Criação e Produção Musical II

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL 2022/2023

criação e produção musical

Nas várias vertentes e géneros musicais, é importante potenciar o surgimento de novos talentos na criação e produção musicais, através de formação nas vertentes técnica, tecnológica e criativa.

CONTEÚDOS DO CURSO

| LINGUAGEM MUSICAL II (24h)
Conceitos, análise e práticas musicais avançadas (em relação ao nível I) , ao nível de ritmo, melodia e harmonia. Exercícios práticos de composição, em estrutura de curta duração (single), estimulando a critividade individual mas também processos colaborativos.

| SONGWRITING (36h)
Elementos principais de songwriting: melodia (vozes adaptação de letra, harmonizações vocais e coros), ritmo, acordes e progressão de acordes, riffs e “ganchos”, estrutura, tom, letra. Análise de algumas canções populares de vários géneros e estilos. Dicas e técnicas usadas por songwriters profissionais. Métodos de trabalho e processos criativos. Trabalho individual e colaborativo. Relação entre composição, arranjos e produção. Cada aluno compõe pelo menos uma canção completa (máximo 3), para ser produzida e misturada nos módulos seguintes. Músico convidado para apresentação final das composições.

| ESTÚDIO, CAPTAÇÃO E GRAVAÇÃO (28h)
Técnicas avançadas (em relação ao nível I) de captação e gravação musical em estúdio. Gravação em ambiente Ableton e Protools. Exercícios práticos de gravação musical.

| PRODUÇÃO MUSICAL (32h)
A produção musical como processo de gestão, técnico e criativo. Tipos de produções e produtores. Case studies.
Relação do produtor com músicos, técnicos de som, editoras e agências ou managers. O planeamento de produção: escolhas do estúdio, técnicos, músicos, gestão de orçamentos e calendários.
Produtor e músico nos processos criativos de composição e arranjos. Arranjos: estrutural, instrumental e espacial (na mistura).
Exercícios práticos de produção de uma a três composições (EP) de cada aluno, incluindo arranjos, gravações adicionais e regravações, edição, processamento e pré mistura.
Este módulo inclui ainda sessões livres em estúdio (extra às sessões com formador), para gravações.

| CARREIRA MUSICAL (12h)
Indústria e mercado da música: agentes, funções e articulações. O negócio da música e rendimentos do músico. Funções de management e competências do manager no acompanhamento do músico. Agências e agenciamento: tipos, funções e competências. Relação com músico, editora, promotores e media. Gestão de carreira. Tipos de editoras e funcionamento. Gestão de repertório e catálogos. Publishing e Licenciamento. Distribuição e vendas. Relação da editora com o músico.
A proteção das obras, os direitos de autor e direitos conexos. Apoios DGA, SPA e DGArtes a discos e tours. Legislação do espetáculo e da distribuição e reprodução digital.

| MISTURA E MASTERIZAÇÃO (32h)
Técnicas avançadas de mistura e masterização em workstation e em estúdio. Mistura e Masterização das composições e produções de cada aluno, em ambiente Ableton ou Protools.
Produtor convidado para apresentação final dos trabalhos.
Este módulo inclui ainda sessões livres em estúdio (extra às sessões com formador), para mistura.

| VOZ 
Optimização da voz na canção. A voz em estúdio. Distinguir a composição da interpretação. O tempo e a métrica. Dicção e postura. Aquecimento e afinação.

| ASSESSORIA E PROMOÇÃO (12h)
Tendências de mercado. Os media tradicionais e digitais.
Planos estratégicos. O briefing. Planos e acções de promoção. Planeamento media. Relações públicas. Comunicação social. O press kit e as ferramentas tradicionais. Promoção nos pontos de venda. Canais digitais de promoção: redes sociais, plataformas de streaming, sites e portais especializados, canais e plataformas generalistas, canais digitais de media, podcasts, outros.
Ferramentas e técnicas: gestão de redes sociais, influencers, publicidade online, sem e seo, métricas variadas, outras.
Conteúdos: videos adaptados a redes sociais, music videos, fotografia, design, outros.

| MÚSICA PARA CINEMA E TELEVISÃO II (28h)
Composição individual de banda sonora musical para uma curta metragem real, em parceria com alunos de vários cursos, nomeadamente realização e som II.
Leitura e escolha de guião; reunião criativa com realização; criação da música ao nível do tom geral; marcação dos tempos e funçõees dramáticas da música nos diversos trechos; passagem da música aos alunos de som II para integração na banda sonora geral; acompanhamento do music editing; visionamento final das curtas com os vários cursos.

