MUSIC MARKETING & MANAGEMENT

Produção, Gestão e Promoção de Músicos

A indústria musical transformou-se e colocou novos desafios a quem deseja ser profissional da área. Surgiram novos operadores independentes, nas áreas da edição, distribuição, comunicação, digital, música ao vivo e streaming. A autonomia destas estruturas obriga os profissionais a um conhecimento cada vez mais aprofundado de cada uma das áreas.

| DURAÇÃO
270h (250h c/ formador)
+ Estágio (160 a 480h)

| DATAS
23 outubro 2023 a julho 2024
(inscrições abertas até 6 Novembro)

| HORÁRIO
2ª, 4ª e 6ª | 16h45-19h45 ÚLTIMA VAGA
Aulas de reposição e exercícios pontualmente às 3ª e 5ª; masterclasses pontuais noutros dias e horas.

| PARTICIPANTES
14 (mínimo 8)

| A QUEM SE DESTINA
A todos os que pretendem trabalhar nas diferentes áreas da indústria musical: management, agenciamento, gestão de carreira e conceito, comunicação on e offline.

| OBJETIVOS

Compreender as linguagens, funções e práticas da indústria musical. Dominar os princípios da gestão, produção e comunicação. Estar apto a integrar o mercado profissional, com os conhecimentos e a prática necessária que a indústria exige.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Management e agenciamento, produtoras e promotoras de espetáculos, editoras discográficas e de distribuição digital, e ainda integração em empresas ou outras organizações associadas à música e ao espetáculo.

MARCAÇÃO DE ENTREVISTA 2023/24

Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista de Aconselhamento e Selecção.

Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30

CONTEÚDOS

| INDÚSTRIA MUSICAL (15h)
Breves noções de história da música popular. A influência dos movimentos artísticos na criação musical. Evolução e transformação da indústria discográfica. A era do digital.

| MANAGEMENT (15h)
Funções de management e relação com músicos, promotores, estúdios, agentes e editoras. Tarefas e competências do manager no acompanhamento do músico(s). Case studies.

| AGENCIAMENTO (15h)
Agências e agenciamento: tipos, funções e competências, tarefas principais. Relação com músico, editora, promotores e media.
Gestão de carreira. Case studies.

| EDIÇÃO E PUBLISHING (12h)
Organização e gestão das editoras. Majors, independentes, netlabels e edição própria. Gestão de repertório e catálogos. Publishing e Licenciamento. Distribuição e vendas: canais, especificidades. Relação da editora com todos os players da indústria.

| LEGISLAÇÃO 12h)
A proteção das obras, os direitos de autor e direitos conexos. Intervenientes no processo de produção musical e elementos contratuais. Gestão coletiva de direitos. Legislação do espetáculo e da distribuição e reprodução digital (plataformas de streaming, etc).

| GESTÃO FINANCEIRA (18h)
A indústria da música: o negócio da música. Despesas: fabrico, distribuição, retalho, promoção, artistas, concertos, outros. Receitas: streaming, concertos, sponsoring, vendas físicas, merchandising, crowdfunding , outros. Gestão integrada de produto: criação, reprodução, distribuição, promoção.

| PRODUÇÃO MUSICAL (12h)
A produção musical como processo de gestão, técnico e criativo. Tipos de produções e produtores. Case studies.
Relação do produtor com músicos, técnicos de som, editoras e agências ou managers. O planeamento de produção: escolhas do estúdio, técnicos, músicos, gestão de orçamentos e calendários.

| PRODUÇÃO MUSICAL II (18h)
Processos criativos de composição e arranjos. Noções gerais sobre som. Tipos de estúdios. Equipamentos e tecnologias. Técnicas de captação e gravação. O papel técnico e criativo do produtor. Visita a um estúdio profissional.
Exercícios práticos de captação, gravação e mistura de música.

| PRODUÇÃO DE CONCERTOS (24h)
A produção de concertos em formato standard, showcase, festivais, digressões. Outros espetáculos com música integrada: dança, teatro, musicais, espetáculos multimédia. Equipamentos e tecnologias para música ao vivo. O planeamento e as diversas fases da produção de um evento. Carreiras na área da produção de concertos: promotor, produtor e manager. Papel das editoras na gestão de concertos e digressões. Exercício prático de produção de concerto na World Academy.

| ASSESSORIA DE IMPRENSA (18h)
Tipos de públicos e posicionamento. Tendências de mercado. Os media tradicionais e digitais. Planos estratégicos em marketing musical. O briefing. Planos e acções de promoção. Planeamento media. Relações públicas. Comunicação social. O press kit e as ferramentas tradicionais. Promoção nos pontos de venda. Visita a estúdio de televisão ou rádio. Exercício prático de elaboração de plano estratégico de marketing e criação de conteúdos para Concurso de bandas e Projecto Editorial.

