MUSIC MANAGEMENT & MARKETING

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL 2022/2023

music management


As novas formas de distribuição e venda de música, criaram uma maior necessidade na promoção e visibilidade dos artistas e músicos em geral. Assim o trabalho do promotor e do produtor é cada vez mais uma peça essencial no marketing, management e promoção de artistas e da música.





CONTEÚDOS DO CURSO


| INDÚSTRIA MUSICAL (15h)
Breves noções de história da música popular. A influência dos movimentos artísticos na criação musical. Evolução da indústria discográfica. A nova geração de tecnologias. Tendências no mercado da música.

| MANAGEMENT (15h)
Funções de management e relação com músicos, promotores, estúdios, agentes e editoras.
Tarefas e competências do manager no acompanhamento do músico(s). Case studies.

| AGENCIAMENTO (15h)
Agências e agenciamento: tipos, funções e competências, tarefas principais. Relação com músico, editora, promotores e media.
Gestão de carreira. Case studies.

| EDIÇÃO E PUBLISHING (12h)
Organização e gestão das editoras. Majors, independentes, netlabels e edição própria. Gestão de repertório e catálogos. Publishing e Licenciamento. Distribuição e vendas: canais, especificidades. Relação da editora com todos os players da indústria.

| LEGISLAÇÃO (12h)
A proteção das obras, os direitos de autor e direitos conexos. Intervenientes no processo de produção musical e elementos contratuais. Gestão coletiva de direitos. Legislação do espetáculo e da distribuição e reprodução digital (plataformas de streaming, etc).

| GESTÃO FINANCEIRA (18h)
A indústria da música: o negócio da música. Despesas: fabrico, distribuição, retalho, promoção, artistas, concertos, outros. Receitas: streaming, concertos, sponsoring, vendas físicas, merchandising, crowdfunding , outros.
Gestão integrada de produto: criação, reprodução, distribuição, promoção.

| PRODUÇÃO MUSICAL I (12h)
A produção musical como processo de gestão, técnico e criativo. Tipos de produções  e produtores. Case studies.
Relação do produtor com músicos, técnicos de som, editoras e agências ou managers. O planeamento de produção: escolhas do estúdio, técnicos, músicos, gestão de orçamentos e calendários.

| PRODUÇÃO MUSICAL II (18h)
Processos criativos de composição e arranjos. Noções gerais sobre som. Tipos de estúdios. Equipamentos e tecnologias. Técnicas de captação e gravação. O papel técnico e criativo do produtor. Visita a um estúdio profissional.
Exercícios práticos de captação, gravação e mistura de música.

| PRODUÇÃO DE CONCERTOS (27h)
A produção de concertos em formato standard, showcase, festivais, tournées. Outros espetáculos com música integrada: dança, teatro, musicais, espetáculos multimédia. Equipamentos e tecnologias para música ao vivo. O planeamento e as diversas fases da produção de um evento. Carreiras na área da produção de concertos: promotor, produtor e manager. Papel das editoras na gestão de concertos e tournées. Exercício prático de produção dum concerto na World Academy (concurso de bandas).

| ASSESSORIA DE IMPRENSA (21h)
Tipos de públicos e de produtos. Tendências de mercado. Os media tradicionais e digitais.
Planos estratégicos em marketing musical. O briefing. Planos e acções de promoção. Planeamento media. Relações públicas. Comunicação social. O press kit e as ferramentas tradicionais. Promoção nos pontos de venda. Visita a estúdio de televisão ou rádio. Exercício prático de elaboração de plano estratégico de marketing e criação de conteúdos para Concurso de bandas e Projecto Editorial.

| MARKETING DIGITAL (18h)
Canais digitais de promoção: redes sociais, plataformas de streaming, sites e portais especializados, canais e plataformas generalistas, canais digitais de media, podcasts, outros.
Ferramentas e técnicas: gestão de redes sociais, influencers, publicidade online, sem e seo, métricas variadas, outras.
Conteúdos: videos adaptados a redes sociais, music videos, fotografia, outros.
Estratégia e Plano de marketing; promoção digitais.
Plano de promoção e de conteúdos digitais para o módulo de Projeto Editorial.

