Porquê o curso de DIGITAL & CONTENT MARKETING da WORLD ACADEMY? Porque, além de interagires com profissionais e aprenderes as principais ferramentas e técnicas da área, terás práticas de fotografia, vídeo e design para a área digital, e ainda, estágio curricular incluído.
| DURAÇÃO
290h (280h c/ formador)
+ Estágio 160h a 480h
| DATAS
Outubro 2025 a Julho 2026
Entrevistas e inscrições para 2025/2026 a partir de Maio de 2025.
| HORÁRIO
2ª, 4ª e 6ª | 19h30-22h30
Reposições às 3ª e 5ª, no mesmo horário;
Exercícios e masterclasses pontualmente em horários e dias diferentes.
| PARTICIPANTES
14 (mínimo 8)
| PARCEIRO EMAIL-MARKETING
| A QUEM SE DESTINA
Estudantes e profissionais de qualquer área que queiram dominar o Marketing Digital ao nível da estratégia, ferramentas e conteúdos.
| OBJETIVOS
Formar especialistas em Marketing Digital, com capacidades ao nível de estratégia, planeamento, criação e gestão de conteúdos e ainda, avaliação de eficácia.
| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Agências de publicidade e de comunicação, agências digitais, departamentos de marketing e comunicação de empresas e organizações, projetos pessoais na área digital. Excelentes saídas profissionais.
Formação elegível para utilização do CHEQUE FORMAÇÃO + DIGITAL, vê mais informações sobre esta iniciativa aqui.
Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista de Aconselhamento e Selecção.
Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30
| TENDÊNCIAS E ESTRATÉGIA DO MARKETING DIGITAL (15h)
O marketing digital como área do marketing: semelhanças, diferenças e integração 360º. Marcas, reputação e relação com o cliente. A nova natureza social do marketing. Content Marketing.
Marketing Contextual. Paid Media (ads) / Owned Media (email) / Earned Media (organic). Consumidores informados e ativos nas redes. Novas tecnologias digitais: AI, VR, AR, Internet das Coisas e Wearables. Privacidade, transparência e partilha de informação. Estratégia e sua relação com o marketing e a publicidade.
Planos estratégicos e case studies.
| CONTENT TOOLS: FOTOGRAFIA (21h)
Noções sobre tecnologia e linguagem fotográficas. Operação com câmaras fotográficas e funções fotográficas avançadas em telemóvel. Exercícios práticos em exterior e estúdio. Noções básicas de pós-produção em Photoshop: recorte, montagem, grading. Exercícios práticos.
| CONTENT TOOLS: DESIGN (21h)
Noções elementares sobre design gráfico. Photoshop para design. Trabalho com texto, criação de imagens gráficas, integração com fotografia. Adaptação para formatos digitais.
Exercícios práticos.
| CONTENT TOOLS: VÍDEO (21h)
Noções sobre tecnologia vídeo e linguagem audiovisual. Operação base com câmaras dslr (vídeo), iluminação e áudio. Exercícios práticos em exterior e estúdio. Noções básicas de pós-produção vídeo em Premiere: edição, sonorização, grafismo e exportação para vários formatos. Exercícios práticos.
| CONTENT MARKETING E CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS DIGITAIS (24h)
A importância do Content Marketing. A criação das personas do consumidor. Storytelling e Brand Voice. Criação de narrativas partilháveis. Técnicas de brainstorm. Princípios e prática de Copywriting. Tipos de conteúdos digitais. Escolher as melhores tecnologias para os conteúdos. Blogging com o consumidor.
Marketing viral. A importância das imagens. Plataformas para a criação e marketing de conteúdos com imagem. Exercício ao longo do módulo: 1 – escolha de negócio; 2 – Procura de insight; 3 – Criação de nome; 4 – Criação de Identidade visual (esboço); 5 – Criação de Brand Voice; 6 – Criação de site (maquete); 7 – Lançamento da marca nas redes sociais (plano).
| CONTENT MANAGEMENT SYSTEM: WORDPRESS (27h)
Introdução aos Content Management Systems (CMS). Capacidades e limitações dos CMS. Hosting. Metadados, tags, e categorização de conteúdo. Sites, blogs e landing pages. WordPress: criação de sites a partir de temas. Análise de vários temas e funcionalidades dos mesmos. Noções de UI/ UX. Criação e edição de posts; formatação de elementos; inserção de links; imagens, vídeo e áudio. Criação de páginas adicionais. O painel de administração. Organização e categorização de conteúdo. Sistemas de comentários e gestão de spam. Ligação das plataformas sociais ao site. Instalação e utilização de plugins no WordPress. Outros sistemas e suas características: Wix entre outros. Exercícios práticos de criação de site.
| SEARCH ENGINE MARKETING: SEO, ADVERTISING E ANALYTICS (33h)
Definição e características do SEO e do SA; anatomia de uma SERP; SEO; indexação vs catalogação vs posicionamento.
Estudo de caso: importância da protecção de uma marca online como estratégia de SEO; análise dos fatores on site que influenciam o posicionamento; conteúdo; arquitetura; HTML; análise dos fatores off site que influenciam o posicionamento; reputação; links; pessoal; social; ciclo de SEO. Publicidade com Google Ads: search, display, video, outros.
Estudo de caso: criação de um plano estratégico e de ação baseado nos resultados de uma auditoria; KPI de avaliação sucesso do SEO (Web Analytics). Exercícios práticos.
| VIDEO MARKETING (15h)
O impacto do vídeo; criação de conteúdo vídeo útil para o consumidor. Case studies de campanhas virais. Conteúdos vídeo criados pelas marcas, influencers e consumidores. Youtube: subscrição, descrição dos conteúdos, imagens de destaque, keywords. Promoção de vídeo no Youtube. Youtube Ads (Search Display + Video Ads). Youtube analytics.
