Porquê este curso da WORLD ACADEMY? Concept Art é um departamento quase inexistente no mercado nacional. A projeção gráfica de um projecto de cinema, animação ou videojogos é norma em produções internacionais. Ainda não é uma prática comum em Portugal, mas é algo que mostra estar a crescer. Este é o timing mais adequado para quereres pertencer ao futuro nesta intrigante e fascinante área do desenho. As primeiras gerações irão definir o mercado. Queres fazer parte?
| DURAÇÃO
290h (260h c/ formador)
| DATAS
Outubro 2024 a Julho 2025
| HORÁRIO
2ª, 4ª e 6ª | 13h00-16h00
(aulas de reposição às 3ª, 5ª e 6ª e masterclasses pontuais em dias e horas diferentes)
| PARTICIPANTES
12 (mínimo 8)
| A QUEM SE DESTINA
A todos os estudantes e profissionais com vocação criativa gráfica que queiram trabalhar em artes visuais para cinema e televisão.
| OBJETIVOS
Desenvolver competências criativas e técnicas em Concept Art para múltiplas aplicações, nomeadamente em Cinema, Televisão, Animação e Videojogos. Potenciar um percurso profissional criativo.
| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Profissional independente ou integrado em empresas de design, publicidade e comunicação, editoras de videojogos, conteúdos digitais, produtoras cinematográficas, ateliers de desenho, entre outros, sendo que o estatuto de Freelancer é o mais desejado no mercado de modo a que o profissional possa desenvolver uma relação próxima com os criativos audiovisuais: produtores, realizadores e cenógrafos.
Formação elegível para utilização do CHEQUE FORMAÇÃO + DIGITAL, vê mais informações sobre esta iniciativa aqui.
Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista de Aconselhamento e Selecção.
Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30
| DESENHO, GEOMETRIA & LUZ (37h)
Desenho analógico, à mão levantada, com grafite, carvão e pastéis; várias técnicas de desenho. Anatomia humana, volumetrias e natureza morta. Perspectiva geométrica e a análise visual. A luz e a sombra. A percepção de movimento e o storytelling em framing. Exercícios práticos.
| LINGUAGEM, STORYBOARD & STORYTELLING (24h)
Conceitos e bases de construção narrativa. Estruturas narrativas e arcos de personagens. Linguagem audiovisual: imagem em movimento, planos e planificação, montagem e continuidade, som e música. Introdução ao storyboard, logline e sinopse. Criação de storyboards.
| PINTURA DIGITAL (40h)
Imagem digital, formatos e características, vetoriais e bitmaps.
Técnicas e exercícios de ilustração com Photoshop. Integração de imagens e técnicas analógicas com digitais. Demonstração dos vários softwares de pintura digital – Marvelous Designer, Substance Painter e Illustrator.
| MODELAÇÃO 3D (40h)
Criação 3D: Modelação e Animação com Blender e ZBrush.
Introdução à interface e à navegação em espaço 3D; criação de cenas; modelação de objetos; implementação de materiais e texturas; luzes e câmaras. Otimização de modelos 3D para exportação e concept art.
| CHARACTER & CREATURE DESIGN (24h)
A natureza genética da anatomia humana. A história da genética humana e os movimentos populacionais. A relação de personagem com o universo. Antropologia e Cultura humana. A anatomia biológica. Postura e corpo humano. Background psicológico e histórico da personagem. O Zeitgeist em arquétipos. Exercícios práticos de desenho de personagem baseada em linhas narrativas distintas.
| ENVIRONMENT DESIGN (24h)
A fauna e a flora em paisagens. A natureza planetária, Física, Química e relação entre corpos. Os movimentos planetários. Geologia e paleoclimatologia. A relação entre o espaço e a narrativa. História da Arquitectura. Exercícios práticos de desenho de ambiente baseado em linhas narrativas distintas.
| VEHICLE & PROP DESIGN (20h)
O design industrial como base de concept art. A industrialização de componentes mecânicos e informáticos. A aerodinâmica e a locumoção. A ciência por detrás do movimento de veículos. A roda, a turbina, a propulsão por combustão e a fissão nuclear. As armas e as munições. Exercícios práticos de desenho de veículos e adereços baseado em linhas narrativas distintas.
