World Academy na Expo Sync

Escola Oficial do Salão Profissional de Tecnologias Audiovisuais e da Música, Fotografia e Multimédia | FIL 26 a 29 Maio

A WORLD ACADEMY marcou presença como Escola Oficial EXPO SYNC, com oferta de formação nas várias áreas de intervenção da feira.
Foram dinamizados workshops gratuitos orientados por formadores, todos profissionais no activo.
A associação da escola à EXPO SYNC vai ao encontro do posicionamento de se manter próxima do mercado e atenta às novas tendências tecnológicas e de conteúdos.

Info
Workshop Direcção de Fotografia

26 Maio 2018 | 16h00-18h00 | Stand WA (SB10)
27 Maio 2018 | 14h00-16h00 | Stand WA (SB10)

A Direção de Fotografia: pintar com luz.
Direção de Fotografia e linguagem audiovisual.
Equipamentos de luz para direção de fotografia.
Câmaras DSLR e Câmaras de Cinema Digital.
Tipologias das lentes fixas e zoom.
Exercícios de direção de fotografia e captação com câmara de cinematografia digital.

Aurélio Vasques, Realizador e Diretor de Fotografia

Formação em Fotografia de Publicidade e Rosto no Studio 8A e de Direcção de Fotografia com Eduardo Serra, em 2014/15.
Director de Fotografia em diversos videoclips de bandas Portuguesas, e publicidade fazendo filmes para marcas como: Super Bock, TMN, Cofidis, UZO, Swatch, Millennium, Modelo, Activia, Danon, Coral, entre outras. Em 2006, junta a Realização ao seu trabalho enquanto Director de Fotografia, e começa a desempenhar as duas funções, destacam-se os trabalhos em videoclips para as bandas como João Pedro Pais, Boss AC, Camané, GNR, Jorge Palma, Ana Moura, Mariza, entre outros; os showcases de Pedro Abrunhosa, Mafalda Arnauth, Cristina Branco, Carlos do Carmo e Bernardo Sassetti, Diana Krall, Sergio Godinho, Virgem Suta, Anaquim, Luís Represas e João Gil, Carlos do Carmo e Maria João Pires; os documentários Adriano Aqui e Agora e FADO; e as curtas metragens “Beija-me e Silêncio de um Olhar” Na área da fotografia, realiza e fotografa as fotonovelas “Afinal Havia Outra” (Oficina do Livro) e “Metro e a Cidade “(jornal O Metro). Em 2015 faz a sua primeira exposição fotográfica com o projeto “Álbum de Família” para o Museu do Fado.

Workshops em parceria com CANON

Info
Workshop OPERAÇÃO PERCHCAM

27 Maio 2018 | 16h00-17h00 | Stand WA (SB10)

A PerchCam e os sistemas especiais de captação de imagem.
Práticas de setup, configuração e operação de PerchCam.

José Silveira, Coordenador de projectos audiovisuais

Operador de Câmara e supervisor de imagem com mais de 25 anos de experiência na RTP.
Em 2014 sai da RTP para coordenar e realizar projetos audiovisuais na OMNICAM4SKY, funções exercidas em paralelo com a direção do Departamento Audiovisual do Fashion Studio.

 

Workshop em parceria com FASHION STUDIO

Info
Workshop SOM AO VIVO

27 Maio 2018 | 17h00-19h00 | Auditório Sync

Funções e operações na equipa de som ao vivo.
Sistemas áudio, equipamento e sua operação:
Microfones, monitores, mesas de mistura e processamento, ligações.
Monição de palco.
Som de frente.
Captação de vozes e outras fontes sonoras.
Operações de mistura e processamento para vivo.
Interpretação de riders técnicos de som.
Exercício real de som ao vivo com banda.

