MUSIC MANAGEMENT & MARKETING

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL 2021/2022

prod-musical


As novas formas de distribuição e venda de música, criaram uma maior necessidade na promoção e visibilidade dos artistas e músicos em geral. Assim o trabalho do promotor e do produtor é cada vez mais uma peça essencial no marketing e promoção de artistas e da música.





CONTEÚDOS DO CURSO


| INDÚSTRIA MUSICAL (15h)
Breves noções de história da música popular. A influência dos movimentos artísticos na criação musical. Evolução da indústria discográfica. A nova geração de tecnologias. Tendências no mercado da música.

| MANAGEMENT (15h)
Funções de management e relação com músicos, promotores, estúdios, agentes e editoras.
Tarefas e competências do manager no acompanhamento do músico(s). Case studies.

| AGENCIAMENTO (15h)
Agências e agenciamento: tipos, funções e competências, tarefas principais. Relação com músico, editora, promotores e media.
Gestão de carreira. Case studies.

| EDIÇÃO E PUBLISHING (12h)
Organização e gestão das editoras. Majors, independentes, netlabels e edição própria. Gestão de repertório e catálogos. Publishing e Licenciamento. Distribuição e vendas: canais, especificidades. Relação da editora com todos os players da indústria.

| LEGISLAÇÃO (15h)
A proteção das obras, os direitos de autor e direitos conexos. Intervenientes no processo de produção musical e elementos contratuais. Gestão coletiva de direitos. Legislação do espetáculo e da distribuição e reprodução digital (plataformas de streaming, etc).

| GESTÃO FINANCEIRA (18h)
A indústria da música: o negócio da música. Despesas: fabrico, distribuição, retalho, promoção, artistas, concertos, outros. Receitas: streaming, concertos, sponsoring, vendas físicas, merchandising, crowdfunding , outros.
Gestão integrada de produto: criação, reprodução, distribuição, promoção.

| PRODUÇÃO MUSICAL I (12h)
A produção musical como processo de gestão, técnico e criativo. Tipos de produções  e produtores. Case studies.
Relação do produtor com músicos, técnicos de som, editoras e agências ou managers. O planeamento de produção: escolhas do estúdio, técnicos, músicos, gestão de orçamentos e calendários.

| PRODUÇÃO MUSICAL II (18h)
Processos criativos de composição e arranjos. Noções gerais sobre som. Tipos de estúdios. Equipamentos e tecnologias. Técnicas de captação e gravação. O papel técnico e criativo do produtor. Visita a um estúdio profissional.
Exercícios práticos de captação, gravação e mistura de música.

| PRODUÇÃO DE CONCERTOS (27h)
A produção de concertos em formato standard, showcase, festivais, tournées. Outros espetáculos com música integrada: dança, teatro, musicais, espetáculos multimédia. Equipamentos e tecnologias para música ao vivo. O planeamento e as diversas fases da produção de um evento. Carreiras na área da produção de concertos: promotor, produtor e manager. Papel das editoras na gestão de concertos e tournées. Exercício prático de produção dum concerto na World Academy (concurso de bandas).

| ASSESSORIA DE IMPRENSA (21h)
Tipos de públicos e de produtos. Tendências de mercado. Os media tradicionais e digitais.
Planos estratégicos em marketing musical. O briefing. Planos e acções de promoção. Planeamento media. Relações públicas. Comunicação social. O press kit e as ferramentas tradicionais. Promoção nos pontos de venda. Visita a estúdio de televisão ou rádio. Exercício prático de elaboração de plano estratégico de marketing e criação de conteúdos para Concurso de bandas e Projecto Editorial.

| MARKETING DIGITAL (12h)
Canais digitais de promoção: redes sociais, plataformas de streaming, sites e portais especializados, canais e plataformas generalistas, canais digitais de media, podcasts, outros.
Ferramentas e técnicas: gestão de redes sociais, influencers, publicidade online, sem e seo, métricas variadas, outras.
Conteúdos: videos adaptados a redes sociais, music videos, fotografia, outros.
Estratégia e Plano de marketing e promoção digitais.