| PRÁTICAS E PRÉ PRODUÇÃO PARA CONCERTOS E ESPETÁCULOS (16h)
Funções e operações na equipa de som ao vivo. Espaços e equipamentos áudio para som ao vivo. A relação do músico com os técnicos de som.
Preparação do músico para atuação: playbacks instrumentais, configurar/ sequenciar/mapear PC, Interfaces de audio, efeitos vocais, backline, wireless, micros, inears, sincronia e backup de pcs em tempo real. Breves exercícios práticos de treino.

| PRODUÇÃO DE EVENTOS MUSICAIS (26h)
A produção de concertos em formato standard, showcase, festivais, tournées. O planeamento e as diversas fases da produção de um concerto. Funções, etapas e articulações na produção de concertos. O papel do músico nas diversas fases de produção do concerto.
Preparação e atuação ao vivo num auditório público, juntamente com alunos do curso de Music Management que fazem a produção e promoção, e ainda com alunos de Técnico de Espetáculo, Som, Vídeo e Fotografia, entre outros. Os concertos terão apoio financeiro, logístico e promocional da escola e estão integrados no Festival World Academy. Será feito um registo multicâmara e multipista do concerto, que também servirá como material promocional para cada aluno. Serão convidados músicos e outros profissionais a assitir às atuações ao vivo.

| PREPARAÇÃO PARA O MERCADO (8h)
Além da atuação ao vivo, os alunos farão uma apresentação (pitch) do seu projeto musical, emvolvendo os diversos elementos: música gravada, performance ao vivo, imagem e estratégia promocional. Serão convidados profissionais de agenciamento, edição ou media na área da música.

| BANDWARS
O Concurso de Bandas WA é um projeto anual, produzido pela World Academy, que incentiva e promove novas bandas de originais, servindo também como plataforma de divulgação de novos projectos musicais. Os alunos deste curso são convidados a participar.

| MASTERCLASS
O curso inclui ainda uma Masterclass com um Profissional de referência no mercado.

| FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a  participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.

| FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outro curso. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.

FORMADORES

Afonso Cabral
Músico

Davide Pinheiro
Coordenador Pedagógico

fernando-abrantes

Fernando Abrantes
Produtor Musical e Engenheiro de Som 

Filipe Sambado
Músico

Francisco Rebelo
Músico e Sound Designer 

 

Pedro Valente
Agente e Produtor de Eventos Azáfama

manuel-faria

Manuel Faria
Músico e Pós-produtor de Som, 

 

Joana Espadinha
Intérprete e Autora 

Pedro Serraninho
Engenheiro de Som  

Sara Espírito Santo
Music PR  

 

Luís Pardelha
Produtor 

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

| TRABALHOS DE ALUNOS

| PARCEIROS PRINCIPAIS
Altice Arena
Antena 1, 2 e 3
Arruada
Até ao Fim do Mundo
Atlantic Blue Studios
Auditório Ruy Carvalho
Beware
Canal 11
Canal Q
Coral
David e Golias
Endemol
Estúdios Namouche
Estúdios Ponto Zurca
Festival Meo Sudoeste
Festival Rock em Stock
Festival SBSR
Fnac
Fred Ferreira (estúdio)
Freemantle Media
Gerador
Índigo (estúdio)
Leopardo Filmes
Milk & Black
Music Box
Musifex
Others
Panavideo
Pim Pam Pum
Plural
Produtores Associados
Rádio SBSR
Road Crew
RTP
RTP Palco
Ruela Music
Shine Iberia
SIC
Sony Music
SP Televisão
Sporting TV
TVI
Universal Music

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala de aula e pré e pós-produção áudio com 1 computador por aluno. Software: Pro Tools, Ableton Live e Waves Gold Bundle. Estúdio de som profissional com Régie e 2 salas de captação (15 e 100m2). Backline com bateria, baixo, amplificação e outros instrumentos diversos. Estúdio equipado com Pro Tools, Reaper, Ableton Live 10 e Ozone. Correcção acústica por Luís Belo Lopes com materiais Vicoustic. Monição estéreo alinhada, compressores, equalizadores paramétricos e processadores de efeitos. Microfones de condensador de membrana larga e pequena, microfones dinâmicos para diversas aplicações e teclado MIDI individuais. Mesa analógica, mesa digital e controlador DAW. Auditório com Truss, sistema de PA, monição de palco e mesa digital Behringer, ligado ao estúdio de áudio para gravação multipista.
Parceria com sala de espetáculos para Festival World Academy, equipada com equipamentos profissionais áudio e vídeo complementares aos da escola .

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSA
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições Abertas

NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas apenas para cidadãos da União Europeia. Os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para mais informações

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo, ficha de candidatura (download para preenchimento) e portfolio musical (2 composições, em qualquer género musical, apresentadas em sessão multipista, em Ableton ou software equivalente).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
Mínimo 12º ano de escolaridade ou percurso académico/ profissional relevante para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “passe”, comprovativo de morada.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

Download Ficha de Curso | Criação e Produção Musical II

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.

Call Now Button