A Moda existe desde sempre e é uma indústria competitiva à escala global. Uma das suas características fundamentais é precisar constantemente de novas criações e novos criadores, que marquem pela diferença.
| DURAÇÃO
320h (300h c/ formador) + Estágio (160 a 480h)
| DATAS
8 de Novembro 2022 a Julho 2023 (Último dia para Inscrição 25 de Novembro)
As informações aqui apresentadas podem sofrer alterações.
| HORÁRIO
3ª e 5ª | 09h00-13h00 ÚLTIMAS VAGAS
(aulas pontuais fora do horário e aulas de reposição às 2ª, 4ª e 6ª no mesmo horário)
| PARTICIPANTES
12 (mínimo 8)
| A QUEM SE DESTINA
A todos os que tenham vocação criativa, visual e oficinal, e queiram ser Designers no mundo profissional da moda.
| OBJETIVOS
Compreender as principais tecnologias, processos criativos e procedimentos de produção na criação de moda.
Saber criar e finalizar peças e coleções de moda.
Desenvolver um portfolio pessoal.
Estar apto a integrar o mercado como Designer de Moda.
| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Departamentos de design de moda em marcas nacionais e internacionais. Ateliers de designers de moda. Criação de atelier e marca próprios.
Estágio Curricular Incluído.
Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista de Aconselhamento e Selecção.
Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30.
| HISTÓRIA DA MODA (16h)
Moda como forma de criação e comunicação.
Períodos principais na história da moda. O século XX e as principais ruturas e tendências, década a década. Tendências atuais.
As profissões principais no mundo e na indústria da moda. O papel do designer de moda no mercado.
Etapas da criação à produção, promoção e venda. O negócio da moda: “quanto vale e por onde anda”.
| UPCYCLING ( 32h)
Em parceria com a NOVA SBE e AMI, surge o modulo UpCycling, com o intuito de fomentar a criatividade, combater o desperdício e promover a Economia Circular. A matéria-prima são peças doadas à AMI que serão transformadas e comercializadas em canais próprios.
| ANATOMIA, DESENHO E ILUSTRAÇÃO (40h)
Desenho anatómico, Templates de corpos, Desenho plano e características dos caimentos, Croquis, Observação e Pesquisa, Ilustração e a criatividade Estética na coleção, Técnicas de representação artística e Exposição.
| PESQUISA E CRIAÇÃO (24h)
Pesquisar tendências atuais de moda, hábitos, fontes originais ou pouco exploradas, “pensar fora da caixa”. Procurar e construir um olhar e estilo próprios.
Pesquisar e criar texturas, grafismos, cores e formas com uma lógica de conjuntos e sentidos, como fonte para a criação de peças e coleções. Explorar, recriar e adaptar novos materiais, tecnologias e acessórios, dentro e fora da “moda”.
| MODELAGEM, MOULAGE E CONFEÇÃO (44h)
Técnicas de modelagem. Drapping/ moulage.
Criação de fichas técnicas para produção: materiais, medidas, instruções e processos de produção.
Confeção. Prototipagem, testes, produção e fabrico.
| DESENHO TÉCNICO (24h)
Ilustração de moda em Illustrator e Photoshop. Técnicas mistas.
Desenho Técnico.
| PREPARAÇÃO PARA MERCADO (12h)
Identidade, comportamento e imagem pessoal em contexto profissional. O curriculum certo para cada desafio, comunicação e valorização pessoal, orçamentos enquanto freelancers.
| PLANEAMENTO E ATELIER DE COLEÇÃO (46h)
Portfólio de final de curso.
Planeamento da coleção de cada aluno, com acompanhamento parcial mas regular do formador.
As coleções serão apresentadas em desfile de moda, integrado no Festival World Academy e aberto ao público.
O festival e o desfile terão a colaboração de alunos de produção de moda, vídeo, fotografia, técnico de espetáculos, entre outros.
Produção e desenvolvimento das coleções, com acompanhamento parcial mas regular do formador.
Nota: existe um pequeno orçamento para materiais de cada aluno, que cobre apenas parcialmente o custo dependendo das opções de cada aluno.
| MATERIAIS E TECNOLOGIAS (24h)
Tecnologias, processos de fabrico e caraterísticas técnicas dos têxteis e de vestuário e acessórios.
Etapas de produção, do design e prototipagem até aos moldes de fabrico, estampagem, corte, costura e acabamentos.
Monitorização de custos, qualidade e de sustentabilidade.
Visita técnica a fábrica ou centro com têxteis e/ou vestuário.
| DESIGN DE MODA (40h)
Desenvolvimento de peças e coleções.
Women´s Wear e Men´s Wear: clássico, casual e conceptual.
Sport´s Wear: comercial.
| MARKETING E PROMOÇÃO (12h)
Criação de catálogo: peças, coleções e modelos.
Produção fotográfica e de vídeo: casting de modelos, noções de make-up, cabelos, fotografia e styling.
Produção e desenho criativo de desfiles.
Promoção nos media de informação; jornalismo de moda.
A imagem visual e o conceito da marca. Ativações de marca.
Marketing e promoção digital: sites, redes sociais, e commerce e outros.
| MASTERCLASS
O curso inclui ainda uma Masterclass com um Profissional de referência no mercado.
| FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.
| FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outro curso. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.
| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (12 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Dezembro de 2023. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.
João Mello
Designer
| PARCEIROS PRINCIPAIS
Nuno Gama
Dino Alves
Filipe Faísca
Moda Lisboa
Onway Models
Karacter Agency
Canal Q
Casa Grigri
Clarin
Atelier Elsart
Canal 11
Canal Q
Casa Grigri
David e Golias
Fashion Studio
Freemantle
Kriolan
L’Oréal
Leopardo Filmes
Micaela Oliveira
Moda Lisboa
Nelson Lisboa
Panavideo
Plural
RTP
Shine Iberia
SIC
Sincolour
SP Televisão
Sporting TV
Teatro Camões
Teatro D. Maria
Teatro São Carlos
Teatro São Luiz
Teresa Samissone
TVI
Valentim Quaresma
Yellow Star Company
Outros parceiros World Academy
| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com 1 computador por aluno, Internet e TV.
Softwares Illustrator e Photoshop. Impressora e scanner.
Oficina equipada para desenho, corte, costura e moldes.
Auditório equipado com iluminação, vídeo, som e palco para desfiles.
Camarins equipados para make-up, cabelos e figurinos.
Estúdio e equipamento de fotografia para moda editorial.
| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.
| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial
| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.
| INSCRIÇÃO
75€ de 2 de maio a 30 de junho de 2022
150€ a partir de 1 de julho de 2022
| PREÇOS
3.150€
Pronto Pagamento 2.835€ (10% desconto)
6 meses x 514,50€ (2% desconto)
12 meses x 262,50€
| DESCONTOS
Ex alunos, formadores wa, parceiros ou 2 cursos, consultar secretaria.
NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia, os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.
| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “passe” e comprovativo de morada.
NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas apenas para cidadãos da União Europeia. Os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para mais informações.
| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.
A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.