CRIATIVO PUBLICITÁRIO

Copywriter & Art Director para Agências e Marcas

Porquê o curso de CRIATIVO PUBLICITÁRIO da WORLD ACADEMY? Porque, além de interagires com profissionais experientes, desenvolveres a tua criatividade e construires o teu portfolio para o mercado, é o único curso da área onde trabalhos criativos são produzidos e realizados com outros cursos, e onde tens estágio curricular incluído.

| DURAÇÃO
290h (280h c/ formador)
+ Estágio 160 a 480h


| DATAS
6 Novembro 2024 a Julho 2025

Inscrições até 26 Novembro 2024

| HORÁRIO
2ª, 4ª e 6ª | 19h30 – 22h30
(reposições de aulas às 3ª e 5ª no mesmo horário; masreclass pontuais noutros dias e horas)

| PARTICIPANTES
14 (mínimo 8)

| PARCEIRO PRINCIPAL

| A QUEM SE DESTINA
A todos os estudantes e profissionais com vocação criativa que queiram trabalhar como criativos em publicidade e com marcas.

| OBJETIVOS
Desenvolver competências criativas para a comunicação e publicidade de marcas.
Saber criar, executar e apresentar projetos integrados de marca e publicidade.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Art Director, Copywriter, e ainda Criador de Conteúdos ou Estratega para agências de publicidade, agências de comunicação, agências digitais, departamentos de comunicação e marketing de empresas e outras organizações. Boas Saídas Profissionais.

MARCAÇÃO DE ENTREVISTA 2023/24

Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista de Aconselhamento e Selecção.

Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30

CONTEÚDOS

| BRANDING (15h)
Tendências actuais da comunicação num mundo global. A comunicação publicitária. As marcas hoje. Produtos e serviços como uma peça no todo da marca. Branding. A marca como voz das pessoas; as pessoas como voz da marca. Um mundo de partilhas.
As empresas da comunicação das marcas: agências de publicidade, branding, ativação, entre outras. Tipologias e funcionamento das agências modernas, nacionais e internacionais. O processo desde o cliente até ao consumidor: Briefing, estratégias, insight, planos. Directores Criativos, Copywriters, Directores de Arte, Content Creators e outras funções. A nova geração de criativos: a barreira invisível entre funções. Técnicas e abordagens ao processo criativo. Exercícios criativos variados ao longo do módulo.

| ESTRATÉGIA E MERCADO (15h)
Marcas, reputação e relação com o cliente. Tendências do mercado. A natureza social do mercado: Web e Social Media. Compreender o consumidor moderno. Consumidores informados e ativos nas redes. Estratégia na publicidade. Como se planeia uma campanha. Como se avalia uma campanha. Qual o espaço e lugar do processo criativo no interior da estratégia. A relação entre criatividade e eficácia. O papel do consumidor enquanto parte da estratégia publicitária. Exercício de elaboração de estratégia de campanha para marca, produto ou serviço.

| COPYWRITING (24h)
O que é o copywriting. A relação entre o texto criativo e o texto promocional. A importância do saber escrever. Os elementos do copywriting: headline, bodycopy, kicker, longcopy, entre outros. Tipos de copywriters e diferentes mercados: da brochura informativa à assinatura de uma marca. Quando e quando não é necessário o copy. O copy na imprensa e o copy no online. Os processos da escrita criativa: estratégias para enfrentar a folha branca. Exercícios variados de escrita criativa a partir de vários “gatilhos”. Storytelling: tudo se conta melhor como uma história. Como se estrutura uma história: emoção, surpresa, analogias. Escrita e rescrita. A ligação entre o copy e a tipografia. A ligação entre o copy e a imagem. O copywriter na equipa criativa. Exercícios práticos e variados de copywriting.

| DIREÇÃO DE ARTE (48h)
O que é a Direção de Arte. Traduzir conceitos em representações visuais. Os vários elementos artísticos e as suas conjugações: fotografia, design, ilustração, entre outros. O trabalho da direção artística com o design. O trabalho do diretor de arte, enquanto designer. O diretor de arte na equipa criativa. Princípios de design: cor, composição, proporção, equilíbrio, tipografia, entre outros elementos. Práticas de Photoshop CC para layout e design. Práticas de Photoshop CC para composição e tratamento de imagem. Noções base de fotografia. Principais formatos e meios: imprensa, outdoors e mupis. Outros formatos: prints para ativações de marca, flyers e afins, merchandising, intervenção no produto, branding e publicidade não convencionais. Direção de arte no online. Exercícios práticos de criação de campanha, print ou online, com foco principal na Direção de Arte.

| FILME (33h)
O vídeo na publicidade: do teaser na web ao ecrã de cinema. Análise de case studies de várias linguagens e formatos de publicidade vídeo. O vídeo numa era de criativos digital natives. Pesquisa e criação de moodboards. Casos complexos (quando o storyboard e o shootingboard são necessários). Os envolvidos na produção de vídeo publicitário. Noções básicas de linguagem audiovisual e realização. Exercícios práticos de spot publicitário baseados em briefing: 1) criação de descritivo e visualização com base num briefing para uma marca destacada no mercado 2) descritivo, visualização e produção de spot (com alunos de realização e produção) e com base num briefing real para uma pequena marca ou organização.