| PRODUÇÃO MEDIA (18h)
Fotografia: sessões fotográficas com artistas. Design: logótipo do artista/banda, capa e inlay de edição, cartaz e outros materiais impressos, merchandising. Vídeo: produção de videoclip musical, vídeos promos e vídeo de concertos. Criação de conteúdos para o módulo de Projeto Editorial, com possibilidade de colaboração de alunos de outros cursos.

| PROJECTO EDITORIAL I (21h)
Elaboração e planeamento de um projeto editorial (conceito e label, artistas, músicas). Linha editorial. Posicionamento no mercado. Recursos de produção. Planeamento de promoção e media.
Exercício prático de criação de projetos editoriais completos, individualmente ou em pequenos grupos, para pitching a formador e profissionais do mercado convidados.
O júri também dará também dicas de orientação profissional aos alunos, em função dos projetos.

| PROJECTO EDITORIAL II (28h)
Exercício prático de produção e promoção de um CD e de um conjunto de concertos, em articulação com alunos de Criação Musical e as suas composições.  Este evento está integrado no Festival World Academy. Haverá ainda articulação com alunos de Design, Técnico de Espetáculo, Som, Vídeo e Fotografia, entre outros. Os concertos terão apoio financeiro, logístico e promocional da World Academy.

| MASTERCLASS
O curso inclui ainda uma Masterclass com um Profissional de referência no mercado.

| FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a  participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.

| FORMAÇÃO INTERCURSOS

Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outro curso. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Dezembro de 2023. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES



alexandre-cortez

Alexandre Cortez
Músico e Produtor 


David Benasulin
Label Manager  


Diana Taveira
CEO milk&black


flak

Flak
Músico e Produtor 


jose-pinheiro

José Pinheiro
Realizador 



Luís Pardelha
Produtor 


luis-viegas

Luís Viegas
Produtor 


Miguel Birra
Artists & Marketing Manager


Nuno Sampaio
Promotor e Agente 


Rodrigo Dias
Músico e Advogado 



Sérgio Noronha
Marketing Manager



+convidados




OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
Altice Arena
Ao Sul do Mundo
Arruada
Atlantic Blue Studios
Beware
Europalco
Festas de Grândola
Festival Meo Sudoeste
Festival SBSR
Festival Super Bock em Stock
Fundação Gulbenkian
Gerador
Ghude
Milk&Black
Music Box
Oskar & Gaspar
Produtores Associados
Ruela Music
Semana Académica de Lisboa
Sony Music
Teatro São Luiz
Universal
+ outros no site

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com 1 computador por aluno, Internet e TV. Estúdio de som profissional ligado ao auditório e preparado para gravação multipista de áudio. Backline com bateria, baixo, amplificação e outros instrumentos diversos. Estúdio equipado com Pro Tools, compressores, equalizadores, processadores e microfones diversos. Auditório com palco, bastidores, camarins, truss, sistema de PA, monição de palco e mesa digital áudio, ligado ao estúdio de áudio para gravação multipista. Iluminação para espetáculo e mesa digital de controlo de luz.
Equipamento profissional e estúdios de vídeo e fotografia.
Parceria com sala de espetáculos para Festival World Academy.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.



Inscrição

Inscrições Abertas

| INSCRIÇÃO
75€
de 2 de maio a 30 de junho de 2022
150€ a partir de 1 de julho de 2022

| PREÇOS
2.550€

Pronto Pagamento 2.295€ (10% desconto)
6 meses x 416,50€ (2% desconto)
12 meses x 212,50€

| DESCONTOS 
Ex alunos, formadores wa, parceiros ou 2 cursos, consultar secretaria.

NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas apenas para cidadãos da União Europeia. Os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para mais informações.

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo e ficha de candidatura (download para preenchimento).
Fator preferencial: formação ou experiência em música (mesmo que académica ou amadora)
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
Mínimo 12º ano de escolaridade, ou percurso académico/ profissional relevantes para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “passe”, comprovativo de morada.

| CONDIÇÕES GERAIS

As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.