MULTICÂMARA E ILUMINAÇÃO LIVE

Módulo de Curso | Câmara e Iluminação I

CONTEÚDOS DO CURSO

MULTI-CÂMARA E ILUMINAÇÃO LIVE: ENTRETENIMENTO TV (44h)
Colaboração com as várias turmas de audiovisual da World Academy (Realização, Produção, Acting, e outras turmas do ramo audiovisual), na criação e execução de um talkshow de entretenimento em multicâmara. Gravação de sketches humorísticos em multicâmara. As turmas de câmara conceptualizam e executam todo o trabalho de iluminação e desenho de luz em estúdio cenografado, e executam as funções de câmara, e assistente de câmara durante a preparação, os ensaios e as gravações do talkshow. A gravação é ao vivo, com conteúdos de apresentador, entrevistas em estúdio e no exterior, sketches humorísticos e público.


MULTI-CÂMARA E ILUMINAÇÃO LIVE: CONCERTO (8h)
As turmas de câmara trabalham em conjunto com as restantes turmas de audiovisuais, de espetáculos e de som da World Academy na gravação multicâmara de um concerto ao vivo. As turmas de Câmara executam as funções de operador de câmara fixa e móvel, assistente de câmara, operação de grua e assistência, durante o ensaio e a gravação do concerto. A gravação é ao vivo com presença do público.).

FORMADORES

Gonçalo Colaço, Operador de Grua
Quase vinte e três anos como operador de câmara e de grua nas mais variadas vertentes da actividade televisiva, em directos e gravados.  Tais como, eventos desportivos, informação, documentários, institucionais, ficção (séries, telenovelas, filmes e curta-metragens), musicais (concertos e videoclips), programas de variedades, talk shows, reality shows, concursos, entre outros, para os canais portugueses e estrangeiros.

 

 

Luís Silva, Iluminador
Desde 16 de Agosto de 1988 até á presente data, encontra-se integrado nos quadros da R.T.P., desempenhando a função de Coordenador da área de Iluminação. Colaborador há vários anos do Centro de Formação da R.T.P. onde, só no ano de 2003 ministrou mais de 300 horas de formação teórica e estágios. Formador na universidade Lusófona e em várias escolas profissionais; Restart, EPI e Etic, desde 2001. Nomeado para as produções e emissões da Tele Expo, na Expo98, onde participou num sem número de espectáculos dos mais variados tipos. Visitou mais de uma vez, no estrangeiro, exposições como a Plasa (Londres), IBC (Amesterdão) e Intermusic (Valencia). Membro da Associação de Imagem Portuguesa, Sociedade Portuguesa de Autores, Association of Lighting Designers e da The Society of Television Lighting Directors. Autor do livro Iluminação, edição de Autor, em 2003. Autor do livro Conceitos Básicos de Iluminação, editado em Outubro de 2004 por Edições Universitárias Lusófonas integrado na colecção Imagens, Sons, Máquinas e Pensamentos e reeditado em 2012. Autor do Programa da Disciplina de Projecto e Tecnologias – Especialização Luz –  do 12º Ano do Curso de Comunicação Audiovisual dos Cursos Artísticos Especializados de Artes Visuais e Audiovisuais, para o Ministério da Educação.


Pedro Rua, Light Designer
Curso Geral de Eletricidade. 2º Ano Complementar de eletrónica (antigo Curso Industrial).
Diretor Técnico de Eventos.
Consultor de Infraestruturais técnicas para locais de espetáculo.
Desenhador de Iluminação de Espetáculos.

 

 

Ricardo Nogueira, Operador de Câmara
Inicia a sua atividade no meio audiovisual em 1991, como técnico de videotapes na Nova Imagem onde colabora como assistente de iluminação e de câmara em mais de 300 Filmes Publicitários. Inicia-se na operação do Steadicam em 1994 num workshop de Steadicam na Optex em Londres e paralelamente começa a sua carreira de operador de câmara em ficção na produtora NBP. No estúdio da Multicena, é supervisor técnico e operador de câmara onde participa em vários programas de ficção e de entretenimento. Trabalha como freelancer, operando steadicam para comerciais e TV, supervisão e operação de câmara para TV (Chuva de Estrelas, Surprise Show, Agora ou Nunca, All You Need, Herman SIC, etc). Paralelamente especializa‐se em Motion Control na Nova Imagem. Em 1996 abre a sua primeira produtora onde produz e realiza vários filmes institucionais. Depois de viver na Austrália onde estuda e trabalha durante um ano volta a Portugal para se dedicar como operador de câmara e Steadicam ás séries de ficção de época (Raia dos Medos; Conde de Abranhos; Alves dos Reis; O Processo dos Távoras; Ferreirinha). Em 2003 parte para Londres para uma estadia de 3 anos. Estuda realização e trabalha em diversos projetos de ficção e entretenimento. De volta a Portugal funda a Help Images uma ONG que produz filmes e outros produtos de comunicação para o 3º sector. Na Help cria, produz e realiza comerciais, documentários e institucionais. Paralelamente continua a trabalhar como operador de câmara em diversos projetos de televisão nas áreas de ficção e entretenimento. Desde 2005 que leciona em diversas escolas nas áreas de tecnologias audiovisuais, câmara, iluminação e operação de steadicam.

OUTRAS INFORMAÇÕES

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, LCD e internet. Estúdio de vídeo para produções com uma e várias câmaras profissionais. Grua Jimmy jib Triangle e teleponto.
Câmaras broadcast SONY PMW300 (HD, 16:9, memorycard) para estúdio e exteriores. Equipamento de iluminação e de áudio para exteriores. Auditório para espetáculos e gravação multicâmara. Régie para gravação e transmissão multicâmara.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| METODOLOGIA PEDAGÓGICA
Demonstrativa, expositiva, participativa.

| ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Presencial

WORLD ACADEMY
Avenida Comendador Nunes Côrrea, nº 44
2790-224 Carnaxide

Inscrição

| PREÇOS
Valor Total do Módulo: 560€
3 Mensalidades: 190€ (Janeiro, Fevereiro e Março 2017)

| DESCONTOS
10 % | Parceiros
15 % | Formadores e Alunos World Academy
(descontos não acumuláveis)

O pagamento da primeira mensalidade é efetuado no ato de inscrição e as seguintes até ao dia 5 de cada mês de formação.

| PRE-REQUISITOS
Mínimo de 17 anos à data da inscrição.
Frequência de 11º ano de escolaridade como mínimo.
Preenchimento de Ficha e Candidatura e envio de Curriculum Vitae para análise e admissão no módulo.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Entrega presencial ou envio para o email info@worldacademy.pt dos documentos:
– Ficha de candidatura, cartão de cidadão, fotografia digital e comprovativo de morada.
Assinatura do contrato, leitura e aceitação do Regulamento da World Academy.
Pagamento do valor total ou da 1ª prestação da formação.

| FORMAS DE PAGAMENTO
– Presencial através de Multibanco ou Numerário na Secretaria da World Academy.
– Por transferência Bancária IBAN PT50 0018 00034 103081802072 (o comprovativo de transferência terá de ser enviado com o processo de inscrição para info@worldacademy.pt).

As inscrições por e-mail ou correio estão sempre sujeitas a confirmação por parte da Secretaria da World Academy.

| CONDIÇÕES GERAIS
Os módulos de curso têm avaliação com classificação.
O aproveitamento no módulo confere Certificado de Formação.
As datas poderão sofrer alterações sem aviso prévio.
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy.
O processo de inscrição automaticamente valida a aceitação dos termos deste regulamento.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.