MUSIC MARKETING & MANAGEMENT

Produção, Gestão e Promoção de Músicos

Porquê o curso de MUSIC MARKETING & MANAGEMENT da WORLD ACADEMY? Porque, além de aprenderes com profissionais das mais diversas áreas,  é o único curso do género em Portugal onde interages com outros cursos para uma experiência real de mercado, e com estágio curricular incluído.

| DURAÇÃO
270h (250h c/ formador)
+ Estágio 160 a 480h

| DATAS
Outubro 2024 a Julho 2025

| HORÁRIO
T1 | 2ª, 4ª e 6ª | 16h15-19h15 ESGOTADA
T2 | 3ª e 5ª | 14h00-18h00
Aulas de reposição e exercícios pontualmente às 3ª e 5ª; masterclasses pontuais noutros dias e horas.

| PARTICIPANTES
14 (mínimo 8)

| A QUEM SE DESTINA
A todos os que pretendem trabalhar nas diferentes áreas da indústria musical: management, agenciamento, gestão de carreira e conceito, comunicação on e offline.

| OBJETIVOS
Compreender as linguagens, funções e práticas da indústria musical. Dominar os princípios da gestão, produção e comunicação. Estar apto a integrar o mercado profissional, com os conhecimentos e a prática necessária que a indústria exige.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Management e agenciamento, produtoras e promotoras de espetáculos, editoras discográficas e de distribuição digital, e ainda integração em empresas ou outras organizações associadas à música e ao espetáculo.

MARCAÇÃO DE ENTREVISTA 2024/25

Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista de Aconselhamento e Selecção.

Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30

CONTEÚDOS

| INDÚSTRIA MUSICAL (15h)
Breves noções de história da música popular. A influência dos movimentos artísticos na criação musical. Evolução e transformação da indústria discográfica. A era do digital.

| MANAGEMENT (15h)
Funções de management e relação com músicos, promotores, estúdios, agentes e editoras. Tarefas e competências do manager no acompanhamento do músico(s). Case studies.

| AGENCIAMENTO (15h)
Agências e agenciamento: tipos, funções e competências, tarefas principais. Relação com músico, editora, promotores e media. Gestão de carreira. Case studies.

| EDIÇÃO E PUBLISHING (12h)
Organização e gestão das editoras. Majors, independentes, netlabels e edição própria. Gestão de repertório e catálogos. Publishing e Licenciamento. Distribuição e vendas: canais, especificidades. Relação da editora com todos os players da indústria.

| LEGISLAÇÃO 12h)
A proteção das obras, os direitos de autor e direitos conexos. Intervenientes no processo de produção musical e elementos contratuais. Gestão coletiva de direitos. Legislação do espetáculo e da distribuição e reprodução digital (plataformas de streaming, etc).

| GESTÃO FINANCEIRA (18h)
A indústria da música: o negócio da música. Despesas: fabrico, distribuição, retalho, promoção, artistas, concertos, outros. Receitas: streaming, concertos, sponsoring, vendas físicas, merchandising, crowdfunding , outros. Gestão integrada de produto: criação, reprodução, distribuição, promoção.

| PRODUÇÃO MUSICAL (12h)
A produção musical como processo de gestão, técnico e criativo. Tipos de produções e produtores. Case studies.
Relação do produtor com músicos, técnicos de som, editoras e agências ou managers. O planeamento de produção: escolhas do estúdio, técnicos, músicos, gestão de orçamentos e calendários.

| PRODUÇÃO MUSICAL II (18h)
Processos criativos de composição e arranjos. Noções gerais sobre som. Tipos de estúdios. Equipamentos e tecnologias. Técnicas de captação e gravação. O papel técnico e criativo do produtor. Visita a um estúdio profissional.
Exercícios práticos de captação, gravação e mistura de música.

| PRODUÇÃO DE CONCERTOS (24h)
A produção de concertos em formato standard, showcase, festivais, digressões. Outros espetáculos com música integrada: dança, teatro, musicais, espetáculos multimédia. Equipamentos e tecnologias para música ao vivo. O planeamento e as diversas fases da produção de um evento. Carreiras na área da produção de concertos: promotor, produtor e manager. Papel das editoras na gestão de concertos e digressões. Exercício prático de produção de concerto na World Academy.

| ASSESSORIA DE IMPRENSA (18h)
Tipos de públicos e posicionamento. Tendências de mercado. Os media tradicionais e digitais. Planos estratégicos em marketing musical. O briefing. Planos e acções de promoção. Planeamento media. Relações públicas. Comunicação social. O press kit e as ferramentas tradicionais. Promoção nos pontos de venda. Visita a estúdio de televisão ou rádio. Exercício prático de elaboração de plano estratégico de marketing e criação de conteúdos para Concurso de bandas e Projecto Editorial.

| MARKETING DIGITAL (21h)
Canais digitais de promoção: redes sociais, plataformas de streaming, sites e portais especializados, canais e plataformas generalistas, canais digitais de media, podcasts, outros.
Ferramentas e técnicas: gestão de redes sociais, influencers, publicidade online, sem e seo, métricas variadas, outras.
Conteúdos: videos adaptados a redes sociais, vídeos musicais, fotografia, outros.
Estratégia e Plano de marketing; promoção digitais.
Plano de promoção e de conteúdos digitais para o módulo de Projeto Editorial. Criação de conteúdos para o módulo de Projeto Editorial, com possibilidade de colaboração de alunos de outros cursos.