| DIGITAL (33h)
Digital Everywhere: web, mobile, tablet, espaço público, wearables e outros. Noções base de marketing digital. Comportamento ativo e participativo do consumidor: youtubers, instagramers, bloggers, podcasts, digital influencers, reviewers, etc.. Adaptação para o digital vs criação para o digital. A publicidade em sites, apps, redes sociais e outros canais (instagram, facebook, youtube, tik tok, podcasts, etc). A precisão do targeting e dos algoritmos. Nocões de SEM e SEO. Outras tecnologias para publicidade: videomapping, realidade aumentada, VR, entre outras. Exercício práticos de campanhas em meios digitais.

| ATIVAÇÃO DE MARCAS (27h)
Conectar a marca ao consumidor: despertar a curiosidade, a paixão, e os sentidos. Ligar emocionalmente o consumidor à marca. Tornar conceitos e ideias em acções. Para além do marketing directo e relacional. Tipos de ativação. Análise de case studies. Desenhar um plano de ativação. A ativação planeada no físico e no digital. Ativação enquanto processo de Branding. Eventos de ativação. Noções de produção de eventos. Ativação para futuro vídeo “viral”. Brandedspaces. Interação entre ativação física e os devices do consumidor: smartphones, etc. Exercícios práticos de ativação de marca.

| CAMPANHA INTEGRADA: SOCIAL (36h)
Exercício prático de campanha publicitária, 360º, vídeo, print, digital. Com execução real. Apresentação de briefing real aos alunos, de associações / instituições de natureza e carácter social. Definição de plano estratégico e processo criativo em conjunto com o cliente. Criação de campanha publicitária real, envolvendo outras turmas da escola na produção dos suportes idealizados na campanha: turmas de Realização, Câmara e Iluminação, Produção de Cinema, Som, Make Up, etc. A World Academy fornece o equipamento técnico e um budget para auxiliar a produção da campanha. Apresentação final das campanhas ao cliente.

| CAMPANHA INTEGRADA: COMERCIAL (43h)
Exercício prático, em duplas criativas, de campanha publicitária, 360º, vídeo, print, digital. Com execução simulada para cliente real. Investigação sobre cliente e marca, concorrência, mercado, outras campanhas. Definição de plano estratégico e processo criativo. Acompanhamento e orientação dos trabalhos em todas as fases pelos formadores.
Apresentação dos projetos a um júri constituído por cliente, publicitários do mercado e formadores. Criatividade, qualidade de execução e de apresentação e eficácia serão critérios de avaliação.


MASTERCLASSES (6h)
O curso inclui ainda, no mínimo, 2 Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso.
Adicionalmente, a escola disponibiliza anualmente a cada aluno a possibilidade de participar em mais de 20 Masterclasses nas mais diversas áreas.

FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.

FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outros cursos. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.

ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Maio e Dezembro de 2025. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Adicionalmente, a World Academy recebe regularmente Ofertas de Emprego que envia a ex alunos e dá Orientação Profissional em relação a criação de currículos e portfólios, orientações para responder a candidaturas, regras e procedimentos em estágio, entre outras necessidades dos nosso alunos.

FORMADORES

COORDENADOR
PEDAGÓGICO

Ana Borges
Artur Coelho
Copywriter
Hugo Oliveira
Marketing Director at Syone
Jorge Coelho
Creative Director, Planner, Co-Founder 5002
Pedro Miguel Magalhães Diretor Criativo JWT
Paulo Aguiar
Copywriter, Produtor
Ricardo Miranda
Creative Director e Partner Wonder/Why
Rui Soares
Diretor Criativo, TODOS
Marco Figueiredo
Diretor criativo
Maria Inês Leiria
Diretora Criativa
+ Convidados
(Clientes de marcas e júri módulo final)

OUTRAS INFORMAÇÕES

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, projetor vídeo e internet. Software Adobe Creative Cloud CC: Photoshop, Premiere, Ilustrator, After Effects.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.


PARCEIROS PRINCIPAIS

5002
APPM
Clube Criativos de Portugal
Excentric Grey
Fullsix
Gerador
Havas Group

Hi-Interactive
JWT
Lisbon Labs
Mindshaker
Others
Post United
RTP

Shifthinkers
SIC
Social Animals
Syone
The Hotel
TODOS
TVI

Uzina
Wonder/Why
Wy Group
Young Network Group


| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.


| ENTIDADE DE CERTIFICAÇÃO
DGERT.

| ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Presencial – Aulas com Formador e exercícios autónomos.

INSCRIÇÕES

| INSCRIÇÃO

75€ até 25 de Outubro de 2024

150€ a partir de 19 de Outubro de 2024   

| PREÇOS

2.950€
Pronto Pagamento 2.655€ (10% desconto)
9 meses x 327.78€
12 meses x 245,83€

| DESCONTOS

EX ALUNOS
FORMADORES WA
PARCEIROS
2 CURSOS
Consultar Secretaria para mais informações sobre descontos.

NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.


| CANDIDATURA

1ª Etapa: Marcação de entrevista para orientação e seleção.
2ª Etapa: Envio de currículo, ficha de candidatura.
Portfolio criativo (fotografia, design, artes visuais, textos criativos, etc). Conhecimentos mínimos obrigatórios de Photoshop ou Illustrator (até ao início do curso em Out.). Fator preferencial: formação ou experiência prévia em áreas da comunicação ou das artes.

3ª Etapa: Entrevista
NOTA: Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.

| INSCRIÇÃO

Depois de aprovação em entrevista é necessário:

  • Leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
  • Cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “tipo passe” e comprovativo de morada.
  • Pagamento de Inscrição.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.


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GRAPHIC DESIGN | DIGITAL MARKETING

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