Porquê o curso de CONTENT CREATOR da WORLD ACADEMY? Porque, além de interagires com profissionais experientes, desenvolveres a tua criatividade e construires o teu portfolio para o mercado, é o único curso da área onde interages com outros cursos complementares, e onde tens estágio curricular incluído.
| DURAÇÃO
280h (270h c/formador)
+ Estágio 160 a 480h
| DATAS
Outubro 2025 a Julho 2026
Entrevistas e inscrições para 2025/2026 a partir de Maio de 2025.
| HORÁRIO
3ª e 5ª | 09h00-13h00
(reposições de aulas às 2ª, 4ª e 6ª no mesmo horário ou sáb. pontuais)
| PARTICIPANTES
14 (mínimo 8)
| A QUEM SE DESTINA
Todos as pessoas que gostem de comunicação, criatividade e novas tecnologias e queiram ser Criadores e Gestores de Conteúdos na área Digital.
| OBJETIVOS
Formar Content Managers e Social Managers completos, com bom perfil criativo, técnico e multimédia.
| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Agências digitais, de publicidade e comunicação. Televisões, rádios e imprensa. Empresas, organizações e marcas de qualquer área, com conteúdos digitais. Marcas e canais pessoais. Excelentes saídas profissionais.
Formação elegível para utilização do CHEQUE FORMAÇÃO + DIGITAL, vê mais informações sobre esta iniciativa aqui.
Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista de Aconselhamento e Selecção.
Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30
| ESCRITA CRIATIVA (20h)
O que é o copywriting. A relação entre o texto criativo e o texto promocional. A importância de saber escrever. Os elementos do copywriting: headline, bodycopy, kicker, longcopy, entre outros. Tipos de copywriters e diferentes mercados: da brochura informativa à assinatura de uma marca. Quando e quando não é necessário o copy. O copy para vários formatos. Os processos da escrita criativa: estratégias para enfrentar a folha branca. Storytelling: tudo se conta melhor como uma história. A ligação entre o copy e a imagem. O copywriter na equipa criativa. Cpoywriting para redes sociais e canais digitais. Exercícios variados de escrita para conteúdos digitais.
| DESIGN GRÁFICO (36h)
Noções base sobre design gráfico e de comunicação: cores, proporcionalidade, espaçamento, tipografia, hierarquias e funcionalidade. Introdução ao Ilustrator e ligação ao Photoshop. Exercícios tipográficos e de integração com imagem. Trabalhar peças gráficas com marcas e logos. Exercícios práticos de criação de peças simples de design gráfico para áreas de print e digital.
| FOTOGRAFIA (24h)
Estética da imagem e da fotografia. Elementos de composição, cor e luz. Realismo e subjetividade, arte e criação. Referências e exemplos históricos e atuais.
Fundamentos de luz e cor.
Princípios óticos: distância focal, foco e profundidade, diafragma, obturador e exposição.
Fotografia digital, resolução e sensores. Formatos digitais.
Tipos de câmaras e tecnologias. Camara DSLR: funções e operação. Exercícios práticos.
Iluminação: medições, luz natural, iluminação de estúdio
de flash e contínua.
Principais equipamentos e acessórios. Técnicas de iluminação.
Exercícios práticos em estúdio e exteriores.
Pós-produção fotográfica e tratamento de imagens. Adaptação para redes sociais e canais digitais.
Exercícios práticos com Photoshop e Lightroom.
| CAPTAÇÃO VÍDEO E ÁUDIO (30h)
Noções essenciais de mercado e produção: tipos de obras e produtos, equipas, recursos, etapas e tarefas de produção. Realização e Linguagem audiovisual: perceção visual, estética da imagem, espaço visual, tipologia dos planos, perceção do movimento, tempo e montagem, dramaturgia e ritmo, espaço e tempo sonoros. Continuidade, raccord e rutura. Ponto de vista, autoria e realização. Teoria e propriedades da luz. Perceção humana.
Ótica e objetivas. Diafragma e exposição. Conversão ótico-elétrica. Vídeo digital. Normas, formatos e codecs. Ligações. Tecnologia das câmaras de vídeo profissionais e semiprofissionais. Setup da câmara. Composição, enquadramento e movimentos de câmara.
Fontes de luz e material de iluminação.
Teoria e linguagem da iluminação e direção de fotografia.
Tipos de ambientes, conceitos e situações: estúdio e exteriores. Propriedades do som. Tipologia de microfones e seu uso. Gravação áudio em vídeo. Exercícios de captação e gravação de áudio para vídeo. Gravação de vozes off e de podcasts.
Exercícios de gravação para canais e conteúdos digitais: entrevista, reportagem, apresentação.
Nota: para estes exercícios, podem recorrer a alunos do curso de Apresentador ou de Acting.
| EDIÇÃO VÍDEO (24h)
O mundo da pós-produção: imagem, som, grafismos e animação, áreas e produtos específicos. Hardware e configurações. Teorias e princípios da montagem. Os softwares de edição do mercado. Introdução ao Adobe Premiere. Práticas de edição: do rough cut até à montagem final. Correção de cor e sonorização. Exercícios práticos de edição vídeo. Importação e exportação para multiplataforma. Streaming de Vídeo.
Edição do material captado no módulo de captação.
| MOTION GRAPHICS (24h)
Princípios básicos de grafismo e composição aplicados às imagens em movimento nos principais formatos e standards. Introdução ao software Adobe After Effects.
Princípios básicos de animação por keyframing e aplicação específica de diferentes tipos de interpolação.
