A necessidade de competências em DESIGN GRÁFICO tem vindo a alargar-se dos designers profissionais para outros, nomeadamente estudantes e profissionais de arquitetura, artes visuais, design de equipamento e interiores, marketing e comunicação ou artes gráficas. As grandes áreas abrangidas são o Print, Motion e Web Design, dando assim resposta a um mercado cada vez mais digital.
| DURAÇÃO
300h
+ Estágio (160 a 480h)
| DATAS
7 de Novembro 2022 a Julho 2023
(Último dia para Inscrição 25 de Novembro)
| HORÁRIO
2ª, 4ª e 6ª | 16h45 – 19h45
(reposições de aulas às 3ª e 5ª no mesmo horário aprox.)
| PARTICIPANTES
14 (mínimo 8)
| A QUEM SE DESTINA
A todos os estudantes e profissionais com vocação criativa visual que queiram trabalhar em design gráfico para qualquer plataforma.
| OBJETIVOS
Desenvolver competências criativas e técnicas em design gráfico.
Saber conceber, executar e apresentar projetos de design gráfico para o mercado.
| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Agências de publicidade e comunicação; agências digitais; empresas produtoras de conteúdos; estações de televisão e produtoras audiovisuais; ateliers de design; empresas de artes gráficas; departamentos de comunicação e marketing de empresas, autarquias e outras organizações; designer gráfico freelancer. Excelentes saídas profissionais.
100% de colocação em ESTÁGIO (em 2020-21, segundo as regras de estágio curricular).
Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista de Aconselhamento e Selecção.
Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30.
| FUNDAMENTOS DE DESIGN E TIPOGRAFIA (24h)
O que é Design Gráfico. Princípios de layout: Elementos do layout. Princípios de composição: balanço, tensão, hierarquia, harmonia, repetição. Proporção: simetria e assimetria. Grelhas. Entender a cor. Evolução histórica da tipografia. Comunicação e simbologia através da tipografia. Anatomia e desenho
tipográfico. Tipos, famílias e classificações. Aplicações e especificidades em trabalhos gráficos. Direitos de autor. Dimensões, proporcionalidade e espaçamentos. Diferenças da tipografia para impressão e para ecrã. Exercícios práticos de aplicação e utilização de tipografia.
| PÓS PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA (15h)
Imagens rasterizadas, modelos de cor, dimensão da imagem, resolução e profundidade de pixel, formatos de ficheiros. Tecnologias base da fotografia digital.
Pós-produção fotográfica e tratamento de imagens: ficheiros e preparação da imagem, correção cromática e tonal, layers, recortes, efeitos e retoques/reconstituição.
Exercício prático de pós-produção fotográfica com Photoshop.
| ILUSTRAÇÃO (21h)
Ilustração, infographics e design. Ilustração digital e Imagens vectoriais.
Adobe Illustrator CC: documentos; artboards; layers; desenho de objectos; transformação de objectos; cor; tipos de linhas e enchimentos; pentool; trabalho com texto; painéis; imagens raster e Illustrator.
Exportação e entrega de ilustração vetorial. Impressão.
Exercícios práticos de criação de imagens vetoriais e de ilustração.
| PRODUÇÃO GRÁFICA (21h)
Pré-impressão: circuito convencional e digital, quadricomia e pantones, provas de cor.
Processos de impressão: impressão convencional, a flexografia, a litografia offset, a rotogravura, a serigrafia e a impressão digital. Materiais de impressão e acabamentos: o papel, as tintas, o cortante, as dobras e vincos, as encadernações, vernizes e plastificações, o cunho ou relevo e estampagem a quente, etc.. Planeamento, custos e orçamento. Preparação dos documentos para a gráfica. Visita a empresa de artes
gráficas.
| BRAND IDENTITY (54h)
Branding (identidade e marca): significado, funções e valor da identidade das organizações e marcas, perceção e simbologia na relação com o consumidor. Pensar visualmente a marca. Estratégia e posicionamento da identidade gráfica. Design de logótipo: relação com o cliente; processo de exploração; processo de design; apresentações e redesigns. Desenvolvimento criativo de imagem a partir de logótipo e identidade: escrita figurativa e alfabética, anatomia da letra, famílias e tipos, expressividade, espaçamento, símbolos, signos e sinais, utilização da cor, exploração de conceitos gráficos, logótipo e símbolo, manual de normas gráficas e aplicações diversas.
