CRIAÇÃO MUSICAL

Compor para várias Áreas

Porquê o curso de CRIAÇÃO MUSICAL da WORLD ACADEMY? Porque, além de aprenderes com músicos profissionais em áreas diversas,  teres orientação de carreira e atuares ao vivo,  é um curso único onde interages com outros cursos para qualidade máxima em estúdio, palco e promoção.

| DURAÇÃO
310h (290h c/ formador)


| DATAS
Outubro 2024 a Julho 2025

| HORÁRIO
T1 | 2ª, 4ª e 6ª | 13h00 – 16h00
(aulas de reposição às 3ª e 5ª dentro do turno 14-18h; atuação vivo+ masterclasses em dias e horas diferentes)

| PARTICIPANTES
12 (mínimo 8)

| A QUEM SE DESTINA
Profissionais e estudantes de qualquer área com relação com a música e especialmente vocacionados para a criação musical.

| OBEJTIVOS
Estimular e aprofundar a vocação criativa musical.
Aprender técnicas de criação e produção.
Formar músicos capazes de criar música, independentemente do tipo de género ou área musical.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Compositores e Produtores Musicais em diversos géneros e “estilos” musicais, e ainda para áreas como cinema, publicidade e televisão.

MARCAÇÃO DE ENTREVISTA 2024/25

Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista de Aconselhamento e Selecção.

Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30

CONTEÚDOS

| IDENTIDADE MUSICAL (12h)
A música popular enquanto fenómeno sociocultural. Géneros e subgéneros. Movimentos, correntes, tribos e nichos. A contracultura enquanto rastilho da transformação. O contexto tecnológico, racial e de género. Construção de uma identidade musical, digital e visual.

| ESTÚDIO, GRAVAÇÃO E MISTURA (33h)
Equipamentos e funcionamento operacional do estúdio de gravação musical: régie; sala de captação,microfones, processamento de sinal, escuta, sistemas de gravação, edição e mistura. Operações base em Protools. Exercício prático de gravação e mistura de música com Protools.

| MIDI E ABLETON LIVE (30h)
Protocolos, ligações e sincronismos MIDI. Controladores, interfaces e outros equipamentos. Os diversos tipos de síntese de som. Aditiva, subtrativa, FM.Softwares e hardwares de síntese, sampling e processamento de som: operações base com Ableton Live. Instrumentos e samplers Virtuais. Teclados, controladores de faders, DrumPads, trigers, etc. Integração de samplers e synths com o editor MIDI. Automação com o editor MIDI. Exercícios de criação e produção de música, integrando MIDI e síntese.

| LINGUAGEM MUSICAL (24h)
Noções base de linguagem musical.
A notação musical tradicional e a representação gráfica na sequenciação em DAW. Estéticas musicais: análise de estruturas, progressões melódicas e harmónicas; esquemas de sequenciação. Introdução aos instrumentos musicais: cordofones, membranofones, idiofones, aerofones, elétricos e eletrónicos (do analógico ao digital). Pequenos exercícios práticos de composição rítmica, melódica e harmónica.

| ELETRÓNICA (21h)
O contexto histórico da música eletrónica e de dança. Evoluções tecnológicas de equipamentos e instrumentos. Movimentos e correntes das últimas décadas, do disco ao house e ao techno. Géneros e subgéneros. Tecnologias digitais: do sampler ao computador. Criação, manipulação e gestão de samples. Características fundamentais do género ao nível rítmico, harmónico e tímbrico.
Projeto prático de criação individual com base principal em ferramentas digitais, estimulando ainda ao uso de outros instrumentos e periféricos musicais.

| HIP HOP (27h)
O hip-hop como uma força cultural que transcende fronteiras e gerações. Contexto histórico do seu nascimento: o movimento de direitos civis, abolição da escravatura e migração para os subúrbios das grandes cidades americanas. A influência do Hip Hop e as suas vertentes sociais, políticas e culturais. As diferentes sonoridades e as suas origens e influências: Jazz, Soul, Funk e Afro-latina, desde os Breaks iniciais, ao Electro, Boom Bap e Golden Age até ao Trap e Drill.