Explanação e aplicação de métodos e técnicas de tratamento e manipulação dos vários tipos de materiais visuais. Explanação e aplicação de diversos métodos e técnicas para a elaboração de efeitos visuais digitais.
Exercícios práticos de criação de pequenas animações e efeitos visuais.
| WEB (32h)
O funcionamento da Web: clientes e servidores. Tecnologias front-end e tecnologias back-end. Os standards Web. User Experience. Design consistente; standard design; estruturas de navegação; estruturas de organização de conteúdo; arquitetura de informação; navegação progressiva. Boas práticas de utilização de menus e submenus. Ferramentas de pesquisa. Prototipagem. Editores de código.
Entender a função do HTML: a estrutura da página. Análise da estrutura de documento HTML. HTML: sintaxe básica e elementos principais. Headings; parágrafos; quebras de linha; texto; imagens. Elementos de estruturação. Ligações para elementos na página e para elementos exteriores. Criação e configuração de listas. Entender a função do CSS: o controlo visual de uma página e função dos selectors. Prática de utilização dos vários seletores CSS. Exercício prático de criação de um página/ conteúdo web com HTML e CSS.
Softwares para criação e gestão de conteúdos online: WordPress e outros. Exercício prático de criação de página web com WordPress.
| DIGITAL E SOCIAL MEDIA (32h)
Noções base de marketing digital. Gestão de sites, blogs e apps. Criação de conteúdos partilháveis. Criação de estratégia de presença da marca nas redes e canais sociais: Facebook, Youtube, Instagram, Tik Tok e outros.
Gestão de comunidades online: criação e gestão de conteúdos, formação de comunidades, boas práticas, gestão de crises, influencers. Publicidade em páginas, redes sociais, google e outros.
Noções base sobre métricas e ferramentas: SEM, SEO, google analytics e outras.
Breve exercício prático de criação, publicação e monitorização de conteúdos para outro curso, no ambito do Festival World Academy ou de outra atividade escolar.
| PROJETO FINAL (40h)
Projeto completo de criação, produção e implementação de conteúdos digitais para uma marca, evento ou organização. Trabalho em pequenos grupos. Os conteúdos devem incluir fotografia, vídeo, copywriting e pequeno site ou aplicativo web. Briefing real apresentado e escolhido pelos alunos e apresentado a um júri de profissionais do mercado. Cada equipa pode recorrer à participação de alunos de outros cursos e áreas da World Academy, tais como música, ilustração, apresentador ou outras.
Dicas de orientação profissional do júri e formador.
MASTERCLASSES (6h)
O curso inclui ainda, no mínimo, 2 Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso. Adicionalmente, a escola disponibiliza anualmente a cada aluno a possibilidade de participar em mais de 20 Masterclasses nas mais diversas áreas.
FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.
FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outros cursos. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.
ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período de 480h (3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Maio e Dezembro de 2025. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Adicionalmente, a World Academy recebe regularmente Ofertas de Emprego que envia a ex alunos e dá Orientação Profissional em relação a criação de currículos e portfólios, orientações para responder a candidaturas, regras e procedimentos em estágio, entre outras necessidades dos nosso alunos.
Barry White Gone Wrong
| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, LCD e internet. Software: Adobe Creative Cloud: Premiere, After Effects, Audition, Media Encoder, Photoshop, Illustrator. Câmaras DSLR com lentes zoom e lentes fixas, grip e outros acessórios. Equipamento de iluminação e de áudio para exteriores. Estúdio e equipamento profissional de fotografia. Estúdio de vídeo equipado para produções com uma ou várias câmaras e régie.Estúdio de Som. Auditório. Câmaras de televisão e de cinema digital. Nota: os principais equipamentos e softwares usados neste curso estão descritos nos “Conteúdos”.
| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.
5002
Altice Arena
Canal 11
Canal Q
Clube de Criativos
Cofina Media
Excentric Grey
Festival Indielisboa
Festival Meo Sudoeste
Festival Rock in Rio
Festival SBSR
Freemantle
Fullsix
Gerador
Havas Group
Jornal Expresso
JWT
LisbonLabs
MauMauMia
Mindshaker
Moda Lisboa
Observador
Oskar& Gaspar
Others
Panavideo
Plural
RTP
Shine Iberia
SIC
Social Animals
SP Televisão
Sporting TV
TVI
Uzina
Waynext
Wy Group
| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.
| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.
| ENTIDADE DE CERTIFICAÇÃO
DGERT.
| ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Presencial – Aulas com Formador e exercícios autónomos.
| INSCRIÇÃO
75€ de 2 de Maio a 31 Agosto de 2024
150€ a partir de 1 de Setembro de 2024
| PREÇOS
2.850€
Pronto Pagamento 2.565€ (10% desconto)
9 meses x 316,67€
12 meses x 237,50€
| DESCONTOS
EX ALUNOS
FORMADORES WA
PARCEIROS
2 CURSOS
Consultar Secretaria para mais informações sobre descontos.
CHEQUE FORMAÇÃO + DIGITAL: Formação elegível para utilização do programa de apoio do IEFP, com atribuição de até 750€ para reforço de competências digitais, vê mais informações sobre esta iniciativa aqui.
NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.
| CANDIDATURA
1ª Etapa: Marcação de entrevista para orientação e seleção.
2ª Etapa: Envio de currículo, ficha de candidatura.
Conhecimentos mínimos de computação audiovisual (Photoshop, Illustrator, Premiere ou outro).
3ª Etapa: Entrevista
NOTA: Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.
| INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.