DIGITAL & CONTENT MARKETING

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL 2022/2023

marketing digital

A natureza social da Web e dos devices transformou radicalmente a relação entre marcas e consumidores, tornando-os cada vez mais em vozes ativas como criadores de conteúdos e fontes de partilha e potencial viral. O curso de Marketing Digital junta profissionais experimentados, com o intuito de promover o desenvolvimento de conceitos e estratégias nas principais áreas do Marketing Digital. As ferramentas nada são apenas por si. O curso da World Academy junta às ferramentas, os conteúdos e estratégias.

CONTEÚDOS DO CURSO

| TENDÊNCIAS E ESTRATÉGIA DO MARKETING DIGITAL (20h)
O marketing digital como área do marketing: semelhanças, diferenças e integração 360º. Marcas, reputação e relação com o cliente. A nova natureza social do marketing: Web e Social Media. Content Marketing.
Marketing Contextual: web semântica e Big Data. Paid Media (ads) / Owned Media (email) / Earned Media (organic). Consumidores informados e ativos nas redes. Novas tecnologias digitais: VR, AR, Internet das Coisas e Wearables. Privacidade, transparência e partilha de informação. Visão geral do presente e futuro da área de digital marketing.

| CONTENT TOOLS: FOTOGRAFIA (12h)
Noções sobre tecnologia e linguagem fotográficas. Operação com câmaras fotográficas e funções fotográficas avançadas em telemóvel. Exercícios práticos em exterior e estúdio. Noções básicas de pós produção em Photoshop: recorte, montagem, grading. Exercícios práticos.

| CONTENT TOOLS: DESIGN (12h)
Noções elementares sobre design gráfico . Photoshop para design. Trabalho com texto, criação de imagens gráficas, integração com fotografia. Adaptação para formatos digitais.
Exercícios práticos.

| CONTENT TOOLS: VÍDEO (16h)
Noções sobre tecnologia vídeo e linguagem audiovisual. Operação base com câmaras dslr (vídeo), iluminação e áudio. Exercícios práticos em exterior e estúdio. Noções básicas de pós produção vídeo em Premiere: edição, sonorização, grafismo e exportação para vários formatos. Exercícios práticos.

| CONTENT MARKETING E CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS DIGITAIS (28h)
A importância do Content Marketing.
A criação das personas do consumidor.
Storytelling e Brand Voice.
Criação de narrativas partilháveis.
Técnicas de brainstorm.
Princípios e prática de copywriting.
Tipos de conteúdos digitais. Escolher as melhores tecnologias para os conteúdos.
Blogging com o consumidor.
Marketing Viral. A importância das imagens.
Plataformas para a criação e marketing de conteúdos com imagem.
Exercício ao longo do módulo:
1 – escolha de negócio; 2 – Procura de insight; 3 – Criação de nome; 4 – Criação de Identidade visual (esboço); 5 – Criação de Brand Voice; 6 – Criação de site (maquete); 7 – Lançamento da marca nas redes sociais (plano).

| CONTENT MANAGEMENT SYSTEM: WORDPRESS (32h)
Introdução aos Content Management Systems (CMS). Capacidades e limitações dos CMS. Hosting. Metadados, tags, e categorização de conteúdo. Sites, blogs e landing pages. WordPress: criação de sites a partir de temas. Análise de vários temas e funcionalidades dos mesmos. Noções de UI/ UX. Criação e edição de posts; formatação de elementos; inserção de links; imagens, vídeo e áudio. Criação de páginas adicionais. O painel de administração. Organização e categorização de conteúdo. Sistemas de comentários e gestão de spam. Ligação das plataformas sociais ao site. Instalação e utilização de plugins no WordPress.
Exercícios práticos de criação de site WordPress.

| SEARCH ENGINE MARKETING: SEO, ADVERTISING E ANALYTICS (36h)
Definição e características do SEO e do SA; anatomia de uma SERP; SEO; indexação vs catalogação vs posicionamento.
Estudo de caso: importância da protecção de uma marca online como estratégia de SEO; análise dos fatores on site que influenciam o posicionamento; conteúdo; arquitetura; HTML; análise dos fatores off site que influenciam o posicionamento; reputação; links; pessoal; social; ciclo de SEO. Publicidade com Google Ads: search, display, video, outros.
Estudo de caso: criação de um plano estratégico e de ação baseado nos resultados de uma auditoria; KPI de avaliação sucesso do SEO (Web Analytics)

| SOCIAL MEDIA E GESTÃO DE COMUNIDADE (28h)
Criação de conteúdos partilháveis: o consumidor como embaixador da marca. Criação de estratégia de presença da marca nas redes sociais.
Criação de página Facebook e Instagram; Criação de posts e criação de conteúdo de qualidade: tipos de conteúdo possíveis. O poder da imagem e do vídeo. Regras e limitações da política de conteúdo.
Boas práticas e frequência de posts. Automatização de posts.
Angariação de fãs (pago e orgânico). Gestão de publicidade no Facebook, Instagram (e ainda Messenger e WhatsApp).
Outras redes como ferramenta de publicação, marketing e advertising: TikTok, Twitter, LinkedIn, Pinterest, entre outras.
Podcasts. Streaming.
Criação de comunidades online; encontrar e definir a audiência, interessar a audiência e converter em presença nas redes da marca.
Gestores de comunidades: a cara e a voz da marca online.
Interação nos comentários, nos tweets, nas partilhas.
Boas práticas de comunicação: do fã número um à pessoa mais zangada; gestão de crise. Influencer marketing.
Análise de case-studies e exercícios práticos.

