DIGITAL & CONTENT MARKETING

Estratégia, Criação, Implementação e Avaliação

A natureza social do digital transformou radicalmente a relação entre marcas e consumidores, tornando-os vozes ativas e participativas, potenciais criadores de conteúdos, partilha e análise. O curso de Digital & Content Marketing junta profissionais experimentados da área, com o objectivo de aplicar o desenvolvimento de conceitos nas principais áreas do Marketing Digital. As ferramentas por si só são insuficientes. O curso da World Academy soma às ferramentas, os conteúdos e estratégias.

| DURAÇÃO
280h
+ Estágio (480h)

| DATAS
24 outubro 2023 a julho 2024
(inscrições abertas até 6 Novembro)
ÚLTIMAS VAGAS

| HORÁRIO
3ª e 5ª | 19h00-23h00
Reposições às 2ª, 4ª e 6ª, no mesmo horário;
Exercícios e masterclasses pontualmente em horários e dias diferentes.

| PARTICIPANTES
14 (mínimo 8)

| PARCEIRO EMAIL-MARKETING

| A QUEM SE DESTINA
Estudantes e profissionais de qualquer área de marketing e comunicação, que queiram uma especialização prática nas áreas mais atuais do Marketing Digital.

| OBJETIVOS
Formar especialistas em Marketing Digital, habilitados à utilização prática das ferramentas actuais, e ainda capazes de produzir conceitos e definir estratégias nas diferentes áreas do digital do Marketing.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Agências de publicidade e de comunicação, agências digitais, departamentos de marketing e comunicação de empresas e outros organismos de qualquer setor, projetos pessoais na área digital.
Excelentes saídas profissionais.

MARCAÇÃO DE ENTREVISTA 2023/24

Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista de Aconselhamento e Selecção.

Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30

CONTEÚDOS

| TENDÊNCIAS E ESTRATÉGIA DO MARKETING DIGITAL (16h)
O marketing digital como área do marketing: semelhanças, diferenças e integração 360º. Marcas, reputação e relação com o cliente. A nova natureza social do marketing: Web e Social Media. Content Marketing.
Marketing Contextual: web semântica e Big Data. Paid Media (ads) / Owned Media (email) / Earned Media (organic). Consumidores informados e ativos nas redes. Novas tecnologias digitais: VR, AR, Internet das Coisas e Wearables. Privacidade, transparência e partilha de informação. Visão geral do presente e futuro da área de digital marketing.

| CONTENT TOOLS: FOTOGRAFIA (20h)
Noções sobre tecnologia e linguagem fotográficas. Operação com câmaras fotográficas e funções fotográficas avançadas em telemóvel. Exercícios práticos em exterior e estúdio. Noções básicas de pós-produção em Photoshop: recorte, montagem, grading. Exercícios práticos.

| CONTENT TOOLS: DESIGN (20h)
Noções elementares sobre design gráfico. Photoshop para design. Trabalho com texto, criação de imagens gráficas, integração com fotografia. Adaptação para formatos digitais.
Exercícios práticos.

| CONTENT TOOLS: VÍDEO (20h)
Noções sobre tecnologia vídeo e linguagem audiovisual. Operação base com câmaras dslr (vídeo), iluminação e áudio. Exercícios práticos em exterior e estúdio. Noções básicas de pós-produção vídeo em Premiere: edição, sonorização, grafismo e exportação para vários formatos. Exercícios práticos.

| CONTENT MARKETING E CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS DIGITAIS (32h)
A importância do Content Marketing. A criação das personas do consumidor. Storytelling e Brand Voice. Criação de narrativas partilháveis. Técnicas de brainstorm. Princípios e prática de copywriting. Tipos de conteúdos digitais. Escolher as melhores tecnologias para os conteúdos. Blogging com o consumidor.
Marketing viral. A importância das imagens. Plataformas para a criação e marketing de conteúdos com imagem. Exercício ao longo do módulo: 1 – escolha de negócio; 2 – Procura de insight; 3 – Criação de nome; 4 – Criação de Identidade visual (esboço); 5 – Criação de Brand Voice; 6 – Criação de site (maquete); 7 – Lançamento da marca nas redes sociais (plano).

