APRESENTADOR TV E RÁDIO

Criação de Conteúdos, Reportagem, Entrevista e Apresentação

Da televisão ao YouTube e às redes sociais, da rádio aos eventos, em informação ou entretenimento, os verdadeiros Apresentadores e Repórteres são comunicadores totais que juntam vocação e técnica, preparação e improvisação, tendo ao mesmo tempo noção de imagem, público e capacidade de cativar informar e/ou entreter.

| DURAÇÃO
270h
(260h c/ formador)


| DATAS
9 outubro 2023 a julho 2024

| HORÁRIO
T1 | 2ª, 4ª e 6ª | 16h45-19h45 Esgotado
T2 | 2ª, 4ª e 6ª | 20h-23h Esgotado

Reposições de aula às 3ª e 5ª no mesmo horário; talkshow, telejornal, masterclasses em dias e horas diversos

| PARTICIPANTES
12 (mínimo 8)

| A QUEM SE DESTINA
Estudantes e licenciados em comunicação social. Jornalistas e guionistas para televisão e vídeo. Atores e modelos com boas capacidades de expressão. Comunicadores que queiram aprofundar técnicas para televisão, vídeo e rádio.

| OBJETIVOS
Saber apresentar, animar e fazer reportagem em programas de entretenimento TV. Saber apresentar e fazer reportagem em programas e peças informativas TV. Saber apresentar e fazer animação em Rádio. Saber gerir a imagem e a carreira. Desenvolver o potencial de comunicação.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Apresentador e repórter em programas televisivos de entretenimento e de informação. Animador de rádio. Apresentador e repórter em canais de vídeo na web. Apresentador e animador em eventos.

MARCAÇÃO DE ENTREVISTA 2024/25

Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto para marcação de Entrevista de Aconselhamento e Selecção.

Em alternativa, liga 935 591 313, entre as 10h30 e as 19h30

CONTEÚDOS

| INTRODUÇÃO AO MERCADO (9h)
A televisão, rádio e novos canais digitais. Noções sobre o funcionamento duma estação e dum canal de televisão: departamentos, profissionais e funções principais. Análise de géneros e formatos televisivos: diferenças de público, linguagem e abordagem. Audiências, publicidade e outras fontes de receita. O papel dos apresentadores e repórteres: formação, seleção, evolução de carreira, case studies. Relação destes com a produção, programação e áreas técnicas.
O Youtube e outros canais digitais como plataformas mediáticas e de aprendizagem.

| TÉCNICAS DE VOZ (27h)
Diagnóstico da voz. Características individuais da voz. A voz e as emoções. A respiração diafragmática. O sistema vocal. Alterações da voz. Higiene e saúde vocal. Intenções de texto. Resultados vocais e posturais. Liberdade, coerência e segurança da voz quando existem obstáculos. Articulação e dicção. Projeção. A expressividade da voz. Domínio do espaço através da voz. Voz para publicidade, autopromoções e institucionais: voz da marca, voz de personagens, adaptações, controlo de tempos. Locução de documentários: neutralidade e expressividade. Exercícios práticos em estúdio de som. Exercícios práticos de locução.

| POSTURA, LOCUÇÃO E TELEPONTO (24h)
Cuidados e correções de postura e ‘tiques’ de expressão. Prática de leitura e dicção, com a voz e o corpo como um todo.  A postura de apresentação em variadas situações e tipos de programa. Preparação de textos para teleponto. Operação de teleponto e leitura sentada e em pé.

| ESCRITA DE CONTEÚDOS (21h)

Pesquisa para conteúdos: fontes e edição.
Escrita criativa: técnicas e exercícios práticos.
Escrita jornalística e de entretenimento: diferenças e fronteiras.
Escrita de conteúdos de entretenimento.
Canais: rádio, tv, digital (redes sociais, podcasts, youtube, outros).
Estilos: humor, personalidade, temáticas.

Exercícios práticos de escrita.

| CAPTAÇÃO E EDIÇÃO VÍDEO (33h)
Noções e tecnologias de vídeo. Vídeos para podcast e streaming.
Captação com telemóveis e câmaras. Enquadramentos e planos, som, construir uma peça.
Edição com Premiere e com programas mais simplificados.
Linguagem da montagem. Grafismos e sonoplastia simples.

| ENTREVISTA E REPORTAGEM (30h)
Escrita jornalística: princípios, fontes e pesquisa,
técnicas base, géneros e formatos.
Escrita para notícias, reportagens, “vivos”, entrevistas.
Exercícios de vox pop.
Reportagem em directo.
Pesquisa, preparação e gravação de entrevistas.
Preparação, gravação e edição de reportagem,
com escrita e voz off.

| APRESENTAÇÃO DE JORNAL (33h)
A postura da apresentação na informação. Criação de alinhamento. Treino de leitura de notícias com e sem teleponto. O imprevisto, e a notícia de última hora.
A relação do pivot com comentadores e/ou convidados.
Exercício prático de gravação de jornal em direto, experiência de pivot, teleponto e entrevista em estúdio.
Nota: 1 a 2 aulas de gravação em fim de semana ou manhã.

| APRESENTAÇÃO DE ENTRETENIMENTO (33h)
Os vários formatos de entretimento.
O trabalho humorístico: timings, postura, comunicação, olhar.
Os elementos do formato late night: monólogo humorístico sobre atualidade, entrevista, voxpop, rubricas e desafios.
Trabalho do monologo humorístico em colaboração com a turma do curso de Guionismo da WA.
Exercício prático de gravação de voxpop no exterior.
Exercicio prático de apresentação de programa de 20 minutos de late-night, com monólogo, convidado real, desafio e rubricas.
No exercício prático final cada aluno de apresentação apresenta o seu programa em dupla com outra(o) apresentador(a). Os programas são todos diferentes, mas partilham o mesmo cenário. No ensaio e na gravação do programa participam as turmas de Realização, Câmara, Guionismo, Produção, Acting, Som, e Make-up e Cabelos da WA.
Nota: 1 a 2 aulas de gravação durante manhã e tarde.

