Realização II

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL

realizacao

O passo seguinte na área de Realização. O segundo ano do curso de Realização destina-se a todos que, após dominarem as bases da realização, pretendem evoluir para uma realização mais autoral, nas principais áreas de marcado: documentário, publicidade, music videos, séries e ficção cinematográfica.
 

CONTEÚDOS DO CURSO

| DIRECÇÃO DE FOTOGRAFIA (21h)
A Direção de Fotografia: Pintar com luz. Direção de Fotografia e Linguagem Audiovisual. Análise de sequências e discussão das fontes de luz e acessórios utilizados. Equipamento de luz para direção de fotografia.
Câmaras DSLR e Câmaras de Cinema Digital. Entender o comportamento dos sensores.
Análise de sequências cinematográficas e discussão das
componentes técnicas, artísticas e emocionais resultantes do
trabalho de direção de fotografia.
Exercício de iluminação / direção de fotografia para Documentário.
Exercício de iluminação / direção de fotografia para linguagem publicitária.
Exercício de iluminação / direção de fotografia para sequência
de ficção.

| DIREÇÃO ARTISTICA (15h)
Masterclasses com profissionais de vários departamentos da Direção Artística, com o intuito de sensibilizar os realizadores para o trabalho com estes departamentos. Áreas de caracterização (caracterização especial, cabelos e make-up) / figurinos (guarda-roupa) / cenografia (production design) / e adereços.

|PÓS-PRODUÇÃO VÍDEO E ÁUDIO PARA NARRATIVA (24h)
A estrutura dos três atos: o grande pilar da narrativa; o contraste entre o final e o início; criação do primeiro ato: o setup; criação do segundo ato: o caminho; criação do terceiro ato: a resolução.
Evento inesperado e plot twists; exemplos e exercícios de storytelling para imagem.
O efeito Kuleshov: como a justaposição de duas imagens pode produzir
significados diferentes; preparar uma montagem.  Definir o objetivo e o tipo de caminho para o atingir. Exercícios de montagem, para treinar a justaposição; quando cortar e quando não cortar; duração dos planos; a importância do som
e da música; criação do rough cut; criação do Fine Cut.
Exercícios, para treinar o ritmo. Exercícios de montagem de diálogo e de construção narrativa. Pós-Produção de Áudio para sequências narrativas. Introdução ao Grading com Davinci Resolve.

| REALIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIO (36h)
Géneros e formatos de documentário. História breve do documentário. Observação e pesquisa. O ponto de vista autoral sobre a realidade. Levantar questões. Estrutura para
documentários. A narrativa dramática e o Documentário.
Abordagem visual. Entrevistas. Narração. Som e música em Documentário. O planeamento e a imprevisibilidade do real.
Equipas em documentário. Montagem financeira para Documentário. Exercício prático de realização de documentário, em grupos de realização, em conjunto com
alunos de outros cursos audiovisuais.
Festivais de cinema para documentários. Circuito para venda de documentários. Os
alunos fazem a pós-produção dos seus documentários.

| REALIZAÇÃO DE PUBLICIDADE (30h)
Análise de case-studies de spots publicitários, de vários orçamentos, nacionais e internacionais. Publicidade, marcas e empresas.
A agência de publicidade: áreas e organização. Relação cliente, agência, produtora audiovisual e realização. PPM’s: as reuniões com a agência. Mood Boards, Castings, Locations, Story Boards.
O mercado dos service. Exercícios de análise e reuniões com turma de Creative Advertising, para a realização de spots publicitários, de cariz social, a executar como trabalho de módulo.
Exercício prático de produção de spots publicitários, em grupos de realização, e em conjunto com alunos de outros cursos audiovisuais. Os alunos fazem a pós-produção dos seus spots publicitários.

|REALIZAÇÃO DE MUSIC VIDEO (30h)
Realização e disrupção. Case studies e análise de Music videos.
A indústria musical. Análise musical, abordagem e conceito estético.
Relacionamento e criação entre Realização e Músicos. Music Videos como ficção; music videos como experimentação. Music videos como inovação.
Realizar com orçamentos limitados. Exercícios de Técnicas de captação de playback. Exercício prático de realização de Music video, em grupos de realização, em conjunto com alunos de outros cursos audiovisuais. Os alunos fazem a pós-produção dos seus Music videos

|REALIZAÇÃO DE SÉRIES (30h)
Metodologias de realização em séries e novelas. Séries Dramáticas, Novelas, Séries de Humor. A realização de narrativa em multicâmara, live-to-tape. Análise do guião. Planificação de cenas para realização multicâmara. Ensaios e blocking. Direção de Actores em Séries e Novelas. Relação da realização, com a assistência de realização e o plateau, em realização multicâmara. As equipas em televisão. Exercício prático de realização de sequência de ficção em multicâmara, em grupos de realização, em conjunto com alunos de outros cursos audiovisuais. Exercício prático de realização de sequência de humor em multicâmara, em grupos de realização, em conjunto com alunos de outros cursos audiovisuais.

