Produção e Promoção de Música

As novas formas de distribuição e venda de música, criaram uma maior necessidade na promoção e visibilidade dos artistas e músicos em geral. Assim o trabalho do editor, agente, promotor ou  produtor é cada vez mais uma peça essencial na área da música.

CONTEÚDOS

| PRODUÇÃO E EDIÇÃO (24h)
Evolução da indústria discográfica. A nova geração de tecnologias. Tendências no mercado da música.
Novos autores. Criação e composição.
Produção musical: papel do produtor, estúdios de gravação, etapas de produção. Visita a estúdio profissional.
Edição: editoras multinacionais, independentes e edição de autor. AR, edição, promoção, distribuição, gestão de catálogos. Principais canais de receita e vendas. Gestão financeira de projetos musicais. Relação das editoras com músicos, agentes, media e promotores.
Noções sobre direitos de autor, conexos, licensing, publishing e contratos.

| AGENCIAMENTO E MANAGEMENT (24h)
Agenciamento: como se cria e gere, quem faz o quê. Gestão de artistas e carreiras. Contratos. Promoção. Pontes com editoras, artistas, managers, media e promotores.
Management: acompanhamento dos projectos musicais desde produção de demos e materiais de promoção, criação de rede de contactos e RP (novos artistas) , passando pela gestão das fases de gravação em estúdio, contratos,  gestão de orçamentos, booking de concertos, relação com media e todos os intervenientes na cadeia.

| MARKETING E PROMOÇÃO (24h)
Tipos de públicos e de produtos. Tendências de mercado. Media digitais e não digitais.
Plano estratégico de marketing. O briefing. Planos e acções de promoção. Planeamento media. Relações públicas. Comunicação social. O press kit e as ferramentas tradicionais. Criação de conteúdos: fotografia, design e branding, vídeos promo/ musicais e canais net. Marketing Digital. Redes sociais. Promoção nos pontos de venda (off e online). Visita a estúdio de televisão ou rádio.

| PRODUÇÃO DE CONCERTOS (28h)
A produção de concertos em formato standard, showcase, festivais, tournées. Outros espectáculos com música integrada: dança, teatro, musicais, espectáculos multimédia. Equipamentos e tecnologias para música ao vivo. O planeamento e as diversas fases da produção de um concerto. Carreira e funções do promotor e produtor. Papel das editoras. Legislação de espetáculos. Exercício prático de produção e promoção de um conjunto de um concerto na World Academy. Inclui apoio de alunos dos cursos de Técnico de Espetáculo, Som, Vídeo e Fotografia. Terá ainda apoio logístico e promocional da própria World Academy.

FORMADORES


Alexandre Cortez
Músico e Produtor


Luís Viegas
Produtor 


Nuno Sampaio
Promotor e Agente


Sérgio Noronha
Promotor

CONVIDADOS


Ana Filipa Carvalho
Produtora Música no Coração


Daniel Makosch
Fundador e A&R Raging Planet 


João Alvarez
City Manager da Sofar Sounds Lisbon


Pedro Azevedo
Programador Musicbox

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
Universal Music Portugal
Music Box
Produtores Associados
Ao sul do Mundo
Festival Andanças
Festival Meo Sudoeste
Festival Mexe Fest
Festival Super Bock Super Rock
2 Riscos
ADLC
Antena 1, 2 e 3
Canal Q
CCB
CTL- Cultural Trends Lisbon
Gerador
Ghude
H2N Events
Indigo – The Sound Experience
Leds4Dance
Meo Arena
Pim Pam Pum
PMP – Produção de Eventos
Rituais
RTP
TVI
SIC
Vicoustic
Yellow Star Company
+ outros

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com 1 computador por aluno, internet e TV.
Auditório completamente equipado para espetáculos, com iluminação, som e vídeo. Estúdio de som profissional com ligação ao auditório.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| METODOLOGIA PEDAGÓGICA
Demonstrativa, expositiva, participativa.

| ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Presencial

WORLD ACADEMY
Avenida Comendador Nunes Côrrea, nº 44
2790-224 Carnaxide

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas mediante disponibilidade e capacidade de uso.

Inscrição

| PRE-REQUISITOS
Mínimo de 17 anos à data da inscrição.
Frequência de 11º ano de escolaridade como mínimo.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
– Entrega de Currículo e da Ficha de Inscrição devidamente preenchida.
– Pagamento do valor da Inscrição.
– Leitura e aceitação do Contrato de Formação.
– Leitura e aceitação do Regulamento da World Academy.
– Entrega de CV, cartão de cidadão*, fotografia digital e comprovativo de morada.

*A cópia/digitalização do cartão de cidadão, para arquivo da World Channels, S.A, apenas será feita com autorização expressa do titular do mesmo, uma vez que de acordo com artigo 5.º da Lei n.º 7/2007 de 5 de fevereiro, este procedimento não é obrigatório.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.