As máquinas: TR, MPC, SP, e os DAW’s, Pro Tools e Ableton Live. As técnicas de manipulação de audio: sampling, choping; looping; timestretch, pitch shift, turntablism, padrões de sequência, e outros recursos estilísticos. As ferramentas que personalizam a escrita e interpretação: fonte, assunto, foco da abordagem, contexto, conceito, métrica, tempo, ritmo, rima e cadência. Elaboração de texto, formato e estrutura do Rap. Técnicas de interpretação: voz, microfone e corpo.

| POP ROCK (30h)
História breve do “Pop Rock”. Origens e influências: R&B e outras. Géneses americana e britânica. Principais movimentos e gerações a partir dos anos 50. Tendências atuais do pop ao rock, do mainstream ao indie. Audição crítica. Características fundamentais do género, ao nível harmónico, melódico e tímbrico. Princípios e técnicas de songwriting em pop rock. Projeto de criação individual de canções, estimulando a colaboração ao nível instrumental de colegas de turma. Acesso ao estúdio de som para gravação de voz e outros instrumentos.

| RITMOS GLOBAIS (24h)
World Music: música tradicional do mundo, novos movimentos e apropriações. Música afro-latina e africana: origens, evolução, géneros e fusões. Música tradicional portuguesa: sonoridades. Audição crítica de exemplos chave, destacando aspetos musicais comuns e distintos. Composição individual de músicas que incorporem raízes tradicionais de um género ou mais, mas com uma perspetiva contemporânea e pessoal. Além do uso de tecnologias digitais, é estimulado o acesso ao estúdio de som para captação de instrumentos diversos.

| MÚSICA PARA CINEMA E TELEVISÃO (24h)
Elementos da imagem em movimento e relação com o som e a música. Análise de bandas sonoras. O papel do compositor numa produção audiovisual. Etapas de produção. Relação com o realizador, guião e pós-produção áudio. Exemplos e especificidades para televisão, publicidade, cinema, videojogos, etc. Técnicas de composição para imagem. Exercícios práticos de composição para cinema, televisão e publicidade.

| COMUNICAÇÃO, MARKETING E CONCEITO (12h)
Comunicar a música. Imagem e conceito. Definição de estratégias de comunicação. Redes sociais: quais as mais adequadas e diferentes de formas de comunicar em cada uma delas. Relação com a assessoria de imprensa e diferenças para o digital. Pensar o artista como um todo. Casos de estudo de personas musicais. Apresentação de um plano transversal de conceito e comunicação.

| GESTÃO DE CARREIRA (12h)
Indústria e mercado da música: agentes, funções e articulações. Management, agenciamento, editoras e promotores. O negócio da música e rendimentos do músico. Gestão de repertório, publishing e licenciamento. Distribuição e vendas.
Direitos de Autor e legislação para músicos.
Apresentação (pitch) ao formador e outros profissionais, de cada projeto musical, e envolvendo os diversos elementos: música gravada, imagem e estratégia promocional.

| PRODUÇÃO MUSICAL E ATUAÇÃO AO VIVO (35h)
Este módulo prepara o aluno para o mercado como músico compositor:

1) Mostrar e discutir as composições de cada aluno fez ao longo do curso com o formador, que funciona como produtor, editor e promotor. Seleção e melhoria de músicas existentes ou criação de composições, num prazo definido.

2) Trabalho de mistura e masterização, juntamente com alunos de Som, para edição online pela escola e pelos próprios alunos (direitos de autor dos mesmos).

3) Apresentação das músicas a profissionais do mercado, que servem como orientadores.

4) Ponte com alunos de music management, design, fotografia, vídeo, etc. para criação de conteúdos promocionais.

5) Noções de marketing e promoção, com destaque para canais e redes digitais.

6) Apresentação ao vivo de 1 a 2 composições de cada aluno no Festival World Academy. Os alunos podem convidar músicos do curso, ou outros, para interpretar as suas composições. Será feito um registo multicamara e multipista do concerto, que também servirá como material promocional para cada aluno.


| MASTERCLASSES (6h)
O curso inclui ainda, no mínimo, 2 Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso.
Adicionalmente, a escola disponibiliza anualmente a cada aluno a possibilidade de participar em mais de 20 Masterclasses nas mais diversas áreas.

| FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.

| FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outro curso. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.

| ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
A World Academy dá Orientação Profissional em relação a criação de currículos e portfólios, orientações para responder a candidaturas, regras e procedimentos em estágios, entre outras necessidades dos nosso alunos.