| CONTENT MANAGEMENT SYSTEM: WORDPRESS (28h)
Introdução aos Content Management Systems (CMS). Capacidades e limitações dos CMS. Hosting. Metadados, tags, e categorização de conteúdo. Sites, blogs e landing pages. WordPress: criação de sites a partir de temas. Análise de vários temas e funcionalidades dos mesmos. Noções de UI/ UX. Criação e edição de posts; formatação de elementos; inserção de links; imagens, vídeo e áudio. Criação de páginas adicionais. O painel de administração. Organização e categorização de conteúdo. Sistemas de comentários e gestão de spam. Ligação das plataformas sociais ao site. Instalação e utilização de plugins no WordPress.
Exercícios práticos de criação de site WordPress.

| SEARCH ENGINE MARKETING: SEO, ADVERTISING E ANALYTICS (32h)
Definição e características do SEO e do SA; anatomia de uma SERP; SEO; indexação vs catalogação vs posicionamento.
Estudo de caso: importância da protecção de uma marca online como estratégia de SEO; análise dos fatores on site que influenciam o posicionamento; conteúdo; arquitetura; HTML; análise dos fatores off site que influenciam o posicionamento; reputação; links; pessoal; social; ciclo de SEO. Publicidade com Google Ads: search, display, video, outros.
Estudo de caso: criação de um plano estratégico e de ação baseado nos resultados de uma auditoria; KPI de avaliação sucesso do SEO (Web Analytics).

| VIDEO MARKETING (16h)
O impacto do vídeo; criação de conteúdo vídeo útil para o consumidor. Case studies de campanhas virais. Youtubers.
Conteúdos vídeo criados por canais de análise de produtos.
Conteúdos vídeo criados pelo consumidor. A importância da subscrição. Descrição dos conteúdos, imagens de destaque e keywords. Promoção de vídeo no Youtube. Youtube Ads (Search Display + Video Ads). Youtube analytics.
Outros canais/ redes com vídeo: Vimeo, Facebook, Instagram, TikTok, etc. Streaming de vídeo. Exercício prático de campanha vídeo.

| SOCIAL MEDIA E GESTÃO DE COMUNIDADE (24h)
Criação de conteúdos partilháveis: o consumidor como embaixador da marca. Criação de estratégia de presença da marca nas redes sociais.
Criação de página Facebook e Instagram; Criação de posts e criação de conteúdo de qualidade: tipos de conteúdo possíveis. O poder da imagem e do vídeo. Regras e limitações da política de conteúdo.
Boas práticas e frequência de posts. Automatização de posts.
Angariação de fãs (pago e orgânico). Gestão de publicidade no Facebook, Instagram (e ainda Messenger e WhatsApp).
Outras redes como ferramenta de publicação, marketing e advertising: TikTok, Twitter, LinkedIn, Pinterest, entre outras.
Podcasts. Streaming.
Criação de comunidades online; encontrar e definir a audiência.
interessar a audiência e converter em presença nas redes da marca.
Gestores de comunidades: a cara e a voz da marca online.
Interação nos comentários, nos tweets, nas partilhas.
Boas práticas de comunicação: do fã número um à pessoa mais zangada; gestão de crise. Influencer marketing.
Análise de case-studies e exercícios práticos.

| EMAIL MARKETING (16h)
Objetivo e definição de estratégias. Trabalho com bases de dados. Legislação aplicável a bases de dados e emails. Segmentação e personalização de contactos. Técnicas para captação de respostas. Automação. Estrutura das mensagens. Tipologias e criação de newsletters. Plataformas de email marketing. Follow up. métricas e desempenho. Exercícios práticos.