| VIDEO MARKETING (16h)
O impacto do vídeo; criação de conteúdo vídeo útil para o consumidor. Case studies de campanhas virais. Youtubers.
Conteúdos vídeo criados por canais de análise de produtos.
Conteúdos vídeo criados pelo consumidor. A importância da subscrição. Descrição dos conteúdos, imagens de destaque e keywords. Promoção de vídeo no Youtube. Youtube Ads (Search Display + Video Ads). Youtube analytics.
Outros canais/ redes com vídeo: Vimeo, Facebook, Instagram, TikTok, etc. Streaming de vídeo. Exercício prático de campanha vídeo.

| EMAIL MARKETING (18h)
Objetivo e definição de estratégias. Trabalho com bases de dados. Legislação aplicável a bases de dados e emails. Segmentação e personalização de contactos. Técnicas para captação de respostas. Automação. Estrutura das mensagens. Tipologias e criação de newsletters. Plataformas de email marketing. Follow up. métricas e desempenho. Exercícios práticos.

| E-COMMERCE (20h)
Como funcionam negócios e vendas online: jornada de compra e case studies. Estratégia de marketing para plataformas de comércio eletrónico. Reconhecer os objetivos empresariais. Lead generation. Reviews: conteúdo gerado pelo consumidor.
Campanhas de email com compra direta. Estratégias de personalização do consumidor. Implementação de programas de lealdade. Plataformas de e-commerce. Exercício prático

| PLANEAMENTO ESTRATÉGICO + PROJETO FINAL (40h)
Este módulo inclui dois projetos de planeamento estratégico para campanhas de marketing digital:
1) Projeto completo de criação, produção e implementação de produto/conteúdo digital, criado por equipas de alunos com valências complementares. Briefing real apresentado e escolhido pelos alunos e apresentado a um júri de profissionais do mercado. Cada equipa pode recorrer à participação extracurricular de alunos de outros cursos e áreas da World Academy para a produção de materiais finalizados e com qualidade. Dicas de mercado personalizadas, do júri e formador na apresentação.
2) Projeto real de campanha marketing digital, em grupo e em interação com outro curso, para um dos eventos a decorrer no Festival World Academy.

| MASTERCLASS
O curso inclui ainda uma Masterclass com um Profissional de referência no mercado.

| FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a  participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.

| FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outro curso. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio
em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (12 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Dezembro de 2023. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES


Luís Soares
Diretor de Marketing


Cristiana Romba
Global Digital Marketing & Product Management 

Joana Ponte
Marketing Digital 


Diana Taveira
CEO milk&black


Hugo Oliveira
Chief Marketing Officer, Syone


Ivo Cordeiro
Fotógrafo


Jorge Coelho
Director Criativo

Rui Carvalheira
Editor e Realizador


Susana Antão
Designer


Teresa Sousa
Project Manager, T-Hotel Hospitality Knowledge 

André Pires Calvário
Gestão de Projecto, Scrum 

Vítor Calil
Inbound Marketing

Diogo Dias
CEO milk&black

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
5002
Adsales
Altice Arena
Angry Ventures
APPM
Blueticket
Canal Q
Clube Criativos de Portugal
Excentric Grey
Expresso
Festival Meo Sudoeste
Festival SBSR
Festival Superbock em Stock
Fullsix
Fundação Gulbenkian
Gerador
Hi-Interactive
JWT
LisbonLabs
Mindshaker
Moda Lisboa
Moda Lisboa
Música no Coração
Observador
Others
Post United
RTP
Shift Thinkers
SIC
Social Animals
Sporting TV
TVI
Waynext
Young Network
Outros parceiros World Academy

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, LCD, Internet e Office. Adobe Creative Cloud CC: Photoshop, Illustrator, Premiere, Edge Code.
Equipamentos  e estúdios de fotografia, video e som (para criação de conteúdos digitais neste curso, autonomamente ou em interação com alunos de outros cursos).

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições Abertas

NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia, os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo e ficha de candidatura (download para preenchimento).
Conhecimentos mínimos de computação gráfica (em qualquer software).
Fator preferencial: formação prévia em áreas da comunicação.
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
Mínimo 12º ano de escolaridade ou percurso académico/ profissional relevante para o curso

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “passe” e comprovativo de morada.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

Download Ficha de Curso | Digital & Content Marketing

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.

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