A diversidade de meios e comunicação no mundo digital está a provocar a necessidade de profissionais criativos e com várias competências, para a produção de conteúdos multiplataforma, em diversas e diferentes áreas de trabalho e mercado. O curso faculta os conhecimentos técnicos e criativos na utilização das principais ferramentas de criação e gestão de conteúdos digitais.
| DURAÇÃO
270h
+ Estágio (480h)
| DATAS
30 outubro 2023 a julho 2024
(inscrições abertas até 10 Novembro)
ÚLTIMAS VAGAS
| HORÁRIO
2ª, 4ª e 6ª | 9h00-12h00
Reposições às 3ª e 5ª, no mesmo horário;
Exercícios e masterclasses pontualmente em horários e dias diferentes.
| PARTICIPANTES
14 (mínimo 8)
| A QUEM SE DESTINA
Pessoas com perfil criativo que queiram ser profissionais multifacetados na área de comunicação e conteúdos, com foco especial no digital.
| OBJETIVOS
Compreender as principais tecnologias, linguagens e procedimentos em produção media.
Dominar na prática a operação dos principais equipamentos e softwares, nas componentes técnica e criativa.
Estar apto a integrar o mercado como profissional criativo para a produção de conteúdos em qualquer plataforma ou media.
| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Content Creators para Agências digitais, de publicidade e comunicação. Produtoras audiovisuais e estações de televisão. Qualquer marca, empresa ou organização que produza conteúdos de comunicação para vários media e plataformas. Marcas e canais pessoais.
Excelentes saídas profissionais.
Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista de Aconselhamento e Selecção.
Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30
| ESCRITA CRIATIVA (18h)
O que é o copywriting. A relação entre o texto criativo e o texto promocional. A importância de saber escrever. Os elementos do copywriting: headline, bodycopy, kicker, longcopy, entre outros. Tipos de copywriters e diferentes mercados: da brochura informativa à assinatura de uma marca. Quando e quando não é necessário o copy. O copy para vários formatos. Os processos da escrita criativa: estratégias para enfrentar a folha branca. Storytelling: tudo se conta melhor como uma história. A ligação entre o copy e a imagem. O copywriter na equipa criativa. Copywriting para redes sociais e canais digitais.
Exercícios variados de escrita para conteúdos digitais.
| DESIGN GRÁFICO (36h)
Noções base sobre design gráfico e de comunicação: cores, proporcionalidade, espaçamento, tipografia, hierarquias e funcionalidade. Introdução ao Ilustrator e ligação ao Photoshop.
Exercícios tipográficos e de integração com imagem. Trabalhar peças gráficas com marcas e logos.
Exercícios práticos de criação de peças simples de design gráfico para áreas de print e digital.
| FOTOGRAFIA (27h)
Estética da imagem e da fotografia. Elementos de composição, cor e luz. Realismo e subjetividade, arte e criação. Referências e exemplos históricos e atuais.
Fundamentos de luz e cor.
Princípios óticos: distância focal, foco e profundidade, diafragma, obturador e exposição.
Fotografia digital, resolução e sensores. Formatos digitais.
Tipos de câmaras e tecnologias. Camara DSLR: funções e operação. Exercícios práticos.
Iluminação: medições, luz natural, iluminação de estúdio
de flash e contínua. Principais equipamentos e acessórios. Técnicas de iluminação.
Exercícios práticos em estúdio e exteriores.
Pós-produção fotográfica e tratamento de imagens. Adaptação para redes sociais e canais digitais.
Exercícios práticos com Photoshop e Lightroom.
| CAPTAÇÃO VÍDEO E ÁUDIO (30h)
Noções essenciais de mercado e produção: tipos de obras e produtos, equipas, recursos, etapas e tarefas de produção.
Realização e Linguagem audiovisual: perceção visual, estética da imagem, espaço visual, tipologia dos planos, perceção do movimento, tempo e montagem, dramaturgia e ritmo, espaço e tempo sonoros. Continuidade, raccord e rutura. Ponto de vista, subjetividade e objetividade. Autoria e realização.
Teoria e propriedades da luz. Perceção humana.
Ótica e objetivas. Diafragma e exposição. Conversão ótico-elétrica. Vídeo digital. Normas, formatos e codecs. Ligações. Tecnologia das câmaras de vídeo profissionais e semiprofissionais. Setup da câmara. Composição, enquadramento e movimentos de câmara.
Fontes de luz e material de iluminação.
Teoria e linguagem da iluminação e direção de fotografia.
Tipos de ambientes, conceitos e situações: estúdio e exteriores.
Propriedades do som. Tipologia de microfones e seu uso.
Gravação áudio em vídeo: formatos, gravação direta na câmara, com mixer e gravação independente.
Exercícios gravação de áudio para vídeo: voz off e podcasts.
Exercícios de gravação para canais e conteúdos digitais: entrevista, reportagem, apresentação.
| EDIÇÃO VÍDEO (24h)
O mundo da pós-produção: imagem, som, grafismos e animação, áreas e produtos específicos. Hardware e configurações.
Teorias e princípios da montagem. Os softwares de edição do mercado. Introdução ao Adobe Premiere.
Práticas de edição: do rough cut até à montagem final.
Correção de cor e sonorização. Exercícios práticos de edição vídeo. Importação e exportação para multiplataforma.
