CRIAÇÃO MUSICAL

Compor para várias Áreas

Nas várias vertentes e géneros musicais, é importante potenciar o surgimento de novos talentos na criação e produção musicais, através de formação nas vertentes técnica, tecnológica e criativa.

| DURAÇÃO
300h
(290h c/ formador)


| DATAS
16 outubro 2023 a julho 2024 ESGOTADO

| HORÁRIO
T1 | 2ª, 4ª e 6ª | 13h30 – 16h30 (aulas de reposição às 3ª e 5ª dentro do turno 14-18h; atuação vivo+ masterclasses em dias e horas diferentes)

| PARTICIPANTES
12 (mínimo 8)

| A QUEM SE DESTINA
Profissionais e estudantes de qualquer área com relação com a música e especialmente vocacionados para a criação musical.

Estimular e aprofundar a vocação criativa musical.
Aprender técnicas de criação e produção.
Formar músicos capazes de criar música, independentemente do tipo de género ou área musical.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Compositores e Produtores Musicais em diversos géneros e “estilos” musicais, e ainda para áreas como cinema, publicidade e televisão.

MARCAÇÃO DE ENTREVISTA 2023/24

Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista de Aconselhamento e Selecção.

Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30

CONTEÚDOS

| IDENTIDADE MUSICAL (9h)
A música popular enquanto fenómeno sociocultural. Géneros e subgéneros. Movimentos, correntes, tribos e nichos. A contracultura enquanto rastilho da transformação. O contexto tecnológico, racial e de género. Construção de uma identidade musical, digital e visual.

| ESTÚDIO, GRAVAÇÃO E MISTURA (33h)
Equipamentos e funcionamento operacional do estúdio de gravação musical: régie; sala de captação,microfones, processamento de sinal, escuta, sistemas de gravação, edição e mistura. Operações base em Protools. Exercício prático de gravação e mistura de música com Protools.

| MIDI E ABLETON LIVE (30h)
Protocolos, ligações e sincronismos MIDI. Controladores, interfaces e outros equipamentos. Os diversos tipos de síntese de som. Aditiva, subtrativa, FM.Softwares e hardwares de síntese, sampling e processamento de som: operações base com Ableton Live. Instrumentos e samplers Virtuais. Teclados, controladores de faders, DrumPads, trigers, etc. Integração de samplers e synths com o editor MIDI. Automação com o editor MIDI. Exercícios de criação e produção de música, integrando MIDI e síntese.

| LINGUAGEM MUSICAL (24h)
Noções base de linguagem musical.
A notação musical tradicional e a representação gráfica na sequenciação em DAW. Estéticas musicais: análise de estruturas, progressões melódicas e harmónicas; esquemas de sequenciação. Introdução aos instrumentos musicais: cordofones, membranofones, idiofones, aerofones, elétricos e eletrónicos (do analógico ao digital). Pequenos exercícios práticos de composição rítmica, melódica e harmónica.

| ELETRÓNICA (21h)
O contexto histórico da música eletrónica e de dança. Evoluções tecnológicas de equipamentos e instrumentos. Movimentos e correntes das últimas décadas, do disco ao house e ao techno. Géneros e subgéneros. Tecnologias digitais: do sampler ao computador. Criação, manipulação e gestão de samples. Características fundamentais do género ao nível rítmico, harmónico e tímbrico.
Projeto prático de criação individual com base principal em ferramentas digitais, estimulando ainda ao uso de outros instrumentos e periféricos musicais.

| HIP HOP (27h)
O contexto histórico, da abolição da escravatura à migração para os subúrbios das grandes cidades americanas. As gerações e movimentos das últimas décadas a nível cultural e musical. Origens e influências: Jazz, Soul, Funk e Afro-latina. Do “underground” ao “mainstream” Características fundamentais do género; “The Breaks”; Ritmo e Poesia. Flow: versificação e métrica. As ferramentas: dois pratos e um microfone – “o Turntablism”. TR, MPC, SP12 e a definição da sonoridade do HipHop. Princípios e técnicas: sampling e lowend; noise e sons não tonais; choping; looping; timestrech e pitchshift. Síntese. Boombap, jazzy, hiphop e trap. Projeto de criação, letra e beat com base principal em computador com Pro Tools ou Ableton Live, podendo incorporar ainda outros instrumentos musicais.

