicas e de produção. Controlo do tempo e ritmo durante ensaios e apresentações. Técnicas para resolver problemas inesperados durante ensaios. Simulação de ensaio, com participação de artistas, resolução de imprevistos durante o ensaio.

| GESTÃO DE EVENTOS CORPORATIVOS (8h)
Tipos de eventos corporativos: galas, conferências, activações de marca, team buildings, entre outros.
Os eventos na cultura corporativa e imagem de marca.
Gestão de expectativas dos clientes corporativos. Interação com produtoras e eventos e com o cliente (departamentos de marketing e comunicação das marcas).
Diferenças e desafios nas equipas técnicas.
Gestão de múltiplos espaços e horários para conferências e eventos simultâneos.
Ética e profissionalismo em eventos corporativos. O papel do Show Caller e a comunicação com o Stage Manager.
Planeamento e execução de um evento corporativo.

| EVENTO AO VIVO (16h)
Gestão das várias dinâmicas de um evento ao vivo. Procedimentos de check-in e pré-produção. Coordenação durante o evento: entrada de artistas, transições, mudanças e saídas de palco. Gestão de horários e cronogramas ao vivo. Gestão de imprevistos: falhas técnicas, mudanças no cronograma, necessidades de emergência.
Acompanhamento de artistas e outros participantes. Debriefing com as equipas técnicas e de produção. Feedback pós-evento: avaliação e melhorias. Exercício prático de coordenação de um evento ao vivo, em parceria com um venue.


| MASTERCLASSES
O aluno poderá ainda frequentar Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso, a decorrer entre Fevereiro e julho em diversos dias e horários. O aluno escolherá as mesmas em função dos seus interesses e disponibilidade.

FORMADORES

COORDENADOR
PEDAGÓGICO

Patrícia Lopes
Eduardo Cunha
Production Manager
Ana Teresa Mota
Produtora de Eventos

INSCRIÇÕES

| INSCRIÇÃO

50€ até 31 de janeiro 2025
100€ a partir de 1 de fevereiro 2025

| PREÇOS

800€
Pronto Pagamento 720€ (10% desconto)
6 meses x 133,33€ (fev a jul 2025)

| DESCONTOS

5% | EX ALUNOS, FORMADORES WA, PARCEIROS ou 2 CURSOS

NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia, os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.


| PRE-REQUISITOS

Mínimo de 17 anos à data da inscrição.
Frequência de 12º ano de escolaridade como mínimo.
Exceções por análise de currículo.


| PROCESSO DE INSCRIÇÃO

– Entrega de Currículo e da Ficha de pré-Inscrição (link fornecido) devidamente preenchida.

– Pagamento do valor da Inscrição.

– Apresentação do cartão de cidadão, fotografia “tipo passe” e comprovativo de morada.

– Leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.

| FORMAS DE PAGAMENTO

Presencial através de Multibanco ou Numerário na Secretaria da World Academy.

Ou pagamento por Entidade e Referência fornecidas no ato da inscrição.

As inscrições por e-mail (info@worldacademy.pt) estão sempre sujeitas a confirmação por parte da Secretaria da World Academy.


| CONDIÇÕES GERAIS

As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultadas no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.


A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.

Call Now Button