CONTENT CREATOR & SOCIAL MANAGER

Escrita, Design, Fotografia, Vídeo e Digital

criação de conteudos digitais

A diversidade de meios e comunicação no mundo digital está a provocar a necessidade de profissionais criativos e com várias competências, para a produção de conteúdos multiplataforma, em diversas e diferentes áreas de trabalho e mercado. O curso faculta os conhecimentos técnicos e criativos na utilização das principais ferramentas de criação e gestão de conteúdos digitais.

| DURAÇÃO
270h
+ Estágio (480h)


| DATAS
30 outubro 2023 a julho 2024
(inscrições abertas até 10 Novembro)
ÚLTIMAS VAGAS

| HORÁRIO
2ª, 4ª e 6ª | 9h00-12h00
Reposições às 3ª e 5ª, no mesmo horário;
Exercícios e masterclasses pontualmente em horários e dias diferentes.

| PARTICIPANTES
14 (mínimo 8)

| A QUEM SE DESTINA
Pessoas com perfil criativo que queiram ser profissionais multifacetados na área de comunicação e conteúdos, com foco especial no digital.

| OBJETIVOS
Compreender as principais tecnologias, linguagens e procedimentos em produção media.
Dominar na prática a operação dos principais equipamentos e softwares, nas componentes técnica e criativa.
Estar apto a integrar o mercado como profissional criativo para a produção de conteúdos em qualquer plataforma ou media.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Content Creators para Agências digitais, de publicidade e comunicação. Produtoras audiovisuais e estações de televisão. Qualquer marca, empresa ou organização que produza conteúdos de comunicação para vários media e plataformas. Marcas e canais pessoais.
Excelentes saídas profissionais.

MARCAÇÃO DE ENTREVISTA 2023/24

Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista de Aconselhamento e Selecção.

Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30

CONTEÚDOS

| ESCRITA CRIATIVA (18h)
O que é o copywriting. A relação entre o texto criativo e o texto promocional. A importância de saber escrever. Os elementos do copywriting: headline, bodycopy, kicker, longcopy, entre outros. Tipos de copywriters e diferentes mercados: da brochura informativa à assinatura de uma marca. Quando e quando não é necessário o copy. O copy para vários formatos. Os processos da escrita criativa: estratégias para enfrentar a folha branca. Storytelling: tudo se conta melhor como uma história. A ligação entre o copy e a imagem. O copywriter na equipa criativa. Copywriting para redes sociais e canais digitais.
Exercícios variados de escrita para conteúdos digitais.

| DESIGN GRÁFICO (36h)
Noções base sobre design gráfico e de comunicação: cores, proporcionalidade, espaçamento, tipografia, hierarquias e funcionalidade. Introdução ao Ilustrator e ligação ao Photoshop.
Exercícios tipográficos e de integração com imagem. Trabalhar peças gráficas com marcas e logos.
Exercícios práticos de criação de peças simples de design gráfico para áreas de print e digital.

| FOTOGRAFIA (27h)
Estética da imagem e da fotografia. Elementos de composição, cor e luz. Realismo e subjetividade, arte e criação. Referências e exemplos históricos e atuais.
Fundamentos de luz e cor.
Princípios óticos: distância focal, foco e profundidade, diafragma, obturador e exposição.
Fotografia digital, resolução e sensores. Formatos digitais.
Tipos de câmaras e tecnologias. Camara DSLR: funções e operação. Exercícios práticos.
Iluminação: medições, luz natural, iluminação de estúdio
de flash e contínua. Principais equipamentos e acessórios. Técnicas de iluminação.
Exercícios práticos em estúdio e exteriores.
Pós-produção fotográfica e tratamento de imagens. Adaptação para redes sociais e canais digitais.
Exercícios práticos com Photoshop e Lightroom.