|REALIZAÇÃO DE AÇÃO (21h)
O que é uma cena de acção; qual a envolvência de meios técnicos e humanos. A importância da coordenação. Perceber o que é a acção/reacção. A importância dos ângulos de câmara e movimentos possíveis. A importância da pós-produção. Os vários tipos de sequências de acção: luta, viaturas, atropelamentos, quedas ao nível do chão e quedas altas para airbag, suspensões com cabos. Exercícios práticos em cenas de acção, onde os formandos poderão experimentar as diversas envolventes: coordenação, câmara, actor/duplo. Exercício de filmagem de uma mini história aplicando os conhecimentos adquiridos. Módulo em parceria com turma de Acting.

|REALIZAÇÃO DE FIÇÃO – NÍVEL II (43h)
Exercício individual de realização de curta-metragem de ficção. Os realizadores podem escolher entre realizar um guião pessoal, um guião externo à escola, ou um guião da turma de Guionismo. Com a ajuda de formadores especializados na área, e com o apoio da turma de Produção Audiovisual, os alunos podem recorrer a alunos de outras áreas ou, caso prefiram, a profissionais externos à escola para a equipa das suas curtas-metragens. Os alunos podem fazer a montagem e pós-produção das suas curtas-metragens, ou convidar alunos ou profissionais de edição.

| MOSTRA FINAL 
Os melhores trabalhos serão expostos na exposição que integrará o Festival da World Academy.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágio a marcar entre Julho e Outubro de 2017. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES

Aurélio Vasques
Diretor de Fotografia

diogo_varela_silvaDiogo Varela Silva
Realizador

Helena Batista
Caraterizadora 

João Gaspar
Diretor de Duplos 

José Pinheiro
Realizador 

Luis Monge
Realizador 

mafalda_estacioMafalda Estácio
Figurinista

Margarida Cardoso
Realizadora

miguel-sotto-mayorMiguel Sotto Mayor
Técnico de Som 

Paulo Braga
Cenógrafo
Rui Dias
Editor 
salomao_figueiredoSalomão Figueiredo
Realizador

 

+ convidados e formadores de outros cursos (Câmara e Iluminação, Produção para Televisão e Cinema, Som, Cenografia, Guionismo e Acting) nos exercícios interdisciplinares

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
TVI
RTP
Fuel TV
Sporting TV
Canal Q
David & Golias
Meo Arena
Festival Meo Sudoeste
Festival SBSR
Festival Sol da Caparica
Festival Monstra
Medialuso
Omnicam
Panavideo
Take and Sound
Coyoteland Media Group
Shortfuse
Terra Líquida
ADLC – Audiovisuais
Oskar& Gaspar
Trix
Pim Pam Pum
Amperel
Colorfoto
Canon
Sony
Music Box
Meo Fan Event
Imagine In
+ outros a confirmar em breve

 

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno, projetor vídeo e Internet. Software: Adobe Creative Cloud: Premiere CC, After Effects CC, Audition CC, Media Encoder CC, Photoshop CC, Illustrator CC. Estúdio de vídeo para produções com uma e várias câmaras. Câmaras broadcast HD tapeless para estúdio e exteriores. Câmaras DSLR com lentes e acessórios (Canon 6D e Canon C100). Equipamento de iluminação e de áudio para exteriores. Auditório para espetáculos e gravação multi-câmara. Estúdio para acting. Em parceria com World Channels: estúdio profissional TV multicâmara. Ciclorama com chromakey. Sistema de cenário virtual. Grua Jimmy jib, teleponto. Carro de exteriores TV com régie para gravação e transmissão multi-câmara.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano, com acções de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições a partir de 02 Maio 2017

| CANDIDATURAª
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Curso de Realização II World Academy concluído com êxito ou ainda experiência na Apresentação de currículo, ficha de candidatura(download para preenchimento) e portfólio de realização.
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/ profissional relevantes para o curso

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, * apresentação do cartão de cidadão, fotografia “passe”, comprovativo de morada.

*A cópia/digitalização do cartão de cidadão, para arquivo da World Channels, S.A, apenas será feita com autorização expressa do titular do mesmo, uma vez que de acordo com artigo 5.º da Lei n.º 7/2007 de 5 de fevereiro, este procedimento não é obrigatório.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.