Acting I

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL 2020/2021

acting

É-se ator, acima de tudo, por vocação e paixão. Mais do quem encarna uma profissão, que tanto pode ter de momentos difíceis como de grandes sucessos, um ator é ator, por ter de o ser. Desde o pequeno palco ao grande palco e ao ecrã, em cena e fora de cena, o ator aperfeiçoa-se constantemente. Um ator, digno desse nome, amplia o humano que há em todos nós, fazendo-nos pensar e, sobretudo, emocionar. O nível I é uma introdução a esta arte e técnica, com foco especial na interpretação para imagem. O nível II aprofunda a relação com a ficção em cinema e em televisão e abre caminho ao mundo do palco e do teatro, onde não há rede, mas nos quais o ator pode ser rei.

CONTEÚDOS DO CURSO

| INTRODUÇÃO A CINEMA E TELEVISÃO (15h)
Linguagem: imagem em movimento, planos e planificação, montagem e continuidade, som e música, guião, realização e interpretação.
Tecnologias: luz e iluminação, câmaras, sinal e formatos vídeo, som e áudio, pós-produção.
Produção: mercado e tipo de obras, ficção em televisão e cinema, etapas de produção e equipas, financiamento, marketing e exibição.

| HISTÓRIA E TEORIAS DA INTERPRETAÇÃO (18h)
Evolução histórica do teatro e artes de palco: principais momentos e ruturas.
A história do cinema: as origens, o mudo e o sonoro. Hollywood e o resto do mundo. O cinema contemporâneo. A realização e a direção de atores. O papel do ator. Casos exemplares.
Principais teorias da interpretação: de Meyerhold e Stanislavsky ao Actors Studio e a Meisner.

| VOZ, DICÇÃO E CANTO (30h)
Sistema fonador e caixas-de-ressonância. Respiração diafragmática. Colocação e projeção. Obstáculos a uma voz natural. Desinibição e descontração muscular. Postura e atitude vocal. Conhecer e potenciar o espetro vocal pessoal. Higiene e saúde vocal. A expressividade da fala. Do ler ao dizer e ao conversar. Dicção e dialetos. Expressividade da voz em registo natural e projetada. Breve introdução ao canto. Afinação. Interpretação. Exercícios gravados com voz.

| EXPRESSÃO CORPORAL (18h)

Saúde e desenvolvimento corporal. Corrigir postura, posição neutra e de relaxamento. Caraterísticas e limites corporais de cada indivíduo e planos específicos de desenvolvimento físico. O corpo como expressão: gestualidade, dança, mímica, expressividade fisionómica. Improvisação. Expressividade corporal e motivações. Exercícios práticos individuais e em grupo.

| TEXTO E CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS (30h)
Análise de guiões e textos dramatúrgicos: tom e ponto de vista, história e narrativa, estrutura dramática, perfil de personagens e relações, subtexto e interpretação do texto.
Construção do personagem: perfil psicológico, social e físico, biografia, relações, evolução na história e dramaturgia. Construção visual: figurinos, caracterização e adereços pessoais. Elementos expressivos: voz, dicção e dialeto, gestualidade, expressões fisionómicas.
Exercícios de leitura e ensaio, monólogo e contracena a dois e em grupo. Análise, preparação e interpretação de cenas, com gravação vídeo.

| MAQUILHAGEM E CARATERIZAÇÃO (18h)
Diferenças entre maquilhagem e caracterização. Auto maquilhagem. Materiais e consumíveis. Formatos de ficção e equipas de produção. Relação com elenco, realização, cabelos, guarda roupa e imagem. Guião e personagens. Construção de personagens, alteração de rostos, trabalho com idade, feridas e cicatrizes, outros efeitos especiais. Exercícios práticos.

| TELEVISÃO E HUMOR (39h)
A ficção em televisão: séries, novelas, telefilmes e sitcoms. Ator e Imagem: marcações e movimentações no plano e no set, amorces, olhares e eixos, iluminação e som. Gravação em multicâmara e com uma câmara. Relação com produção, realizador/ diretor de atores, guionistas e restante equipa. Trabalho do ator na preparação, plateau e pós-produção. Humor: tipos e variações de humor e comédia. Comédia física, de texto e de situação. Construção de personagens, ambientes e situações de comédia. Timing, público e overacting. Gravação em estúdio multicâmara de sketchs humorísticos, com alunos e formadores de Guionismo, Realização, Produção, Make-Up, Som e Imagem.

