O áudio, a música e o som em geral, são hoje reproduzidos nas mais variadas plataformas, nomeadamente nos conteúdos de Internet, venda digital e streaming. No entanto, continuamos a necessitar de estúdios de gravação para gravar, editar e misturar música e áudio com qualidade. Ser um bom técnico de som profissional é a garantia dessa qualidade na reprodução sonora.
| DURAÇÃO
300h
(280h c/ formador)
| DATAS
10 de Outubro (T1); 24 de Outubro (T2) 2022 a Julho 2023
As informações aqui apresentadas podem sofrer alterações.
| HORÁRIO
T1: 2ª, 4ª e 6ª | 09h00 – 12h00
T2: 2ª, 4ª e 6ª | 20h00 – 23h00
(aulas de reposição em outros dias no mesmo horário)
| PARTICIPANTES
12 (mínimo 8)
| A QUEM SE DESTINA
Interessados em ganhar competências em tecnologias do som, e que revelem ainda vocação para os fenómenos da música e das tecnologias dos media.
| OBJETIVOS
Formação teórica/ prática do fenómeno do áudio, com incidência no estúdio de som e na produção musical.
| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Técnicos de Som em estúdios de gravação, salas de espetáculo, auditórios, produtoras de cinema, televisão e vídeo, estações de televisão e produtoras na área do digital (com os dois níveis de formação completos).
Estágio Extra Curricular para os Melhores Alunos.
| PARCEIRO
Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista de Aconselhamento e Selecção.
Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30.
| O FENÓMENO DO SOM (33h)
Fenómenos do som: propagação sonora; frequência e comprimento de onda; onda simples e complexa; harmónicos; o espectro sonoro. A intensidade de som e o decibel. Fenómenos acústicos: absorção; reflexão; transmissão; difração; refração; difusão; reverberação; delay; formas de controlo de ruído. Ouvido e perceção: anatomia e funcionamento; intensidade e frequência; localização espacial de fontes sonoras; fenómeno auditivo e sistemas de medição.
| ELETRICIDADE E ELECTRÓNICA (24h)
A eletricidade e a eletrónica para o áudio: leis fundamentais; a manutenção de equipamento; instrumentos e ferramentas, a mala do técnico de som; alguns circuitos mais significativos. Áudio digital: teorema de Nyquist; a quantização; processo de gravação e reprodução; ligações: AES/EBU, S/PDIF e tipos de conexão tais como MADI, ADAT, TDIF, USB, MIDI, etc..
| AUDIÇÃO CRÍTICA E LINGUAGEM MUSICAL (24h)
Educação auditiva, escuta crítica e escuta analítica; standards de qualidade sonora na indústria musical; linguagem musical; representação das notas; sustenidos e bemóis; a pauta; as claves;
Representação dos ritmos; tercinas; noção de compasso; compassos simples, compostos e ímpares; tempo, metrónomo e bpm; tempos fortes e fracos; síncopa; contratempo; anacrusa; acentuações; noção de pulsação rítmica; conceito e representação da melodia e harmonia: tons e meios-tons, graus, escalas e modos; função tonal dos acordes na tonalidade maior; coerência entre melodia e harmonia; escrita de acordes cifrados; sequências e progressões de acordes; a estrutura de temas e canções no Jazz, no Fado e noutros géneros musicais; classificação das famílias de instrumentos; classificação da voz.
| PRO TOOLS (33h)
Pro Tools como workstation digital, o in/out Setup, MIDI Studio Setup, configuração e optimização do sistema, possibilidades do sistema, importação de ficheiros e session data, estrutura dos menus, tipos de pistas, janela de edição, timebase, edição em gridmode e determinação de BPM, edição áudio, modos de gravação, modos de escuta, automação de pistas e plugins, técnicas de mistura básicas, criação da mistura final (bounce to disk).
| ESTÚDIO, CAPTAÇÃO E GRAVAÇÃO ÁUDIO (45h)
O estúdio de som. Microfones: diafragma; princípios de funcionamento, tipos de microfones, caraterísticas técnicas e eléctricas; A escolha do microfone, pré-amplificadores, técnicas de captação para instrumentos acústicos e elétricos e normas de captação estéreo. Mesas e controladores áudio: mesa analógica, mesa digital e controlador DAW. Gravação em Pro Tools: abrir sessões, armar pistas, in/out setup, planificar o routing de sinal interno e externo; sincronismo, escutas. Retorno do sinal. Utilização de auxiliares e inserts, processamento de sinal; backups.
| MISTURA E MASTERIZAÇÃO (45h)
Módulo teórico-prático, constituído por exercícios de edição, processamento, mistura e masterização em Pro Tools e outros softwares especializados em masterização. Processamento de sinal: equalização, compressão e limiters, os efeitos de reverb, delay e por modelação. Os vários tipos de plugins. Edição em Protools. As principais funções de edição. Exercícios práticos de mistura e masterização.
| MIDI, SINCRONISMO E ÁUDIO DIGITAL (24h)
O MIDI 1.0 e 2.0: protocolo, interfaces e conectores. As mensagens MIDI e SysEx, o GM e o XG. Equipamentos. Teclados e módulos de som, sequenciadores,samplers, triggers – hardware e software. As novas tecnologias associadas ao MIDI. MTC e MMC: Sincronismo MIDI com hardware.