| PRODUÇÃO MEDIA (21h)
Fotografia: sessões fotográficas com artistas. Design: logótipo do artista/banda, capa e inlay de edição, cartaz e outros materiais impressos, merchandising. Vídeo: produção de videoclip musical, vídeos promos e vídeo de concertos. Integração nos canais digitais e outros.. Criação de conteúdos para o módulo de
Projeto Editorial, com possibilidade de colaboração de alunos de outros cursos.

| PROJECTO EDITORIAL I (21h)
Elaboração e planeamento de um projeto editorial (conceito e label, artistas, músicas). Linha editorial. Posicionamento no mercado. Recursos de produção. Planeamento de promoção e media.
Exercício prático de criação de projetos editoriais completos, individualmente ou em pequenos grupos, para pitching a formador e profissionais do mercado convidados.
O júri também dará também dicas de orientação profissional aos alunos, em função dos projetos.

| PROJECTO EDITORIAL II (28h)

Exercício prático de produção e promoção de um CD e de um conjunto de concertos, em articulação com alunos de Criação Musical e as suas composições.  Este evento está integrado no Festival World Academy. Haverá ainda articulação com alunos de Design, Técnico de Espetáculo, Som, Vídeo e Fotografia, entre outros. Os concertos terão apoio financeiro, logístico e promocional da World Academy.

| MASTERCLASS
O curso inclui ainda uma Masterclass com um Profissional de referência no mercado.

| FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a  participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.

| FORMAÇÃO INTERCURSOS

Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outro curso. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Dezembro de 2021. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES



alexandre-cortez
Alexandre Cortez
Músico e Produtor 


David Benasulin
Label Manager  


flak
Flak
Músico e Produtor 

jose-pinheiro
José Pinheiro
Realizador 



Luís Pardelha
Produtor 



luis-viegas
Luís Viegas
Produtor 


Nuno Sampaio
Promotor e Agente 


Rodrigo Dias
Músico e Advogado 


Miguel Birra
Artists & Marketing Manager


Sérgio Noronha
Marketing Manager




+ convidados



OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS

Altice Arena
Ao Sul do Mundo
Arruada
Atlantic Blue Studios
Beware
CCB
CTL- Cultural Trends Lisbon
Europalco
Festas de Grândola
Festival Meo Sudoeste
Festival SBSR
Festival Super Bock em Stock
Fundação Gulbenkian
Gerador
Ghude
Music Box
Oskar & Gaspar
Produtores Associados
Semana Académica de Lisboa
Teatro Camões
Teatro D. Maria
Teatro São Luiz
Universal

+ outros no site

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com 1 computador por aluno, Internet e TV. Estúdio de som profissional ligado ao auditório e preparado para gravação multipista de áudio. Backline com bateria, baixo, amplificação e outros instrumentos diversos. Estúdio equipado com Pro Tools, compressores, equalizadores, processadores e microfones diversos. Auditório com palco, bastidores, camarins, truss, sistema de PA, monição de palco e mesa digital áudio, ligado ao estúdio de áudio para gravação multipista. Iluminação para espetáculo e mesa digital de controlo de luz.
Equipamento profissional e estúdios de vídeo e fotografia.
Parceria com sala de espetáculos para Festival World Academy.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.



Inscrição

Inscrições Abertas

| INSCRIÇÃO
75€ de 3 de maio a 30 de junho de 2021
150€ a partir de 1 de agosto de 2021

| PREÇOS
2.500€
Pronto Pagamento 2.250€ (10% desconto)
6 meses x 408,33€ (2% desconto)
12 meses x 208.33€

| DESCONTOS 
Ex alunos, formadores wa, parceiros ou 2 cursos, consultar secretaria.

NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas apenas para cidadãos da União Europeia. Os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para mais informações.

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo e ficha de candidatura (download para preenchimento).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
Mínimo 12º ano de escolaridade, ou percurso académico/ profissional relevantes para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “passe”, comprovativo de morada.

| CONDIÇÕES GERAIS

As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.