Criativo Publicitário

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL 2022/2023

criativo publicitario

A criação publicitária adapta-se a uma realidade digital, na qual o consumidor também é criador de conteúdo. Com a proliferação digital de conteúdos e imagens, as marcas precisam mais que nunca de se destacar pela criatividade, do próprio produto ou serviço, mas também pela forma como comunicam toda a marca num mundo sempre ligado, e sempre a ser partilhado.

CONTEÚDOS DO CURSO

| BRANDING (16h)
Tendências actuais da comunicação num mundo global.
A comunicação publicitária. As marcas hoje. Produtos e serviços como uma peça no todo da marca.
Branding. A marca como voz das pessoas; as pessoas como voz da marca.
Um mundo de partilhas.
As empresas da comunicação das marcas: agências de publicidade, branding, ativação, entre outras.
Tipologias e funcionamento das agências modernas, nacionais e internacionais.
O processo desde o cliente até ao consumidor: Briefing, estratégias, insight, planos.
Directores Criativos, Copywriters, Directores de Arte, Content Creators e outras funções. A nova geração de criativos: a barreira invisível entre funções.
Técnicas e abordagens ao processo criativo.
Exercícios criativos variados ao longo do módulo.

| ESTRATÉGIA E MERCADO (16h)
Marcas, reputação e relação com o cliente. Tendências do mercado. A natureza social do mercado: Web e Social Media. Compreender o consumidor moderno. Consumidores informados e ativos nas redes. Estratégia na publicidade. Como se planeia uma campanha. Como se avalia uma campanha. Qual
o espaço e lugar do processo criativo no interior da estratégia. A relação entre criatividade e eficácia. O papel do consumidor enquanto parte da estratégia publicitária. Exercício de elaboração de estratégia de campanha para marca, produto ou serviço.

| COPY E STORYTELLING (24h)
O que é o copywriting. A relação entre o texto criativo e o texto promocional. A importância do saber escrever.
Os elementos do copywriting: headline, bodycopy, kicker, longcopy, entre outros. Tipos de copywriters e diferentes mercados: da brochura informativa à assinatura de uma marca.
Quando e quando não é necessário o copy. O copy na imprensa e o copy no online.
Os processos da escrita criativa: estratégias para enfrentar a folha branca. Exercícios variados de escrita criativa a partir de vários “gatilhos”.
Storytelling: tudo se conta melhor como uma história. Como se estrutura uma história: emoção, surpresa, analogias.
Escrita e rescrita. A ligação entre o copy e a tipografia. A ligação entre o copy e a imagem.
O copywriter na equipa criativa.
Exercícios práticos e variados de copywriting.

| ART E PRINT (48h)
O que é a direção de arte. Traduzir conceitos em representações visuais. Os vários elementos artísticos e as suas conjugações: fotografia, design, ilustração, entre outros. O trabalho da direção artística com o design. O trabalho do diretor de arte, enquanto designer. O diretor de arte na equipa criativa. Princípios de design: cor, composição, proporção, equilíbrio, tipografia, entre outros elementos. Práticas de Photoshop CC para layout e design. Práticas de Photoshop CC para composição e tratamento de imagem. Noções base de fotografia. Principais formatos e meios: imprensa, outdoors e mupis. Outros formatos: prints para ativações de marca, flyers e afins, merchandising, intervenção no produto, branding e publicidade não convencionais. Direção de arte no online. Exercícios práticos de criação de campanha print ou online baseada em imagem.

| VIDEO (32h)
O vídeo na publicidade: do teaser na web ao ecrã de cinema. Análise de case studies de várias linguagens e formatos de publicidade vídeo. O vídeo numa era de criativos digital natives. Pesquisa e criação de moodboards. Casos complexos (quando o storyboard e o shootingboard são necessários). Os envolvidos na produção de vídeo publicitário. Noções básicas de linguagem audiovisual e realização. Exercícios práticos de spot publicitário baseados em briefing: 1) criação de descritivo e visualização com base num briefing para uma marca destacada no mercado 2) descritivo, visualização e produção de spot (com alunos de realização e produção) e com base num briefing real para uma pequena marca ou organização.