Design gráfico nas embalagens: normas, planificação e layouts e preparação para gráfica
Exercício prático de criação e reformulação de logótipos, incluindo manual de normas e aplicações.
Preparação de artes finais para impressão.
| DESIGN EDITORIAL (45h)
O mercado editorial e os diversos formatos e meios. Relação do Design com o conceito e estilo editorial. Elementos de paginação: grelhas, legibilidade, layout, hierarquia, articulação
do texto com a imagem, livros de estilo (conceito, normas,
aplicações e infracções).
Adobe InDesign CC: documentos; páginas; texto; elementos gráficos e imagens; objectos; frames; paths; cor; tabelas; styles; estilos de formatação. Exportação de documentos. Impressão.
Adicionar interactividade a documentos.
Exercícios práticos de paginação para revista física.
| PUBLICIDADE (36h)
O mercado publicitário: principais profissionais e relações. Os criativos: diretor criativo,copywriter, art director e designer. Desenvolvimento criativo: pesquisa, brainstorming, métodos e técnicas criativas, exploração de conceitos gráficos. Elementos gráficos: fotografia, ilustração, packshot, assinaturas e textos. Exercício de criação de uma pequena campanha publicitária como Art Director, em diversos formatos (incluindo digitais).
Pequeno exercício de descritivo criativo para curso de fotografia (módulo de publicidade).
| WEB ( 42h)
O funcionamento da Web: clientes e servidores. Tecnologias front-end e tecnologias back-end.
Os standards Web: W3C e ECMA International.User Experience: entender o utilizador; interação homem máquina.
Design consistente; standard design; estruturas de navegação; estruturas de organização de conteúdo; arquitetura de informação; navegação progressiva.
Boas práticas de utilização de menus e sub-menus. Ferramentas de pesquisa na página.
Prototipagem rápida. Prototipagem em papel e softwares para prototipagem.
Editores de código. Brackets, Sublime, Atom, entre outros.
Entender a função do HTML: a estrutura da página. Análise da
estrutura de documento HTML.
Sintaxe básica HTML. Elementos HTML Principais: headings;
parágrafos; quebras de linha; texto; imagens.
Elementos HTML de estruturação: nav; article; section; aside; div.
Ligações para elementos na página e para elementos exteriores .Criação e configuração de listas.
Entender a função do CSS: o controlo visual de uma página e função dos selectors.
Prática de utilização dos vários selectores CSS: texto; floats; cor;
margens; posição de elementos; layout, entre outros. Exercícios
práticos de web design.
| MOTION (36h)
Motion Graphics: design em movimento. Case Studies.
Compreender os conceitos fundamentais: layers e keyframes.
Criação e configuração de composições. Importação de vários
tipos de elementos gráficos. Introdução à animação de
elementos.
Trabalhar os keyframes no graph editor. Animar elementos e layers no espaço 3D. Animação com relações de parentesco entre objetos. Animar com recurso ao áudio. Edição
de linhas de animação. Animação de texto. Utilização de ficheiros Photoshop como projetos. Criação de elementos: shapes, texto, sólidos. Criação e utilização de máscaras. Aplicação de efeitos.
Utilizar composições dentro de composições: o pre-compose. Rendering. Exercício de criação de peça de Motion Graphics, em interação com alunos de cursos de produção (festival world academy ou talkshow).
| PORTFOLIO E MERCADO DE TRABALHO (6h)
Panorama do mercado português em design gráfico.
Notas sobre orçamentação, divulgação, trabalho freelance e em empresas. Análise e edição de trabalhos para portfolio (do curso e extra curso).
| MASTERCLASS
O curso inclui ainda uma Masterclass com um Profissional de referência no mercado.
| FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.
| FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outro curso. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.
| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (12 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Dezembro de 2023. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.
| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, LCD e Internet. Software Illustrator, Photoshop, Indesign e After Effects. Pads gráficos, impressora, scanner e pantones. Acesso para exercícios do curso ao estúdio de fotografia e vídeo com câmaras DSLR.
| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.
| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial
| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.
| INSCRIÇÃO
150€
| PREÇOS
3.150€
Pronto Pagamento 2.835€ (10% desconto)
6 meses x 514,50€ (2% desconto)
12 meses x 262,50€
| DESCONTOS
Ex alunos, Formadores wa, parceiros ou 2 cursos, consultar secretaria.
NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia, os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.
| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “passe” e comprovativo de morada.
NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas apenas para cidadãos da União Europeia. Os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para mais informações.
| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.
A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.