| PRODUÇÃO MEDIA (18h)
Fotografia: sessões fotográficas com artistas. Design: logótipo do artista/banda, capa e inlay de edição, cartaz e outros materiais impressos, merchandising. Vídeo: produção de videoclip musical, vídeos promocionais e vídeo de concertos.

| PROJETO EDITORIAL (18h)
Elaboração e planeamento de um projeto editorial (conceito e label, artistas, músicas). Linha editorial. Posicionamento no mercado. Recursos de produção. Planeamento de promoção e media.
Exercício prático de criação de projetos editoriais completos, individualmente ou em pequenos grupos, para pitching a formador e profissionais do mercado convidados.
O júri também dará também dicas de orientação profissional aos alunos, em função dos projetos.

| FESTIVAL WORLD ACADEMY (25h)
Exercício prático de produção do dia dedicado à música do Festival World Academy: planeamento do concerto dos alunos de Criação Musica, assim como do álbum que inclui as respectivas canções. A produção é articulada com alunos de Som, Técnico de Espetáculo, Design, Vídeo e Fotografia, entre outros. Os concertos terão apoio financeiro, logístico e promocional da World Academy.


MASTERCLASSES (6h)
O curso inclui ainda, no mínimo, 2 Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso. Adicionalmente, a escola disponibiliza anualmente a cada aluno a possibilidade de participar em mais de 20 Masterclasses nas mais diversas áreas.

FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.

FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outros cursos. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.

ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Maio e Dezembro de 2025. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Adicionalmente, a World Academy recebe regularmente Ofertas de Emprego que envia a ex alunos e dá Orientação Profissional em relação a criação de currículos e portfólios, orientações para responder a candidaturas, regras e procedimentos em estágio, entre outras necessidades dos nosso alunos.

FORMADORES

COORDENADOR
PEDAGÓGICO

Davide Pinheiro
David Benasulin
Músico e Editor
Diana Taveira
Comunicação e Marcas
Diogo Dias
Comunicação e Marcas
Nuno Sampaio
Promotor e Agente
José Pinheiro
Realizador
Luis Pardelha
Produtor e Agente
Luís Viegas
Produtor e Agente
Nuno Saraiva
Editor, Músico e Especialista em direitos
Pedro Valente
Agente
Sérgio Noronha
Music Marketeer
+ Convidados

OUTRAS INFORMAÇÕES

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com 1 computador por aluno, Internet e TV. Estúdio de som profissional ligado ao auditório e preparado para gravação multipista de áudio. Backline com bateria, baixo, amplificação e outros instrumentos diversos. Estúdio equipado com Pro Tools, compressores, equalizadores, processadores e microfones diversos. Auditório com palco, bastidores, camarins, truss, sistema de PA, monição de palco e mesa digital áudio, ligado ao estúdio de áudio para gravação multipista. Iluminação para espetáculo e mesa digital de controlo de luz. Equipamento profissional e estúdios de vídeo e fotografia. Parceria com sala de espetáculos para Festival World Academy.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.


PARCEIROS PRINCIPAIS

Altice Arena
Antena 3
Ao Sul do Mundo
Arruada
Atlantic Blue Studios
Auditório Ruy Carvalho
Beware
Canal Q
Europalco
Festas de Grândola

Festival Meo Sudoeste
Festival SBSR
Festival Super Bock em Stock
Fundação Gulbenkian
Gerador
Ghude
Milk&Black
Mil Lisboa
Music Box

RTP
Oskar & Gaspar
Produtores Associados
Rádio SBSR
SIC
SP Televisão
Sony Music
TVI
Teatro São Luiz
Universal


| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.


| ENTIDADE DE CERTIFICAÇÃO
DGERT.

| ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Presencial – Aulas com Formador e exercícios autónomos.

INSCRIÇÕES

| INSCRIÇÃO

75€ de 2 de Maio a 31 Agosto de 2024

150€ a partir de 1 de Setembro de 2024

| PREÇOS

2.650€
Pronto Pagamento 2.385€ (10% desconto)
9 meses x 294,44€
12 meses x 220,83€

| DESCONTOS

EX ALUNOS
FORMADORES WA
PARCEIROS
2 CURSOS
Consultar Secretaria para mais informações sobre descontos.

NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.


| CANDIDATURA

1ª Etapa: Marcação de entrevista para orientação e seleção.
2ª Etapa: Envio de currículo, ficha de candidatura.
Fator preferencial: formação ou experiência em música (mesmo que académica ou amadora)
3ª Etapa: Entrevista
NOTA: Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.

| INSCRIÇÃO

Depois de aprovação em entrevista é necessário:

  • Leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
  • Cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “tipo passe” e comprovativo de morada.
  • Pagamento de Inscrição.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.


| CURSOS RELACIONADOS

| CRIAÇÃO MUSICAL | PRODUÇÃO DE EVENTOS E ESPETÁCULOS | TÉCNICO DE ESPETÁCULOS

Call Now Button