| FICÇÃO E CINEMA (40h)
A produção de cinema. Relações com realizador, argumentista e restante equipa
Exercícios de curtas-metragens, em que cada aluno desempenha pelo menos um papel principal numa das curtas. Os filmes serão produzidos em conjunto com alunos de formadores dos cursos de Realização, Guionismo, Produção, Câmara e Iluminação, Som e Cenografia.
Os melhores filmes serão enviados para mostras e festivais de estudantes. Os alunos de Acting participarão em todas as fases de castings, testes, ensaios e gravações.

| TÉCNICAS DE AÇÃO E COMBATE (24h)
Cenas de ação. Meios técnicos e equipas. Atores e duplos. Coordenação e preparação. Ângulos de câmara e movimentos. Efeitos e truques de montagem efeitos sonoros. Como filmar diversas cenas de ação: luta e combate, viaturas, atropelamentos, quedas, suspensões com cabos, etc. Exercícios práticos em cenas de ação, gravadas e montadas: coordenação, relação com a câmara, trabalho de ator e de duplo.

| LOCUÇÃO E DOBRAGENS (24h)
A voz do ator: relação com guião, imagem, outras vozes e banda sonora. Voz para publicidade, autopromoções e institucionais: voz da marca, voz de personagens, adaptações, controlo de tempos. Dobragens para animação: contracena e direção de vozes, sincronismo labial e adaptações. Locução de documentários: neutralidade e expressividade. Exercícios práticos em estúdio de som.

| INICIAÇÃO À INTERPRETAÇÃO TEATRAL (32h)
A especificidade do Teatro: espaço e cena, dramaturgia, encenação. O ator em Teatro. Vários géneros e abordagens.  Exercício  prático de  sketch teatral ao vivo.

| CASTINGS E MERCADO DE TRABALHO (12h)
Profissão e carreira de ator: legislação, contratos e direitos, seguros e associações profissionais. Mercado de trabalho em audiovisuais. Agenciamento e agências.
Construção de portfolio em vídeo e book fotográfico com CV.
Castings, audições e testes de imagem. Preparação para casting: textos e descritivos, imagem e postura. Exercícios práticos e gravados de preparação para castings.

| MOSTRA FINAL
Os melhores trabalhos, além de serem enviados para mostras e festivais, serão exibidos no Festival World Academy.

FORMADORES


Cecília Sousa
Atriz e Encenadora


Gonçalo Luz
Realizador   


José Jorge Duarte
Ator e Diretor
de dobragens 


Paula Pinto
Coreógrafa 


+ Atores convidados
(nomes a confirmar)


+ formadores dos cursos de Realização, Produção, Guionismo, Som e Make-Up

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
Canal Q
CCB
Coral
David e Golias
Endemol
Espaço do Tempo
Festival Indielisboa
Freemantle Media
Gerador
JG Duplos
Leopardo Filmes
Mau Mau Mia
Panavideo
PimPamPum
Plural
Prémios Sophia Estudante
RTP
Shine Iberia
SIC
Sincolor
SP Televisão
Stopline Filmes
Teatro D. Maria
Teatro São Luiz
TVI
Yellow Star Company
+ outros no site

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, projetor vídeo e Internet. Estúdio de vídeo para produções com uma e várias câmaras.
Câmaras profissionais de vídeo, broadcast e DSLR. Equipamento de iluminação e de áudio para exteriores. Auditório para espetáculos e gravação multicâmara. Estúdio próprio para acting. Balneário. Estúdio de Som para dobragens e locuções. Camarins.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições Abertas

| INSCRIÇÃO

75€ | de 1 de junho a 31 de julho de 2020
150€ | a partir de 1 de agosto de 2020

| PREÇOS

2.650€

Pronto Pagamento | 2.385€ (10% desconto)
6 meses x 432,83€ (2% desconto)
12 meses x 220,83€

| DESCONTOS

Ex alunos, Formadores wa, parceiros ou 2 cursos, consultar secretaria.

NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia, os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo e ficha de candidatura (download para preenchimento).
Não sendo obrigatória experiência ou formação prévia, esta é indicadora possível de vocação para a área. O candidato deve trazer pelo menos 1 registo vídeo de atuação sua (teatro amador ou académico, exercício de curso, curta metragem, sketch de humor, stand-up comedy, etc.). A audição é apenas obrigatória no nível II, para alunos que não tenham feito nível I.
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/ profissional relevantes para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “passe” e comprovativo de morada.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

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