FOTOJORNALISMO

CURSO INTENSIVO

O fotojornalismo informa através das imagens, alerta, conta histórias e transmite emoções através de um outro olhar. Este intensivo destina-se ao treino prático de uma das mais nobres e imprescindível área da fotografia.

CONTEÚDOS DO CURSO

| LINGUAGEM DO FOTOJORNALISMO (12h)
Principais momentos históricos do fotojornalismo.
Dos primeiros fotojornalistas até ao digital.
Ponto de vista e objectividade. Narrativa.
Da informação ao documental.
Análise crítica de case studies.
Fotojornalimo em Portugal.

| PRÁTICAS JORNALÍSTICAS (12h)
Escrita jornalística: princípios, fontes e pesquisa, técnicas base, géneros e formatos.
A estrutura de uma peça escrita.
Escrita jornalística para jornal e revista.
A relação entre a escrita jornalística e a imagem.

| RETRATO EDITORIAL PARA INFORMAÇÃO (32h)
Tipos de retrato. Retratos de figuras públicas e anónimos.
Retrato de reportagem jornalística. Jornais e Revistas.
Estúdio e cenários reais. Técnicas de iluminação em estúdio e exteriores para retrato.
Dirigir pessoas retratadas. Definir conceitos visuais, pesquisar e planear fotografia de retrato.
Exercícios práticos de retrato editorial em estúdio e exteriores.

| POLÍTICA E SOCIEDADE (32h)
Fotografia de rua: imprevistos, improvisos e observação, lidar e ganhar confiança com pessoas anónimas. Direitos de imagem. Linhas editoriais de revistas e jornais.
Eventos e agenda: conferências, inaugurações, conferências de imprensa, eventos políticos e manifestações. O trabalho na Assembleia da República e outras instituições estatais.
Reportagens: construir peças com tema e ângulo específicos.
Exercícios práticos de reportagem em rua e em eventos de agenda política ou institucional.

| GRANDE REPORTAGEM (32h)
Cada aluno tem que pensar, investigar, fazer pitch, fotografar e apresentar uma grande reportagem ao formador que será o orientador da reportagem. Este módulo decorre com autonomia própria do aluno na captação fotográfica com as aulas a serem acompanhamento e debate sobre o trabalho com o formador.
Os melhores trabalhos serão apresentados em exposição pública.

FORMADORES



Ângelo Lucas

Fotojornalista
BIO

É fotojornalista e professor na área e tem produzido reportagens por todo o mundo, especialmente em cenários de guerra ou de conflito armado, como por exemplo, Bósnia, Iraque, Kosovo, Palestina e Afeganistão ou sobre a Frente Polisário, o Movimento Zapatista, o socialismo-islâmico de Khadaffi. Em Portugal, fotografa temas e minorias nas franjas da sociedade. Tem obra publicada e já realizou e participou em diversas exposições.



Bruno Santos

Fotógrafo 
BIO

Bruno Santos nasceu em 1968 na cidade de Lisboa, onde vive e trabalha. É fotografo e professor de fotografia, com formação académica em estudos de fotografia (Mestrado em Design e Cultura visual e Licenciatura em Fotografia e Cultura Visual). Desenvolve desde os anos noventa, projetos pessoais centrados na imagem quotidiana e no questionamento do valor do referente como elemento simultaneamente documental e artístico. A sua formação inicial no campo da Biologia transportam as suas preocupações para a natureza e o seu encontro com o Homem.



Jorge Simão

Fotógrafo 
BIO

Jorge Simão nasceu em Angola.
Tem o curso de Fotografia do IADE e de Luminotécnia no IFICT. Participou em vários workshops com fotógrafos como David Alan Harvey, Steve McCurry e Greg Gorman onde praticou e desenvolveu a fotografia de retrato e de moda.
É freelancer desde 1990, e fotojornalista no jornal “EXPRESSO”. O seu trabalho também foi publicado em diversos jornais e revistas, incluindo “Time”, ” El Mundo”, “Desporto&Aventura”, “Saúde Mais”, “Grande Reportagem”.
Em 2000, venceu do Prémio Internacional Humanitário “Luis Valtuena” concedido pela ONG espanhola “Médicos do Mundo” com uma fotografia de crianças sub-nutridas em Angola. Entre as suas foto-reportagens em África destacam-se a das cheias de Moçambique, dos refugiados Saharaui, dos diamantes de Angola e da guerra civil na Guiné-Bissau. Realizou diversas exposições individuais e coletivas.



José Ventura

Fotojornalista
BIO

José Ventura trabalha como profissional desde 1998, depois de terminar formação na escola AR.CO com o Curso Avançado de Fotografia, participou num estágio no Jornal Expresso, jornal onde acaba por colaborar permanentemente durante quase 16 ano como fotojornalista.

Publica em revistas como a Volta ao Mundo, Revista Focus, Courrier Internacional Português e Francês, Visão, Blitz e Jornal Público. Por ultimo em colaboração com a Agência das nações únicas para os refugiados, ACNUR.

Considera-se um privilegiado por ter tido a oportunidade de conhecer alguns dos os mais importantes intervenientes na sociedade portuguesa e internacional dos últimos anos. A experiência de vida que resultou desse trabalho dentro e fora do país é sem duvida um tesouro inestimável.

OUTRAS INFORMAÇÕES

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com 1 computador por aluno, internet e TV.
Sala com 1 computador por aluno, LCD, internet, Photoshop e Lightroom.
Estúdio de fotografia com fundos, mesa de iluminação, equipamento especializado de iluminação, refletores e outros acessórios, 2 câmaras DSLR profissionais full sensor e conjunto de objetivas com distâncias focais variadas, especializados para vários tipos de trabalhos.
Para além do equipamento da escola, cada aluno tem de ter a sua câmara DSLR, de qualquer marca ou modelo.

| MATERIAIS NECESSÁRIOS |responsabilidade do aluno
Para além do equipamento da escola, cada aluno tem de ter a sua câmara DSLR, de qualquer marca ou modelo, para execução autónoma de exercícios. Caso a câmara do aluno seja da marca Canon, poderá utilizar e requisitar as lentes da escola.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas,
mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Aperfeiçoamento

| METODOLOGIA PEDAGÓGICA
Demonstrativa, expositiva, participativa.

| ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Presencial

Inscrição

| PRE-REQUISITOS
Mínimo de 17 anos à data da inscrição.
Frequência de 11º ano de escolaridade como mínimo.
Conhecimentos de captação e operação fotográfica.

| FORMAS DE PAGAMENTO
Presencial através de Multibanco ou Numerário na Secretaria da World Academy.
Por transferência Bancária IBAN PT50 0018 00034 103081802072 (o comprovativo de transferência terá de ser enviado com o processo de inscrição para info@worldacademy.pt).

As inscrições por e-mail ou correio estão sempre sujeitas a confirmação por parte da Secretaria da World Academy.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Entrega de Currículo e da Ficha de Inscrição (download aqui) devidamente preenchida.
Pagamento do valor da Inscrição.
Leitura e aceitação escrita do Regulamento da World Academy e do Contrato de Formação.
Entrega de currículo, apresentação do cartão de cidadão*, fotografia digital e comprovativo de morada.

*A cópia/digitalização do cartão de cidadão, para arquivo da World Channels, S.A, apenas será feita com autorização expressa do titular do mesmo, uma vez que de acordo com artigo 5.º da Lei n.º 7/2007 de 5 de fevereiro, este procedimento não é obrigatório.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

 

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.

Cursos Relacionados