Motion Graphics

CURSO ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL

motion

O Motion Graphics é a fusão de duas áreas essenciais no trabalho com imagem em movimento: Motion Design e VFX. Áreas que cruzam a técnica e a criatividade numa só área. O trabalho de Motion Graphics inclui as identidades gráficas dos canais de televisão e web, das séries, do cinema, e da comunicação de marcas e conceitos. Motion Graphics é uma área em constante mutação e evolução, e é por isso que os nossos formadores são criadores e profissionais ativos do mercado de trabalho.

CONTEÚDOS DO CURSO

| TECNOLOGIAS DE MOTION GRAPHICS (16h)
Tecnologias de Motion Graphics: Raster Graphics (pixels) e Vector Graphics; Espaço de Cor; Compressão; Bit Depth; Canais Alpha; Formatos de ficheiros; Pixel Aspect Ratio; Data Rate e Color Sampling; Standards de Vídeo: SD, HD, 2K, 4K: Dimensões de Imagem; Frame Rates; Vídeo Interlaçado (i) e vídeo progressivo (p).

|AFTER EFFECTS I: INTRODUÇÃO ÀS FERRAMENTAS (32h)
Interface. Introdução às composições. As layers como pistas. Importação de ficheiros: tipos de ficheiros aceites. Criar composições a partir de ficheiros Photoshop. Criar composições a partir de ficheiros Illustrator. Tipos de Layers: sólidos, texto, shapes, etc. Criação de elementos: shapes, texto, sólidos.Princípios de keyframing e interpolação entre keyframes. Criação de animações: keyframing, graph editor, parenting, animação no espaço 3D. Tipos de efeitos e aplicação de efeitos. Utilização de AdjustmentLayers. Trabalho e animação com texto. Utilizar composições dentro de composições: o pre-compose. Rendering. Exercícios variados de animação 2D e 3D.

| AFTER EFFECTS II: KEYING, MATTES E ROTOSCOPIA (32h)
Compreender o material bruto e pré-identificar problemas no chroma. Utilização do Keylight. Técnicas de refinamento do chroma e de manipulação de máscaras. Utilização de luzes digitais para melhorar o processo de chroma. Criação e edição de Shapes para máscaras. Desenho de máscaras livres com a caneta. Criação de Máscaras com Roto. Trabalho com várias máscaras. Trackmattes. Efeitos de Stencil.
As ferramentas de Paint: brush, eraser, reveal, clone. Compreensão e utilização do RotoBrush. Exercícios de Chroma Key; exercícios de animação com máscaras; exercícios de animação com rotoscopia; exercícios de clonagem e remoção de elementos.

| CRIAÇÃO E ANIMAÇÃO 3D: CINEMA 4D (64h)
Introdução:
Conceitos básicos de funcionamento do programa; Interface e personalização; Transformação de objectos: Move, Scale e Rotate; Selecção de objectos.
Modelação com Parametric Objects e Deformers: Modelação com objectos paramétricos; Utilização de Deformers em modelação.
Modelação com Splines e Generators: Importação e desenho de Splines; Modelação a partir de Splines com Extrude, Lathe, Loft e Sweep.
Modelação Poligonal: Conceitos e Workflow; Editable Objects: edição de Points, Edges e Polygons; Utilização de Subdivision Surface.
Modelação: Modelling Objects e Mograph: Boole, Metaball, Cloner e MoText.
Materiais e Texturização: Criação, parâmetros e aplicação de materiais a objectos; Aplicação de texturas: Texture Tool e opções da Texture Tag; Aplicação de múltiplos materiais e texturas a um objecto.
Iluminação: Conceitos e workflow; Criação e parâmetros dos diversos tipos de luzes; Global Illumination e Ambient Occlusion.
Animação: Conceitos de animação, Keyframes e Interpolação; Criação e edição de animação; Editor Timeline: Key Mode e F-Curve Mode.
Animação com Mograph: Utilização do Mograph para criar animações dinâmicas; Effectors.
Animação de Partículas: Emissão de Partículas; Modificadores de Partículas.
Câmaras: Criação e propriedades de câmaras; Animação de câmaras.
Rendering: Definições de rendering; Efeitos de Render e Multipass Rendering; Rendering e exportação de imagens e animações.
Projecto Final.

| SONOPLASTIA PARA MOTION GRAPHICS (20h)
Princípios de som para imagem. Análise de Case-Studies. Introdução ao software Adobe Audition CC. Trabalho de níveis de som e mistura. Escolha e utilização de sons em Animações, Genéricos ou outros elementos gráficos em movimento. Exercício de sonoplastia de peça de Motion Graphics.

| GRADING (24h)
Introdução à Análise de Imagem.
Compreensão e utilização das Video Scopes. Sistemas e configurações para Da Vinci Resolve.
Importação de material e criação de projetos para Grading.
A filosofia do trabalho com Nodes.
Ferramentas de correcção de cor primária: Sliders. Rodas de cor. Hue e Saturação. Contraste e Pivot Controls. RGB Mixer. Curvas. Trabalho com LUTs.
Correção de cor secundária: utilização de keys e shapes.
Utilização do Tracking.
Técnicas de Correspondência de planos. Construção de looks de imagem.
Rendering e Exportação.