| POP ROCK (30h)
História breve do “Pop Rock”. Origens e influências: R&B e outras. Géneses americana e britânica. Principais movimentos e gerações a partir dos anos 50. Tendências atuais do pop ao rock, do mainstream ao indie. Audição crítica. Características fundamentais do género, ao nível harmónico, melódico e tímbrico. Princípios e técnicas de songwriting em pop rock. Projeto de criação individual de canções, estimulando a colaboração ao nível instrumental de colegas de turma. Acesso ao estúdio de som para gravação de voz e outros instrumentos.

| RITMOS GLOBAIS (24h)
World Music: música tradicional do mundo, novos movimentos e apropriações. Música afro-latina e africana: origens, evolução, géneros e fusões. Música tradicional portuguesa: sonoridades. Audição crítica de exemplos chave, destacando aspetos musicais comuns e distintos. Composição individual de músicas que incorporem raízes tradicionais de um género ou mais, mas com uma perspetiva contemporânea e pessoal. Além do uso de tecnologias digitais, é estimulado o acesso ao estúdio de som para captação de instrumentos diversos.

| MÚSICA PARA CINEMA E TELEVISÃO (24h)
Elementos da imagem em movimento e relação com o som e a música. Análise de bandas sonoras. O papel do compositor numa produção audiovisual. Etapas de produção. Relação com o realizador, guião e pós-produção áudio. Exemplos e especificidades para televisão, publicidade, cinema, videojogos, etc. Técnicas de composição para imagem. Exercícios práticos de composição para cinema, televisão e publicidade.

| PRODUÇÃO MUSICAL E ATUAÇÃO AO VIVO (38h)
Este módulo prepara o aluno para o mercado como músico compositor:

1) Mostrar e discutir as composições de cada aluno fez ao longo do curso com o formador, que funciona como produtor, editor e promotor. Seleção e melhoria de músicas existentes ou criação de composições, num prazo definido.

2) Trabalho de mistura e masterização, juntamente com alunos de Som, para edição online pela escola e pelos próprios alunos (direitos de autor dos mesmos).

3) Apresentação das músicas a profissionais do mercado, que servem como orientadores.

4) Ponte com alunos de design, fotografia, etc. para criação de conteúdos promocionais.

5) Noções de marketing e promoção, com destaque para canais e redes digitais.

6) Apresentação ao vivo de 1 a 2 composições de cada aluno no Festival World Academy. Os alunos podem convidar músicos do curso, ou outros, para interpretar as suas composições. Será feito um registo multicâmara e multipista do concerto, que também servirá como material promocional para cada aluno.

| COMUNICAÇÃO, MARKETING E CONCEITO (12h)
Comunicar a música. Imagem e conceito. Definição de estratégias de comunicação. Redes sociais: quais as mais adequadas e diferentes de formas de comunicar em cada uma delas. Relação com a assessoria de imprensa e diferenças para o digital. Pensar o artista como um todo. Casos de estudo de personas musicais. Apresentação de um plano transversal de conceito e comunicação.

| GESTÃO DE CARREIRA (12h)
Indústria e mercado da música: agentes, funções e articulações. Management, agenciamento, editoras e promotores. O negócio da música e rendimentos do músico. Gestão de repertório, publishing e licenciamento. Distribuição e vendas.
Direitos de Autor e legislação para músicos.
Apresentação (pitch) ao formador e outros profissionais, de cada projeto musical, e envolvendo os diversos elementos: música gravada, imagem e estratégia promocional.

| MASTERCLASSES (6h)
O curso inclui ainda Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso. O aluno escolherá as mesmas em função dos seus interesses e disponibilidade.


| FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.

| FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outro curso. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.

