Porquê o curso de ACTING I e II da WORLD ACADEMY? Porque, além de aprenderes com profissionais de áreas diversas, teres orientação de carreira, ficares com showreel e atuares ao vivo, é o único curso do género em Portugal onde interages com mais de 8 cursos complementares, numa experiência real de mercado.
| DURAÇÃO
330h (300h c/ formador)
| DATAS
Outubro 2025 a Julho 2026
Entrevistas e inscrições para 2025/2026 a partir de Maio de 2025.
| HORÁRIO
T1 | 2ª, 4ª e 6ª | 09h-12h
T2 | 2ª, 4ª e 6ª | 13h-16h
Reposições às 3ª e 5ª, no mesmo horário;
Exercícios e masterclasses pontualmente em horários e dias diferentes.
| PARTICIPANTES
12 (mínimo 8)
| A QUEM SE DESTINA
A todos os que tenham vocação e sintam verdadeira paixão pela arte de ser Ator.
| OBJETIVOS
Formar atores profissionais, com uma incidência especial em televisão e cinema (nível I).
| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Atores para cinema, televisão e teatro (com os dois níveis)
Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista de Aconselhamento e Selecção.
Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30
| INTRODUÇÃO A CINEMA E TELEVISÃO (15h)
Linguagem: imagem em movimento, planos e planificação, montagem e continuidade, som e música, guião, realização e interpretação.
Tecnologias: luz e iluminação, câmaras, sinal e formatos vídeo, som e áudio, pós-produção.
Produção: mercado e tipo de obras, ficção em televisão e cinema, etapas de produção e equipas, financiamento, marketing e exibição.
| HISTÓRIA E TEORIAS DA INTERPRETAÇÃO (15h)
Evolução histórica do teatro e artes de palco: principais momentos e ruturas.
A história do cinema: as origens, o mudo e o sonoro. Hollywood e o resto do mundo. O cinema contemporâneo. A realização e a direção de atores. O papel do ator. Casos exemplares.
Principais teorias da interpretação: de Meyerhold e Stanislavsky ao Actors Studio e a Meisner.
| VOZ, DICÇÃO E CANTO (33h)
Sistema fonador e caixas-de-ressonância. Respiração diafragmática. Colocação e projeção. Obstáculos a uma voz natural. Desinibição e descontração muscular. Postura e atitude vocal. Conhecer e potenciar o espetro vocal pessoal. Higiene e saúde vocal. A expressividade da fala. Do ler ao dizer e ao conversar. Dicção e dialetos. Expressividade da voz em registo natural e projetada. Breve introdução ao canto. Afinação. Interpretação. Exercícios gravados com voz.
| EXPRESSÃO CORPORAL (24h)
Saúde e desenvolvimento corporal. Corrigir postura, posição neutra e de relaxamento. Caraterísticas e limites corporais de cada indivíduo e planos específicos de desenvolvimento físico. O corpo como expressão: gestualidade, dança, mímica, expressividade fisionómica. Improvisação. Expressividade corporal e motivações. Exercícios práticos individuais e em grupo.
| TEXTO E CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS (27h)
Análise de guiões e textos dramatúrgicos: tom e ponto de vista, história e narrativa, estrutura dramática, perfil de personagens e relações, subtexto e interpretação do texto.
Construção do personagem: perfil psicológico, social e físico, biografia, relações, evolução na história e dramaturgia. Construção visual: figurinos, caracterização e adereços pessoais. Elementos expressivos: voz, dicção e dialeto, gestualidade, expressões fisionómicas.
Exercícios de leitura e ensaio, monólogo e contracena a dois e em grupo. Análise, preparação e interpretação de cenas, com gravação vídeo.
| MAQUILHAGEM E CARATERIZAÇÃO (18h)
Diferenças entre maquilhagem e caracterização. Auto maquilhagem. Materiais e consumíveis. Formatos de ficção e equipas de produção. Relação com elenco, realização, cabelos, guarda roupa e imagem. Guião e personagens. Construção de personagens, alteração de rostos, trabalho com idade, feridas e cicatrizes, outros efeitos especiais. Exercícios práticos.
| TELEVISÃO E HUMOR (36h)
A ficção em televisão: séries, novelas, telefilmes e sitcoms. Ator e Imagem: marcações e movimentações no plano e no set, amorces, olhares e eixos, iluminação e som. Gravação em multicâmara e com uma câmara. Relação com produção, realizador/ diretor de atores, guionistas e restante equipa. Trabalho do ator na preparação, plateau e pós-produção. Humor: tipos e variações de humor e comédia. Comédia física, de texto e de situação. Construção de personagens, ambientes e situações de comédia. Timing, público e overacting. Gravação em estúdio multicâmara de sketchs humorísticos, com alunos e formadores de Guionismo, Realização, Produção, Make-Up, Som e Imagem.
