Comunicação e Marketing de Moda

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL 2022/2023

 

 

A Moda existe desde sempre e é uma indústria competitiva à escala global. E necessita de profissionais de marketing e comunicação que consigam que as marcas e produtos de moda sejam relevantes num mundo digital e globalizado.

CONTEÚDOS DO CURSO

| HISTÓRIA DA MODA (16h)
Moda como forma de criação e comunicação.
Os grandes movimentos culturais e estéticos e influência na história da moda.
O século XX e as principais ruturas e tendências, década a década. Grandes criadores e principais casas. Tendências atuais: vintage e retro, novos ídolos, novas tecnologias e materiais, as marcas globais, criadores independentes, sustentabilidade, lowcost e o utilizador como criador. Vontade de integração e de afirmação no mundo atual das redes digitais.

| MERCADO E TENDÊNCIAS (16h)
O mercado e a indústria da moda: os principais agentes e funções; o ciclo da criação e produção à comercialização; mercado nacional e internacional; setores e nichos de mercado. Psicosociologia da moda.
Tendências em moda: fontes, identificação e análise para tomadas de decisão.

| DESIGN E PRODUÇÃO (20h)
Design de moda: pesquisa e criação, desenho e ilustração, materiais, desenho de peças e coleções, modelagem e confeção. O perfil e papel do designer de moda.
Produção de Moda: tecnologias, processos de fabrico e caraterísticas técnicas dos materiais. Etapas de produção, do design e prototipagem até aos moldes de fabrico, estampagem, corte, costura e acabamentos. Gestão de custos, qualidade e prazos.

| MARKETING DE MODA (20h)
Análise e segmentação do mercado de moda. Objetivos e planeamento estratégico. Ferramentas e canais de marketing e comunicação: merchandising e pontos de venda, search engine marketing, redes sociais, sites e apps, e commerce, eventos e ativação de marca, content marketing, outros.

| FASHION BRANDING (24h)
Criação e gestão de marcas de moda: práticas e case studies.
Marca: conceito, diferenciação, brand design. Exemplos de implementação no produto, ponto de venda físico e/ou online, ações de promoção e comunicação. Produção de conteúdos em fotografia e vídeo para catálogo e all media.

| PRODUÇÃO EDITORIAL (28h)
Noções técnicas e criativas sobre fotografia e vídeo.
Nocões sobre make up, cabelos e styling.
Exercícios práticos de fotografia e vídeo para moda.
Produção de moda para revistas e catálogos. Exercício final de produção editorial, em que os alunos desempenham funções de produção e styling. Colaboração de alunos de fotografia, make up e cabelos.

| DIGITAL E SOCIAL MEDIA (20h)
Criação e gestão de páginas institucionais. Blog e site em WordPress (ou equivalente). Criação de conteúdos partilháveis.
Criação de estratégia de presença da marca nas redes sociais: Facebook, Youtube, Instagram e outros. Case studies em moda: fashion blogs, instagram, e commerce, outros. Gestão de comunidades online: criação e gestão de conteúdos, formação de comunidades, boas práticas, gestão de crises.
Publicidade e promoção nas redes sociais. SEM, SEO, Google adwords e analytics. Outras métricas.

| COMUNICAÇÃO E MEDIA (20h)
Escrever sobre e para moda: jornalismo, crítica e escrita promocional. Canais e plataformas media com conteúdos de moda. Press realeases e press kits. Catálogos. Campanhas promocionais e publicidade de moda. Relações Públicas.

| EVENTOS DE MODA (24h)
Eventos como ativação de marca. Desfiles de coleções, de estilistas e marcas. Desfiles integrados em outros eventos e espectáculos (televisão, feiras, etc.). Feiras profissionais. Eventos digitais e híbridos: as novas tendências.
Elementos principais: escolha de local, elementos cénicos e de dramaturgia, música, luz, efeitos e vídeo.
Produção: equipas e funções, recursos logísticos e financeiros, etapas do planeamento ao desfile.
Marketing e Promoção: relação com as marcas de moda, patrocínios, relação com os media, relações públicas, opinionmakers, redes sociais, publicidade.
Exercício prático de promoção de desfile de moda, com a colaboração de alunos de outros cursos na criação e produção.

| PROJETO FINAL (32h)
Projeto de planeamento estratégico de marketing e campanha de comunicação 360º para marca ou coleção de moda.
Briefing real escolhido pelos alunos e apresentado a um júri de profissionais do mercado. Cada equipa pode recorrer à participação extracurricular de alunos de outros cursos e áreas da World Academy, para a produção de materiais finalizados e com qualidade.

| MASTERCLASS
O curso inclui ainda uma Masterclass com um Profissional de referência no mercado.

| FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.

| FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outro curso. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (12 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre junho e dezembro de 2023. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES


Ana Borges
Consultora de Imagem | Formadora Comportamental / Imagem e Atitude

 


Cristiana Romba
Global Digital Marketing & Product Management 


Luís Soares
Diretor de Marketing


Nelson Lisboa
Designer de Moda


Paulo Gomes
Diretor Criativo de Moda


Paulo Pereira
Designer de Moda


Rita Costa Gomes
Marketing e Comunicação


Rui Aguiar
Fotógrafo


Patricia Lourenço
Clarins Marketing Manager


Sandrina Francisco
Produtora de Moda e Stylist


Sandra Dias
Stylist e Editora de Moda

Catarina Rito
Jornalista de Moda 

com-moda-carr_0000s_0004_CA-0188
com-moda-carr_0000s_0001_CA-0248
com-moda-carr_0000s_0002_CA-0245
com-moda-carr_0000s_0003_CA-0241
com-moda-carr_0000s_0005_CA-0279
com-moda-carr_0000s_0000_CA-0268

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
Moda Lisboa
Storytailors
L’Oréal
Clarins
Nelson Lisboa
Teresa Samissone
Fashion Studio
Central Models
Hit Management
Casa Grigri
Social Animals
Excentric Grey
JWT
5002
RTP
SIC
TVI
Freemantle
Shine Iberia
Kriolan
Sincolour
Atelier Elsart
Panavideo
SP Televisão
Canal Q

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com 1 PC por aluno com photoshop, illustrator, premiere, office, internet e TV.
Camarins para maquilhagem, cabelos e guarda-roupa.
Atelier para preparação de peças e coordenados, com material de corte e costura.
Estúdio e régie de televisão profissionais completamente equipados.
Estúdio de fotografia e equipamento fotográfico para sessões de moda.
Auditório equipado, para apresentações de coleções e coordenados.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| BOLSAS
Todos os anos a World academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições Abertas

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo e ficha de candidatura (download para preenchimento).
Fator preferencial: formação ou experiência em moda ou comunicação.
Conhecimentos mínimos de computação gráfica (em qualquer software).
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
Mínimo 12º ano de escolaridade ou percurso académico/ profissional relevantes para o curso.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– Leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– Entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “tipo passe” e comprovativo de morada.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do acto de inscrição.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.

Call Now Button