MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL 2020/2021 | Inscrições Abertas

A Moda existe desde sempre e é uma indústria competitiva à escala global. E necessita de profissionais de marketing e comunicação que consigam que as marcas e produtos de moda sejam relevantes num mundo digital e globalizado.

CONTEÚDOS DO CURSO

| HISTÓRIA DA MODA (18h)
Moda como forma de criação e comunicação.
Os grandes movimentos culturais e estéticos e influência na história da moda.
O século XX e as principais ruturas e tendências, década a década. Grandes criadores e principais casas. Tendências atuais: vintage e retro, novos ídolos, novas tecnologias e materiais, as marcas globais, criadores independentes, sustentabilidade, lowcost e o utilizador como criador. Vontade de integração e de afirmação no mundo atual das redes digitais.

| MERCADO E TENDÊNCIAS (18h)
O mercado e a indústria da moda: os principais agentes e funções; o ciclo da criação e produção à comercialização; mercado nacional e internacional; setores e nichos de mercado. Psicosociologia da moda.
Tendências em moda: fontes, identificação e análise para tomadas de decisão.

| DESIGN E PRODUÇÃO (21h)
Design de moda: pesquisa e criação, desenho e ilustração, materiais, desenho de peças e coleções, modelagem e confeção. O perfil e papel do designer de moda.
Produção de Moda: tecnologias, processos de fabrico e caraterísticas técnicas dos materiais. Etapas de produção, do design e prototipagem até aos moldes de fabrico, estampagem, corte, costura e acabamentos. Gestão de custos, qualidade e prazos.

| MARKETING DE MODA (21h)
Análise e segmentação do mercado de moda. Objetivos e planeamento estratégico. Ferramentas e canais de marketing e comunicação: merchandising e pontos de venda, search engine marketing, redes sociais, sites e apps, e commerce, eventos e ativação de marca, content marketing, outros.

| FASHION BRANDING (24h)
Criação e gestão de marcas de moda: práticas e case studies.
Marca: conceito, diferenciação, brand design. Exemplos de implementação no produto, ponto de venda físico e/ou online, ações de promoção e comunicação. Produção de conteúdos em fotografia e vídeo para catálogo e all media.

| PRODUÇÃO EDITORIAL (24h)
Noções técnicas e criativas sobre fotografia e vídeo.
Nocões sobre make up, cabelos e styling.
Exercícios práticos de fotografia e vídeo para moda.
Produção de moda para revistas e catálogos. Exercício final de produção editorial, em que os alunos desempenham funções de produção e styling. Colaboração de alunos de fotografia, make up e cabelos.

| DIGITAL E SOCIAL MEDIA (24h)
Criação e gestão de páginas institucionais. Blog e site em WordPress (ou equivalente). Criação de conteúdos partilháveis.
Criação de estratégia de presença da marca nas redes sociais: Facebook, Youtube, Instagram e outros. Case studies em moda: fashion blogs, instagram, e commerce, outros. Gestão de comunidades online: criação e gestão de conteúdos, formação de comunidades, boas práticas, gestão de crises.
Publicidade e promoção nas redes sociais. SEM, SEO, Google adwords e analytics. Outras métricas.

| COMUNICAÇÃO E MEDIA (24h)
Escrever sobre e para moda: jornalismo, crítica e escrita promocional. Canais e plataformas media com conteúdos de moda. Press realeases e press kits. Catálogos. Campanhas promocionais e publicidade de moda. Relações Públicas.

| EVENTOS DE MODA (24h)
Eventos como ativação de marca. Desfiles de coleções, de estilistas e marcas. Desfiles integrados em outros eventos e espectáculos (televisão, feiras, etc.). Feiras profissionais. Eventos digitais e híbridos: as novas tendências.
Elementos principais: escolha de local, elementos cénicos e de dramaturgia, música, luz, efeitos e vídeo.
Produção: equipas e funções, recursos logísticos e financeiros, etapas do planeamento ao desfile.
Marketing e Promoção: relação com as marcas de moda, patrocínios, relação com os media, relações públicas, opinionmakers, redes sociais, publicidade.
Exercício prático de promoção de desfile de moda, com a colaboração de alunos de outros cursos na criação e produção.

| PROJETO FINAL (32h)
Projeto de planeamento estratégico de marketing e campanha de comunicação 360º para marca ou coleção de moda.
Briefing real escolhido pelos alunos e apresentado a um júri de profissionais do mercado. Cada equipa pode recorrer à participação extracurricular de alunos de outros cursos e áreas da World Academy, para a produção de materiais finalizados e com qualidade.

| FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos poderão ainda ser convidados, ao longo do curso, para participarem em exercícios de outros cursos relacionados, bem como em atividades da escola relacionadas com moda ou marketing.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre junho e dezembro de 2021. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES


Catarina Rito
Jornalista de Moda


Cristiana Romba
Global Digital Marketing & Product Manager


Luis Sanchez
Designer de Moda, Storytailors


Nelson Lisboa
Designer de Moda 


Sandra Dias
Stylist e Editora de Moda


sandrina
Sandrina Francisco
Produtora de Moda, Stylist 

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
5002
Atelier Elsart
Canal 11
Canal Q
Casa Grigri
Desafio Global
Excentric Grey
Fashion Studio
Freemantle
Fullsix
JWT
Kriolan
L’Oréal
Moda Lisboa
Nelson Lisboa
Panavideo
Plural
RTP
Shine Iberia
SIC
Sincolour
Social Animals
SP Televisão
Sporting TV
Storytailors
Teresa Samissone
The Hotel
TVI
Waynext
+ outros no site

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com 1 PC por aluno com photoshop, illustrator, premiere, office, internet e TV.
Camarins para maquilhagem, cabelos e guarda-roupa.
Atelier para preparação de peças e coordenados, com material de corte e costura.
Estúdio e régie de televisão profissionais completamente equipados.
Estúdio de fotografia e equipamento fotográfico para sessões de moda.
Auditório equipado, para apresentações de coleções e coordenados. .

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

 Inscrições Abertas

NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia, os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo, ficha de candidatura (download para preenchimento).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
Mínimo 12º ano de escolaridade ou percurso académico/ profissional relevantes para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “passe” e comprovativo de morada.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

Download Ficha de Curso | Marketing de Moda |

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.