| AFTER EFFECTS III: COMPOSIÇÃO DE IMAGEM E VFX (52h)
3D Tracking e Match moving no After Effects.
Remoção e substituição de elementos do cenário em After Effects.
Extensão de cenários em VFX.
Criação de partículas (explosões, fumo, fogo, etc).
Composição: matching dos elementos de foreground com o Background (luzes, correção de cor, motionblur, etc). Adição de outros elementos: flares, glows, sombras, entre outros.
Utilização de layers diferentes e render passes para a colocação de um elemento 3D num background de vídeo real.
Criação de projeto final de composição em After Effects com elementos (opcional) de Cinema 4D.

| GENÉRICOS PARA WEB, TELEVISÃO E CINEMA (40h)
Análise, discussão e break-down de genéricos de séries: True Detective; Game of Thrones; Breaking Bad, entre outros (os genéricos analisados podem mudar conforme o formador). Criação de trabalho baseado em Motion Design onde se pretende reunir todos os elementos dos módulos anteriores na criação de um genérico para série de televisão ou web ou para cinema. Este trabalho pode ser um original ou baseado em algo já existente.
Os trabalhos vão da discussão e análise do conceito até à execução final.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Outubro de 2017. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMADORES

bruno-sousa
Bruno Sousa
Animador e Motion Designer


Carlos Nascimento
Técnico de Som 

francisco-h
Francisco Henriques
Motion Designer

joao-asensio
João Asensio
Diretor Técnico 


Nuno Garcia
DIT e Grading
rui-miranda
Rui Miranda
3D Artist


Sérgio Duque
Animador e Motion Designer 

OUTRAS INFORMAÇÕES

| PARCEIROS PRINCIPAIS
ADLC – Audiovisuais
Amperel
Canal Q
Canon
Cofina
Colorfoto
David & Golias
Europalco
Festival Indielisboa
Festival Meo Sudoeste
Festival Mexefest
Festival Monstra
Festival SBSR
Freemantle
Fuel TV
Imagine In
Medialuso
Meo Arena
Meo Fan Event
Music Box
Omnicam
Oskar& Gaspar
Panavideo
Pim Pam Pum
RTP
Shortfuse
SIC
Sony
SP Televisão
Sporting TV
Take and Sound
Terra Líquida
Trix
TVI

| ESPAÇO E EQUIPAMENTOS
Sala com um computador por aluno.Software: Adobe Creative Cloud: Premiere CC, AfterEffects CC, Audition CC, Media Encoder CC, Photoshop CC, Illustrator CC. Cinema 4D. Davinci Resolve. Ciclorama com chromakey e sistema de cenários virtuais. Estúdio de Vídeo para produções com uma e várias câmarasBroadcast HD. Câmaras DSLR Canon (C100 e 6D).Carro de exteriores TV para gravação e transmissão, com régie de gravação multi-câmara.

| UTILIZAÇÃO DE MEIOS
Os alunos poderão solicitar espaços e meios extra aulas, mediante disponibilidade e capacidade de uso.

| MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Inicial

| PRÉMIOS
Os melhores alunos são premiados no final de cada ano, com ações de formação ou disponibilidade de meios de produção.

| BOLSAS
Todos os anos a World Academy abre vagas para estágios internos, na modalidade de troca por curso, para alunos com bom perfil mas que comprovem dificuldades financeiras sérias.

Inscrição

Inscrições a partir de 02 Maio 2017

| CANDIDATURA
Marcação de entrevista para orientação e seleção.
Apresentação de currículo, ficha de candidatura (download para preenchimento) e portfolio de trabalhos pessoais, de curso ou académicos, ou profissionais, na área de imagem.
Mínimo de 17 anos à data da candidatura.
12º ano de escolaridade ou percurso académico/ profissional relevantes para o curso

| PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Depois de aprovação em entrevista é necessário:
– leitura e aceitação escrita do Regulamento e do Contrato.
– entrega de currículo, cópia do certificado de habilitações, *apresentação do cartão de cidadão, fotografia “tipo passe”, comprovativo de morada.

*A cópia/digitalização do cartão de cidadão, para arquivo da World Channels, S.A, apenas será feita com autorização expressa do titular do mesmo, uma vez que de acordo com artigo 5.º da Lei n.º 7/2007 de 5 de fevereiro, este procedimento não é obrigatório.

| CONDIÇÕES GERAIS
As condições de funcionamento e organização da formação, deveres e direitos do aluno, entre outras regras e procedimentos, devem ser consultados no Regulamento da World Academy. A leitura e aceitação dos termos do mesmo são obrigatórias antes do ato de inscrição.

A World Academy pode alterar o conteúdo aqui divulgado.