| DURAÇÃO
220 horas
| DATAS
31 Outubro 2016 a Julho 2017
| HORÁRIO
2ª, 4ª e 6ª | 16h30-19h30
| PARTICIPANTES
14 Participantes por turma (mínimo 8)
| A QUEM SE DESTINA
A todos os estudantes e profissionais com vocação criativa visual que queiram trabalhar em ilustração e artes visuais para espaços urbanos, livros e revistas, moda e acessórios, marcas e publicidade, eventos e cultura, entre outros.
| OBJETIVOS
Desenvolver competências criativas e técnicas em ilustração e urban art.
Potenciar um percurso profissional criativo.
| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Profissional independente ou integrado em empresas de design, publicidade e comunicação, editoras de livros, revistas e conteúdos digitais, marcas de moda, acessórios e desporto, produtoras de eventos, espaços e projetos culturais, autarquias entre outros.
| ILUSTRAÇÃO DIGITAL (27h)
Imagem digital, formatos e caraterísticas, vetoriais e bitmaps, impressão e produção gráfica.
Técnicas e exercícios de ilustração com Illustrator e Photoshop.
Integração de imagens e técnicas analógicas com digitais.
| INFANTIL (24h)
Psicologia e desenvolvimento infantil, naturalismo, imaginação e abstração: exemplos práticos.
A importância da narrativa e da dramaturgia. A relação com a história: ilustração do texto e história desenhada. Exercícios práticos de ilustração de conto e história completa ilustrada.
| EDITORIAL (24h)
Jornais, revistas, livros e digital. Ilustração, cartoon e “tira” de BD.
Exercícios práticos de ilustração para capa de livro e revista, crónica em imprensa, cartoon político/social, ilustração didática e infografia.
| MÚSICA E CULTURA (24h)
Espetáculos, exposições, mostras e festivais, discos e merchandising: estudo de exemplos.
Exercício prático de criação de um cartaz de filme, mostra ou festival baseado em técnicas de ilustração.
Exercício prático de criação gráfica para projeto musical: CD, cartaz, t-shirt, entre outros.
| MARCAS E PUBLICIDADE (24h)
Compreender a voz e ADN das marcas e os públicos. Exercício prático de ilustração e grafismo para produtos e embalagens. Publicidade, agências e campanhas. Relação com o trabalho dos criativos publicitários.
Exercício prático de ilustração para campanha de imprensa/ outdoor.
| SPORT + FASHION WEAR (24h)
A ilustração e grafismo nos têxteis, peças de roupa e acessórios. Cultura urbana, street art, peças com “assinatura” e personalizadas: t-shirts, ténis, caps e outros.
Exercício prático de ilustração para peça de roupa e acessório. Desportos e cultura “radicail”: skate, surf, bodyboard, outros.
Exercício prático de ilustração para skate ou surf.
| STREET ART (30h)
Cultura e expressão jovem e de rua: origens, tendências e géneros. O movimento das galerias para o espaço público, os novos artistas, o espaço público como comunidade, arte como cidadania. Exemplos internacionais e o boom português. Análise de artistas, casos, técnicas artísticas e formas de produção.
Superfícies, espaços e tridimensionalidade. Apropriação, reutilização, destruição e reconstrução.
Exercício prático de street art: intervenção e criação visual em espaço público.
| AUTOR (24h)
Quando a ilustração não “ilustra” mas é apenas arte visual. Com base nas aprendizagens ao longo do curso e refletindo o seu olhar pessoal, cada aluno propõe um trabalho autoral com os materiais, suportes e técnicas que selecionar. Fará parte do projeto pensar e executar a apresentação da sua obra ao público.
| MERCADO E PROMOÇÃO (22h)
Organização e seleção de portfolio e perfil. Definição e criação das plataformas (digitais e outras) de publicação e promoção do trabalho. Agências de artistas e de criativos. Galerias e circuitos. Contratos, direitos de autor e preços. Curadoria e organização de exposições. Relação com o público e media.
Exercício prático de conceção e organização da exposição coletiva do curso, com apoio da World Academy.
| INTEGRAÇÃO NO MERCADO
Exposição final coletiva dos melhores trabalhos dos alunos em espaço público.
Criação e promoção de site com publicação dos melhores trabalhos e perfil de cada aluno.
Divulgação dos trabalhos e perfis ao mercado, nomeadamente a empresas, marcas, editoras e media.
| FORMADORES (a confirmar)
Gonçalo Mar, Artista visual
Hugo Lucas, Visual Artist
João Maio Pinto, Ilustrador
Marta Sales, Ilustradora Paulo Arraiano, Artista visual e Designer
Ricardo Machado, Ilustrador e Designer
Susana Antão, Designer e Ilustradora Ogilvy
+ outros a confirmar
| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, projetor vídeo e internet.
Software Illustrator, Photoshop e Indesign. Pads gráficos,
impressora, scanner e pantones. Oficina de artes para técnicas
analógicas, com materiais de desenho, pintura, colagem, corte
e street art. Acesso ao estúdio de fotografia e câmaras DSLR.
Cada aluno deve ter adicionalmente, os seus materiais
pessoais e específicos de criação, com os quais queira
trabalhar ao longo do curso e em cada exercício
| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.
| PARCEIROS PRINCIPAIS
Associação Mais XL
Canal Q
Clube Criativos de Portugal
Festival Meo Sudoeste
Festival Monstra
Festival SBSR
Festival Silêncio
Festival Sol da Caparica
Fuel TV
Gerador
Hi-Interactive
LisbonLabs
Longbö
Meo Arena
Mindshaker
PH Neutro
Post United
RTP
Social Animals
Sporting TV
The Hotel
TVI
+ outros a confirmar em breve
| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial
| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano, com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.
| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.
| INSCRIÇÃO
Gratuitas até 30 de Junho de 2016
60€ de 1 a 31 de Julho de 2016
120€ a partir de 1 de Agosto de 2016
| PREÇOS
Valor do Curso: 2.200€
Pronto Pagamento: 1.870€
18 meses : 130 € /Mês (Out 2016 a Mar 2018)
12 meses: 185€ / Mês (Out 2016 a Set 2017)
| DESCONTOS *
Pronto Pagamento: 15% (20% de desconto para Ex-Aluno World Academy)
Inscrição em 2 cursos: 15% (no curso de valor superior)
* descontos não acumuláveis
| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo, ficha de candidatura (download para preenchimento) e portfolio criativo (fotografia, ilustração, desenho, pintura, street art, etc). Conhecimentos mínimos de Photoshop e Illustrator.
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/ profissional relevantes para o curso.
| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações,* apresentação do cartão de cidadão, cartão de contribuinte (de quem paga), fotografia “passe”, comprovativo de morada.
*A cópia/digitalização do cartão de cidadão, para arquivo da World Channels, S.A, apenas será feita com autorização expressa do titular do mesmo, uma vez que de acordo com artigo 5.º da Lei n.º 7/2007 de 5 de fevereiro, este procedimento não é obrigatório.
| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.
A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.