| CAPTAÇÃO VÍDEO E ÁUDIO (30h)
Noções essenciais de mercado e produção: tipos de obras e produtos, equipas, recursos, etapas e tarefas de produção.
Realização e Linguagem audiovisual: perceção visual, estética da imagem, espaço visual, tipologia dos planos, perceção do movimento, tempo e montagem, dramaturgia e ritmo, espaço e tempo sonoros. Continuidade, raccord e rutura. Ponto de vista, subjetividade e objetividade. Autoria e realização.
Teoria e propriedades da luz. Perceção humana.
Ótica e objetivas. Diafragma e exposição. Conversão ótico-elétrica. Vídeo digital. Normas, formatos e codecs. Ligações. Tecnologia das câmaras de vídeo profissionais e semiprofissionais. Setup da câmara. Composição, enquadramento e movimentos de câmara.
Fontes de luz e material de iluminação.
Teoria e linguagem da iluminação e direção de fotografia.
Tipos de ambientes, conceitos e situações: estúdio e exteriores.
Propriedades do som. Tipologia de microfones e seu uso.
Gravação áudio em vídeo: formatos, gravação direta na câmara, com mixer e gravação independente.
Exercícios gravação de áudio para vídeo: voz off e podcasts.
Exercícios de gravação para canais e conteúdos digitais: entrevista, reportagem, apresentação.

| EDIÇÃO VÍDEO (24h)
O mundo da pós-produção: imagem, som, grafismos e animação, áreas e produtos específicos. Hardware e configurações.
Teorias e princípios da montagem. Os softwares de edição do mercado. Introdução ao Adobe Premiere.
Práticas de edição: do rough cut até à montagem final.
Correção de cor e sonorização. Exercícios práticos de edição vídeo. Importação e exportação para multiplataforma.
Streaming de Vídeo.
Edição do material captado no módulo de captação.

| MOTION GRAPHICS (24h)
Princípios básicos de grafismo e composição aplicados às imagens em movimento nos principais formatos e standards. Introdução ao software Adobe After Effects. Princípios básicos de animação por keyframing e aplicação específica de diferentes tipos de interpolação.
Explanação e aplicação de métodos e técnicas de tratamento e manipulação dos vários tipos de materiais visuais.
Explanação e aplicação de diversos métodos e técnicas para a elaboração de efeitos visuais digitais.
Exercícios práticos de criação de pequenas animações e efeitos visuais.

| WEB (33h)
O funcionamento da Web: clientes e servidores. Tecnologias front-end e tecnologias back-end. Os standards Web.
User Experience. Design consistente; standard design; estruturas de navegação; estruturas de organização de conteúdo; arquitetura de informação; navegação progressiva. Boas práticas de utilização de menus e submenus. Ferramentas de pesquisa.
Prototipagem. Editores de código.
Entender a função do HTML: a estrutura da página. Análise da estrutura de documento HTML. HTML: sintaxe básica e elementos principais. Headings; parágrafos; quebras de linha; texto; imagens. Elementos de estruturação. Ligações para elementos na página e para elementos exteriores. Criação e configuração de listas.
Entender a função do CSS: o controlo visual de uma página e função dos selectors. Prática de utilização dos vários seletores CSS. Exercício prático de criação de um página/ conteúdo web com HTML e CSS.
Softwares para criação e gestão de conteúdos online: WordPress e outros. Exercício prático de criação de página web com WordPress.


| DIGITAL E SOCIAL MEDIA (30h)
Noções base de marketing digital. Gestão de sites, blogs e apps. Criação de conteúdos partilháveis. Criação de estratégia de presença da marca nas redes e canais sociais: Facebook, Youtube, Instagram, Tik Tok e outros.
Gestão de comunidades online: criação e gestão de conteúdos, formação de comunidades, boas práticas, gestão de crises, influencers.  Publicidade em páginas, redes sociais, google e outros.
Noções base sobre métricas e ferramentas: SEM, SEO, google analytics e outras.
Breve exercício prático de criação, publicação e monitorização de conteúdos para outro curso, no ambito do Festival World Academy ou de outra atividade escolar.

| PROJETO FINAL (30h)
Projeto completo de criação, produção e implementação de conteúdos digitais para uma marca, evento ou organização. Trabalho em pequenos grupos. Os conteúdos devem incluir fotografia, vídeo, copywriting e pequeno site ou aplicativo web. Briefing real apresentado e escolhido pelos alunos e apresentado a um júri de profissionais do mercado. Cada equipa pode recorrer à participação de alunos de outros cursos e áreas da World Academy, tais como música, ilustração, apresentador ou outras.
Dicas de orientação profissional do júri e formador.