| ATELIER DE CONCEPT ART (20h)
Exercícios curriculares de interactividade com outros cursos da World Academy: Realização I, Realização II, Videojogos, Animação 2D, Animação 3D, Guionismo e Produção de Cinema & Televisão; os alunos irão estar ao serviço e dispor dos requisitos criativos dos colegas destas turmas nos seus projectos académicos.
| PROJECTO FINAL (32h)
Elaboração e esquematização de um universo e conjunto de personagens para a execução de um dossier de Concept Art. Career-planning e design de apresentação.
FORMAÇÃO COMPLEMENTAR
Alguns módulos de outros cursos (noutros horários e calendários) estão acessíveis aos alunos de Concept Art para participarem em carácter demonstrativo, sem avaliação. Em Concept Art, este módulos são:
HISTÓRIA DO CINEMA (21h) (REALIZAÇÃO I)
Noções essenciais sobre os principais movimentos, realizadores e rupturas estéticas na História do Cinema, com enfoque especial na Realização. Cinema russo, expressionismo alemão, cinema narrativo clássico e hollywood, neo realismo, novelle vague, cinema contemporâneo, entre outras referências. Será fornecida uma bibliografia e filmografia base para os alunos aprofundarem conhecimentos ao longo do ano.
MASTERCLASSES (6h)
O curso inclui ainda, no mínimo, 2 Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso.
Adicionalmente, a escola disponibiliza anualmente a cada aluno a possibilidade de participar em mais de 20 Masterclasses nas mais diversas áreas.
ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (14 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Maio e Dezembro de 2025. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Adicionalmente, a World Academy recebe regularmente Ofertas de Emprego que envia a ex alunos e dá Orientação Profissional em relação a criação de currículos e portfólios, orientações para responder a candidaturas, regras e procedimentos em estágio, entre outras necessidades dos nosso alunos.
| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, projetor vídeo e internet. Softwares Illustrator, Photoshop, Blender e Zbrush. Pads gráficos, impressora, scanner e pantones. Oficina de artes para técnicas analógicas, com materiais de desenho, pintura, colagem, corte e street art. Acesso ao estúdio de fotografia e câmaras DSLR. Cada aluno deve ter adicionalmente, os seus materiais pessoais e específicos de criação, com os quais queira trabalhar ao longo do curso e em cada exercício.
| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.
Canal Q
Coral
Clube dos Criativos
David e Golias
Panavideo
Plural
Prémios Sophia Estudante
Endemol
Festival Indielisboa
Fest Festival
Festival Monstra
RTP
Sardinha em Lata
SP Televisão
Fuel TV
Gerador
Leopardo Filmes
Mau Mau Mia
Nerdmonkeys
O Cubo
Oskar & Gaspar Medialuso
Trix
Ukbar Films
| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.
| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil, mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.
| ENTIDADE DE CERTIFICAÇÃO
DGERT.
| ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Presencial – Aulas com Formador e exercícios autónomos.
| INSCRIÇÃO
75€ de 2 de Maio a 31 Agosto de 2024
150€ a partir de 1 de Setembro de 2024
| PREÇOS
2.650€
Pronto Pagamento 2.385€ (10% desconto)
9 meses x 294,44€
12 meses x 220,83€
| DESCONTOS
EX ALUNOS, FORMADORES WA, PARCEIROS OU 2 CURSOS, CONSULTAR SECRETARIA.
CHEQUE FORMAÇÃO + DIGITAL: Formação elegível para utilização do programa de apoio do IEFP, com atribuição de até 750€ para reforço de competências digitais, vê mais informações sobre esta iniciativa aqui.
NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.
| CANDIDATURA
1ª Etapa: Marcação de entrevista para orientação e seleção.
2ª Etapa: Envio de currículo, ficha de candidatura.
Portfolio Criativo visual ( desenhos ou ilustrações em qualquer área, técnica ou género). Conhecimentos mínimos em computação gráfica (em qualquer software).
3ª Etapa: Entrevista
NOTA: Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.
| INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.