| TÉCNICAS DE AÇÃO E COMBATE (24h)
Cenas de ação. Meios técnicos e equipas. Atores e duplos. Coordenação e preparação. Ângulos de câmara e movimentos. Efeitos e truques de montagem efeitos sonoros. Como filmar diversas cenas de ação: luta e combate, viaturas, atropelamentos, quedas, suspensões com cabos, etc. Exercícios práticos em cenas de ação, gravadas e montadas: coordenação, relação com a câmara, trabalho de ator e de duplo.
| FICÇÃO E CINEMA (33h)
A produção de cinema. Relações com realizador, argumentista e restante equipa
Exercícios de curtas-metragens, em que cada aluno desempenha pelo menos um papel principal numa das curtas. Os filmes serão produzidos em conjunto com alunos de formadores dos cursos de Realização, Guionismo, Produção, Câmara e Iluminação, Som e Cenografia.
Os melhores filmes serão enviados para mostras e festivais de estudantes. Os alunos de Acting participarão em todas as fases de castings, testes, ensaios e gravações.
| LOCUÇÃO E DOBRAGENS (24h)
A voz do ator: relação com guião, imagem, outras vozes e banda sonora. Voz para publicidade, autopromoções e institucionais: voz da marca, voz de personagens, adaptações, controlo de tempos. Dobragens para animação: contracena e direção de vozes, sincronismo labial e adaptações. Locução de documentários: neutralidade e expressividade. Exercícios práticos em estúdio de som.
| INICIAÇÃO À INTERPRETAÇÃO TEATRAL (33h)
A especificidade do Teatro: espaço e cena, dramaturgia, encenação. O ator em Teatro. Vários géneros e abordagens. Exercício prático de sketch teatral ao vivo.
| CASTINGS (12h)
Mercado de trabalho e carreira de ator.
Agências, portfolio, autopromoção digital.
Castings e audições. Preparação para castings.
Exercícios práticos e gravados de casting para audiovisuais.
MASTERCLASSES (6h)
O curso inclui ainda, no mínimo, 2 Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso. Adicionalmente, a escola disponibiliza anualmente a cada aluno a possibilidade de participar em mais de 20 Masterclasses nas mais diversas áreas.
FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.
FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outros cursos. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.
| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, projetor vídeo e Internet. Estúdios de vídeo para produções com uma e várias câmaras. Câmaras profissionais de vídeo: broadcast ,DSLR e cinema digital. Equipamento de iluminação e de áudio para exteriores. Auditório para espetáculos e gravação multicâmara. Estúdio para artes performativas. Balneário. Estúdio de Som para dobragens e locuções. Camarins. Parceria com Sala de Espetáculos para apresentação da peça final de teatro ao público.
| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.
Auditório Ruy de Carvalho
Canal Q
CCB
Coral
David e Golias
Endemol
Espaço do Tempo
Festival Indielisboa
Freemantle Media
Gerador
Hit Management
JG Duplos
Leopardo Filmes
Mau Mau Mia
Panavideo
PimPamPum
Plural
Prémios Sophia Estudante
RTP
Shine Iberia
SIC
Sincolor
SP Televisão
Teatro D. Maria
Teatro Mosca
Teatro Nacional 21
Teatro São Luiz
TVI
Ukbar Films
Yellow Star Company
PARCEIRO MAKE-UP
| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.
| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.
| ENTIDADE DE CERTIFICAÇÃO
DGERT.
| ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Presencial – Aulas com Formador e exercícios autónomos.
| INSCRIÇÃO
75€ de 2 de Maio a 31 Agosto de 2024
150€ a partir de 1 de Setembro de 2024
| PREÇOS
2.950€
Pronto Pagamento 2.655€ (10% desconto)
9 meses x 327,78€
12 meses x 245,83€
| DESCONTOS
EX ALUNOS
FORMADORES WA
PARCEIROS
2 CURSOS
Consultar Secretaria para mais informações sobre descontos.
NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.
| CANDIDATURA
1ª Etapa: Marcação de entrevista para orientação e seleção.
2ª Etapa: Envio de currículo, ficha de candidatura.
Não sendo obrigatória experiência ou formação prévia, esta é
indicadora possível de vocação para a área. O candidato deve
trazer pelo menos 1 registo vídeo de atuação sua (teatro amador
ou académico, exercício de curso, curta metragem, sketch de
humor, stand-up comedy, etc.).
3ª Etapa: Entrevista
NOTA: Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.
| INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.
ACTING II | APRESENTADOR DE TELEVISÃO E RÁDIO | PRODUÇÃO DE EVENTOS E ESPETÁCULOS