| DIGITAL (32h)
Digital Everywhere: web, mobile, tablet, espaço público, wearables e outros. Noções base de marketing digital. Comportamento ativo e participativo do consumidor: youtubers, instagramers, bloggers, podcasts, digital influencers, reviewers, etc.. Adaptação para o digital vs criação para o digital. A publicidade em sites, apps, redes sociais e outros canais (instagram, facebook, youtube, tik tok, podcasts, etc). A precisão do targeting e dos algoritmos. Nocões de SEM e SEO. Outras tecnologias para publicidade: videomapping, realidade aumentada, VR, entre outras. Exercício práticos de campanhas em meios digitais.

| ATIVAÇÃO DE MARCAS (28h)
Conectar a marca ao consumidor: despertar a curiosidade, a paixão, e os sentidos. Ligar emocionalmente o consumidor à marca. Tornar conceitos e ideias em acções. Para além do marketing directo e relacional. Tipos de ativação. Análise de case studies. Desenhar um plano de ativação. A ativação planeada no físico e no digital. Ativação enquanto processo de Branding. Eventos de ativação. Noções de produção de eventos. Ativação para futuro vídeo “viral”. Brandedspaces. Interação entre ativação física e os devices do consumidor: smartphones, etc. Exercício prático de desenho de plano de ativação. Exercício prático de ativação.

| CAMPANHA INTEGRADA: SOCIAL (40h)

Exercício prático de campanha publicitária, 360º, vídeo, print, digital. Com execução real.
Apresentação de briefing real aos alunos, de associações / instituições de natureza e carácter social.
Definição de plano estratégico e processo criativo em conjunto com o cliente.
Criação de campanha publicitária real, envolvendo outras turmas da escola na produção dos suportes idealizados na campanha: turmas de Realização, Câmara e Iluminação, Produção de Cinema, Som, Make Up, etc.
A World Academy fornece o equipamento técnico e um budget para auxiliar a produção da campanha.
Apresentação final das campanhas ao cliente.

| CAMPANHA INTEGRADA: COMERCIAL (44h)
Exercício prático, em duplas criativas, de campanha publicitária, 360º, vídeo, print, digital. Com execução simulada para cliente real.
Investigação sobre cliente e marca, concorrência, mercado, outras campanhas.
Definição de plano estratégico e processo criativo.
Acompanhamento e orientação dos trabalhos em todas as fases pelos formadores.
Apresentação dos projetos a um júri constituído por cliente, publicitários do mercado e formadores.
Criatividade, qualidade de execução e de apresentação e eficácia serão critérios de avaliação.

| MASTERCLASS
O curso inclui ainda uma Masterclass com um Profissional de referência no mercado.

| FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a  participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.

| FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outro curso. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Dezembro de 2023. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES


Hugo Oliveira
Chief Marketing Office, Syone


João Geada
Diretor Criativo


Jorge Coelho
Diretor Criativo Executivo, Ogilvy


Márcio Martins
Diretor Criativo, Young Network Group


Maria Pedro Figueiredo
Directora Criativa, RTP


Pedro Miguel Magalhães
Diretor Criativo JWP 


Paulo Aguiar Magalhães
Copywriter, Produtor


Ricardo Miranda
Creative Director e Partner Wonder/Why


Rui Soares
Diretor Criativo, TODOS


+ convidados
(clientes de marcas, realizador e júri no módulo final)

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
5002
APPM
Clube Criativos de Portugal
Excentric Grey
Fullsix
Gerador
Havas Group
Hi-Interactive
JWT
Lisbon Labs
Mindshaker
Others
Post United
RTP
Shifthinkers
SIC
Social Animals
Syone
The Hotel
TODOS
TVI
Uzina
Wonder/Why
Wy Group
Young Network Group
+ Outros parceiros World Academy

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, projetor vídeo e internet. Software Adobe Creative Cloud CC: Photoshop, Premiere.
Acesso para exercícios do curso ao estúdio de fotografia e vídeo, câmaras DSLR e GoPro, estúdio de som, software de edição vídeo Premiere.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano coma ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.

Inscrição

Inscrições Abertas

NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia, os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo, ficha de candidatura e portfolio criativo (fotografia, design, artes visuais, textos criativos, etc).
Conhecimentos mínimos obrigatórios de Photoshop ou Illustrator (até ao início do curso em Out.).
Fator preferencial: formação ou experiência prévia em áreas da comunicação ou das artes.
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
Mínimo 12º ano de escolaridade ou percurso académico/ profissional relevante para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “passe” e comprovativo de morada.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

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