Música Electrónica e Hip-Hop

CURSO INTENSIVO

CONTEÚDOS DO CURSO

| ESTÚDIO, GRAVAÇÃO E MISTURA (30h)
Equipamentos e funcionamento operacional do estúdio de gravação musical: régie; sala de captação,microfones, processamento de sinal, escuta, sistemas de gravação, edição e mistura. Operações base em Ableton e Protools. Exercício prático de gravação e mistura de música com Ableton.

| MIDI E ABLETON LIVE (30h)
Protocolos, ligações e sincronismos MIDI. Controladores, interfaces e outros equipamentos. Os diversos tipos de síntese de som. Aditiva, subtrativa, FM.Softwares e hardwares de síntese, sampling e processamento de som: operações base com Ableton Live. Instrumentos e samplers Virtuais. Teclados, controladores de faders, DrumPads, trigers, etc. Integração de samplers e synths com o editor MIDI. Automação com o editor MIDI. Exercícios de criação e produção de música, integrando MIDI e síntese. 

| ELETRÓNICA (40h)
O contexto histórico da música eletrónica e de dança. Evoluções tecnológicas de equipamentos e instrumentos. Movimentos e correntes das últimas décadas, do disco ao house e ao techno. O mercado para EDM: produtores e djs. Géneros e subgéneros.

Tecnologias digitais: do sampler ao computador. Criação, manipulação e gestão de samples. Características fundamentais do género ao nível rítmico, harmónico e tímbrico.
Projeto prático de criação individual com base principal em ferramentas digitais, estimulando ainda ao uso de outros instrumentos e periféricos musicais.

| HIP HOP (40h)
O contexto histórico, da abolição da escravatura à migração para os subúrbios das grandes cidades americanas. As gerações e movimentos das últimas décadas a nível cultural e musical. Origens e influências: Jazz, Soul, Funk e Afro-latina. Do “underground” ao “mainstream” Características fundamentais do género; “The Breaks”; Ritmo e Poesia. Flow: versificação e métrica. As ferramentas: dois pratos e um microfone – “o Turntablism”. TR, MPC, SP12 e a definição da sonoridade do HipHop. Princípios e técnicas: sampling e lowend; noise e sons não tonais; choping; looping; timestrech e pitchshift. Síntese. Boombap, jazzy, hiphop e trap. O mercado hip hop: beatmakers, mc´s, produtores. Projeto de criação, letra e beat com base principal em computador com Ableton Live, podendo incorporar ainda outros instrumentos musicais.

FORMADORES


Bruno Guichon
Músico e Produtor (Octapush)


Francisco Rebelo
Músico e Produtor (Orelha Negra)


Nuno Santos
Músico (Chullage)

pedro-serraninho
Pedro Serraninho
Produtor e Engenheiro de Som

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS

Ao Sul do Mundo
Arruada
Altice Arena
Antena 1, 2 e 3
Atlantic Blue Studios
Auditório Ruy Carvalho
Beware
CTL- Cultural Trends Lisbon
Europalco
Festival A Palavra
Festival Meo Sudoeste
Festival Rock em Stock
Festival SBSR
Fnac
Gerador
Índigo
Ghude
Milk & Black
Musifex
MusicBox
Panela Rec
Produtores Associados
Rádio SBSR
Road Crew
RTP Palco
Ruela Music
Sara Does PR
Semana Académica de Lisboa
Sony Music
Universal
+ outros no site

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala de aula e pré e pós-produção áudio com 1 computador por aluno. Software: Pro Tools, Ozone, Reaper, Ableton Live 11, Waves Gold Bundle. Estúdio de som profissional com Control Room e 2 salas de captação. Backline com bateria, baixo, guitarras, amplificação e outros instrumentos diversos. Estúdio equipado com Pro Tools. Monição Estéreo Profissional, compressores, equalizadores paramétricos e processadores de efeitos. Microfones de condensador de membrana larga e pequena, microfones dinâmicos para diversas aplicações e teclado MIDI individuais. Sequenciador Behringer, Live Launchpad Novation, sequenciador Arturia. Auditório com palco, bastidores, camarins, sistema de PA e mesa digital de áudio, ligado ao estúdio de som para gravação multipista.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS 
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.

WORLD ACADEMY
Avenida Comendador Nunes Côrrea, nº 44
2790-224 Carnaxide

Inscrição

Inscrições Abertas

O pagamento é efectuado no ato da inscrição.

NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia, os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.  

PRE-REQUISITOS
Mínimo de 17 anos à data da inscrição. Frequência de 11º ano de escolaridade como mínimo. Preenchimento de Ficha e Candidatura e envio de Curriculum Vitae para análise e admissão no curso.

Entrega de 1 press kit do projeto musical para trabalho de análise e desenvolvimento.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Entrega presencial ou envio para o email info@worldacademy.pt dos documentos:
– Ficha de candidatura, cartão de cidadão, fotografia digital e comprovativo de morada.
Assinatura do contrato, leitura e aceitação do Regulamento da World Academy.
Pagamento do valor total ou da 1ª prestação da formação.

| FORMAS DE PAGAMENTO
Presencial através de Multibanco ou Numerário na Secretaria da World Academy.
Ou transferência por Entidade e Referência fornecidas no ato da inscrição.
As inscrições por e-mail ou correio estão sempre sujeitas a confirmação por parte da Secretaria da World Academy.

| CONDIÇÕES GERAIS
Os módulos de curso têm avaliação com classificação.
O aproveitamento no módulo confere Certificado de Formação.
As datas poderão sofrer alterações sem aviso prévio.
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy.
O processo de inscrição automaticamente valida a aceitação dos termos deste regulamento.