Streaming de Vídeo.
Edição do material captado no módulo de captação.
| MOTION GRAPHICS (24h)
Princípios básicos de grafismo e composição aplicados às imagens em movimento nos principais formatos e standards. Introdução ao software Adobe After Effects. Princípios básicos de animação por keyframing e aplicação específica de diferentes tipos de interpolação.
Explanação e aplicação de métodos e técnicas de tratamento e manipulação dos vários tipos de materiais visuais.
Explanação e aplicação de diversos métodos e técnicas para a elaboração de efeitos visuais digitais.
Exercícios práticos de criação de pequenas animações e efeitos visuais.
| WEB (33h)
O funcionamento da Web: clientes e servidores. Tecnologias front-end e tecnologias back-end. Os standards Web.
User Experience. Design consistente; standard design; estruturas de navegação; estruturas de organização de conteúdo; arquitetura de informação; navegação progressiva. Boas práticas de utilização de menus e submenus. Ferramentas de pesquisa.
Prototipagem. Editores de código.
Entender a função do HTML: a estrutura da página. Análise da estrutura de documento HTML. HTML: sintaxe básica e elementos principais. Headings; parágrafos; quebras de linha; texto; imagens. Elementos de estruturação. Ligações para elementos na página e para elementos exteriores. Criação e configuração de listas.
Entender a função do CSS: o controlo visual de uma página e função dos selectors. Prática de utilização dos vários seletores CSS. Exercício prático de criação de um página/ conteúdo web com HTML e CSS.
Softwares para criação e gestão de conteúdos online: WordPress e outros. Exercício prático de criação de página web com WordPress.
| DIGITAL E SOCIAL MEDIA (30h)
Noções base de marketing digital. Gestão de sites, blogs e apps. Criação de conteúdos partilháveis. Criação de estratégia de presença da marca nas redes e canais sociais: Facebook, Youtube, Instagram, Tik Tok e outros.
Gestão de comunidades online: criação e gestão de conteúdos, formação de comunidades, boas práticas, gestão de crises, influencers. Publicidade em páginas, redes sociais, google e outros.
Noções base sobre métricas e ferramentas: SEM, SEO, google analytics e outras.
Breve exercício prático de criação, publicação e monitorização de conteúdos para outro curso, no ambito do Festival World Academy ou de outra atividade escolar.
| PROJETO FINAL (30h)
Projeto completo de criação, produção e implementação de conteúdos digitais para uma marca, evento ou organização. Trabalho em pequenos grupos. Os conteúdos devem incluir fotografia, vídeo, copywriting e pequeno site ou aplicativo web. Briefing real apresentado e escolhido pelos alunos e apresentado a um júri de profissionais do mercado. Cada equipa pode recorrer à participação de alunos de outros cursos e áreas da World Academy, tais como música, ilustração, apresentador ou outras.
Dicas de orientação profissional do júri e formador.
MASTERCLASSES (6h)
O curso inclui ainda Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso. O aluno escolherá as mesmas em função dos seus interesses e disponibilidade.
FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.
FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outros cursos. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.
ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período de 480h (3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Dezembro de 2024. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.
| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, LCD e internet.
Software: Adobe Creative Cloud: Premiere CC, After Effects CC, Audition CC, Media Encoder CC, Photoshop CC, Illustrator CC.
Estúdio de vídeo para produções com uma e várias câmaras profissionais.
Câmaras broadcast SONY PMW300 (HD, 16:9, memory card) para estúdio e exteriores. Câmaras DSLR (Canon C100 e Canon 6D) com lentes zoom e lentes fixas, grip e outros acessórios.
Equipamento de iluminação e de áudio para exteriores.
Estúdio e equipamento profissional de fotografia. Estúdio de Som. Auditório.
| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.
5002
Altice Arena
APPM
Canal 11
Canal Q
Clube Criativos de Portugal
Cofina Media
Europalco
Excentric Grey
Festival Indielisboa
Festival Meo Sudoeste
Festival SBSR
Festival Superbock em Stock
Freemantle
Fullsix
Fundação Gulbenkian
Hi-Interactive
Impresa Publishing
JWT
LisbonLabs
MauMauMia
Mindshaker
Moda Lisboa
Music Box
Oskar& Gaspar
Others
Panavideo
Plural
RTP
Shine Iberia
SIC
Social Animals
SP Televisão
Sporting TV
Syone
TVI
Waynext
Wy Group
+ outros no site
| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.
| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.
| ENTIDADE DE CERTIFICAÇÃO
DGERT.
| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial.
| INSCRIÇÃO
75€ de 2 de Maio a 31 de Agosto de 2023
150€ a partir de 1 de Setembro de 2023
| PREÇOS
2.700€
Pronto Pagamento 2.430€ (10% desconto)
9 meses x 300€
12 meses x 225€
| DESCONTOS
EX ALUNOS
FORMADORES WA
PARCEIROS
2 CURSOS
Consultar Secretaria para mais informações sobre descontos.
NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.
| CANDIDATURA
1ª Etapa: Marcação de entrevista para orientação e seleção.
2ª Etapa: Envio de currículo, ficha de candidatura.
Conhecimentos mínimos de computação audiovisual (Photoshop, Illustrator, Premiere ou outro).
3ª Etapa: Inscrição
NOTA: Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.
| INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.