| MARKETING DIGITAL (21h)
Canais digitais de promoção: redes sociais, plataformas de streaming, sites e portais especializados, canais e plataformas generalistas, canais digitais de media, podcasts, outros.
Ferramentas e técnicas: gestão de redes sociais, influencers, publicidade online, sem e seo, métricas variadas, outras.
Conteúdos: videos adaptados a redes sociais, vídeos musicais, fotografia, outros.
Estratégia e Plano de marketing; promoção digitais.
Plano de promoção e de conteúdos digitais para o módulo de Projeto Editorial. Criação de conteúdos para o módulo de Projeto Editorial, com possibilidade de colaboração de alunos de outros cursos.

| PRODUÇÃO MEDIA (18h)
Fotografia: sessões fotográficas com artistas. Design: logótipo do artista/banda, capa e inlay de edição, cartaz e outros materiais impressos, merchandising. Vídeo: produção de videoclip musical, vídeos promocionais e vídeo de concertos.

| PROJETO EDITORIAL (18h)
Elaboração e planeamento de um projeto editorial (conceito e label, artistas, músicas). Linha editorial. Posicionamento no mercado. Recursos de produção. Planeamento de promoção e media.
Exercício prático de criação de projetos editoriais completos, individualmente ou em pequenos grupos, para pitching a formador e profissionais do mercado convidados.
O júri também dará também dicas de orientação profissional aos alunos, em função dos projetos.

| FESTIVAL WORLD ACADEMY (25h)
Exercício prático de produção do dia dedicado à música do Festival World Academy: planeamento do concerto dos alunos de Criação Musica, assim como do álbum que inclui as respectivas canções. A produção é articulada com alunos de Som, Técnico de Espetáculo, Design, Vídeo e Fotografia, entre outros. Os concertos terão apoio financeiro, logístico e promocional da World Academy.

MASTERCLASSES (6h)
O curso inclui ainda Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso. O aluno escolherá as mesmas em função dos seus interesses e disponibilidade.

FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.

FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outros cursos. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.


ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Dezembro de 2024. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES

COORDENADOR
PEDAGÓGICO

Davide Pinheiro
David Benasulin
Músico e Editor
Diana Taveira
Comunicação e Marcas
Diogo Dias
Comunicação e Marcas
Nuno Sampaio
Promotor e Agente
José Pinheiro
Engineer/Visual Artist
Luis Pardelha
Produtor e Agente
Luís Viegas
Produtor
Nuno Saraiva
Editor, Músico e Especialista em direitos
Pedro Valente
Agente
Sérgio Noronha
Music Marketeer
+ Convidados

OUTRAS INFORMAÇÕES

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS

Sala com 1 computador por aluno, Internet e TV. Estúdio de som profissional ligado ao auditório e preparado para gravação multipista de áudio. Backline com bateria, baixo, amplificação e outros instrumentos diversos. Estúdio equipado com Pro Tools, compressores, equalizadores, processadores e microfones diversos.

Auditório com palco, bastidores, camarins, truss, sistema de PA, monição de palco e mesa digital áudio, ligado ao estúdio de áudio para gravação multipista. Iluminação para espetáculo e mesa digital de controlo de luz.
Equipamento profissional e estúdios de vídeo e fotografia.
Parceria com sala de espetáculos para Festival World Academy.


| UTILIZAÇÃO DE MEIOS

Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.


PARCEIROS PRINCIPAIS

Altice Arena
Ao Sul do Mundo
Arruada
Atlantic Blue Studios
Beware
Europalco
Festas de Grândola
Festival Meo Sudoeste

Festival SBSR
Festival Super Bock em Stock
Fundação Gulbenkian
Gerador
Ghude
Milk&Black
Mil Lisboa
Music Box

Oskar & Gaspar
Produtores Associados
Rádio SBSR
Sony Music
Teatro São Luiz
Universal
+ outros no site


| PRÉMIOS

Os melhores alunos são premiados no final de cada ano com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS

Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.


| ENTIDADE DE CERTIFICAÇÃO

DGERT.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO

Inicial.

INSCRIÇÕES

| INSCRIÇÃO

150 €

150€

| PREÇOS

2.600€

Pronto Pagamento 2.340€ (10% desconto)

9 meses x 288,89€
12 meses x 216,67€

| DESCONTOS

EX ALUNOS
FORMADORES WA
PARCEIROS
2 CURSOS
Consultar Secretaria para mais informações sobre descontos.

NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.


| CANDIDATURA

1ª Etapa: Marcação de entrevista para orientação e seleção.
2ª Etapa: Envio de currículo, ficha de candidatura.
Fator preferencial: formação ou experiência em música (mesmo que académica ou amadora)
3ª Etapa: Inscrição
NOTA: Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.

| INSCRIÇÃO

Depois de aprovação em entrevista é necessário:

  • Leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
  • Cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “tipo passe” e comprovativo de morada.
  • Pagamento de Inscrição.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.


| CURSOS RELACIONADOS

SOM I | SOM II (IMAGEM E ESPETÁCULO) | CRIAÇÃO MUSICAL | PRODUÇÃO DE EVENTOS E ESPETÁCULOS | TÉCNICO DE ESPETÁCULOS

Call Now Button