A Moda existe desde sempre e é uma indústria competitiva à escala global. Uma das suas características fundamentais é precisar constantemente de novas criações e novos criadores, que marquem pela diferença.
| DURAÇÃO
320h (300h c/ formador)
+ Estágio (480h)
| DATAS
outubro 2023 a julho 2024
| HORÁRIO
3ª e 5ª | 9h00-13h00
Reposições às 2ª, 4ª e 6ª, no mesmo horário;
Exercícios e masterclasses pontualmente em horários e dias diferentes.
| PARTICIPANTES
12 (mínimo 8)
| PARCEIRO PRINCIPAL
| A QUEM SE DESTINA
A todos os que tenham vocação criativa, visual e oficinal, e queiram ser Designers no mundo profissional da moda.
| OBJETIVOS
Compreender as principais tecnologias, processos criativos e procedimentos de produção na criação de moda.
Saber criar e finalizar peças e coleções de moda.
Desenvolver um portfolio pessoal.
Estar apto a integrar o mercado como Designer de Moda.
| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Departamentos de design de moda em marcas nacionais e internacionais. Ateliers de designers de moda. Criação de atelier e marca próprios.
Boa colocação em estágio.
Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista de Aconselhamento e Selecção.
Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30
| HISTÓRIA DA MODA (16h)
Moda como forma de criação e comunicação.
Períodos principais na história da moda. O século XX e as principais ruturas e tendências, década a década. Tendências atuais.
As profissões principais no mundo e na indústria da moda. O papel do designer de moda no mercado.
Etapas da criação à produção, promoção e venda. O negócio da moda: “quanto vale e por onde anda”.
| UPCYCLING (32h)
Em parceria com a NOVA SBE e AMI, surge o modulo UpCycling, com o intuito de fomentar a criatividade, combater o desperdício e promover a Economia Circular. A matéria-prima são peças doadas à AMI que serão transformadas e comercializadas em canais próprios.
| ANATOMIA, DESENHO E ILUSTRAÇÃO (32h)
Desenho anatómico, Templates de corpos, Desenho plano e características dos caimentos, Croquis, Observação e Pesquisa, Ilustração e a criatividade Estética na coleção, Técnicas de representação artística e Exposição.
| PESQUISA E CRIAÇÃO (24h)
Pesquisar tendências atuais de moda, hábitos, fontes originais ou pouco exploradas, “pensar fora da caixa”. Procurar e construir um olhar e estilo próprios.
Pesquisar e criar texturas, grafismos, cores e formas com uma lógica de conjuntos e sentidos, como fonte para a criação de peças e coleções. Explorar, recriar e adaptar novos materiais, tecnologias e acessórios, dentro e fora da “moda”.
| MODELAGEM, MOULAGE E CONFEÇÃO (44h)
Técnicas de modelagem. Drapping/ moulage.
Criação de fichas técnicas para produção: materiais, medidas, instruções e processos de produção.
Confeção. Prototipagem, testes, produção e fabrico.
| DESENHO TÉCNICO (24h)
Ilustração de moda em Illustrator e Photoshop. Técnicas mistas.
Desenho Técnico.
| MATERIAIS E TECNOLOGIAS (24h)
Tecnologias, processos de fabrico e caraterísticas técnicas dos têxteis e de vestuário e acessórios.
Etapas de produção, do design e prototipagem até aos moldes de fabrico, estampagem, corte, costura e acabamentos.
Monitorização de custos, qualidade e de sustentabilidade.
Visita técnica a fábrica ou centro com têxteis e/ou vestuário.
| DESIGN DE MODA (40h)
Desenvolvimento de peças e coleções.
Women´s Wear e Men´s Wear: clássico, casual e conceptual.
Sport´s Wear: comercial.
| PLANEAMENTO E ATELIER DE COLEÇÃO (46h)
Portfólio de final de curso.
Planeamento da coleção de cada aluno, com acompanhamento parcial mas regular do formador.
As coleções serão apresentadas em desfile de moda, integrado no Festival World Academy e aberto ao público.
O festival e o desfile terão a colaboração de alunos de produção de moda, vídeo, fotografia, técnico de espetáculos, entre outros.
Produção e desenvolvimento das coleções, com acompanhamento parcial mas regular do formador.
Nota: existe um pequeno orçamento para materiais de cada aluno, que cobre apenas parcialmente o custo dependendo das opções de cada aluno.
| MARKETING E PROMOÇÃO (12h)
Criação de catálogo: peças, coleções e modelos.
Produção fotográfica e de vídeo: casting de modelos, noções de make-up, cabelos, fotografia e styling.
Produção e desenho criativo de desfiles.
Promoção nos media de informação; jornalismo de moda.
A imagem visual e o conceito da marca. Ativações de marca.
Marketing e promoção digital: sites, redes sociais, e commerce e outros.
MASTERCLASSES (6h)
O curso inclui ainda Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso. O aluno escolherá as mesmas em função dos seus interesses e disponibilidade.
FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.
FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outros cursos. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.
ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período de 480h (3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Dezembro de 2024. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.
| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com 1 computador por aluno, Internet e TV.
Softwares Illustrator e Photoshop. Impressora e scanner.
Oficina equipada para desenho, corte, costura e moldes.
Auditório equipado com iluminação, vídeo, som e palco para desfiles.
Camarins equipados para make-up, cabelos e figurinos.
Estúdio e equipamento de fotografia para moda editorial.
| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.
AMI
Atelier Elsart
Canal Q
Casa Grigri
Clarins
Dino Alves
Fashion Studio
Freemantle
Kriolan
Micaela Oliveira
Moda Lisboa
Nelson Lisboa
Nuno Gama
Plural
Rosa e Teixeira
RTP
Shine Iberia
SIC
Sincolour
SP Televisão
Sporting TV
Teatro D. Maria
Teresa Samissone
TVI
Valentim Quaresma
Yellow Star Company
+ outros no site
PARCEIRO MAKE-UP
| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.
| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.
| ENTIDADE DE CERTIFICAÇÃO
DGERT.
| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial.
| INSCRIÇÃO
75€ de 2 de Maio a 31 de Agosto de 2023
150€ a partir de 1 de Setembro de 2023
| PREÇOS
3.150€
Pronto Pagamento 2.835€ (10% desconto)
9 meses x 350.50€
12 meses x 262.50€
| DESCONTOS
EX ALUNOS
FORMADORES WA
PARCEIROS
2 CURSOS
Consultar Secretaria para mais informações sobre descontos.
NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.
| CANDIDATURA
1ª Etapa: Marcação de entrevista para orientação e seleção.
2ª Etapa: Envio de currículo, ficha de candidatura.
Uma ilustração/desenho de moda ou uma pequena peça confecionada pelo candidato, que revele a sua criatividade e gosto pela área (a qualidade técnica não é o fator mais relevante).
Outros trabalhos visuais em qualquer género ou material (ilustração, desenho, fotografia, caracterização, etc. que revelem a sua criatividade.
Conhecimentos mínimos obrigatórios de costura, até ao início do curso.
3ª Etapa: Inscrição
NOTA: Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.
| INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.