Vídeo no Tiktok, Instagram e Facebook: como criar, gerir e promover. Exercício prático de campanha vídeo.
| SOCIAL MEDIA E GESTÃO DE COMUNIDADE (24h)
Criação de conteúdos partilháveis: o consumidor como embaixador da marca. Criação de estratégia de presença da marca nas redes sociais. Criação de página Facebook e Instagram; Criação de posts e criação de conteúdo de qualidade: tipos de conteúdo possíveis. O poder da imagem e do vídeo. Regras e limitações da política de conteúdo. Boas práticas e frequência de posts. Automatização de posts.
Angariação de fãs (pago e orgânico). Gestão de publicidade no Facebook, Instagram (e ainda Messenger e WhatsApp). Outras redes como ferramenta de publicação, marketing e advertising: TikTok, Twitter, LinkedIn, Pinterest, entre outras. Podcasts. Streaming. Criação de comunidades online; encontrar e definir a audiência. Interessar a audiência e converter em presença nas redes da marca.
Gestores de comunidades: a cara e a voz da marca online.
| EMAIL MARKETING (15h)
Objetivo e definição de estratégias. Trabalho com bases de dados. Legislação aplicável a bases de dados e emails. Segmentação e personalização de contactos. Técnicas para captação de respostas. Automação. Estrutura das mensagens. Tipologias e criação de newsletters. Plataformas de email marketing. Follow up. métricas e desempenho. Exercícios práticos.
| E-COMMERCE (15h)
Como funcionam negócios e vendas online: jornada de compra e case studies. Estratégia de marketing para plataformas de comércio eletrónico. Reconhecer os objetivos empresariais. Lead generation. Reviews: conteúdo gerado pelo consumidor. Campanhas de email com compra direta. Estratégias de personalização do consumidor. Implementação de programas de lealdade. Plataformas de e-commerce. Exercício prático.
| PLANEAMENTO ESTRATÉGICO + PROJETOS FINAIS (43h)
Este módulo inclui dois projetos de planeamento estratégico para campanhas de marketing digital:
1) Projeto completo de criação, produção e implementação de produto/conteúdo digital, criado por equipas de alunos com valências complementares. Briefing real apresentado e escolhido pelos alunos e apresentado a um júri de profissionais do mercado. Cada equipa pode recorrer à participação extracurricular de alunos de outros cursos e áreas da World Academy para a produção de materiais finalizados e com qualidade. Dicas de mercado personalizadas, do júri e formador na apresentação.
2) Projeto real de campanha marketing digital, em grupo e em interação com outro curso.
MASTERCLASSES (6h)
O curso inclui ainda, no mínimo, 2 Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso. Adicionalmente, a escola disponibiliza anualmente a cada aluno a possibilidade de participar em mais de 20 Masterclasses nas mais diversas áreas.
FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.
FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outros cursos. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.
ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Maio e Dezembro de 2025. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Adicionalmente, a World Academy recebe regularmente Ofertas de Emprego que envia a ex alunos e dá Orientação Profissional em relação a criação de currículos e portfólios, orientações para responder a candidaturas, regras e procedimentos em estágio, entre outras necessidades dos nosso alunos.
| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, LCD e internet. Principais softwares: Adobe Premiere, Photoshop, Illustrator. Câmaras DSLR com lentes zoom e lentes fixas, grip e outros acessórios. Equipamento de iluminação e de áudio para exteriores. Estúdio e equipamento profissional de fotografia. Estúdio de vídeo equipado para produções com uma ou várias câmaras e régie. Estúdio de Som. Auditório. Câmaras de televisão e de cinema digital. Nota: os principais equipamentos e softwares usados neste curso estão descritos nos “Conteúdos”.
| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.
TVI
SIC
RTP
Clube dos Criativos
Social Animals
Fullsix
Excentric Grey
JWT
Waynext
5002
Adsales
Angry Ventures
Festival Meo Sudoeste
Festival SBSR
Fundação Gulbenkian
Gerador
Moda Lisboa
APPM
Blueticket
Canal Q
Sporting TV
Clube Criativos de Portugal
Música no Coração
Altice Arena
Hi-Interactive
LisbonLabs
Mindshaker
Others
Post United
Shift Thinkers
Young Network
Observador
Expresso
| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.
| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.
| ENTIDADE DE CERTIFICAÇÃO
DGERT.
| ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Presencial – Aulas com Formador e exercícios autónomos.
| INSCRIÇÃO
75€ de 2 de Maio a 31 Agosto de 2024
150€ a partir de 1 de Setembro de 2024
| PREÇOS
3.000€
Pronto Pagamento 2.700€ (10% desconto)
9 meses x 333.33€
12 meses x 250.00€
| DESCONTOS
EX ALUNOS
FORMADORES WA
PARCEIROS
2 CURSOS
Consultar Secretaria para mais informações sobre descontos.
CHEQUE FORMAÇÃO + DIGITAL: Formação elegível para utilização do programa de apoio do IEFP, com atribuição de até 750€ para reforço de competências digitais, vê mais informações sobre esta iniciativa aqui.
NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.
| CANDIDATURA
1ª Etapa: Marcação de entrevista para orientação e seleção.
2ª Etapa: Envio de currículo, ficha de candidatura.
Conhecimentos mínimos em computação gráfica (em qualquer software).
3ª Etapa: Entrevista
NOTA: Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.
| INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.