Comunicação para Marcas e Organizações

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL 2022/2023

comunicaçao de empresas

Todas as organizações, desde empresas a autarquias e organismos públicos, de ONGs a associações, precisam de uma voz que as distinga e destaque num mundo cada vez mais global e rápido. O curso prepara profissionais para definir estratégias de comunicação, briefings para agências de comunicação, redigir discursos, press releases, relações institucionais e com os media, criar conteúdos multiplataforma, assim como conduzir toda a comunicação interna da organização, de forma consistente e com resultados positivos.

CONTEÚDOS DO CURSO

ꟾ GESTÃO DA COMUNICAÇÃO (15h)
Origem e objetivos da comunicação nas empresas e nas organizações. Estratégias de comunicação, adequadas à comunicação interna e externa.
A comunicação como ferramenta para o reforço da imagem organizacional e ativação da marca.

ꟾ ESCRITA EM COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA (24h)
Técnicas e metodologias de escrita, em formatos adequados à comunicação corporativa: texto jornalístico/informativo, relações públicas, press release, divulgação de eventos e campanhas publicitárias e comunicações internas.

ꟾ COMUNICAÇÃO VERBAL E TÉCNICAS DE VOZ (21h)
Autobiografia da voz, juntar técnicas de aquecimento, relaxamento e projeção de voz. Leitura e interpretação de modo a chegar à “Voz Consciente” através de exercícios práticos gravados. Exercícios práticos gravados. Exemplos específicos de rádio e podcast.

ꟾ RELAÇÕES PÚBLICAS E PROTOCOLO (15h)
O Mundo das relações públicas. Competências base. Relações interpessoais, com colaboradores, público e media. Gestão de crises. Protocolo empresarial e institucional. Regras base em apresentações, eventos e cerimónias.

ꟾ MEDIA TRAINING (21h)
Os vários formatos de media e suas especificidades. Linguagem corporal, gestual, verbal e facial. Preparar e executar apresentações ao vivo e para vídeo. Preparar e executar entrevistas para vídeo (tv e digital), voz (rádio e podcast), e imprensa (print ou digital). Comunicação empática e objetiva. Exercícios práticos gravados com análise crítica.

ꟾ DESIGN GRÁFICO (27h)
Noções base sobre design gráfico e de comunicação: cores, proporcionalidade, espaçamento, tipografia, hierarquias e funcionalidade. Introdução ao Ilustrator e outros programas.
Case studies de rebranding e ativação de marcas
Briefing aos designers.

ꟾ FOTOGRAFIA E PÓS PRODUÇÃO (24h)
Noções tecnológicas e de linguagem em fotografia.
Fotografar com telemóvel e câmaras.
Noções básicas de pós-produção (Photoshop e outros softwares mais simplificados).
Briefing aos fotógrafos.

ꟾ VÍDEO (33h)
Noções e tecnologias de vídeo. Captação com telemóveis e câmaras. Enquadramentos e planos, som, construir uma peça.
Pequeno exercício de vídeo promocional a uma marca ou organização, em formato reportagem e que inclua entrevista.
Edição com Premiere e com programas mais simplificados.
Linguagem da montagem. Edição do vídeo promocional.

ꟾ DIGITAL E SOCIAL MEDIA (27h)
Criação e gestão de páginas institucionais. Blog e site em WordPress (ou equivalente). Criação de conteúdos partilháveis.
Criação de estratégia de presença da marca nas redes sociais: Facebook, Youtube, Instagram, Tik Tok e outros. Podcasts. Gestão de comunidades online: criação e gestão de conteúdos, formação de Comunidades, boas práticas, gestão de crises, influencers.
Publicidade e promoção nas redes sociais. Google adwords e analytics. Outras métricas.

ꟾ PRODUÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS (21h)
Conceber, planear, executar e avaliar eventos empresariais, institucionais e de marca, destinados tanto ao cliente interno como externo.
Planear, gerir orçamentos, otimizar recursos (humanos, técnicos e financeiros). Coordenar equipas multidisciplinares e trabalhar em equipa.
Briefing e noções de montagem, acompanhamento e desmontagem de eventos.

ꟾ ATIVAÇÃO DE MARCA E PUBLICIDADE (21h)
Publicidade: a personalidade e a voz das marcas.
Briefing, estratégia, criatividade, plano de meios e avaliação.
Evoluções e case studies.
Ativação de marcas: chamar a atenção, envolver, fazer partilhar, consumir.
Marketing relacional e experimental.
Ferramentas e meios: eventos, pontos de venda, digital, brand entertainment, naming, placement and content.
Outsourcing de meios e serviços.”

ꟾ PROJETO FINAL 360º (31h)
1) Projeto real de comunicação duma organização/ marca, com trabalho em grupo e com júri final. Os alunos devem delinear e executar uma campanha 360º, utilizando todos os meios e conteúdos necessários. Dicas de orientação profissional do júri e formador.
2) Projeto real de comunicação em interação com outro curso, no ambito do Festival World Academy.

| MASTERCLASS
O curso inclui ainda uma Masterclass com um Profissional de referência no mercado.

| FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a  participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.

| FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outro curso. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio
em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (12 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Dezembro de 2023. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES (podem variar)

 

Cláudia Bandeira
Design

Cristina Fernandes
Especialista em Protocolo

 

Joana Ponte
Marketing Digital 

Francisco Serzedello
Managing Director | GR8 Events  

Ivo Cordeiro
Fotógrafo 

Jorge Coelho
Diretor Criativo Executivo

Raquel Bulha
Ex-Realizadora, Antena 3 e voz-off TV

 

Nicolas Grassi
Branding

 

Teresa Botelheiro
Diretora de Comunicação

 

Teresa Sousa
Digital Marketing e Hospitality

 

Ricardo Nogueira
Operador de Câmara  

 

Rui Carvalheira
Editor e Realizador

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
5002
Adsales
Altice Arena
Angry Ventures
Antena 3
APPM
Blueticket
Canal Q
Canela
Clube Criativos de Portugal
Excentric Grey
Expresso
Festival Meo Sudoeste
Festival SBSR
Festival Superbock em Stock
Fullsix
Fundação Gulbenkian
Gerador
Hi-Interactive
LisbonLabs
Mindshaker
Moda Lisboa
Música no Coração
Observador
Others
PH Neutro
Post United
Prova Oral (com Fernando Alvim)
RTP
Shift Thinkers
SIC
Social Animals
Sporting TV
The Hotel
TVI
Waynext
Young Network

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, TV e Internet.
Software: Office, Premiere, Photoshop e Illustrator. Estúdios de vídeo e fotografia equipado com câmaras e acessórios profissionais. Estúdio de Som. Auditório. Camarins.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| BOLSAS
Todos os anos a World academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições Abertas

NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia, os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.
| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo e ficha de candidatura (download para preenchimento).
Conhecimentos mínimos de computação visual (Photoshop, Illustrator ou outro), até ao início do curso.
Mínimo de 2-3 trabalhos (amadores/ académicos) que revelem capacidades iniciais de comunicação (em qualquer formato: texto, vídeo, design gráfico, fotografia, etc)
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
Mínimo 12º ano de escolaridade ou percurso académico/ profissional relevante para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, apresentação cartão de cidadão, fotografia “passe”, comprovativo de morada.
| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do acto de inscrição.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.