O Timecode e Wordclock: Uso e configuração. A conversão e transmissão digital de áudio – protocolos e conectores.
O Patchbay digital em hardware e software.
| PRODUÇÃO MUSICAL (52h)
O objetivo deste módulo é implementar trabalhos onde os alunos põem à prova os conhecimentos adquiridos ao longo do ano: planear, gravar, misturar e masterizar um projeto musical. O trabalho obedecerá a um calendário bem definido. O projeto musical e 2 temas a trabalhar pertencem aos vencedores do concurso BandWars. Os parâmetros técnicos mínimos são definidos pelo formador. A avaliação do módulo será feita em função do cumprimento do projeto nas suas vertentes: calendário, criatividade, rigor técnico e espírito de equipa. Será apresentado perante um ou mais convidados profissionais, que também darão dicas sobre o mercado.
MASTERCLASS
O curso inclui ainda uma Masterclass com um Profissional de referência no mercado.
| ESTÁGIO EXTRA CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (12 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Dezembro de 2023. Os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.
Nota: no caso de Som I o estágio é extracurricular e preferencialmente para os alunos com avaliação de curso mais alta (mínimo 5 alunos, mas poderão ser mais). Com o curso de SOM II completo, existe estágio curricular para todos os alunos (com avaliação positiva no curso).
| FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.
FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outro curso. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.
| PARCEIROS PRINCIPAIS
Altice Arena
Antena 1, 2 e 3
Atlantic Blue Studios
Auditório Ruy Carvalho
Beware
Canal 11
Canal Q
Coral
David e Golias
Endemol
Estúdios Namouche
Estúdios Ponto Zurca
Festival Meo Sudoeste
Festival Rock em Stock
Festival SBSR
Fnac
Fred Ferreira (estúdio)
Freemantle Media
Gerador
Índigo (estúdio)
Leopardo Filmes
Music Box
Musifex
Others
Panavideo
Pim Pam Pum
Plural
Rádio SBSR
Road Crew
RTP
RTP Palco
Shine Iberia
SIC
SP Televisão
Sporting TV
TVI
+ outros no site
| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala de aula e pré e pós-produção áudio com 1 computador por aluno. Software: Pro Tools 12, Reaper e Ableton Live 10. Estúdio de som profissional com Régie e 2 salas de captação (15 e 100m2). Backline com bateria, baixo, amplificação e outros instrumentos diversos. Estúdio equipado com Pro Tools 12, Reaper, Ableton Live 10 e Ozone 7. Correcção acústica por Luís Belo Lopes com materiais Vicoustic. Monição estéreo alinhada, compressores, equalizadores paramétricos e processadores de efeitos. Microfones de condensador de membrana larga e pequena, microfones dinâmicos para diversas aplicações e teclado MIDI individuais. Mesa analógica, mesa digital e controlador DAW. Auditório com Truss, sistema de PA e mesa digital, ligado ao estúdio de áudio para gravação multipista. Outros equipamentos para áudio: microfones de lapela, shotguns e gravadores/mixers para exteriores e estúdio TV. Régie móvel para multicâmara. Equipamento de rádio para gravação, edição e emissão web. Espaço e equipamento para gravação de Foley. Em parceria com estúdios da Indigo – TheSound Experience: mistura surround em 5.1 e 7.1. Parceria com sala de espetáculos para Festival World Academy, equipada com equipamentos profissionais áudio e vídeo complementares aos da escola
| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.
| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial
| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.
| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.
| INSCRIÇÃO
75€ de 2 de maio a 30 de junho de 2022
150€ a partir de 1 de julho de 2022
| PREÇOS
3.000€
Pronto Pagamento 2.700€ (10% desconto)
6 meses x 490€ (2% desconto)
12 meses x 250€
| DESCONTOS
Ex alunos, Formadores wa, parceiros ou 2 cursos, consultar secretaria.
NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia, os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.
| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo e ficha de candidatura (download para preenchimento).
Conhecimentos mínimos em computação áudio/ musical (em qualquer software).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
Mínimo 12º ano de escolaridade ou percurso académico/ profissional relevante para o curso.
| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “passe”, comprovativo de morada.
| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.
A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.