FORMADORES

COORDENADOR
PEDAGÓGICO

Davide Pinheiro
Alex D’Alva Teixeira
Músico (D’Alva)
Andro Del Pozo
Músico (Buraka Som Sistema, Wet Bed Gang)
Bruno Guichon
Músico (Octapush)
Chullage, Rapper
Enzo D’Aversa
Técnico de Som e Produtor
Fernando Abrantes
Engenheiro de Som e Produtor
Pedro Valente
Agente

Flak
Músico e Produtor (Rádio Macau, etc)
Chullage
Músico e Produtor
Francisco Rebelo
Músico e Produtor (Orelha Negra, etc)
+ Convidados no Projeto Final
Manuel Faria
Músico e Pós-Produtor Áudio (Trovante)
pedro-serraninho
Pedro Serraninho
Produtor

OUTRAS INFORMAÇÕES

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS

Sala de aula e pré e pós-produção áudio com 1 computador por aluno. Software: Pro Tools, Ozone, Reaper, Ableton Live 11, Waves Gold Bundle. Estúdio de som profissional com Control Room e 2 salas de captação. Backline com bateria, baixo, guitarras, amplificação e outros instrumentos diversos. Estúdio equipado com Pro Tools. Monição Estéreo Profissional, compressores, equalizadores paramétricos e processadores de efeitos.

Microfones de condensador de membrana larga e pequena, microfones dinâmicos para diversas aplicações e teclado MIDI individuais. Sequenciador Behringer, Live
Launchpad Novation, sequenciador Arturia. Auditório com palco, bastidores, camarins, sistema de PA e mesa digital de áudio,
ligado ao estúdio de som para gravação multipista. Sala de Espetáculos em parceria, para apresentação de projetos finais.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS

Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.


PARCEIROS PRINCIPAIS

Altice Arena
Antena 1, 2 e 3
Arruada
Até ao Fim do Mundo
Atlantic Blue Studios
Auditório Ruy Carvalho
Beware
Canal Q
Coral

David e Golias
Endemol
Estúdios Namouche
Festival Meo Sudoeste
Festival SBSR
Fnac
Fred Ferreira (estúdio)
Freemantle Media

Gerador
Índigo (estúdio)
Leopardo Filmes
Milk & Black
Musifex
Music Box
Pedro Valente
Pim Pam Pum
Plural
Produtores Associados
Rádio SBSR

Road Crew
RTP
Sara Does PR
Shine Iberia
SIC
SP Televisão
Sony Music
TVI
Universal Music

+ outros no site


| PRÉMIOS

Os melhores alunos são premiados no final de cada ano com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS

Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.


| ENTIDADE DE CERTIFICAÇÃO

DGERT.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO

Inicial.

INSCRIÇÕES

| INSCRIÇÃO

150 €

| PREÇOS

2.900€

Pronto Pagamento 2.610€ (10% desconto)

6 meses x 322,22€
12 meses x 241,67€

| DESCONTOS

EX ALUNOS
FORMADORES WA
PARCEIROS
2 CURSOS
Consultar Secretaria para mais informações sobre descontos.

NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.


| CANDIDATURA

1ª Etapa: Marcação de entrevista para orientação e seleção.
2ª Etapa: Apresentação de currículo, ficha de candidatura e portfolio musical (2 composições, em qualquer género musical).
Conhecimentos mínimos em pelo menos 1 software audio/musical (FL Studio, Garage Band, Audacity, Ableton, etc).

NOTA: Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Depois de aprovação em entrevista é necessário:

  • Leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
  • Entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “tipo passe” e comprovativo de morada.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.


| CURSOS RELACIONADOS

SOM I | MUSIC MARKETING & MANAGEMENT | CRIAÇÃO E PRODUÇÃO MUSICAL II

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