STAGE MANAGER

CURSO INTENSIVO

Porquê o curso de Stage Manager da WORLD ACADEMY?
Porque o mercado dos Eventos e Espetáculos continua a crescer e existe uma grande carência de profissionais qualificados e especializados.

| DURAÇÃO
80h
| DATAS
18 Fevereiro a Junho de 2025
ÚLTIMAS VAGAS

| HORÁRIO
3ª e 5ª | 19h00-23h00

| VAGAS
12 (mínimo 8)

| A QUEM SE DESTINA
Profissionais técnicos (som, iluminação, vídeo) ou de produção de eventos que desejem especializar-se na gestão de palco em eventos ao vivo. Outros interessados com experiência prévia em eventos.

| OBJETIVOS
Dominar na prática as principais operações de gestão de palco e coordenação das equipas técnicas num concerto ou evento corporativo.
Estar apto a gerir várias áreas de um evento, incluindo comunicação e gestão de equipas, logística e planeamento.


| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Stage Manager para produtoras de eventos, promotoras de música e espectáculo, empresas de Serviços Técnicos para Eventos, salas de espectáculo e, ainda, espaços e instituições culturais.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO

Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto.

Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30.

CONTEÚDOS

| STAGE MANAGER (14h)
O papel do Stage Manager no contexto de concertos e eventos corporativos. Funções e responsabilidades. Tipos de eventos: corporativos, concertos e festivais.
Etapas da produção. Recursos humanos e logísticos. Hierarquia e funções das equipas técnicas e de produção. Programação e desenho de produção. Pré-produção (preparação e organização pré-evento), produção e balanço. Equipa do venue. Equipa do promotor. Equipa do artista. Relação com produção, artistas, clientes e fornecedores. A importância da comunicação eficaz na gestão do palco e das equipas. Coordenação de equipas.
Visita a espaço de eventos.

| ESTRUTURAS E EQUIPAMENTOS (14h)
Estruturas de palco e sistemas de rigging.
Definição de layout do palco e distribuição de equipamentos. Protocolos e regras de segurança em eventos, incluindo no controlo de acessos e públicos. Equipamentos de som: Microfones, Mesas de Mistura, PA. Equipamentos de iluminação: Projetores e mesas de luz.
Equipmentos de vídeo: projeções, painéis de LED e régies. Introdução á gestão de palco, gestão de equipas técnicas e cronogramas de trabalho. Resolução de problemas técnicos comuns durante os eventos Integração de tecnologia com a logística do evento
Visita técnica a montagem de um evento.

| PLANEAMENTO DE GESTÃO DE PALCOS (12h)
Planeamento e Preparação de Eventos.
Técnicas de como planear e organizar eventos de forma eficiente.
Aprender a ler e interpretar riders técnicos, mapas de palco, cronogramas e listas de tarefas. Planeamento de cronogramas: preparação e execução. Definição de estruturas e equipamentos necessários: som, luz, vídeo, estruturas, rigging e cenários. Preparação do espaço (montagem de palco, logística, controlo de acessos, segurança). Gestão logística de montagem e desmontagem. Acompanhamento de ensaios técnicos e gerais. Elaboração de cronograma para diferentes tipos de eventos. Criação de Rider técnico. Simulação de ensaios técnicos.

| COMUNICAÇÃO E COORDENAÇÃO DE EQUIPAS (8h)
Liderança e motivação das equipas técnicas e de apoio. Intercomunicação. Técnicas de comunicação no palco e backstage. Coordenação das equipas de Som, Iluminação, Vídeo, Artistas, Produção, Cliente e Segurança. Relação com fornecedores. A importância do Briefing e das reuniões de planeamento de eventos. Como delegar responsabilidades de forma eficaz. Gestão de crise e resolução de problemas. Como lidar com tensões e imprevistos durante o evento (problemas técnicos, atrasos, mudanças de última hora). Ética profissional: A importância da responsabilidade, pontualidade e boa comunicação.
Simulação de situações de crise.

| PREPARAÇÃO E GESTÃO DE ENSAIOS DE CONCERTOS OU EVENTOS (8h)
Acompanhamento e coordenação de ensaios Organização do palco e preparação dos artistas Comunicação com as equipas técnicas e de produção. Controlo do tempo e ritmo durante ensaios e apresentações. Técnicas para resolver problemas inesperados durante ensaios. Simulação de ensaio, com participação de artistas, resolução de imprevistos durante o ensaio.

| GESTÃO DE EVENTOS CORPORATIVOS (8h)
Tipos de eventos corporativos: galas, conferências, activações de marca, team buildings, entre outros.
Os eventos na cultura corporativa e imagem de marca.
Gestão de expectativas dos clientes corporativos. Interação com produtoras e eventos e com o cliente (departamentos de marketing e comunicação das marcas).
Diferenças e desafios nas equipas técnicas.
Gestão de múltiplos espaços e horários para conferências e eventos simultâneos.
Ética e profissionalismo em eventos corporativos. O papel do Show Caller e a comunicação com o Stage Manager.
Planeamento e execução de um evento corporativo.

| EVENTO AO VIVO (16h)
Gestão das várias dinâmicas de um evento ao vivo. Procedimentos de check-in e pré-produção. Coordenação durante o evento: entrada de artistas, transições, mudanças e saídas de palco. Gestão de horários e cronogramas ao vivo. Gestão de imprevistos: falhas técnicas, mudanças no cronograma, necessidades de emergência.
Acompanhamento de artistas e outros participantes. Debriefing com as equipas técnicas e de produção. Feedback pós-evento: avaliação e melhorias. Exercício prático de coordenação de um evento ao vivo, em parceria com um venue.


| MASTERCLASSES
O aluno poderá ainda frequentar Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso, a decorrer entre Fevereiro e julho em diversos dias e horários. O aluno escolherá as mesmas em função dos seus interesses e disponibilidade.

FORMADORES

COORDENADOR
PEDAGÓGICO

Patrícia Lopes
Eduardo Cunha
Coordenação técnica, produção executiva e direcção de palco.
Ana Teresa Mota
Produtora de Eventos
Paulo Ricardo Vicente
Stage manager
Francisco Bernardo
Road Manager,
Tour Manager, Stage Manager, Production Manager
Luís Delgado
Técnico de Som, Director Técnico e Stage Manager

INSCRIÇÕES

| INSCRIÇÃO

100€

| PREÇOS

800€
Pronto Pagamento 720€ (10% desconto)
6 meses x 133,33€ (fev a jul 2025)

| DESCONTOS

5% | EX ALUNOS, FORMADORES WA, PARCEIROS ou 2 CURSOS

NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia, os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.


| PRE-REQUISITOS

Mínimo de 17 anos à data da inscrição.
Frequência de 12º ano de escolaridade como mínimo.
Exceções por análise de currículo.


| PROCESSO DE INSCRIÇÃO

– Entrega de Currículo e da Ficha de pré-Inscrição (link fornecido) devidamente preenchida.

– Pagamento do valor da Inscrição.

– Apresentação do cartão de cidadão, fotografia “tipo passe” e comprovativo de morada.

– Leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.

| FORMAS DE PAGAMENTO

Presencial através de Multibanco ou Numerário na Secretaria da World Academy.

Ou pagamento por Entidade e Referência fornecidas no ato da inscrição.

As inscrições por e-mail (info@worldacademy.pt) estão sempre sujeitas a confirmação por parte da Secretaria da World Academy.


| CONDIÇÕES GERAIS

As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultadas no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.


A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.

Call Now Button