| ANIMAÇÃO EM RÁDIO (24h)
Como funciona uma rádio: departamentos, funções e operações. O papel e caraterísticas de um animador de rádio.
A componente técnica da rádio. Microfones, mesa de mistura, softwares.
Gestão de playlist.
Os vários formatos diferentes de programas de rádio.
A rádio em exterior: cobertura de festivais, eventos e outros.
Exercício prático de produção, animação e gravação de um programa de rádio, no formato das manhãs de entretenimento (executado em equipa e grupos de apresentadores).
Nota: os dias semanais das aulas podem variar, no mesmo horário.

| STYLING E IMAGEM PESSOAL (9h)
Estudo e importância da imagem e da comunicação.
O que transmite a imagem pessoal.

Styling: roupa e acessórios, cabelos e make up.

Parcerias com marcas.

| GESTÃO DE CARREIRA, CASTING E PORTFOLIO (11h)
Integração e posicionamento no mercado e planeamento de carreira. Gestão da imagem pública, relação com imprensa e presença digital.
Preparação para Casting. Exercicios de casting.
A postura perante um fotógrafo. O retrato editorial e o retrato de portfolio. Sessão fotográfica com fotógrafo para o portfolio pessoal de cada aluno.
Seleção, edição e divulgação de portfolio em diferentes canais.

MASTERCLASSES (6h)
O curso inclui ainda Masterclasses com Profissionais de referência no mercado e na área do Curso. O aluno escolherá as mesmas em função dos seus interesses e disponibilidade.

FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos deste curso são pontualmente convidados a participar em um ou mais eventos da escola ou de parceiros.

FORMAÇÃO INTERCURSOS
Todos os alunos e cursos da escola interagem, pelo menos uma vez, com outros cursos. Estimulando assim o trabalho em equipa e dando uma experiência ainda mais real de mercado.


FORMADORES

COORDENADOR
PEDAGÓGICO

Ana Borges
Imagem Pessoal e Gestão de Careira
Ana Filipa Nunes
Jornalista, SIC
Francisco Gil
M80
João Louro
Artist Manager
João Martins
Repórter ENG,RTP
Jorge Simão
Fotógrafo
José Figueiras
Apresentador TV
José Jorge Duarte
Ator e Diretor de dobragens
Laura Ferreira
Locutora de rádio
Luis Manso
Jornalista e Editor, SIC e SIC Notícias
Marcos Pinto
Apresentador de Informação, TVI
Paulo Aguiar
Diretor de Castings
Ricardo Nogueira
Op. Câmara e Realizador
Rui Carvalheira
Editor
teresa-botelheiro
Teresa Botelheiro
Jornalista
Vítor Moura
Apresentador, TVI
+ Convidados

OUTRAS INFORMAÇÕES

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS

Estúdio e Régie de Televisão profissionais, incluindo espaço para pivot e entrevistas, teleponto e auricular, equipamento de reportagem TV, camarim. Sala de aula com 1 PC por aluno, LCD, internet. Equipamento para edição vídeo, estúdio de fotografia para sessões de retrato. Estúdio de som para rádio.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS

Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra-aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.


PARCEIROS PRINCIPAIS

Antena 1, 2, 3
Canal 11
Canal Q
Clarins
Coral
Endemol
Fashion Studio
Festival Meo Sudoeste
Festival SBSR
Festival Rock em Stock

Freemantle Media
Fuel TV
Hit Management
Kriolan
Medialuso
Moda Lisboa
Musicbox
Panavideo
PimPamPum
Plural

Rádio Renascença
RTP
Shine Iberia
SIC
Sincoulor
SP Televisão
Sporting TV
TVI
+ outros no site

PARCEIRO MAKE-UP


| PRÉMIOS

Os melhores alunos são premiados no final de cada ano com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS

Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.


| ENTIDADE DE CERTIFICAÇÃO

DGERT.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO

Inicial.

INSCRIÇÕES

| INSCRIÇÃO

75€ de 2 de Maio a 31 de Agosto de 2023

150€ a partir de 1 setembro de 2023

| PREÇOS

2.600€

Pronto Pagamento 2.340€ (10% desconto)

9 meses x 288,89€
12 meses x 216,67€

| DESCONTOS

EX ALUNOS
FORMADORES WA
PARCEIROS
2 CURSOS
Consultar Secretaria para mais informações sobre descontos.

NOTA: As modalidades de pagamento apresentadas são válidas para cidadãos da União Europeia; os cidadãos de fora da UE deverão contactar a secretaria para receber mais informações.


| CANDIDATURA

1ª Etapa: Marcação de entrevista para orientação e seleção.
2ª Etapa: Envio de currículo, ficha de candidatura.
Fator preferencial: Formação em áreas de comunicação.
Portfolio (mínimo 1 vídeo de 1 min. aprox. a apresentar um tema à escolha).
3ª Etapa: Inscrição
NOTA: Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/profissional relevante para o curso.

| INSCRIÇÃO

Depois de aprovação em entrevista é necessário:

  • Leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
  • Cópia do certificado de habilitações, apresentação do cartão de cidadão, fotografia “tipo passe” e comprovativo de morada.
  • Pagamento de Inscrição.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.


| CURSOS RELACIONADOS

ACTING I

Call Now Button