Produção Musical

Módulo de Curso | Produção e Promoção de Música

CONTEÚDOS DO CURSO

|PRODUÇÃO MUSICAL (36h)
Composição, arranjos e métodos de composição. Demos. Gravações caseiras. Noções gerais sobre som. Tipos de estúdios. Equipamentos e novas tecnologias. Técnicas de captação e gravação. O papel do produtor. Visita a um estúdio profissional. O papel do editor, a edição de autor. Edição, fabrico e distribuição. Edição e distribuição digital.
Exercícios práticos de captação, gravação e mistura de música.

FORMADOR

João Pires Campos (Flak), Músico e Produtor.
É um dos fundadores dos Rádio Macau e produtor de discos de Requiem Pelos Vivos, Jorge Palma, Entre Aspas, Alexandre Garret, MAU, Bunnyranch, entre outros. Começou por tocar bateria e depois guitarra. Em 1983 foi fundador, com Xana e Alex, dos Rádio Macau. O primeiro álbum foi editado em 1984. Em 1988 produziu um disco dos Requiem Pelos Vivos. Durante algum tempo escreveu crónicas semanais para o jornal “Se7e“. Em 1989 produziu o álbum “O Rapaz do Trapézio Voador” dos Rádio Macau. Toca também com a Sétima Legião. Começou a estudar música e a frequentar o Hot Club. Forma os Máquina de Almoço dá Pancadas em 1990. Em 1992 produz o álbum “A Marca Amarela” dos Rádio Macau. Actua com os Cavacos, onde era o John Cavaco. Toca com o Palma’s Gang e com os Plopoplot Pot de Nuno Rebelo. Produz o álbum de estreia de Xana em 1994. No ano seguinte colabora com Jorge Palma no tema “+ 1 Comboio” na compilação “Espanta Espíritos“. Em 1997 colabora com Sérgio Godinho no disco “Domingo No Mundo“. Lançou o seu disco de estreia a solo em 1998. Dois dos temas apresentados ao vivo na Antena3 são incluídos na compilação “Ao Vivo Na Antena3”. Em 2001 forma, com Carlos Morgado e depois com Cláudia Efe, os Micro Audio Waves. Edita também “ Onde o tempo faz a curva “ com os Rádio Macau. O álbum “No Waves“, dos Micro Audio Waves lançado em 2004, foi considerado como um dos mais excitantes álbuns do ano por John Peel da BBC Radio One, e ganhou o Qwartz Electronic Music Awards em Paris em 2006 (melhor álbum e melhor videoclip). Escreve a música do filme “Quarto Andar” de José Nascimento. Em 2007 produz “Vôo nocturno”, trabalho de Jorge Palma que chegou às 3 platinas. Estreia também no Forum Lisboa uma banda Sonora de sua autoria para o filme “Lisboa crónica anedótica” de Leitão de Barros. Já em 2008, os Rádio Macau editam o álbum “8”. Ainda nesse ano actua na sala MusicBox com os The Stroke Lunch Machine, nome que é uma referência aos A Máquina de Almoço Dá Pancadas. Tratou-se de uma “Electro-Acoustic Groove Party” que incluiu músicas do seu álbum a solo, duas canções cantadas por Cláudia Efe e outras duas interpretadas por Luísa Gonçalves. Em 2009 grava com os Micro Audio Waves a banda sonora de “Zoetrope” um espectáculo em colaboração com Rui Horta. Em 2012 produz “Com todo o respeito”, de Jorge Palma e “Vôos Domésticos” dos GNR.

OUTRAS INFORMAÇÕES

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com 1 computador por aluno, internet e LCD. Estúdio de som profissional com cabines de captação. Sala de pré-produção e pós-produção áudio com 1 pc por aluno. Auditório Academy e Auditório municipal equipados para espetáculos. Equipamento profissional e estúdios de vídeo e fotografia.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| METODOLOGIA PEDAGÓGICA
Demonstrativa, expositiva, participativa.

| ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Presencial

WORLD ACADEMY
Avenida Comendador Nunes Côrrea, nº 44
2790-224 Carnaxide

Inscrição

| PREÇOS
Valor Total do Módulo: 290€

(O pagamento integral no ato de inscrição)

| DESCONTOS
10 % | Parceiros
15 % | Formadores, alunos e ex-alunos World Academy
(descontos não acumuláveis)

| PRE-REQUISITOS
Mínimo de 17 anos à data da inscrição.
Frequência de 11º ano de escolaridade como mínimo.
Preenchimento de Ficha e Candidatura e envio de Curriculum Vitae para análise e admissão no módulo.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Entrega presencial ou envio para o email info@worldacademy.pt dos documentos:
– Ficha de candidatura, cartão de cidadão, fotografia digital e comprovativo de morada.
Assinatura do contrato, leitura e aceitação do Regulamento da World Academy.
Pagamento do valor total ou da 1ª prestação da formação.

| FORMAS DE PAGAMENTO
– Presencial através de Multibanco ou Numerário na Secretaria da World Academy.
– Por transferência Bancária para o IBAN PT50 0018 00034 103081802072
(neste caso o comprovativo de transferência terá de ser enviado com o processo de inscrição para info@worldacademy.pt).

As inscrições por e-mail ou correio estão sempre sujeitas a confirmação por parte da Secretaria da World Academy.

| CONDIÇÕES GERAIS
Os módulos de curso têm avaliação com classificação.
O aproveitamento no módulo confere Certificado de Formação.
As datas poderão sofrer alterações sem aviso prévio.
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. O processo de inscrição automaticamente valida a aceitação dos termos deste regulamento.

 

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.