Fernando Abrantes, Técnico de Som e Produtor Musical

Frequentou o Conservatório Nacional durante um ano para preparação do exame de admissão à Escola Superior de Música (Robert Schumann Institut) em Duesseldorf. Formou-se em Engenharia de som e imagem na Universidade Técnica e no Robert Schumann Institut de Duesseldorf (Alemanha).
Realiza a produção e gravação de vários artistas, entre eles: Paulo de Carvalho, Luís Represas, Carlos do Carmo, Gonçalo Salgueiro, Carlos Bruno, Susana Félix, Mafalda Veiga, UHF, IRIS, Camerata Lusitana entre outros.

 

Info
Workshop FOOD PHOTOGRAPHY

28 Maio 2018 | 15h00-17h00 | Stand WA (SB10)

Iluminação para fotografia de comida.
Equipamento fotográfico ideal.
Fotografia de comida e produtos, estética e composição.
Exercícios práticos de Food Photography.

Jorge Simão, Fotógrafo

Fotojornalista como formação, actualmente freelancer especializado em fotografia de culinária.
Vários livros publicados com Chefes como os 100 melhores Azeites Portugueses, A cozinha de Miguel Castro Silva , Sushi em Casa de Paulo Morais.

 

Info
Masterclass VIDEOMAPPING

28 Maio | 17h00-18h30 | Sync Talk 1

O poder da imagem através do videomapping.

Guillaume Alatak, Digital Artist na Oskar & Gaspar

Oskar & Gaspar é um coletivo de artes visuais e profissionais multimédia, especializados na área de videomapping, projecção 3D e stage design.

 

Masterclass em parceria com OSKAR & GASPAR

 

Info
Workshop EFEITOS ESPECIAIS

28 Maio | 17h00-18h30 | Stand WA (SB10)

A caracterização e os efeitos especiais.
Os materiais e equipamentos para caracterização.
Exercícios práticos de feridas e cicatrizes.

Helena Batista, Maquilhadora e Caraterizadora

Fascinada desde criança pelo cinema, teatro, fotografia e influenciada pelos mestres com quem conviveu desde cedo, esteve sempre ligada a actividades relacionadas com as artes.
Frequentou o curso técnico de cinema de caracterização  pelo Instituto Português de Cinema em 1988.
Iniciou a actividade como caracterizadora/maquilhadora em 1989, tendo participado em várias longas metragens em Espanha e posteriormente em Portugal com o Mestre Manoel de Oliveira.
SFX Masterclass/Fantasporto 2010 com Colin H. Arthur e Sarah Pooley-London Sessions Productions. SFX Masterclass/Motel X 2014 com Dan Frye.
Desenvolve a actividade em diversas empresas do sector audiovisual: produtoras de cinema, publicidade, teatro, televisão, fotografia, eventos de moda.
Actualmente é sócia-gerente da empresa Sincolour –Caracterização e Maquilhagem, Lda. que comercializa produtos cosméticos específicos para maquilhagem profissional e efeitos especiais.
Membro da Academia de Cinema Portuguesa Nº82.
Formadora Certificada nº EDF571596/2011 DL.

Workshop em parceria com SINCOLOUR

Info
Masterclass DaVINCI RESOLVE 15 – New Features

28 Maio | 18h30-19h30 | SYNC TALK 1

O Grading com o DaVINCI RESOLVE 15 e as novas funcionalidades da edição 15 que acabou de ser lançada no mercado.

Nuno Garcia,  Colorista | Post-production

 

Nuno Garcia nasceu em Lisboa onde se formou em Realização de cinema, mas tendo começado a estagiar na antiga CEE centro de edição especial, rapidamente se apaixonou pela pós produção. Começa como assistente de Telecinema e durante 2 anos tem a função de auxiliar o colorista senior na colocação dos rolos de película 16mm e 35mm, fazer grading one light para os editores montarem. Passado esse tempo e já como sénior colorista tira vários cursos na Rank Cintel e DaVinci com Stuart Black Jones, Davinci 888 dui, DaVinci 2k e SpiritTelecine na empresa LightFilm. Executando trabalhos para todas as produtoras nacionais e estrangeiras de publicidade, cinema, telefilmes, clipes de musica. Trabalhando directamente com as equipas de edição, composição de imagem e 3D.  Tem Ainda certificado de Train-The-Trainer da BlackMagic Design para Davinci Resolve. É ainda formador de Grading na World Academy a única escola em Portugal certificada como Training Partner da Black Magic para o DaVinci Resolve.