| E-COMMERCE (16h)
Como funcionam negócios e vendas online: jornada de compra e case studies. Estratégia de marketing para plataformas de comércio eletrónico. Reconhecer os objetivos empresariais. Lead generation. Reviews: conteúdo gerado pelo consumidor.
Campanhas de email com compra direta. Estratégias de personalização do consumidor. Implementação de programas de lealdade. Plataformas de e-commerce. Exercício prático.

| PLANEAMENTO ESTRATÉGICO + PROJETOS FINAIS (42h)
Este módulo inclui dois projetos de planeamento estratégico para campanhas de marketing digital:
1) Projeto completo de criação, produção e implementação de produto/conteúdo digital, criado por equipas de alunos com valências complementares. Briefing real apresentado e escolhido pelos alunos e apresentado a um júri de profissionais do mercado. Cada equipa pode recorrer à participação extracurricular de alunos de outros cursos e áreas da World Academy para a produção de materiais finalizados e com qualidade. Dicas de mercado personalizadas, do júri e formador na apresentação.
2) Projeto real de campanha marketing digital, em grupo e em interação com outro curso

MASTERCLASSES (6h)
O curso inclui ainda Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso. O aluno escolherá as mesmas em função dos seus interesses e disponibilidade.

FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.

FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outros cursos. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.


ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período de 480h (3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Dezembro de 2024. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES

COORDENADOR
PEDAGÓGICO

Ana Borges
Diana Taveira
CEO Milk & Black
Diogo Dias
CEO Milk & Black
Fábio Silva
Pós-produtor
Hugo Oliveira
Digital Marketing, Director Syone
Inês Costa Monteiro
Fotógrafa, Diretora Criativa
Joana Ponte Marketing Digital
Jorge Coelho
Creative Director, Planner, Co-Founder at 5002
Júlio Rodrigues
Laura Tomás
Copywriter
Luis Soares
Diretor de Marketing
Susana Antão
Designer
Teresa Sousa Product Manager at T-Hotel Hospitality Knowledge
+ Convidados
(clientes de marcas e júri módulo final)

OUTRAS INFORMAÇÕES

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS

Sala com um computador por aluno, LCD, Internet e Office. Adobe Creative Cloud CC: Photoshop, Illustrator, Premiere, Edge Code.
Equipamentos e estúdios de fotografia, video e som (para criação de conteúdos digitais neste curso, autonomamente ou em interação com alunos de outros cursos).

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS

Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.


PARCEIROS PRINCIPAIS

TVI
SIC
RTP
Clube dos Criativos
Social Animals
Fullsix
Excentric Grey
JWT
Waynext

5002
Adsales
Angry Ventures
Festival Meo Sudoeste
Festival SBSR
Fundação Gulbenkian
Gerador
Moda Lisboa

APPM
Blueticket
Canal Q
Sporting TV
Clube Criativos de Portugal
Música no Coração
Altice Arena
Hi-Interactive

LisbonLabs
Mindshaker
Others
Post United
Shift Thinkers
Young Network
Observador
Expresso
+ outros no site


| PRÉMIOS

Os melhores alunos são premiados no final de cada ano com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS

Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.


| ENTIDADE DE CERTIFICAÇÃO

DGERT.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO

Inicial.

INSCRIÇÕES

| INSCRIÇÃO

150€

| PREÇOS

2.950€

Pronto Pagamento 2.655€ (10% desconto)

9 meses x 327.78€
12 meses x 245.83€

| DESCONTOS

EX ALUNOS
FORMADORES WA
PARCEIROS
2 CURSOS
Consultar Secretaria para mais informações sobre descontos.

NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.


| CANDIDATURA

1ª Etapa: Marcação de entrevista para orientação e seleção.
2ª Etapa: Envio de currículo, ficha de candidatura.
Conhecimentos mínimos em computação gráfica (em qualquer software).
3ª Etapa: Inscrição
NOTA: Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.

| INSCRIÇÃO

Depois de aprovação em entrevista é necessário:

  • Leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
  • Cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “tipo passe” e comprovativo de morada.
  • Pagamento de Inscrição.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.


| CURSOS RELACIONADOS

CONTENT CREATOR & SOCIAL MANAGER

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