Nas várias vertentes e géneros musicais, é importante potenciar o surgimento de novos talentos na criação e produção musicais, através de formação nas vertentes técnica, tecnológica e criativa.
| DURAÇÃO
300h
(290h c/ formador)
| DATAS
16 outubro 2023 a julho 2024 ESGOTADO
| HORÁRIO
T1 | 2ª, 4ª e 6ª | 13h30 – 16h30 (aulas de reposição às 3ª e 5ª dentro do turno 14-18h; atuação vivo+ masterclasses em dias e horas diferentes)
| PARTICIPANTES
12 (mínimo 8)
| A QUEM SE DESTINA
Profissionais e estudantes de qualquer área com relação com a música e especialmente vocacionados para a criação musical.
Estimular e aprofundar a vocação criativa musical.
Aprender técnicas de criação e produção.
Formar músicos capazes de criar música, independentemente do tipo de género ou área musical.
| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Compositores e Produtores Musicais em diversos géneros e “estilos” musicais, e ainda para áreas como cinema, publicidade e televisão.
Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista de Aconselhamento e Selecção.
Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30
| IDENTIDADE MUSICAL (9h)
A música popular enquanto fenómeno sociocultural. Géneros e subgéneros. Movimentos, correntes, tribos e nichos. A contracultura enquanto rastilho da transformação. O contexto tecnológico, racial e de género. Construção de uma identidade musical, digital e visual.
| ESTÚDIO, GRAVAÇÃO E MISTURA (33h)
Equipamentos e funcionamento operacional do estúdio de gravação musical: régie; sala de captação,microfones, processamento de sinal, escuta, sistemas de gravação, edição e mistura. Operações base em Protools. Exercício prático de gravação e mistura de música com Protools.
| MIDI E ABLETON LIVE (30h)
Protocolos, ligações e sincronismos MIDI. Controladores, interfaces e outros equipamentos. Os diversos tipos de síntese de som. Aditiva, subtrativa, FM.Softwares e hardwares de síntese, sampling e processamento de som: operações base com Ableton Live. Instrumentos e samplers Virtuais. Teclados, controladores de faders, DrumPads, trigers, etc. Integração de samplers e synths com o editor MIDI. Automação com o editor MIDI. Exercícios de criação e produção de música, integrando MIDI e síntese.
| LINGUAGEM MUSICAL (24h)
Noções base de linguagem musical.
A notação musical tradicional e a representação gráfica na sequenciação em DAW. Estéticas musicais: análise de estruturas, progressões melódicas e harmónicas; esquemas de sequenciação. Introdução aos instrumentos musicais: cordofones, membranofones, idiofones, aerofones, elétricos e eletrónicos (do analógico ao digital). Pequenos exercícios práticos de composição rítmica, melódica e harmónica.
| ELETRÓNICA (21h)
O contexto histórico da música eletrónica e de dança. Evoluções tecnológicas de equipamentos e instrumentos. Movimentos e correntes das últimas décadas, do disco ao house e ao techno. Géneros e subgéneros. Tecnologias digitais: do sampler ao computador. Criação, manipulação e gestão de samples. Características fundamentais do género ao nível rítmico, harmónico e tímbrico.
Projeto prático de criação individual com base principal em ferramentas digitais, estimulando ainda ao uso de outros instrumentos e periféricos musicais.
| HIP HOP (27h)
O contexto histórico, da abolição da escravatura à migração para os subúrbios das grandes cidades americanas. As gerações e movimentos das últimas décadas a nível cultural e musical. Origens e influências: Jazz, Soul, Funk e Afro-latina. Do “underground” ao “mainstream” Características fundamentais do género; “The Breaks”; Ritmo e Poesia. Flow: versificação e métrica. As ferramentas: dois pratos e um microfone – “o Turntablism”. TR, MPC, SP12 e a definição da sonoridade do HipHop. Princípios e técnicas: sampling e lowend; noise e sons não tonais; choping; looping; timestrech e pitchshift. Síntese. Boombap, jazzy, hiphop e trap. Projeto de criação, letra e beat com base principal em computador com Pro Tools ou Ableton Live, podendo incorporar ainda outros instrumentos musicais.
| POP ROCK (30h)
História breve do “Pop Rock”. Origens e influências: R&B e outras. Géneses americana e britânica. Principais movimentos e gerações a partir dos anos 50. Tendências atuais do pop ao rock, do mainstream ao indie. Audição crítica. Características fundamentais do género, ao nível harmónico, melódico e tímbrico. Princípios e técnicas de songwriting em pop rock. Projeto de criação individual de canções, estimulando a colaboração ao nível instrumental de colegas de turma. Acesso ao estúdio de som para gravação de voz e outros instrumentos.
| RITMOS GLOBAIS (24h)
World Music: música tradicional do mundo, novos movimentos e apropriações. Música afro-latina e africana: origens, evolução, géneros e fusões. Música tradicional portuguesa: sonoridades. Audição crítica de exemplos chave, destacando aspetos musicais comuns e distintos. Composição individual de músicas que incorporem raízes tradicionais de um género ou mais, mas com uma perspetiva contemporânea e pessoal. Além do uso de tecnologias digitais, é estimulado o acesso ao estúdio de som para captação de instrumentos diversos.