Info
Workshop FOTOGRAFIA DE MODA – BEAUTY

26 Maio | 18h00-20h00 | STAND WA (SB10)

Fotografia de moda, equipa e funções: fotógrafo e assistentes, estilista, cabelos, make-up e produção.
Técnicas de iluminação.
Dirigir e trabalhar com modelos. Preparação e planificação.
Exercício prático de Beauty shot em estúdio.

Maria Rita, Fotógrafa de Moda

Maria Rita nasceu em 1985 e começou a gastar os seus primeiros rolos ainda com 6 anos. Licenciou-se em Design de Moda na Faculdade de Arquitetura de Lisboa, o que despertou o interesse pela fotografia dessa área. Decide então estudar fotografia e foram estes dois cursos que lhe deram a base para o seu trabalho atual.
Depois de três anos a trabalhar em high-end retouching em Londres, regressa a Portugal para se dedicar exclusivamente à fotografia, tendo atualmente trabalhos publicados a nível nacional e internacional. À parte do seu trabalho, usa a fotografia essencialmente como uma extensão de memória. Fotografa tudo, procurando não esquecer.

 

Info
Masterclass O PRODUTOR MUSICAL

29 Maio | 17h00-18h00 | SYNC TALK 1

Andro del Pozo (El Conductor), Produtor Musical 

Fundador, autor e produtor dos Buraka Som Sistema e MC da banda desde a sua criação à mais de uma década.
Em simultâneo tem sido produtor, autor, compositor e MC no activo desde 1994.
Em 2004, produz o álbum Ngonguenha, fusão de Hip Hop e música tradicional Angolana.
Actualmente gere o estúdio Mo’Kubiko, onde se dedica a produzir géneros sub-urbanos de Angola, Portugal, e de outros países.

 

Info
Masterclass RETRATO DE ARTISTAS

29 Maio | 18h00-19h00 | SYNC TALK 1

A Fotografia de retrato a artistas e bandas.
Das sessões improvisadas — em adaptação aos espaços e circunstâncias envolventes — às sessões inspiradas na obra dos músicos.

Rita Carmo, Fotógrafa 

Rita Carmo é fotógrafa dedicada à cena musical há mais de 25 anos. Iniciou a publicação de fotografias no semanário Blitz em 1992 onde permanece fotógrafa residente. Tem fotografias publicadas em diversas publicações portuguesas e estrangeiras. Em 2003 editou pela Assírio & Alvim o álbum fotográfico “Altas-Luzes”. Em 2004, a convite da Alcatel Portugal e da Numero, expõe no 4º Festival Portugais na Fnac Forum Les Halles em Paris. Em 2008, no âmbito do Congresso Feminista, expõe na Fundação Calouste Gulbenkian. Ainda em 2008, edita com a revista BLITZ o álbum “Portugal XXI – Imagens de Sons Portugueses”. Em Julho de 2009 expõe no Festival Alive parte do seu trabalho relacionado com concertos ao vivo. Em 2013, edita o álbum “Bandas Sonoras – 100 Retratos na Música Portuguesa” pela Chiado Editora. Em Julho de 2015, é curadora e expõe no Festival Super Bock Super Rock um importante acervo dos 20 anos do Festival.
Como freelancer é responsável por diversas capas de CD’s e imagens de divulgação de músicos portugueses. Foi júri do Prémio FNAC Novos Talentos Fotografia em 2004 e 2005. É Formadora de Fotografia no CENJOR, Instituto Português de Fotografia, Restart e World Academy.