MASTERCLASSES (6h)
O curso inclui ainda Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso. O aluno escolherá as mesmas em função dos seus interesses e disponibilidade.

FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.

FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outros cursos. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.


ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período de 480h (3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Dezembro de 2024. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES

COORDENADOR
PEDAGÓGICO

Ana Borges
André Calvário
Digital Developer
Francisco Henriques
Motion Designer
Ivo Cordeiro
Fotógrafo
Jorge Coelho
Diretor Criativo
Luís Soares
Editor
+ Júri a convidar
(projetos finais)
Ricardo Miranda
Copywritter, Especialista em Brand Voice
Ricardo Nogueira
Realizador e Op. Câmara
Rui Carvalheira
Editor
Susana Antão
Designer

OUTRAS INFORMAÇÕES

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS

Sala com um computador por aluno, LCD e internet.
Software: Adobe Creative Cloud: Premiere CC, After Effects CC, Audition CC, Media Encoder CC, Photoshop CC, Illustrator CC.
Estúdio de vídeo para produções com uma e várias câmaras profissionais.
Câmaras broadcast SONY PMW300 (HD, 16:9, memory card) para estúdio e exteriores. Câmaras DSLR (Canon C100 e Canon 6D) com lentes zoom e lentes fixas, grip e outros acessórios.
Equipamento de iluminação e de áudio para exteriores.
Estúdio e equipamento profissional de fotografia. Estúdio de Som. Auditório.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS

Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.


PARCEIROS PRINCIPAIS

5002
Altice Arena
APPM
Canal 11
Canal Q
Clube Criativos de Portugal
Cofina Media
Europalco
Excentric Grey
Festival Indielisboa
Festival Meo Sudoeste

Festival SBSR
Festival Superbock em Stock
Freemantle
Fullsix
Fundação Gulbenkian
Hi-Interactive
Impresa Publishing
JWT
LisbonLabs
MauMauMia
Mindshaker

Moda Lisboa
Music Box
Oskar& Gaspar
Others
Panavideo
Plural
RTP
Shine Iberia
SIC
Social Animals
SP Televisão
Sporting TV

Syone
TVI
Waynext
Wy Group
+ outros no site


| PRÉMIOS

Os melhores alunos são premiados no final de cada ano com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS

Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.


| ENTIDADE DE CERTIFICAÇÃO

DGERT.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO

Inicial.

INSCRIÇÕES

| INSCRIÇÃO

75€ de 2 de Maio a 31 de Agosto de 2023

150€ a partir de 1 de Setembro de 2023

| PREÇOS

2.700€

Pronto Pagamento 2.430€ (10% desconto)

9 meses x 300€
12 meses x 225€

| DESCONTOS

EX ALUNOS
FORMADORES WA
PARCEIROS
2 CURSOS
Consultar Secretaria para mais informações sobre descontos.

NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.


| CANDIDATURA

1ª Etapa: Marcação de entrevista para orientação e seleção.
2ª Etapa: Envio de currículo, ficha de candidatura.
Conhecimentos mínimos de computação audiovisual (Photoshop, Illustrator, Premiere ou outro).
3ª Etapa: Inscrição
NOTA: Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.

| INSCRIÇÃO

Depois de aprovação em entrevista é necessário:

  • Leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
  • Cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “tipo passe” e comprovativo de morada.
  • Pagamento de Inscrição.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.


| CURSOS RELACIONADOS

DIGITAL MARKETING | GRAPHIC DESIGN

Call Now Button