| MÚSICA PARA CINEMA E TELEVISÃO (24h)
Elementos da imagem em movimento e relação com o som e a música. Análise de bandas sonoras. O papel do compositor numa produção audiovisual. Etapas de produção. Relação com o realizador, guião e pós-produção áudio. Exemplos e especificidades para televisão, publicidade, cinema, videojogos, etc. Técnicas de composição para imagem. Exercícios práticos de composição para cinema, televisão e publicidade.
| PRODUÇÃO MUSICAL E ATUAÇÃO AO VIVO (38h)
Este módulo prepara o aluno para o mercado como músico compositor:
1) Mostrar e discutir as composições de cada aluno fez ao longo do curso com o formador, que funciona como produtor, editor e promotor. Seleção e melhoria de músicas existentes ou criação de composições, num prazo definido.
2) Trabalho de mistura e masterização, juntamente com alunos de Som, para edição online pela escola e pelos próprios alunos (direitos de autor dos mesmos).
3) Apresentação das músicas a profissionais do mercado, que servem como orientadores.
4) Ponte com alunos de design, fotografia, etc. para criação de conteúdos promocionais.
5) Noções de marketing e promoção, com destaque para canais e redes digitais.
6) Apresentação ao vivo de 1 a 2 composições de cada aluno no Festival World Academy. Os alunos podem convidar músicos do curso, ou outros, para interpretar as suas composições. Será feito um registo multicâmara e multipista do concerto, que também servirá como material promocional para cada aluno.
| COMUNICAÇÃO, MARKETING E CONCEITO (12h)
Comunicar a música. Imagem e conceito. Definição de estratégias de comunicação. Redes sociais: quais as mais adequadas e diferentes de formas de comunicar em cada uma delas. Relação com a assessoria de imprensa e diferenças para o digital. Pensar o artista como um todo. Casos de estudo de personas musicais. Apresentação de um plano transversal de conceito e comunicação.
| GESTÃO DE CARREIRA (12h)
Indústria e mercado da música: agentes, funções e articulações. Management, agenciamento, editoras e promotores. O negócio da música e rendimentos do músico. Gestão de repertório, publishing e licenciamento. Distribuição e vendas.
Direitos de Autor e legislação para músicos.
Apresentação (pitch) ao formador e outros profissionais, de cada projeto musical, e envolvendo os diversos elementos: música gravada, imagem e estratégia promocional.
| MASTERCLASSES (6h)
O curso inclui ainda Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso. O aluno escolherá as mesmas em função dos seus interesses e disponibilidade.
| FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.
| FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outro curso. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.
| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala de aula e pré e pós-produção áudio com 1 computador por aluno. Software: Pro Tools, Ozone, Reaper, Ableton Live 11, Waves Gold Bundle. Estúdio de som profissional com Control Room e 2 salas de captação. Backline com bateria, baixo, guitarras, amplificação e outros instrumentos diversos. Estúdio equipado com Pro Tools. Monição Estéreo Profissional, compressores, equalizadores paramétricos e processadores de efeitos.
Microfones de condensador de membrana larga e pequena, microfones dinâmicos para diversas aplicações e teclado MIDI individuais. Sequenciador Behringer, Live
Launchpad Novation, sequenciador Arturia. Auditório com palco, bastidores, camarins, sistema de PA e mesa digital de áudio,
ligado ao estúdio de som para gravação multipista. Sala de Espetáculos em parceria, para apresentação de projetos finais.
| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.
Altice Arena
Antena 1, 2 e 3
Arruada
Até ao Fim do Mundo
Atlantic Blue Studios
Auditório Ruy Carvalho
Beware
Canal Q
Coral
David e Golias
Endemol
Estúdios Namouche
Festival Meo Sudoeste
Festival SBSR
Fnac
Fred Ferreira (estúdio)
Freemantle Media
Gerador
Índigo (estúdio)
Leopardo Filmes
Milk & Black
Musifex
Music Box
Pedro Valente
Pim Pam Pum
Plural
Produtores Associados
Rádio SBSR
Road Crew
RTP
Sara Does PR
Shine Iberia
SIC
SP Televisão
Sony Music
TVI
Universal Music
+ outros no site
| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.
| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.
| ENTIDADE DE CERTIFICAÇÃO
DGERT.
| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial.
| INSCRIÇÃO
150 €
| PREÇOS
2.900€
Pronto Pagamento 2.610€ (10% desconto)
6 meses x 322,22€
12 meses x 241,67€
| DESCONTOS
EX ALUNOS
FORMADORES WA
PARCEIROS
2 CURSOS
Consultar Secretaria para mais informações sobre descontos.
NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.
| CANDIDATURA
1ª Etapa: Marcação de entrevista para orientação e seleção.
2ª Etapa: Apresentação de currículo, ficha de candidatura e portfolio musical (2 composições, em qualquer género musical).
Conhecimentos mínimos em pelo menos 1 software audio/musical (FL Studio, Garage Band, Audacity, Ableton, etc).
NOTA: Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.
| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.
SOM I | MUSIC MARKETING & MANAGEMENT | CRIAÇÃO E PRODUÇÃO MUSICAL II