| DURAÇÃO
220 horas
| DATAS
Outubro 2023 a Julho 2024
| HORÁRIO
2ª, 4ª e 6ª | 13h30-16h30
(aulas de reposição às 3ª e 5ª)
| PARTICIPANTES
12 (mínimo 8)
| A QUEM SE DESTINA
A todos os estudantes e profissionais com vocação criativa visual que queiram trabalhar em ilustração e artes visuais para espaços urbanos, livros e revistas, moda e acessórios, marcas e publicidade, eventos e cultura, entre outros.
| OBJETIVOS
Desenvolver competências criativas e técnicas em ilustração e e desenho para múltiplas aplicações.
Potenciar um percurso profissional criativo.
| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Profissional independente ou integrado em empresas de design, publicidade e comunicação, editoras de livros, revistas e conteúdos digitais, marcas de moda e acessórios, exposições, edição e venda própria online, encomendas e convites de autarquias e marcas para intervenções em espaços, entre outros.
Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista de Aconselhamento e Selecção.
Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30.
| ILUSTRAÇÃO DIGITAL (21h)
Imagem digital, formatos e características, vetoriais e bitmaps, impressão e produção gráfica.
Técnicas e exercícios de ilustração com Illustrator e Photoshop. Integração de imagens e técnicas analógicas com digitais.
| INFANTIL (24h)
Psicologia e desenvolvimento infantil, naturalismo, imaginação e abstração: exemplos práticos.
A importância da narrativa e da dramaturgia. A relação com a história: ilustração do texto e história desenhada. Exercícios práticos de ilustração de conto e história completa ilustrada.
| EDITORIAL (24h)
Jornais, revistas, livros e digital. Ilustração, cartoon e “tira” de BD.
Exercícios práticos de ilustração para capa de livro e revista, crónica em imprensa, cartoon político/social, ilustração didática e infografia.
| MÚSICA E CULTURA (21h)
Espetáculos, exposições, mostras e festivais, discos e merchandising: estudo de exemplos. Exercício prático de criação de um cartaz de filme, mostra ou festival baseado em técnicas de ilustração. Exercício prático de criação gráfica para projecto musical: CD, cartaz, t-shirt entre outros.
| MARCAS E PUBLICIDADE (21h)
Compreender a voz e ADN das marcas e os públicos. Exercício prático de ilustração e grafismo para produtos e embalagens. Publicidade, agências e campanhas. Relação com o trabalho dos criativos publicitários. Exercício prático de ilustração para campanha de imprensa/ outdoor.
| SPORT + FASHION WEAR (21h)
A ilustração e grafismo nos têxteis, peças de roupa e acessórios. Cultura urbana, street art, peças com “assinatura” e personalizadas: t-shirts, ténis, caps e outros. Exercício prático de ilustração para peça de roupa e acessório. Desportos e cultura “radical”: skate, surf, bodyboard, outros. Exercício prático de ilustração para skate, surf ou outro.
| CONCEPT ART E STORYBOARD (27h)
Narrativa audiovisual e linguagem dos planos e da montagem. Exercício de storyboard para um anúncio publicitário.
Concept Art para filmes, animação e videojogos. Criação de ambientes e personagens para um pequeno jogo ou animação.
| STREET ART (24h)
Cultura e expressão jovem e de rua: origens, tendências e géneros. O movimento das galerias para o espaço público, os novos artistas, o espaço público como comunidade, arte como cidadania. Exemplos internacionais e o boom português.
Análise de artistas, casos, técnicas artísticas e formas de produção.
Superfícies, espaços e tridimensionalidade. Apropriação, reutilização, destruição e reconstrução.
Exercício prático de street art: intervenção e criação visual em espaço público.
| AUTOR (21h)
Quando a ilustração não “ilustra” mas é apenas arte visual.
Com base nas aprendizagens ao longo do curso e refletindo o seu olhar pessoal, cada aluno propõe um trabalho autoral com os materiais, suportes e técnicas que selecionar.
| MERCADO E PROMOÇÃO (16h)
Organização e seleção de portfolio e perfil. Definição e criação das plataformas (digitais e outras) de publicação e promoção do trabalho. Agências de artistas e de criativos. Galerias e circuitos. Contratos, direitos de autor e preços. Curadoria e organização de exposições. Relação com o público e media.
Exercício prático de conceção e organização da exposição coletiva do curso, com apoio da World Academy.
| INTEGRAÇÃO NO MERCADO
Exposição final coletiva dos melhores trabalhos dos alunos em espaço público.
Criação e promoção de site com publicação dos melhores trabalhos e perfil de cada aluno.
Divulgação dos trabalhos e perfis ao mercado, nomeadamente a empresas, marcas, editoras e media.
Paulo Pereira
Designer de Moda
| PARCEIROS PRINCIPAIS
Associação Gerador
Câmara de Oeiras
Canal Q
Festival A Palavra
Festival Monstra
Fuel TV
O Cubo
Oskar & Gaspar
Plural
RTP
Sardinha em Lata
SIC
SP Televisão
Trix
TVI
+ outros no site
| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, projetor vídeo e internet. Software Illustrator, Photoshop e Indesign. Pads gráficos, impressora, scanner e pantones. Oficina de artes para técnicas analógicas, com materiais de desenho, pintura, colagem, corte e street art. Acesso ao estúdio de fotografia e câmaras DSLR. Cada aluno deve ter adicionalmente, os seus materiais pessoais e específicos de criação, com os quais queira trabalhar ao longo do curso e em cada exercício.
| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.
| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial
| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil, mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.
| PREÇOS
2.160€
Pronto Pagamento 2.475€ (10% desconto)
6 meses x 392€ (2% desconto)
12 meses x 200€
| DESCONTOS
Ex alunos, Formadores WA, Parceiros ou 2 Cursos (consultar a Secretaria)
NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas apenas para cidadãos da União Europeia. Os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para mais informações.
| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo, ficha de candidatura (download para preenchimento).
Portfolio Criativo visual ( desenhos ou ilustrações em qualquer área, técnica ou género).
Conhecimentos mínimos em computação gráfica (em qualquer software).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade como mínimo, ou percurso académico/ profissional relevante para o curso.
| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– Leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– Entrega de cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “tipo passe” e comprovativo de morada.
| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.
A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.