DESIGN E CONSTRUÇÃO DE ACESSÓRIOS

CURSO INTENSIVO

O design e construção manual de acessórios de moda é uma área criativa que permite ao designer uma grande autonomia ao nível de todo o processo criativo e de produção. Criar, construir e comercializar, de forma direta e autónoma.

CONTEÚDOS DO CURSO

| CONCEITOS BÁSICOS, DESENHO E ILUSTRAÇÃO (32h)
A indústria dos acessórios. Breve história dos acessórios. Anatomia de uma Mala: partes e componentes de uma mala, carteiras e outros acessórios.
Moldes: o que são e para que servem. Materiais Usados na indústria dos acessórios. Tipologias de acessórios. Outras categorias de acessórios de moda. Introdução ao desenho manual. Pesquisa e moodboard de caracterização pessoal.

| DESIGN DE COLEÇÃO (32h)
Teoria da Coleção Tipos de Montagens. Tipos de Costuras.
Processo criativo. Desenhos exploratórios e definição de conceitos.
Construção de maquetas.

| TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO MANUAL (40h)
Documentos e peças técnicas de informação e construção. Ficha técnica de produto, folha de custos. Pré-moldes e Moldes. Construção Manual de acessórios. Desenvolvimento de tarefas para a realização dos artigos a apresentar como coleção individual: Moldes, corte, preparação, montagem, costura e acabamentos.

| IMAGEM E NEGÓCIO (8h)
Branding, Promoção e Ideia de Negócio. Plano de Negócio Mix de Produto. Promoção e Redes Sociais Apresentação de Produtos/Coleções Imagem promocional do produto: Produção Fotográfica

| SOFTWARE E APRESENTAÇÃO FINAL (8h)
Suportes de divulgação e informação técnica: Dossiê Técnico, Portfolio, Catálogo e Painel de Exposição. Preparação para apresentação pública e privada.

FORMADORES

Paulo Silveira Pereira, Designer de comunicação, acessórios e calçado 
Fiz todo o percurso escolar e académico ligado às artes. Licenciei-me em Design de Equipamentos na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde ganhei o prémio Fundação Calouste Gulbenkian, categoria madeiras para o mercado Japonês no concurso Jovem Designer promovido pelo então ICEP. Em paralelo fiz uma especialização em desenho arqueológico. Mais tarde fiz uma formação em design de interiores e o mestrado em Práticas Culturais para a Infância. Profissionalmente desenvolvo atividade na área do design de comunicação, design de acessórios e calçado. Tive, ainda, uma breve passagem pela área cultural como diretor e programador de um auditório municipal. Atualmente o meu foco profissional está no design e formação nas áreas de acessórios, calçado e produção de moda.

 

Ivo Cordeiro, Fotógrafo de Publicidade

 

 

 

 

Ivan Martins, Fashion Account  
Sou um tipo perfeitamente comum com o hábito terrível de gostar de observar e pensar tudo e em tudo. Gosto de conversar e habitualmente comunico facilmente as minhas ideias. Vivi em Viana do Castelo até 2002. Aos 18 “emigrei” para Lisboa para me licenciar em design de moda. Inicialmente o plano era desenhar roupa, mas um feliz acaso levou-me a trabalhar em marketing e comunicação: “paixão” até à data desconhecida! Estreei-me na equipa de marketing portuguesa da Nike. Atualmente trabalho para dois gigantes americanos (Levi’s e a Dockers) e para uma marca nacional de calçado (Dkode).

OUTRAS INFORMAÇÕES

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, TV e Internet.
Auditório completamente equipado e com palco.
Estúdio vídeo equipado com câmaras, iluminação e som.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas,
mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| METODOLOGIA PEDAGÓGICA
Demonstrativa, expositiva, participativa.

| ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Presencial

Inscrição

| PRE-REQUISITOS
Mínimo de 17 anos à data da inscrição.
Frequência de 11º ano de escolaridade como mínimo.

| FORMAS DE PAGAMENTO
– Presencial através de Multibanco ou Numerário na Secretaria da World Academy.
– Por transferência Bancária IBAN PT50 0018 00034 103081802072 (o comprovativo de transferência terá de ser enviado com o processo de inscrição para info@worldacademy.pt).

As inscrições por e-mail ou correio estão sempre sujeitas a confirmação por parte da Secretaria da World Academy.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
– Entrega de Currículo e da Ficha de Inscrição (download aqui) devidamente preenchida.
– Pagamento do valor da Inscrição.
– Leitura e aceitação escrita do Regulamento da World Academy e do Contrato de Formação.
– Entrega de currículo, apresentação do cartão de cidadão*, fotografia digital e comprovativo de morada.

 

 

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.

Cursos Relacionados