FORMADORES

COORDENADOR
PEDAGÓGICO

Davide Pinheiro
Alex D’Alva Teixeira
Músico e comunicador (D’Alva)
André Neves (Maze)
Rapper
Andro Del Pozo
Produtor (Buraka Som Sistema, Wet Bed Gang)
Ben Monteiro
Músico e Produtor (D’Alva, estúdios Great Dane)
Bruno Guichon
Produtor (Octapush)

pedro-serraninho
Pedro Serraninho
Produtor
Enzo D’Aversa
Músico e Compositor


Pedro Valente
Agente
Fernando Abrantes
Engenheiro de Som e Produtor

+ Convidados no Projeto Final
Flak
Músico e Produtor (Rádio Macau, etc)

Manuel Faria
Músico, Compositor e Pós-Produtor Áudio (Trovante)

OUTRAS INFORMAÇÕES

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala de aula e pré e pós-produção áudio com 1 computador por aluno. Software: Pro Tools, Ozone, Reaper, Ableton Live 11, Waves Gold Bundle. Estúdio de som profissional com Control Room e 2 salas de captação. Backline com bateria, baixo, guitarras, amplificação e outros instrumentos diversos. Estúdio equipado com Pro Tools. Monição Estéreo Profissional, compressores, equalizadores paramétricos e processadores de efeitos. Microfones de condensador de membrana larga e pequena, microfones dinâmicos para diversas aplicações e teclado MIDI individuais. Sequenciador Behringer, Live Launchpad Novation, sequenciador Arturia. Auditório com palco, bastidores, camarins, sistema de PA e mesa digital de áudio, ligado ao estúdio de som para gravação multipista. Sala de Espetáculos em parceria, para apresentação de projetos finais.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.


PARCEIROS PRINCIPAIS

Altice Arena
Antena 3
Arruada
Até ao Fim do Mundo
Atlantic Blue Studios
Auditório Ruy Carvalho
Beware
Canal Q
Coral

David e Golias
Endemol
Estúdios Namouche
Festival Meo Sudoeste
Festival SBSR
Fnac
Fred Ferreira (estúdio)
Freemantle Media

Gerador
Índigo (estúdio)
Leopardo Filmes
Milk & Black
Musifex
Music Box
Pedro Valente
Pim Pam Pum
Plural
Produtores Associados
Rádio SBSR

Road Crew
RTP
Sara Does PR
Shine Iberia
SIC
SP Televisão
Sony Music
TVI
Universal Music

+ outros no site


| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.


| ENTIDADE DE CERTIFICAÇÃO
DGERT.

| ORGANIZAÇÃO FORMAÇÃO
Presencial – Aulas com Formador e exercícios autónomos.

INSCRIÇÕES

| INSCRIÇÃO

75€ de 2 de Maio a 31 Agosto de 2024


150€ a partir de 1 de Setembro de 2024   

| PREÇOS

2.950€
Pronto Pagamento 2.655€ (10% desconto)
9 meses x 327,78€
12 meses x 245,83€

| DESCONTOS

EX ALUNOS
FORMADORES WA
PARCEIROS
2 CURSOS
Consultar Secretaria para mais informações sobre descontos.

NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.


| CANDIDATURA

1ª Etapa: Marcação de entrevista para orientação e seleção.
2ª Etapa: Apresentação de currículo, ficha de candidatura e portfolio musical (2 composições, em qualquer género musical).
Conhecimentos mínimos em pelo menos 1 software audio/musical (FL Studio, Garage Band, Audacity, Ableton, etc).
3ª Etapa: Entrevista

NOTA: Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Depois de aprovação em entrevista é necessário:

  • Leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
  • Entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “tipo passe” e comprovativo de morada.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.


| CURSOS RELACIONADOS

SOM I | MUSIC MARKETING & MANAGEMENT

Call Now Button